- Hibisco Duplo: Descrição e Características
- Uso em paisagismo
- As melhores variedades
- Amarelo
- Pêssego
- Vermelho
- Rosa
- Branco
- Plantando uma planta
- Preparando as mudas e o local
- Época e tecnologia de semeadura e plantio de mudas
- Como cuidar de uma planta
- Temperatura e humidade ideais
- Regar e fertilizar
- Mudança para um novo local
- Preparando-se para o período de inverno
- Proteção contra doenças e pragas
- Métodos de reprodução
- Possíveis dificuldades
O hibisco duplo pertence à família Malvaceae e cresce como um arbusto lenhoso ou flor herbácea. A planta é adaptada a climas tropicais e subtropicais e não é recomendada para cultivo em climas mais frios. Jardineiros plantam mudas jovens de hibisco duplo em vasos e as levam para varandas ou galerias. Para os havaianos, esta flor é um tesouro nacional, considerada um símbolo da beleza feminina.
Hibisco Duplo: Descrição e Características
O hibisco duplo é nativo da China, Ásia, África, América e Austrália. Os cultivadores a apelidaram de "rosa chinesa" devido ao formato incomum de seus botões. As pétalas são dispostas em fileiras, criando uma estrutura multicamadas.
O hibisco é uma planta versátil, usada para decorar canteiros, calçadas e avenidas, ou como planta de interior. O arbusto cresce até 2,5 a 3 m, com caules lisos e folhas variegadas, verde-vivo.
O broto abre até atingir um diâmetro de 13-19 cm e, 24 horas após a floração, torna-se uma espécie de caixa de sementes.
A planta é considerada uma flor dupla devido às suas pétalas multicamadas. As flores são brilhantes e grandes, enquanto as folhas são finas e brilhantes. As pétalas são arredondadas na parte inferior, lembrando uma bola felpuda. Esta variedade é adequada para cultivo em estufa ou conservatório.
Uso em paisagismo
O hibisco Terry é usado por paisagistas de diferentes maneiras:
- Elas são plantadas em um buquê de 4 a 6 flores monocromáticas ou multicoloridas. À medida que os arbustos crescem, sua folhagem se fecha, formando uma única plantação grande com inúmeras flores. Um banco ou balanço pode ser colocado próximo ao canteiro de flores.
- Duas árvores são plantadas lado a lado, com seus troncos entrelaçados durante a estação de crescimento. Durante a floração, a folhagem assume uma forma esférica.
- O hibisco é plantado individualmente; contra o fundo de grama verde brilhante, ele parecerá brilhante, chamativo e atraente.
- A planta é adequada para canteiros e bordaduras mistas. Espécimes de baixo crescimento são usados para criar bordaduras.
- As rosas são excelentes companheiras para o hibisco duplo. Recomenda-se escolher rosas de baixo crescimento.
- Esta planta herbácea decora telas, muros, cercas e gazebos. Seus botões vibrantes e folhas esmeralda complementam perfeitamente móveis de jardim de ferro forjado branco ou madeira.
- O arbusto semelhante a uma árvore é plantado atrás de uma cerca ou portão; combina bem com árvores coníferas e zimbros.
- Você pode decorar um riacho ou lagoa com hibisco do pântano.

O hibisco-do-campo é considerado uma planta livre de ervas daninhas, o que o torna ideal para decorar entradas e áreas de entrada. Combina bem com erva-de-gato, hortelã e lavanda.
As melhores variedades
O hibisco duplo floresce por 20 a 24 anos, com exemplares individuais atingindo uma altura máxima de 2,9 a 3,2 m. Por meio do melhoramento seletivo, aproximadamente 300 variedades foram desenvolvidas.
Amarelo
O hibisco amarelo é uma planta típica de flor dupla. Difere da rosa-da-china no tamanho e na cor dos botões. Flores amarelas são frequentemente usadas em paisagismo para valorizar espaços de jardim.
Pêssego
As flores de pêssego são frequentemente confundidas com as rosas devido à semelhança de tonalidade. As pétalas bem próximas criam uma aparência salpicada. O hibisco pêssego é usado para decorar caramanchões e varandas.

Vermelho
A variedade mais comum, semelhante à rosa-da-china. A folhagem verde-brilhante se destaca em contraste com os grandes botões vermelhos. A coloração vibrante confere à planta uma aparência distinta e marcante.
Rosa
Esta variedade cresce como uma pequena árvore, abundantemente coberta por folhas esmeraldas durante toda a estação. Quando abertas, os botões duplos têm 13 a 15 cm de diâmetro. O hibisco rosa é usado para decorar jardins de inverno e estufas residenciais.
Branco
Esta variedade é representada por um arbusto de 1,5 a 3 m de altura e 1,5 m de largura, com numerosas folhas verde-brilhantes. A altura e a largura da planta adulta são as mesmas. Hibiscos brancos adornam jardins, jardins frontais e entradas.

Plantando uma planta
Uma consideração importante ao plantar é a escolha do solo. O solo deve ser permeável ao ar e à umidade, poroso e solto. O fundo do vaso deve ser forrado com material de drenagem. O solo deve ser misturado com agulhas de pinheiro, folhas de fungos, turfa, areia, esterco e carvão. O solo deve ter pH neutro.
Com o aumento ou diminuição da acidez, é difícil que a planta fique saturada com substâncias minerais.
Preparando as mudas e o local
Antes do plantio, a área é preparada com escavação, descompactação, rega e fertilização com fertilizante orgânico. Os galhos podados são colocados em um balde com água em temperatura ambiente e as raízes recém-crescidas são transplantadas para o solo preparado. As sementes são embebidas em uma solução de permanganato de potássio diluído em água para desinfetá-las e prevenir o desenvolvimento de doenças. As sementes germinadas são plantadas no solo preparado.

Época e tecnologia de semeadura e plantio de mudas
As mudas são plantadas entre janeiro e março. Quando propagadas por estacas, as mudas criam raízes entre julho e agosto. Os galhos podem criar raízes na primavera, durante a poda.
O plantio das sementes é realizado da seguinte forma:
- Eles são embebidos em um estimulador de crescimento por 12 horas.
- As sementes são lavadas, dispostas em gaze úmida e cobertas.
- Prepare o solo despejando uma mistura de areia e turfa no fundo do vaso.
- Quando os brotos aparecem, eles são transplantados para um vaso e regados.
Cubra o vaso com um saco plástico ou tampa. Quando 2 a 3 folhas se formarem, transplante o hibisco para um vaso maior. O hibisco se propaga por sementes após 2 a 3 anos.
O método de propagação por estacas é ligeiramente diferente:
- Os galhos são colocados em um balde de água e depois plantados no solo.
- Depois de colocar o hibisco no vaso, 2-3 folhas devem permanecer na superfície.
- O pote é coberto com uma garrafa de vidro.
- Após o enraizamento, a flor é colocada em um vaso com um substrato de musgo e turfa misturados.

A primeira floração de um hibisco duplo a partir de estacas ocorre após um ano. O vaso para plantio não deve ser muito grande, caso contrário, a planta transbordará de folhas em vez de flores. O fundo do recipiente deve ser forrado com drenagem - isso elimina a retenção de água no sistema radicular e evita o apodrecimento.
Como cuidar de uma planta
Os cuidados com o hibisco incluem rega e fertilização regulares. O cuidado adequado determina a taxa de crescimento, desenvolvimento e floração do hibisco.
Temperatura e humidade ideais
As melhores condições para o hibisco turco no verão são temperaturas de +20…24 OC. No inverno, a temperatura aceitável é considerada +14-17 OA temperatura não deve cair abaixo de 0°C, caso contrário, a flor morrerá. No verão, o vaso é colocado na varanda; no inverno, é levado para dentro de casa. A umidade relativa do ar deve ser aumentada.
Se o ar do ambiente estiver seco, borrife a planta regularmente com um borrifador. A umidade ideal é entre 60% e 85%.
Regar e fertilizar
Antes da floração, coloque o hibisco em um local com bastante luz natural — uma sacada, varanda ou terraço. O vaso deve ser colocado em uma área sombreada — a luz solar direta não deve atingir as folhas, pois isso as ressecará. O vaso deve ter furos para permitir a evaporação do excesso de umidade após a rega. A presença de drenagem no fundo do vaso é essencial ao plantar uma planta.

A frequência da rega é determinada pelo tempo de secagem do solo. O hibisco é regado com água macia e sedimentada, e a água de baixo do vaso é drenada 30 minutos após a rega. O excesso de umidade pode causar apodrecimento das raízes. O hibisco duplo é alimentado na primavera com fertilizantes de potássio e fósforo. A fertilização subsequente é feita no verão, quando começa a crescer ativamente. Fertilizantes nitrogenados não são recomendados para rega. Para irrigação, é melhor usar água macia e sedimentada com uma pequena quantidade de açúcar adicionado.
Mudança para um novo local
Os espécimes jovens são replantados anualmente. Os hibiscos maduros são replantados a cada 2-3 anos. Se não houver sinais de doenças, a camada superior do solo é renovada. Remova 5-7 cm de solo da superfície do vaso e adicione solo fresco e fertilizado.
Preparando-se para o período de inverno
No inverno, o vaso de hibisco é movido para um ambiente aquecido e recebe iluminação adequada com fitolâmpadas. Uma planta mal iluminada apresentará crescimento, floração e murchamento deficientes. A frequência de adubação é reduzida gradualmente. A adubação é introduzida após a rega.

Proteção contra doenças e pragas
As folhas do hibisco duplo frequentemente ficam amareladas devido à clorose. Isso é consequência da rega frequente com água clorada e calcificada. Jardineiros recomendam o uso de água sedimentada para irrigação. A planta é suscetível a ácaros e cochonilhas. Estes podem ser controlados com água e sabão e Actellic.
Métodos de reprodução
O hibisco Terry é propagado de três maneiras:
- Usando estacas. Este procedimento pode ser realizado em qualquer época do ano. O melhor enraizamento ocorre duas vezes por ano: em meados de fevereiro-março e em meados de julho-agosto.
- Usando sementes. Este método de propagação se distingue pela sua produtividade.
- Dividindo o arbusto. Este método é complexo e não é adequado para plantas de interior.
De todos os métodos de propagação de hibisco, os jardineiros preferem a estaquia. O procedimento é simples e garante uma alta taxa de sobrevivência.

Possíveis dificuldades
Os seguintes problemas podem surgir durante o cultivo de uma flor:
- amarelecimento e queda das folhas devido à falta de nitrogênio e ferro;
- falha na abertura ou queda dos brotos; a situação pode ser corrigida com rega e fertilização abundantes;
- folhagem abundante com pequeno número de brotos - o hibisco não recebe a quantidade necessária de luz, é introduzida uma quantidade excessiva de matéria orgânica;
- as folhas estão murchando - o motivo é rega insuficiente;
- as folhas ficam cobertas de manchas rosadas devido à abundância de minerais;
- O sistema radicular seca - o motivo está na baixa temperatura.
A flor não é particularmente exigente em termos de cuidados; a manutenção regular é essencial. Ao cultivar um hibisco duplo, o jardineiro precisa aprender a entender as necessidades da planta; só assim a flor encantará os olhos com uma coroa exuberante e flores grandes e vibrantes.











