- Descrição botânica da Potentilla Goldstar
- Vantagens e desvantagens da variedade arbustiva
- Exemplos em paisagismo
- Plantio e cuidados
- Seleção e preparação do local
- Preparando material de plantio
- Época e padrões de plantio ideais
- Cronograma de rega
- Como e com o que fertilizar a planta
- Afrouxamento e remoção de ervas daninhas
- Podando um arbusto
- Abrigo durante o período de inverno
- Doenças e pragas: prevenção e tratamento
- Reprodução
- Camadas
- Coleta de sementes
- Estacas
- Ao dividir o mato
A Potentilla é plantada como elemento decorativo em jardins residenciais. É fácil de cuidar e floresce lindamente. Uma decocção feita com os galhos é usada na medicina popular como remédio curativo. Uma variedade popular é a Potentilla Goldstar. Abaixo, você encontrará informações sobre plantio e cuidados, suas vantagens e desvantagens, propagação e paisagismo.
Descrição botânica da Potentilla Goldstar
Os brotos do arbusto crescem até 80 centímetros. O diâmetro da copa é de 1,2 metro. Os ramos eretos da cinquefoil-estrela-dourada são finos e fortes. As folhas são lanceoladas, em forma de pata de pássaro. A superfície superior das lâminas foliares é verde, enquanto a inferior é prateada.
O crescimento dos brotos por estação é de 15 centímetros. Flores grandes, de até 5 centímetros de diâmetro, se formam nos galhos. Elas crescem isoladas ou em cachos. As pétalas são amarelas. A floração da cinquefoil arbustiva "Goldstar" começa em junho e termina em setembro.
Vantagens e desvantagens da variedade arbustiva
As qualidades positivas da cultura incluem as seguintes características:
- tipo decorativo de arbustos;
- floração longa;
- facilidade de atendimento;
- longo ciclo de vida das plantas;
- boa imunidade;
- resistência ao inverno.
Entre as desvantagens, pode-se destacar a baixa resistência do cinquefoil Goldstar ao oídio.

Exemplos em paisagismo
Esta planta é um ótimo destaque para árvores e arbustos altos. É plantada em jardins de pedras, jardins alpinos e bordaduras mistas. A cinquefoil-estrela-dourada pode ser usada para criar uma cerca viva ou como bordadura ao longo de um caminho.
A planta fica igualmente impressionante quando plantada sozinha em um gramado. Também pode servir de pano de fundo para plantas ornamentais de baixo crescimento. Artesãos também criam topiarias com cinquefoil.
Plantio e cuidados
Considerando que a cinquefoil-estrela-dourada pode crescer no mesmo local por mais de 20 anos, o local deve ser cuidadosamente selecionado. A duração e a beleza de suas flores dependem dos cuidados do jardineiro. Os arbustos precisam de rega e fertilização regulares, além de afrouxamento do solo e remoção de ervas daninhas da área do tronco.

Seleção e preparação do local
O local deve ser bem drenado e protegido de ventos frios. Prepare a área duas semanas antes do plantio. Remova os detritos e cave um buraco. Escolha solo solto e fértil, ligeiramente alcalino ou neutro.
Preparando material de plantio
Uma muda comprada em um viveiro ou centro de jardinagem é plantada imediatamente no solo. Se o sistema radicular estiver seco, deixe-a de molho em um recipiente com água por 1 a 2 horas. Para acelerar o desenvolvimento da cinquefoil, você pode adicionar um estimulante de crescimento na dosagem recomendada. Qualquer sistema radicular muito longo deve ser podado.
Época e padrões de plantio ideais
Em regiões frias, o Potentilla é plantado na primavera, assim que o clima esquenta. No sul, o plantio no outono é permitido. Cave covas com pelo menos 60 a 80 centímetros de distância. Isso é necessário para garantir uma boa circulação de ar entre as plantas.

O plantio da Potentilla Goldstar é feito da seguinte forma:
- cavar um buraco medindo 70x70 centímetros;
- no fundo são colocadas pedras britadas finas e argila expandida;
- adicione uma camada de solo misturado com 100 gramas de fertilizantes minerais;
- preencha o espaço restante com substrato solto;
- plante cinquefoil e regue generosamente.
Importante! Não plante os arbustos muito fundo, caso contrário a floração pode atrasar.
Cronograma de rega
Os arbustos jovens são regados duas vezes por semana. Posteriormente, a rega é ajustada de acordo com as condições climáticas. Reduza a rega durante períodos de chuvas frequentes. Deixe a camada superficial do solo secar entre as regas. Deixe a água assentar antes de regar a cinquefoil. Para garantir que os arbustos passem o inverno com segurança, regue o solo generosamente em meados do outono.

Como e com o que fertilizar a planta
Se a cinquefoil foi plantada em solo fértil, a primeira fertilização é feita após dois anos. Fertilizantes nitrogenados são aplicados na primavera. Durante a brotação, o solo é fertilizado com uma mistura de potássio e fósforo. Após a floração, adiciona-se potássio para promover uma boa sobrevivência no inverno.
Atenção! O fertilizante deve ser aplicado algumas horas após a rega das plantas.
Afrouxamento e remoção de ervas daninhas
O solo ao redor das raízes é solto 1 a 2 dias após a rega. Isso evita que o solo seque. O solo solto permite que o ar e a umidade cheguem mais facilmente ao sistema radicular da cinquefoil. As ervas daninhas dificultam o desenvolvimento da planta e também podem transmitir doenças e pragas. Portanto, elas são removidas com ferramentas de jardinagem enquanto o solo é solto.
Podando um arbusto
A inspeção das plantas e a poda sanitária são realizadas ao longo da estação. Brotos secos, doentes, quebrados e com crescimento interno são removidos. Galhos velhos e feios são podados para rejuvenescer o arbusto. A poda também pode ser usada para moldar a cinquefoil no formato desejado.

Abrigo durante o período de inverno
A cinquefoil-estrela-dourada é resistente ao inverno. Arbustos maduros não precisam de cobertura. Uma camada de composto, palha ou casca de árvore ao redor da zona radicular é suficiente. Arbustos jovens plantados nesta estação podem ser cobertos com agrofibra.
Doenças e pragas: prevenção e tratamento
A cinquefoil Goldstar apresenta boa resistência a doenças e pragas. Pode ser afetada por condições climáticas adversas ou erros do jardineiro. Por exemplo, chuvas fortes e regas frias podem aumentar o risco de oídio.
A doença é tratada com pulverização de preparações contendo cobre. Na primavera, as plantas são tratadas preventivamente com as mesmas substâncias. Inseticidas são usados para controlar as pragas. Para evitar seu reaparecimento, os restos vegetais são removidos da zona radicular.

Reprodução
A Potentilla Goldstar é propagada por vários métodos: mergulhia, divisão e estaquia. Ao propagar por sementes, lembre-se de que as plantas jovens podem não herdar todas as características parentais. Este método exige mais mão de obra do que outros. É normalmente usado em projetos de melhoramento para desenvolver novas variedades de plantas.
Camadas
Os brotos destinados à propagação são desfolhados. Em seguida, são colocados em sulcos de 5 a 8 centímetros de profundidade e fixados ao solo com arame. As mudas são regadas e cobertas com terra. Logo, um sistema radicular se formará nelas. Os arbustos crescidos são separados do arbusto-mãe e plantados separadamente.
Coleta de sementes
No início do outono, formam-se vagens de sementes nos arbustos. Estas são colhidas e secas. As sementes são plantadas diretamente no solo na primavera ou no outono. Se o jardineiro não quiser arriscar as sementes, pode plantá-las primeiro num recipiente. Assim que as mudas crescem, são desbastadas e plantadas em pequenos vasos. Após um ano, os arbustos estão prontos para o plantio no solo.

Estacas
A reprodução por este método é realizada da seguinte forma:
- cortado em pedaços de 8 a 12 centímetros de comprimento;
- os cortes são polvilhados com um intensificador de enraizamento, por exemplo Kornevin;
- plante vários pedaços em um vaso;
- regado;
- o recipiente é coberto com filme.
A miniestufa é ventilada diariamente. Quando a camada superior do solo secar, regue-a. Após o enraizamento, as mudas podem crescer e ser plantadas no jardim a uma distância de 60 a 80 centímetros. Esse espaçamento é necessário para o desenvolvimento bem-sucedido dos arbustos. Plantas bem ventiladas são menos suscetíveis a doenças.
Ao dividir o mato
A divisão das plantas é feita na primavera ou no outono. Escolha plantas de cinquefoil Goldstar com pelo menos quatro anos de idade. Os arbustos são desenterrados, o sistema radicular é lavado e separado com uma ferramenta afiada e desinfetada. Cada seção, com brotos e sistema radicular, é plantada em um local preparado. Para conservar a umidade, o solo ao redor dos arbustos é coberto com palha.











