- Descrição geral e características da flor da lua
- As variedades mais populares
- Vantagens e desvantagens
- Especificidades do cultivo de culturas ornamentais
- Localização
- Material de plantio
- O processo de pouso
- Características do cuidado com flores
- Regando a planta
- Pulverização
- Solo
- Floração e replantio
- Cobertura superior
- Métodos de combate a doenças e pragas
- Reprodução
- Uso em paisagismo
A erva-da-lua é uma planta de jardim discreta. Ela não se destaca com suas flores de cores vibrantes. Sua beleza é discreta. As inflorescências perfumadas consistem em pequenas flores brancas ou lilás-violeta. No outono, as cabeças de sementes da planta dão um toque especial. As sementes são usadas na medicina popular para tratar doenças. Abaixo, você encontrará informações sobre as especificidades do cultivo da erva-da-lua, suas vantagens e desvantagens e seu uso em paisagismo.
Descrição geral e características da flor da lua
Lunaria, ou erva-da-lua perene, é uma planta herbácea que atinge de 30 a 100 centímetros de altura. Os caules eretos são cobertos por pelos brancos. As folhas são verde-escuras, em formato de coração, com bordas serrilhadas. As flores são lilás-violeta ou brancas, reunidas em inflorescências corimbosas. Os botões abrem em abril. Durante esse período, as plantas exalam um aroma delicado e perfumado. A floração dura cerca de um mês, após o qual se formam as vagens de sementes.
As vagens são elípticas. São finas, translúcidas e semelhantes a moedas. Elas lembram a lua, daí o nome da planta. Lunaria annua também existe na natureza.
As variedades mais populares
Existem diversas variedades de flor-da-lua adequadas para o cultivo no jardim. As mais populares são:
- Alba. Esta é uma flor-da-lua anual. Possui lindas flores brancas que florescem em maio.
- Munstead Purple. Os botões são roxos. Os arbustos exalam uma fragrância forte durante a floração.
- Elongata. Esta variedade de flor-da-lua perene raramente é encontrada na natureza.
- Roxo. As plantas têm pétalas lilás em seus brotos.
- Variegata. As folhas desta cultivar são variegadas e as flores são rosa-púrpura.
Após a floração, formam-se as sementes, que ficam escondidas em placas amarelo-acinzentadas, que impressionam muito as plantas no outono.

Vantagens e desvantagens
As qualidades positivas da lunária incluem as seguintes características:
- bela aparência;
- aroma delicado;
- facilidade de atendimento;
- podem ser usadas como flores secas;
- propriedades benéficas que permitem que a planta seja utilizada na medicina popular.
Nenhuma desvantagem significativa foi encontrada em Lunaria.
Especificidades do cultivo de culturas ornamentais
A Lunaria é plantada na área usando mudas ou sementes, que requerem pelo menos 2 meses de condições frias.

Localização
A amora-da-lua prefere locais com sombra. O excesso de luz pode causar ressecamento da planta. O solo deve ser solto e bem drenado. Solos empobrecidos podem ser suplementados com minerais, composto e turfa. Para garantir a circulação de ar adequada, o solo deve ser escavado a uma profundidade de 20 centímetros antes do plantio.
Importante! A erva-da-lua não deve ser plantada após as culturas da família das crucíferas, que incluem repolho, rabanete, raiz-forte, mostarda, cebolinha, aubrieta e iberis.
Material de plantio
A lunária é plantada a partir de sementes ou mudas. Floresce no segundo ano após o plantio. As sementes de lunária requerem estratificação. Portanto, elas são refrigeradas por dois meses e depois semeadas na primavera. Se as sementes forem plantadas no outono, elas passarão por estratificação natural.

O processo de pouso
Na primavera, as sementes são colocadas em sulcos rasos e cobertas com terra. As mudas emergentes são desbastadas, deixando 30 a 35 centímetros entre as plantas. No final do verão, os arbustos terão crescido, mas só florescerão na primavera seguinte.
Características do cuidado com flores
Cuidar da lunária envolve regar, fertilizar, soltar o solo e remover ervas daninhas na hora certa. Para prevenir doenças e pragas, os arbustos são pulverizados com preparações especiais.
Regando a planta
Regue a Lunaria moderadamente. O excesso de umidade favorece o crescimento de microflora patogênica nas raízes. No entanto, é preciso ter cuidado para que a camada de solo não seque muito profundamente. Regue a planta pela manhã ou à noite. Use água morna e sedimentada.

Pulverização
Os arbustos de Lunaria vivifera não requerem alta umidade. Portanto, não é necessário borrifar água pura. A Lunaria é uma planta resistente, mas em condições desfavoráveis pode ser suscetível a doenças e pragas. Portanto, como medida preventiva, os arbustos são pulverizados com fungicidas e inseticidas.
Solo
A amora-da-lua é plantada em solo solto e fértil. Se o solo estiver pobre, adicione nutrientes. Você pode preparar o substrato usando os seguintes ingredientes:
- turfa e solo frondoso;
- húmus;
- turfa;
- areia.
Adiciona-se cal ao solo acidificado. Para permitir que o ar chegue às raízes, o solo ao redor das plantas deve ser solto após a rega.

Floração e replantio
A Lunaria floresce abundantemente em maio. Dependendo da variedade, as pétalas dos botões variam em cor do branco ao lilás-púrpura. A floração ocorre no segundo ano após o plantio. No outono, formam-se as cabeças das sementes. A Lunaria revivifera pode crescer no mesmo local por muitos anos. Se for necessário replantar, deve ser feito no final do verão ou início do outono. Para o inverno, os arbustos são isolados com cobertura morta orgânica e cobertos com ramos de abeto.
Cobertura superior
A Lunaria é fertilizada várias vezes por estação. Na primavera, antes da floração, fertilizantes nitrogenados são aplicados para fortalecer a folhagem. Fertilizantes minerais são então usados para promover a floração e manter o crescimento saudável. A Lunaria é fertilizada uma vez por mês até meados do verão. Os nutrientes são adicionados ao solo úmido.
Métodos de combate a doenças e pragas
O gênero Lunaria possui um forte sistema imunológico, mas em condições desfavoráveis pode ser suscetível a doenças e pragas. Uma maneira de prevenir isso é evitar o plantio em áreas anteriormente ocupadas por membros da família Cruciferae. Caso contrário, os arbustos podem se tornar suscetíveis a besouros-pulga, pulgões e traças-da-couve. Esses insetos nocivos podem ser controlados com a pulverização de inseticidas.

O excesso de água pode causar infecções fúngicas no sistema radicular. Para evitar isso, plante a planta em solo solto e adicione drenagem no fundo da cova de plantio. Pulverizar as plantas com fungicidas várias vezes por estação é aceitável.
Importante! Tratamentos químicos são proibidos durante o período de floração, pois podem matar as abelhas coletoras de néctar.
Reprodução
A propagação da moonberry é feita por sementes ou vegetativamente. Para usar este último método, as raízes são arrancadas no final do verão e replantadas em um novo local. A área de plantio é coberta com cobertura morta durante o inverno.
A melhor época para usar o método de sementes é no outono. Antes do início da geada, as sementes são plantadas em sulcos de 5 centímetros de profundidade e cobertas com solo. Durante o inverno, as mudas passarão pela estratificação necessária em condições naturais.
Uso em paisagismo
A lunária é uma planta indispensável para um jardim sombreado. Somente na sombra ela revela toda a sua beleza. Para isso, a lunária é plantada sob a copa das árvores ou em outros locais que raramente recebem luz solar intensa. Pode ser plantada sozinha ou usada em um canteiro misto com outras plantas que gostam de sombra.











