Ásteres são plantas comuns em jardins, cativantes com suas cores vibrantes e fragrância abundante que perdura até a geada. Entre as principais variedades, existem mais de 400 cultivares. Uma grande variedade de ásteres pode ser combinada para criar diversas composições e aprimorar o paisagismo.
Que tipos de ásteres existem?
As únicas coisas que permanecem constantes em cada espécie de áster são os caules retos e as folhas sólidas com bordas serrilhadas; todo o resto muda.
Por paleta de cores
Como as tonalidades não estão incluídas na classificação dos ásteres luxuosos, várias cores básicas características da planta podem ser distinguidas:
- Tons quentes são bordô, vermelho e amarelo.
- As cores de transição são rosa, roxo e lilás.
- Paleta bacana: azul, creme.
- O tom neutro é o branco.
- Coloração em dois e três tons. Combinações populares incluem branco e vermelho, azul e violeta, lilás e roxo, e amarelo e creme.
Existem todos os tipos de cores de ásteres na natureza, mas não há nenhum verde ou laranja.

Por formato e tamanho das inflorescências
As inflorescências variam em forma e tamanho. Dependendo do tamanho do botão, são encontradas as seguintes variedades:
- pequeno, quando o diâmetro das flores não ultrapassa 4 cm;
- médio, com cestos não maiores que 8 cm;
- grandes, o tamanho de sua inflorescência varia de 9 a 11 cm;
- gigante, com broto medindo mais de 12 cm.
Com base no formato de suas inflorescências, os ásteres são divididos nos seguintes tipos:
- brotos tubulares completamente desprovidos de partes liguladas;
- inflorescências de transição constituídas por ambas as partes em quantidades iguais;
- ligulados - neles as partes tubulares estão ausentes ou estão localizadas no meio, sob a copa coberta de pétalas, de modo que são completamente invisíveis.
Existem também cestos planos e esféricos que complementam qualquer projeto paisagístico. As variedades duplas têm um visual incomum em canteiros e continuam a ganhar popularidade rapidamente, surpreendendo pela sua singularidade.

Pela altura e estrutura do arbusto
Devido à grande variedade de espécies e variedades de ásteres, eles podem ser usados para diversos propósitos.
Classificação das plantas por altura:
- Variedades altas crescem mais de 80 cm. Seus pedúnculos são robustos e suas inflorescências são grandes. Essas variedades são ideais para corte comercial e para criar buquês elegantes.
- Variedades de baixo crescimento (35-40 cm) ou anãs (menos de 25 cm). Produzem numerosas inflorescências pequenas e esféricas. São cultivadas especificamente para criar belos jardins ou paisagismo.
- Variedades versáteis. Esta variedade apresenta hastes florais longas, porém compactas, e capítulos florais de tamanho médio. Essas plantas são adequadas tanto para buquês luxuosos quanto para decoração de jardins.
O tipo de cultura a ser cultivada em seu terreno deve ser escolhido dependendo da finalidade futura das plantas.

Os ásteres também se diferenciam pela estrutura do arbusto. Portanto, ao escolher uma variedade adequada, é importante considerar essas características.
Os arbustos podem ser:
- fracamente ramificado, quando um tronco é claramente definido;
- altamente ramificado, onde não há diferença entre os caules principal e lateral;
- compactos, para que não ocupem muito espaço no seu jardim;
- espalhando-se, cobrindo grandes áreas.
Variedades com arbustos dispersos ficarão bem em canteiros individuais, enquanto as compactas são adequadas para criar sebes.
Pelo formato do arbusto
Os arbustos podem ter o seguinte formato:
- Piramidal. O arbusto se alarga gradualmente em direção à zona da raiz. Este formato é considerado compacto e não ocupa muito espaço, mas tem uma altura considerável.
- Colunar. Plantas tipicamente altas e compactas, frequentemente usadas para criar sebes.
- Esférica. O arbusto floresce em formato esférico, por isso requer uma área grande.
- As variedades de bordadura são de tamanho médio, formato oval e ficam interessantes em canteiros de flores.
Para melhorar e refinar o formato do arbusto, deve-se realizar podas formativas regulares.
Na época da floração
Ao elaborar composições e selecionar o material de plantio, é necessário levar em consideração o período de floração da cultura.
Existem variedades dependendo do período de floração:
- Precoce. As flores desabrocham em maio e duram de 83 a 106 dias.
- Meio da estação ou verão. Os brotos aparecem na segunda dezena de julho, mais de 100 dias após o plantio.
- Tardio. Enormes capítulos florais começam a se formar no final de agosto. No entanto, recomenda-se plantá-los cedo, pois só florescem três meses após a germinação.
Muitos especialistas, ao projetar canteiros de flores, escolhem variedades com diferentes tempos de abertura dos botões para criar o efeito de floração contínua.
Por expectativa de vida
O período de floração para todas as variedades e espécies varia de 35 a 60 dias. O menor período de vida, 40 dias, é para o grupo de ásteres Victoria. Os ásteres American Bush, Waldersee e Peony florescem por mais de 1,5 mês.
Os tipos mais comuns
Entre os tipos comuns, podemos distinguir os seguintes.
Semelhante a urze
Esta é uma espécie de flores pequenas, com todas as flores da inflorescência em forma de raio sendo brancas e raramente rosadas. Os brotos são fortes, vigorosos e altamente ramificados. A altura da planta varia de 70 a 100 cm. Externamente, assemelham-se a um arbusto largo e felpudo, resultando em folhas superiores pequenas e em forma de agulha. Essas variedades toleram clima seco e geadas severas. As flores não são danificadas no outono, mesmo que a temperatura caia para -6 graus Celsius. A planta requer estaqueamento oportuno e poda formativa.
Entre as variedades conhecidas:
- Herbstmirte. Esta variedade atinge mais de 1 m de altura. As inflorescências têm cerca de 10 cm de comprimento, em forma de panículas lilases claras com centro amarelo. As flores desabrocham em setembro.
- Erlkönig. Uma variedade com delicadas pétalas lilases e centro amarelo. Floresce abundantemente de setembro a novembro.

Em forma de peônia
A espécie recebe esse nome devido à semelhança de sua inflorescência com uma peônia. O belo formato esférico é criado pelas pétalas superiores alongadas e pelas pétalas centrais curtas. O arbusto atinge de 40 a 70 cm de altura, portanto, a maioria das variedades é de porte médio. A planta mantém sua forma devido à sua ramificação moderada. O período de floração dos ásteres também é impressionante: você pode admirar as flores vibrantes do início de julho a outubro.
As seguintes variedades devem ser observadas:
- Browning americana. As pétalas se distinguem por uma rica transição vermelho-azulada. O arbusto atinge uma altura máxima de 70 cm.
- Torre de Prata. As flores apresentam um gradiente que vai do roxo ao centro branco-neve. As inflorescências duplas não ultrapassam 10 cm de diâmetro. A floração dura de agosto a setembro.
Arbusto
O arbusto tem um formato esférico exuberante devido à extensa ramificação de seus caules, daí o nome da espécie. A planta cresce em altura, cerca de 1 metro. A variedade é coberta por folhas verdes com bordas serrilhadas, peludas na parte superior e lisas na parte inferior.

As seguintes variedades são amplamente utilizadas:
- Alice Haslam. O arbusto cresce até 30 cm de altura, com pequenas flores lilases. A floração dura de setembro ao final de outubro.
- Lagoa Blau. Uma planta compacta, em forma de bola, com flores azuis e roxas de até 3 cm de diâmetro. Florescem apenas no final de agosto, mas encantam com suas cores pitorescas até o início de geadas severas.
- Dama de Azul. Uma planta rasteira, com apenas 40 cm de altura, coberta por pequenas flores azuis. O híbrido é resistente a todas as doenças típicas desta cultivar.
Novo Belga
Esta espécie de áster varia em altura de 30 a 150 cm. São mais frequentemente usados para decorar jardins no outono, pois florescem tardiamente. As inflorescências não ultrapassam 3 cm. Os caules são finos, mas fortes, com ramificações extensas, criando um arbusto denso, grande e arredondado. O tamanho compacto desses ásteres permite a concretização de qualquer ideia de design para canteiros. São frequentemente usados para decorar bordaduras.
A planta não tem medo de podas e cortes, se necessário, para criar o design planejado.
Elas florescem exclusivamente dos primeiros dez dias de setembro até a chegada da geada. Portanto, são difíceis de cultivar em climas temperados, onde os verões são curtos e geralmente frios.
Variedades populares:
- Marie Ballard. Esta cultivar ostenta capítulos florais azuis. É um arbusto vigoroso, que pode atingir até 95 cm de altura. A floração dura cerca de 60 dias. Esta variedade tem uma longa vida útil e é ideal para criar buquês únicos.
- Violetta. O arbusto é compacto. Suas flores azul-violeta chamam a atenção. É recomendada para uso em canteiros.
- White Lady. Esta variedade é conhecida por suas pétalas liguladas, brancas ou roxas. O arbusto atinge 1,5 m de altura. Fica elegante quando plantado em grupos.
Alpino
Este áster possui caules rasteiros, por isso é frequentemente usado como cobertura de solo. É adequado para bordaduras, jardins ornamentais e jardins alpinos em estilo contemporâneo. A altura desta planta não excede 10-40 cm. A folhagem é discreta. O tamanho e a cor das flores dependem da variedade.

As variedades comumente usadas incluem:
- Dunkle Schone. Um áster arbustivo com flores pequenas e fofas. As pétalas externas são roxas, enquanto o centro é amarelo-vivo. Esta variedade é resistente à geada.
- Rosea. Membro de longa floração da família das ásteres alpinas. A floração começa em junho. A inflorescência assemelha-se a uma rosa selvagem, daí o seu nome.
- Golias. Este arbusto de formato interessante é adornado com folhagem verde que se agarra firmemente aos caules. Flores grandes, de até 6 cm de diâmetro, cativam com uma delicada tonalidade roxa.
- Superbus. Uma bela planta que atinge até 20 cm de altura. Esta variedade é apreciada por suas flores azuis semidobradas, com 3,5 cm de diâmetro. Floresce em junho e julho.
Nova Inglaterra (Americana)
Um belo arbusto ramificado com ásteres exuberantes. As flores encantam de setembro até a chegada da geada. Os botões têm de 3 a 4 cm de diâmetro. Esta variedade é apreciada pela cor de suas flores, que podem variar do vermelho vivo ao azul.

Jardineiros experientes observam as seguintes variedades:
- Konstgans. Esta cultivar alta produz inflorescências racemosas com bordas roxo-escuras e centros amarelo-avermelhados. A planta forma densos tapetes roxos.
- Rosa-de-barras. Uma planta alta e espessa com numerosos ramos. Os racemos não têm mais de 4 cm de diâmetro. As flores são de dois tipos: as inflorescências são carmesim e as tubulares centrais são amareladas. A planta tem uma aparência impressionante tanto isolada quanto em grupos. Esta variedade é usada para flores de corte.
Jardineiros adoram este áster deslumbrante por suas qualidades altamente decorativas. Suas cores vibrantes, formato gracioso e facilidade de cultivo o tornaram uma flor de jardim favorita.











