- Por que um transplante é necessário?
- Recomendações para escolha de prazos
- Primavera
- Outono
- Como escolher o novo local certo
- Rotação de culturas
- Iluminação
- Requisitos para vizinhos
- Proteção contra ventos
- Solos
- Facilidade
- Acidez
- Fertilidade
- Métodos de replantio para outro local
- Com um caroço
- muda
- Cuidados posteriores
- Cobertura morta
- Rega
- Cobertura superior
- Aparar
- Erros comuns
As groselhas são plantas pouco exigentes e de vida longa. Em condições favoráveis, o arbusto produz uma colheita de frutos grandes e doces todos os anos, durante 20 anos. O replantio é necessário para a propagação ou renovação dos arbustos. Para manter uma alta produtividade em um novo local, é importante escolher a melhor época para transplantar as groselhas e o método apropriado — seja usando mudas de raiz nua ou de raiz fechada (como um torrão). Para garantir uma adaptação rápida, é importante evitar erros de cuidado.
Por que um transplante é necessário?
Razões para transplantar groselhas:
- condições inadequadas;
- arbustos crescidos interferem uns nos outros;
- redistribuição de culturas hortícolas;
- baixo rendimento, frutos pequenos.
O terreno é limitado, por isso é necessário alternar o plantio entre diferentes variedades. Se as groselhas forem pequenas, significa que a planta não está recebendo luz suficiente ou que o solo está muito úmido. Em um novo local, em solo mais leve e nutritivo, o arbusto se regenerará e produzirá frutos melhores.
Os arbustos que são muito grandes e invadem o espaço de outras plantas devem ser desbastados e divididos, e as mudas obtidas pela divisão do arbusto devem ser plantadas em outra parte do jardim.
O transplante ajuda a melhorar o layout do terreno, a condição e o rendimento das groselhas.
Recomendações para escolha de prazos
A primavera e o outono são períodos adequados para o replantio de groselhas. No entanto, o replantio na primavera raramente é escolhido, pois é difícil determinar a época exata.

Primavera
As groselhas brotam cedo, dificultando o replantio na primavera. A planta pode morrer por geadas repentinas no final de março, aquecimento insuficiente ou umidade excessiva do solo após o derretimento da neve.
Ao replantar após o início da estação de crescimento, em abril, a planta precisa de tempo para se adaptar. Isso drenará a energia necessária para o crescimento e a frutificação. Se as raízes forem danificadas durante o replantio, a planta não receberá nutrição suficiente para o desenvolvimento e poderá morrer. Se o replantio de outono for perdido devido a geadas precoces, o procedimento será adiado para a primavera.
Outono
A melhor época para replantio é setembro e outubro. Após a poda, os arbustos manterão brotos fortes. Durante o inverno, as plantas fortalecerão sua posição e estarão prontas para crescer na primavera.
No outono, as plantas se adaptam melhor às novas condições após o transplante, então este é um bom momento para transplantar groselhas para propagação por estratificação e divisão do arbustoUma planta enfraquecida se recuperará mais rápido se for replantada no outono.

Como escolher o novo local certo
Groselhas cultivadas em condições favoráveis produzem frutos grandes e doces. Portanto, para garantir que a produtividade não diminua em um novo local, é importante preparar o local adequadamente.
Rotação de culturas
De acordo com as regras de alternância de culturas de jardim e vegetais, as groselhas são plantadas depois das batatas, leguminosas e vegetais que não esgotam muito o solo - rabanetes, feijões, abobrinhas, milho.
Predecessores desfavoráveis incluem framboesas, groselhas negras e cerejas. Essas plantas abrigam parasitas que atacam groselhas. Antes de replantar arbustos de groselha, enriqueça o solo com adubos verdes, como trevo e tremoço.
Iluminação
Para evitar o acúmulo de umidade excessiva nos canteiros de groselha, escolha um local elevado e bem iluminado. Construções externas e árvores próximas não devem projetar sombras densas sobre os arbustos de groselha. Portanto, plante os arbustos longe dessas sombras.

Requisitos para vizinhos
Os tomates são vizinhos benéficos para as groselhas, pois repelem insetos nocivos. As groselhas vermelhas também são uma companhia favorável. Hortelã, erva-cidreira, endro e alho protegem as groselhas dos pulgões.
Árvores localizadas perto da groselha retêm neve no inverno, protegendo o solo do congelamento.
Proteção contra ventos
No verão, plantas vizinhas com folhas evitarão fortes rajadas de vento que aceleram a evaporação da umidade da superfície do solo. A distância ideal entre elas e os arbustos de groselha é de 2 metros. As groselhas ficarão protegidas das correntes de ar se forem colocadas a 1,5 metro da cerca.
Solos
Para que as groselhas criem raízes em um novo local, o solo deve ser permeável à umidade e ao ar, aquecido pelo sol e fácil de cultivar.

Facilidade
Solos franco-arenosos e franco-arenosos são favoráveis ao crescimento das plantas. Solos arenosos devem ser complementados com argila para melhorar a retenção de umidade. Solos argilosos pesados podem causar alagamentos e os arbustos podem ficar suscetíveis ao ataque de fungos. A adição de areia melhora o aquecimento e a aeração do solo argiloso.
Acidez
As groselhas prosperam em condições de pH baixo – 6,5. Solos com pH alto devem ser cultivados com cal, giz e cinzas de madeira, que fornecerão uma fonte adicional de cálcio, fósforo e potássio. Com pH abaixo de 6, as groselhas produzem frutos pequenos e azedos.
Fertilidade
As groselhas preferem solo rico em potássio. Antes de replantar, limpe o solo de restos vegetais e ervas daninhas, solte-o e cultive-o com fertilizante orgânico. Aplique de 2 a 4 kg por metro quadrado de solo.

Para solos pobres, adicione 30 gramas de ureia, 50 gramas de superfosfato e 20 gramas de cloreto de potássio.
Métodos de replantio para outro local
Os arbustos de groselha são replantados de duas maneiras: com torrão ou com mudas de raiz nua. A técnica de plantio é a mesma, mas as mudas criam raízes com menos facilidade.
Com um caroço
Como transplantar um arbusto inteiro:
- no dia anterior ao plantio, cave um buraco de 50 centímetros de profundidade;
- regue generosamente, despejando 4 baldes de água;
- Antes do plantio, coloque material de drenagem no fundo do buraco - seixos, tijolos quebrados, pedra britada em uma camada de 5 a 10 centímetros;
- a camada superior do solo escavado é misturada com composto, 200 gramas de superfosfato e 300 gramas de cinzas de madeira são adicionados e a mistura é despejada no buraco;
- corte os galhos secos e danificados do arbusto, encurte os brotos jovens em um terço;
- cave ao redor do arbusto a uma distância de 30 centímetros da base;
- Se as raízes se espalharem mais, elas precisam ser cortadas;
- retire com uma pá junto com um pedaço de terra nas raízes;
- transfira o arbusto para o buraco preparado;
- a planta é coberta com o restante do solo e composto e compactada;
- despeje uma crista de tronco de árvore um pouco mais larga que a copa e de 10 a 15 centímetros de altura.
O processo de transplante é concluído com rega e cobertura morta: despeje gradualmente 3 baldes de água, 10 litros cada, e polvilhe terra seca e lascas de turfa na área da raiz.

O arbusto deve ser posicionado de forma que as raízes comecem 5 centímetros abaixo do nível do solo. Para preservar a bola de terra solta, amarre estopa ou fibra de agrofibra ao redor da base da planta e, em seguida, levante-a por baixo com uma pá.
A poda preliminar equilibra a coroa e as raízes e promove a renovação. O arbusto fica menor e mais fácil de transportar. O torrão protege as raízes de danos. Elas extraem nutrientes do solo rapidamente, permitindo que o arbusto cresça e produza novos brotos.
muda
A propagação da groselha é feita pela divisão do arbusto. Mudas com raízes expostas não podem ser armazenadas por muito tempo. Plantas livres do torrão original têm mais dificuldade para se estabelecer em um novo local. Portanto, o replantio das mudas é feito apenas no outono.
Para um melhor enraizamento, mergulhe a planta em uma solução enraizadora. Antes de colocá-la na cova de plantio, espalhe as raízes para evitar danos causados pela adição de terra. Sacudir a muda suavemente distribuirá a terra uniformemente entre as raízes. Após adicionar a terra, você pode regar levemente a planta e, em seguida, adicionar mais terra. Isso compactará o solo uniformemente; não há necessidade de compactá-lo com muita força.

Cuidados posteriores
Para crescimento e frutificação, arbustos estabelecidos precisam de nutrição, umidade e poda.
Cobertura morta
A cobertura morta retém a umidade e protege contra ervas daninhas e pragas. Uma camada de 10 a 15 centímetros de espessura permite a passagem da água, mas bloqueia a luz. Nessas condições, as ervas daninhas raramente incomodam as groselhas. Sem cobertura morta, dentes-de-leão e capim-da-praia crescem, enfraquecendo a planta.
Para uso de revestimento:
- migalhas de turfa seca;
- húmus triturado;
- serragem;
- latido;
- batatas fritas.
A serragem de coníferas aumenta a acidez do solo, por isso as groselhas são cobertas com serragem decídua. No inverno, a área do tronco da árvore é coberta com grama seca, feno e folhas.
Rega
As groselhas têm um sistema radicular bem desenvolvido. O excesso de umidade pode causar doenças na planta. Transplantada na primavera, em junho, a groselha só precisa de rega moderada, duas vezes por semana, se não chover. Em julho, regue uma vez a cada duas semanas. Em climas quentes, utiliza-se a irrigação por aspersão, que consiste em borrifar água nas folhas. A rega deve ser feita pela manhã ou à noite.
No outono, a rega final é realizada quando a temperatura atinge 8 °C (46 °F). Adicione 50 litros de água sob o arbusto. Essa rega generosa protegerá o solo do congelamento.

Cobertura superior
As groselhas levam de 20 a 30 dias para se estabelecerem na primavera. Duas semanas após a abertura dos brotos no arbusto transplantado, aplica-se fertilizante nitrogenado. Isso promove o crescimento da copa. O esterco de galinha é uma fonte orgânica de nitrogênio. Despeje 10 litros desta infusão sob o arbusto. Remova qualquer cobertura morta previamente.
Fertilizantes líquidos orgânicos e inorgânicos são absorvidos mais rapidamente. Antes da aplicação do fertilizante, as groselhas devem ser regadas e, em seguida, o substrato nutritivo ou a infusão devem ser distribuídos uniformemente pelo tronco. Fertilizantes com microflora também podem ser usados. No entanto, eles não são compatíveis com substratos minerais, pois os minerais destroem os microrganismos.
No final de junho, você pode fertilizar as groselhas com potássio. Essa substância retém a umidade e as plantas toleram melhor o calor.
No outono, são adicionados composto e matéria orgânica. Fertilizantes de fósforo e potássio fortalecem as raízes. Após o replantio no outono, os primeiros fertilizantes da primavera são aplicados quando os brotos se abrem. Os arbustos são alimentados com ureia, após soltar o solo por baixo.
Aparar
Galhos danificados durante o transporte devem ser podados após o plantio. Brotos quebrados não crescerão novamente.

Se um arbusto velho for replantado para rejuvenescimento, ele precisará ser podado anualmente. Antes do inverno, remova os galhos velhos, deixando de 6 a 8 brotos jovens.
Erros comuns
Violações comuns das técnicas de transplante de groselha:
- libertando as raízes do solo;
- regar com água fria;
- falta de matéria orgânica no solo;
- localização próxima de águas subterrâneas;
- falta de drenagem.
No outono, um arbusto de raiz nua criará raízes se receber nutrição adequada e clima quente. Na primavera, as groselhas só podem ser replantadas com um torrão.
Em qualquer estação, a rega deve ser feita com água a uma temperatura entre 15 e 25 graus Celsius. A água fria de um poço resfria a planta e depois a aquece ao sol. As flutuações de temperatura podem matar o arbusto. As groselhas também se deterioram devido à alta umidade do solo causada pelas águas subterrâneas. Portanto, para evitar o alagamento, deve-se providenciar drenagem durante o plantio.
Não se esqueça de arar o solo com fertilizante orgânico antes de replantar. Mesmo que os canteiros já tivessem feijão, os arbustos de groselha madura podem carecer de nutrientes e frutificar com menos eficiência no novo local.











