- Pepinos na varanda: vantagens e desvantagens do cultivo
- Quais variedades escolher?
- O que você precisa para cultivar arbustos?
- Solo adequado
- A drenagem é necessária?
- Em que recipiente plantar pepinos: o volume necessário do recipiente
- Garrafas de plástico
- Potes
- Qual é o melhor lugar para plantar pepinos?
- Preparando sementes para semeadura
- Época ideal para a semeadura
- Semeadura e germinação de mudas
- Cuidando de brotos jovens e arbustos de pepino maduros
- Luz
- Rega
- Cobertura superior
- Colhendo mudas
- Beliscando
- Formando videiras de pepino e amarrando arbustos a um suporte
- Polinização
- Quais pragas podem ameaçar pepinos na varanda: métodos de controle
- Quando os pepinos amadurecem na varanda: as nuances da colheita
Os criadores desenvolveram diversas variedades de pepinos especificamente para plantio em varandas e cultivo em garrafas plásticas (ou outros recipientes adequados) durante a estação fria. Variedades autopolinizadoras são adequadas para plantio em varandas. Vasos ou garrafas plásticas de 5 litros são recomendados como recipientes.
Pepinos na varanda: vantagens e desvantagens do cultivo
Os benefícios do cultivo de pepinos na varanda são os seguintes:
- Este método reduz o risco de congelamento ou infecção da planta;
- menos água é necessária para irrigação;
- você pode obter uma colheita antecipada de pepinos;
- garante aquecimento uniforme do solo, o que tem um efeito positivo no sistema radicular dos pepinos.
A principal desvantagem desse método de cultivo é que só é possível plantar uma planta por garrafa de 5 litros. Portanto, é impossível obter uma colheita abundante de pepinos em casa.
A segunda desvantagem desse método é que a planta cresce excessivamente. Portanto, para cultivar pepinos em ambientes fechados, você precisará de uma varanda bastante espaçosa.
Quais variedades escolher?
Variedades híbridas partenocárpicas (autopolinizadoras) são adequadas para plantio no peitoril da janela:
- Brownie;
- Buyan;
- Emelya;
- Cuco;
- Hermano;
- Abril.
Existem também outras variedades de pepinos que podem ser plantadas na varanda.

O que você precisa para cultivar arbustos?
Além do material de plantio, para a germinação em casa é preciso levar um recipiente de tamanho adequado e solo previamente preparado.
Solo adequado
O solo do jardim não é adequado para o cultivo de pepinos na varanda. Esse solo pode conter patógenos ou sementes de ervas daninhas. Recomenda-se plantar pepinos em uma mistura de solo com fertilizantes complexos. Para economizar, você pode usar solo de grama misturado com turfa, serragem, cinzas e composto. Em seguida, adicione 5 gramas de fertilizantes de fósforo, potássio e nitrogênio à mistura resultante.
A drenagem é necessária?
Deve-se adicionar drenagem a cada recipiente onde se planeja cultivar hortaliças. Para criar essa camada, adicione areia de argila expandida, perlita ou vermiculita à mistura de solo. A drenagem aumentará o fluxo de oxigênio para o sistema radicular e melhorará a capacidade de retenção de água do solo.
Em que recipiente plantar pepinos: o volume necessário do recipiente
Para cultivar pepinos em casa, qualquer recipiente grande o suficiente para permitir o desenvolvimento normal das raízes é adequado. Esses recipientes devem ter capacidade para mais de um litro.

Garrafas de plástico
Garrafas plásticas reduzem significativamente o custo do cultivo de hortaliças. Recipientes plásticos de 1,5 ou 2 litros, bem como de 5 litros, são adequados para o plantio de pepinos. Se optar por garrafas menores, corte o recipiente transversalmente com uma faca para formar um vaso. Em recipientes de 5 litros, remova a tampa (você também pode cortá-la no sentido do comprimento).
Após o preparo, é preciso fazer vários furos no fundo das garrafas plásticas com um prego para retirar o excesso de umidade.
Potes
Vasos de plantas de interior também são usados para o cultivo de hortaliças. Recomenda-se escolher recipientes com capacidade suficiente (pelo menos 1 litro).
Qual é o melhor lugar para plantar pepinos?
Pepinos são plantas que gostam de calor. Recomenda-se plantar este vegetal em áreas com luz adequada. Eles não toleram bem o frio ou correntes de ar. No entanto, a varanda onde os recipientes de pepino são mantidos deve ser ventilada periodicamente.

Preparando sementes para semeadura
As sementes de pepino devem ser preparadas antes de serem semeadas na varanda. Primeiro, as mudas são aquecidas em uma sala a 25 graus Celsius. A embalagem das sementes indicará por quanto tempo elas devem ser mantidas nessas condições. Um mês geralmente é suficiente.
As mudas necessárias para a semeadura devem estar livres de danos externos e deformações. Após o aquecimento, essas sementes devem ser colocadas em gaze embebida em solução de permanganato de potássio a 1% por até meia hora ou embebidas em Fitosporina-M por duas horas.
Alguns jardineiros também aquecem o material de plantio. Para isso, colocam as sementes em um radiador e as mantêm a 60 °C por 10 horas. No entanto, esse procedimento não é necessário.
Por fim, as sementes de pepino preparadas devem ser dispostas sobre um pano úmido ou colocadas em um saco e armazenadas em local aquecido por dois dias. Durante esse período, o material deve ser umedecido periodicamente. Após esse período, os primeiros brotos devem surgir das sementes.
Época ideal para a semeadura
Se for planejado cultivando pepinos na varanda, então a época ideal para semear sementes germinadas é a primeira quinzena de abril.

Semeadura e germinação de mudas
O plantio de sementes germinadas em recipientes na varanda é realizado de acordo com o seguinte algoritmo:
- Adicione uma camada de 4 a 5 cm de material de drenagem ao recipiente preparado, seguido de terra. Deixe pelo menos dois centímetros até o topo do recipiente.
- Umedeça o solo e faça buracos de 3 a 5 centímetros de profundidade.
- Coloque material de plantio em cada cova. Você pode semear até cinco sementes em uma garrafa de 5 litros. Isso é feito para garantir um único broto mais forte (os outros são removidos).
- Após a semeadura, umedeça levemente o solo com um borrifador.
Por fim, coloque o recipiente com os pepinos em um local aquecido e bem iluminado. Se desejar, você pode cultivar as mudas primeiro e depois transferi-las para um recipiente maior.
Cuidando de brotos jovens e arbustos de pepino maduros
Para obter uma colheita saudável de pepino na varanda, as plantas exigem cuidados constantes. No entanto, isso não precisa ser um compromisso de longo prazo. Ao germinar as sementes, cubra a garrafa com plástico. Recomenda-se remover o filme plástico duas vezes ao dia durante 10 minutos, removendo qualquer condensação acumulada. Assim que os brotos emergirem completamente, remova o plástico da garrafa.

Luz
Pepinos precisam de boa iluminação. Se o sol não brilhar o suficiente, as folhas amarelarão e cairão. Para evitar isso, recomenda-se colocar os recipientes com as plantas em uma superfície voltada para o sul. Durante o dia, as folhas devem ficar na sombra para evitar queimaduras solares. Se o sol não for frequente na primavera ou no verão, lâmpadas UV devem ser colocadas perto dos pepinos.
Rega
Para regar pepinos na varanda, recomenda-se usar água morna e sedimentada. Durante os primeiros 20 dias após a germinação, o solo deve ser umedecido a cada 2 dias. Após a floração, reduza a frequência de rega para uma vez por semana. Durante a formação dos frutos, umedeça o solo a cada 3-4 dias. Regue junto às raízes, evitando o contato com as folhas (isso pode causar queimaduras). Após cada rega, solte o solo para garantir a oxigenação.

Cobertura superior
A primeira fertilização é feita quando as primeiras flores aparecem. Para isso, use uma mistura de:
- ureia;
- humato de sódio;
- sulfato de potássio;
- superfosfato.
Para preparar uma mistura de nutrientes, pegue um grama de cada ingrediente e misture em 10 litros de água. Após 12 dias, aplique uma segunda fertilização. Durante esse período, fertilize a planta com uma mistura de sulfato de potássio e humato de sódio (uma colher de chá de cada) para cada 10 litros de água. Essa mistura pode ser usada para as fertilizações subsequentes. A frequência de fertilização permanece a mesma.
Durante a floração, recomenda-se pulverizar a planta com uma mistura de uma colher de chá de ureia e um litro de água. Após o surgimento dos primeiros frutos, recomenda-se uma segunda pulverização. Neste caso, use 1/3 de colher de chá de ureia e um litro de água.
Colhendo mudas
Ao cultivar pepinos na varanda, o transplante geralmente é evitado, pois esse procedimento visa promover o crescimento das raízes.

Beliscando
Como não há espaço suficiente na varanda para o crescimento ativo dos pepinos, os brotos laterais são pinçados regularmente. A parte do caule abaixo da 11ª ou 12ª folha também é removida quando a planta atinge o topo da treliça.
A pinça do caule é realizada de acordo com o seguinte esquema:
- a uma altura de 50 centímetros, os brotos são removidos para que permaneçam um ovário e várias folhas;
- A uma altura de no máximo um metro, restam 4 brotos, cada um com 2 ovários.
A última etapa é então repetida a cada 50 centímetros.
Formando videiras de pepino e amarrando arbustos a um suporte
Para sustentar as plantas de pepino, recomenda-se instalar uma rede ou treliça de malha grossa na varanda próxima ao vaso. Em seguida, amarre cordas aos caules a 15 centímetros do solo e prenda-as à estrutura. Instale a rede ou treliça quando a planta atingir 20 centímetros.
À medida que os pepinos na varanda crescem, as cordas precisam ser afrouxadas. Ao pinçar, recomenda-se deixar até três brotos laterais.
Polinização
Pepinos autopolinizadores são recomendados para cultivo na varanda. No entanto, se você comprou uma variedade diferente, para obter pepinos, você precisa usar um pincel para transferir o pólen da flor masculina para a flor feminina (localizada no pequeno botão verde).
Quais pragas podem ameaçar pepinos na varanda: métodos de controle
Ao cultivar pepinos na varanda, a colheita às vezes é afetada por:
- Ácaros. Para combater essa praga, prepare uma mistura de uma cabeça de alho, deixada de molho em água por duas horas, e uma pequena quantidade de sabão em pó. Aplique essa mistura em cada folha.
- Pulgões. Para combater insetos, ferva o tabaco em um litro de água por 10 minutos. Em seguida, adicione a mesma quantidade de água à mistura resultante. Em seguida, borrife a plantação com a mistura resultante.
- Mosca-branca. Para controlar esse inseto, use a mesma solução usada para pulgões.

A mosca-do-broto-de-pepino é um problema comum em casa. Para evitar o aparecimento desse inseto, trate a plantação com uma pomada perfumada (Zvezdochka é uma boa opção).
Quando os pepinos amadurecem na varanda: as nuances da colheita
Os primeiros frutos se formam de 2 a 2,5 meses após os primeiros brotos emergirem das sementes. A colheita de pepinos cultivados na varanda segue os mesmos princípios das culturas de jardim. Se precisar de pepinos para saladas ou conservas, recomenda-se colher pepinos com mais de 10 centímetros de comprimento. A colheita deve ser feita de manhã e à noite. Uma vez totalmente formados, colha os pepinos a cada dois dias.
Jardineiros recomendam seguir rigorosamente os prazos especificados. Não seguir isso resultará em sabor ruim dos frutos e na redução do número de novos ovários por planta.











