Instruções de uso de Fitosporina para pepinos e regras de processamento

A Fitosporina é o principal tratamento para doenças do pepino. Também é usada para prevenir doenças em hortaliças causadas por infecções fúngicas e outras infecções. Graças à sua composição especial, substâncias nocivas não se acumulam nos frutos após a aplicação. Além disso, o tratamento não repele insetos polinizadores.

Quando a Fitosporina é usada em pés de pepino?

Recomenda-se pulverizar pepinos com Fitosporina quando a planta apresentar sinais de infecção pelas seguintes doenças:

  • podridão negra, fusarium ou podridão radicular;
  • Alternaria;
  • mancha branca;
  • oídio;
  • bacteriose;
  • requeima tardia;
  • ferrugem;
  • câncer bacteriano;
  • míldio.

O produto é recomendado tanto para o tratamento quanto para a prevenção de doenças de diversas variedades de frutas e vegetais.

A fitosporina também é usada para prevenir infecções em plantas e para tratar o material de plantio antes da semeadura.

Este produto é recomendado para aplicação no solo para desinfetar a mistura. Contém substâncias que aumentam a resistência a influências ambientais adversas e estimulam o crescimento. Além disso, a Fitosporina atua como um ressuscitador, capaz de revitalizar plantas murchas.

Benefícios do uso

Desde que as instruções de uso sejam seguidas, a Fitosporina tem as seguintes vantagens sobre outros pesticidas:

  • trata várias doenças ao mesmo tempo;
  • não se acumula nas frutas e não faz mal ao corpo humano;
  • protege as folhas dos insetos;
  • fornece proteção às raízes;
  • estimula o crescimento das culturas;
  • prolonga a vida útil dos pepinos;
  • elimina o impacto negativo de outros pesticidas no mato;
  • aumenta a produtividade do mato em 15%.

medicamento fitosporina

As plantas podem ser tratadas com Fitosporina desde o plantio até o final do período de maturação dos frutos. As instruções também indicam que o medicamento cura a planta em 70-90% dos casos.

Compatibilidade com outros medicamentos

É permitido regar pepinos com Fitosposorin simultaneamente com as seguintes preparações:

  • Fitoverm e Aktara (inseticidas);
  • Fitolavina (antibiótico);
  • Zircão, Epin, Plantafol e Kornevik (estimulantes de crescimento);
  • Tilt, Quadris e Strobi (fungicidas).

É proibido o uso de Fitosposorin se a planta tiver sido tratada com produtos que produzam reação alcalina.

medicamento fitosporina

Formulário de liberação e instruções de uso do Fitosporin M

A Fitosporina M está disponível em pó, pasta e líquido. O método de aplicação é o mesmo, independentemente do tipo escolhido.

Solução líquida

A solução líquida está pronta para uso imediato. Este tipo de Fitosposorin é usado para tratar sementes ou mudas antes do plantio.

Colar

A pasta deve ser primeiro diluída em água. A mistura resultante é adequada para armazenamento a longo prazo. Antes do uso, recomenda-se diluir a mistura novamente com água para reduzir a concentração do ingrediente ativo.

medicamento fitosporina

De acordo com avaliações, os jardineiros costumam usar Fitosporin em pó. Assim como a pasta, este produto deve primeiro ser diluído em água, pois o líquido ativa os ingredientes ativos. Recomenda-se deixar a mistura descansar por 2 a 4 dias antes de pulverizar os pepinos.

Os jardineiros também recomendam adicionar uma pequena quantidade de sabão em pó à solução, o que fará com que o líquido grude nas folhas da planta, criando assim uma camada protetora.

Como criar corretamente?

Recomenda-se diluir o pó e a pasta com água na proporção de 1:2. Se isso não for feito, o efeito da Fitosporina será anulado em pepinos. Água derretida, água decantada ou água da chuva são adequadas para diluir o pó e a pasta (a água da torneira contém cloro, que inibe as bactérias presentes no produto). Após misturar os ingredientes, deixe a mistura descansar por várias horas.

preparação para pepinos

Cálculo da taxa de consumo

As taxas de consumo são determinadas dependendo do uso pretendido do produto:

  • para tratamento de sementes: 2-3 gotas da mistura preparada por 1 copo de água;
  • para preparação do solo antes da semeadura (proporção para 2 metros quadrados de canteiro) - 1 colher de sopa da mistura para cada 10 litros de água;
  • para composto (proporção para 50 quilos) - uma colher de sopa de solução por litro de água.

Se a Fitosporina for usada para tratar e prevenir infestações de pepino, misture 2 a 3 colheres de chá da mistura medicinal com 10 litros de água. Isso é suficiente para tratar um canteiro de 100 metros quadrados. Em casos de infestação grave, o volume da mistura medicinal adicionado pode ser aumentado.

medicamento fitosporina

Métodos de processamento

A Fitosporina é adquirida principalmente para o tratamento de plantas maduras de pepino. Recomenda-se pulverizar os pepinos em climas quentes e ensolarados, em intervalos de 10 dias. O produto também é usado simultaneamente à rega. Se os pepinos forem cultivados ao ar livre, o procedimento é repetido mensalmente; em estufa, a cada 15 dias.

A pulverização é aplicada uma vez a cada duas semanas em tempo seco e uma vez a cada 14 dias em tempo chuvoso. As culturas de interior são tratadas no máximo uma vez por mês.

Como tratar corretamente pepinos com Fitosporina?

A escolha do método de processamento depende diretamente do uso pretendido do medicamento. Isso também determina as proporções da mistura medicinal.

processamento de pepinos

Deixar as sementes de molho

Para embeber as sementes, deixe-as de molho por meia hora em uma mistura de quatro gotas da solução preparada e 200 ml de água. Em seguida, enxágue as sementes em água corrente e deixe-as de molho em uma solução que estimule o crescimento das plantas.

Desinfecção do solo

Para desinfetar a mistura de solo, misture primeiro 2 a 3 colheres de sopa do concentrado preparado com 10 litros de água. A mistura resultante é então aplicada no canteiro.

solução medicamentosa

Tratamento para doenças

Para tratar a doença, misture 3 colheres de sopa do concentrado com 10 litros de água. A mistura resultante é suficiente para tratar pepinos infectados em um acre de terra. Se necessário, aumente a quantidade de concentrado. Isso será necessário para tratar plantas excessivamente ramificadas ou plantas severamente infestadas.

Durante a fase ativa da doença, a substância medicinal é aplicada nas raízes juntamente com a rega ou aplicada no tronco. Recomenda-se podar galhos e folhas danificados antes de iniciar o tratamento.

Prevenção de infecções

Para prevenir a infecção, os pepinos são tratados com uma solução de Fitosporina a cada 1 a 2 semanas. Esta solução é preparada misturando um copo de água com quatro gotas do concentrado preparado. Ao tratar a planta, aplique a solução em ambos os lados das folhas.

medicamento fitosporina

Também é recomendado tratar o sistema radicular com Fitosporina a cada 14 dias para prevenir o apodrecimento. Durante os períodos chuvosos, este tratamento deve ser repetido duas vezes por semana. Durante esse período, é importante monitorar os níveis de umidade, evitar o excesso de água e ventilar regularmente a estufa ou canteiro.

Sazonalidade e frequência de processamento

A Fitosporina pode ser usada durante toda a estação quente, inclusive durante a floração e a frutificação. Não é recomendado tratar pepinos em climas quentes, pois as bactérias contidas no produto são mortas pelo sol escaldante. Além disso, evite regar a plantação durante o tempo chuvoso. A água removerá o produto medicinal das folhas, exigindo a repetição do procedimento.

pepino fresco

O momento ideal para tratar pepinos é no início da manhã e no final da tarde, pouco antes do anoitecer. Se o produto for usado para prevenção de infestações, o solo deve ser regado no outono ou na primavera. Além disso, o canteiro deve ser pulverizado com uma solução de Fitosporina após o tratamento dos arbustos com produtos químicos. Este procedimento neutraliza os efeitos negativos causados ​​pelos inseticidas.

Em média, as plantas são pulverizadas a cada duas semanas. Em períodos de chuva, a frequência dos tratamentos é aumentada para duas vezes a cada sete dias. Se o produto for usado como fertilizante, o concentrado diluído é aplicado nas raízes com irrigação mensal, na proporção de 1 litro por planta.

Toxicidade e precauções de manuseio

A fitosporina pertence à classe de toxicidade IV, o que significa que não é perigosa para humanos. Em alguns casos, o produto pode causar vermelhidão e erupções cutâneas ao entrar em contato com a pele. Ao tratar vegetais, evite o contato do concentrado (inclusive quando diluído em água) com membranas mucosas. Esse contato é especialmente perigoso para pessoas propensas a reações alérgicas.

pulverizando pepinos

Ao regar e pulverizar arbustos, recomenda-se o uso de luvas e uma atadura de gaze para proteger a boca. Também é aconselhável cobrir os olhos com óculos de proteção. Se a solução medicinal entrar em contato com a pele ou mucosas, as áreas afetadas devem ser imediatamente enxaguadas em água corrente. Em caso de ingestão da solução, induza o vômito e use materiais absorventes (carvão ativado é adequado).

Quando você pode comer pepinos após o processamento?

Segundo o fabricante, o produto é completamente removido com água e não se acumula nos pepinos. Portanto, os pepinos podem ser consumidos até no dia seguinte. Certifique-se de lavar bem os pepinos em água corrente antes de usar para remover qualquer resíduo de Fitosporina.

Opinião de especialista
Zarechny Maxim Valerievich
Engenheiro agrônomo com 12 anos de experiência. Nosso melhor especialista em jardinagem.
O uso de frutas processadas não causa nenhum dano ao corpo humano, já que as bactérias incluídas na preparação se decompõem rapidamente sob a influência do sol e são eliminadas pela precipitação.

Condições de armazenamento

Recomenda-se que a Fitosporina seja armazenada em temperaturas entre -50 e +40 °C, evitando a luz solar direta. A luz solar direta é prejudicial às bactérias vivas que ela contém. Também deve ser mantida em local seco, longe da umidade. O concentrado preparado deve ser armazenado em local fresco. Mantenha alimentos e brinquedos de crianças longe do recipiente que contém o medicamento.

medicamento fitosporina

Comentários de jardineiros e agricultores sobre o uso do produto

Nina, 55 anos, Stavropol

Gostei do Fitosporin. Ele se mostrou um produto versátil, capaz de combater muitas doenças do pepino. No entanto, notei que, em casos avançados, o concentrado não foi capaz de revitalizar as plantas. Isso foi especialmente verdadeiro em casos de requeima. Nos primeiros dias após o tratamento, os sintomas da doença diminuíram, mas, por fim, a plantação morreu.

Nikolay, 50 anos, Nizhny Novgorod

"Uso Fitosporin há vários anos para tratar os pepinos que cultivo na minha varanda. Durante esse tempo, não tive nenhum caso de infestação. Talvez isso se deva ao fato de eu cultivar a planta em ambientes fechados. Mas, até agora, não tive problemas, então pretendo continuar usando o produto."

Anatoly, 46 anos, Tver

"Nos últimos cinco anos, tenho usado Fitosporin para o tratamento de sementes antes da semeadura. Durante esse período, nunca coloquei as mudas em solução de permanganato de potássio. E até agora, não encontrei nenhuma doença típica de mudas. Depois que os primeiros brotos aparecem, adiciono uma pequena quantidade do concentrado ao solo e ao canteiro."

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata