- Sinais de desenvolvimento deficiente do mato
- Os pepinos não crescem ou crescem muito lentamente
- Os pepinos cresceram e pararam em um nível.
- Secagem na raiz da plantação
- A fruta não está amadurecendo bem.
- Os frutos verdes não amadurecem
- Folhas e frutos ficam amarelos
- As principais razões para o crescimento lento e a morte dos pepinos
- Violação das condições ótimas de crescimento e frutificação
- Em uma estufa e viveiro
- Mudanças de temperatura e correntes de ar
- Problemas de polinização
- Composição inadequada do solo
- Em campo aberto
- Violação dos prazos de plantio e colheita
- Temperatura desconfortável
- Plantios densos
- Arbustos não formados
- Colheita de frutas raras
- Má polinização
- Irrigação insuficiente dos arbustos
- Excesso ou deficiência de fertilizante
- Doenças e pragas que afetam o crescimento e o desenvolvimento dos pepinos
- Oídio
- Antracnose
- Pulgão do melão
- Ácaro-aranha
- Lesmas
- Mosca de broto
- Nematóide da raiz
- Mosaico de campo e salpicado
- Como revitalizar pepinos
- Revitalize pepinos em um canteiro aberto
- Salvando colheitas de pepino em uma estufa
- Conclusão
Jardineiros podem se deparar com a dúvida sobre por que os pepinos não crescem em quase todas as fases do cultivo desta hortaliça. Portanto, é importante se familiarizar com as principais causas desse problema e como resolvê-lo.
Sinais de desenvolvimento deficiente do mato
Há vários sinais de crescimento lento do pepino que você deve conhecer antes de plantar o vegetal.
Os pepinos não crescem ou crescem muito lentamente
O principal sinal de crescimento deficiente do pepino é o desenvolvimento lento. Nesse caso, as plantas raramente produzem novos brotos frutíferos. Novos frutos também não se formam nos caules. Algumas plantas podem até parar de crescer completamente e secar gradualmente.
Os pepinos cresceram e pararam em um nível.
Às vezes, pepinos plantados em canteiros param de se desenvolver e crescer. Este é um problema comum enfrentado por muitos cultivadores de vegetais iniciantes. Na maioria das vezes, o crescimento dos vegetais para devido à falta de nutrientes ou ao desenvolvimento de doenças.

Secagem na raiz da plantação
Outro sinal de desenvolvimento deficiente do arbusto é a raiz e a parte inferior do caule principal ressecadas. Esse ressecamento não ocorre imediatamente, mas gradualmente. Se sistema radicular dos pepinos começaram a secar, as folhas das mudas ficaram cobertas de manchas amarelas e gradualmente começaram a murchar.
A fruta não está amadurecendo bem.
Arbustos de desenvolvimento lento têm dificuldade em preencher os frutos já formados. O amadurecimento do pepino diminui e os jardineiros não conseguem colher a safra a tempo.
Os frutos verdes não amadurecem
Em alguns casos, os pepinos param de crescer completamente e não amadurecem. Esse problema pode surgir devido à falta de fertilizante, rega inadequada ou desenvolvimento de uma doença.

Folhas e frutos ficam amarelos
O principal sinal de que as mudas de pepino não estão crescendo bem é o amarelecimento das folhas e dos pepinos. Sua superfície fica coberta de manchas amareladas, que eventualmente aparecem por toda a planta.
As principais razões para o crescimento lento e a morte dos pepinos
Antes de começar a cultivar pepinos, você precisa entender por que eles podem estar morrendo. A morte dos vegetais pode ser causada pelos seguintes motivos:
- Uso de sementes de baixa qualidade. Muitas vezes, os pepinos crescem lentamente devido a sementes de baixa qualidade. Alguns jardineiros se esquecem de desinfetar as sementes antes do plantio. Isso faz com que os pepinos fiquem doentes e se desenvolvam mal. Para evitar que os pepinos fiquem doentes e morram, mergulhe as sementes em uma solução de permanganato de potássio previamente.
- Excesso de flores estéreis. Às vezes, a produção e o crescimento dos vegetais diminuem devido ao excesso de flores estéreis nos arbustos, o que impede a formação de novos frutos. Flores estéreis ocorrem devido à superlotação e aos cuidados inadequados com as plantas.
- Condições climáticas desfavoráveis. O desenvolvimento das mudas pode ser retardado por condições inadequadas de cultivo: temperaturas excessivamente altas ou baixas, alta umidade ou iluminação inadequada.

Violação das condições ótimas de crescimento e frutificação
Não é segredo que, ao cultivar pepinos, você precisa criar as condições certas para que eles prosperem. Não fazer isso resultará em problemas no crescimento e na frutificação das plantas.
Em uma estufa e viveiro
Às vezes, os produtores de vegetais precisam cultivar pepinos em estufas. Há três problemas enfrentados por quem cultiva vegetais em estufas.
Mudanças de temperatura e correntes de ar
Correntes de ar e mudanças bruscas de temperatura podem retardar o crescimento das plantas. Produtores de vegetais experientes aconselham inspecionar cuidadosamente as paredes da estufa antes do plantio para garantir que não haja rachaduras. Se estiver muito frio lá dentro, você terá que instalar um sistema de aquecimento para manter a temperatura ideal.

Problemas de polinização
Não é segredo que, ao cultivar pepinos em estufa, você mesmo terá que polinizar as plantas. Sem polinização, as plantas não desenvolverão pepinos. Para polinizar mudas de pepino, você precisará usar uma pequena escova para transferir o pólen das flores masculinas para as femininas.
Composição inadequada do solo
Os pés de pepino podem falhar se cultivados em solo inadequado. Problemas no desenvolvimento das mudas surgem se forem plantadas em solo com alta acidez. O crescimento do pepino também é prejudicado pela falta de microelementos minerais no solo.
Em campo aberto
Existem várias razões para o crescimento lento de pepinos plantados em terreno aberto.

Violação dos prazos de plantio e colheita
Os pepinos não toleram bem as baixas temperaturas noturnas, por isso devem ser plantados no solo na segunda metade da primavera, quando as temperaturas sobem para 15 graus Celsius. Recomenda-se o plantio antes de 20 de maio para que os frutos amadureçam até o final do verão. A colheita começa em meados do verão, quando os primeiros pepinos aparecem nas videiras.
Temperatura desconfortável
Quando cultivados ao ar livre, os pepinos costumam sofrer com baixas temperaturas. Mesmo uma leve geada pode retardar o crescimento das plantas e reduzir a produtividade. Para proteger as mudas das oscilações de temperatura, cubra-as com filme plástico à noite.
Plantios densos
Plantios muito densos fazem com que os ovários dos pepinos fiquem amarelados e caiam gradualmente. Isso ocorre porque as plantas densamente plantadas sombreiam a superfície do solo e impedem que ele seque. A alta umidade promove deficiências de nutrientes e doenças fúngicas.

Arbustos não formados
Especialistas recomendam podar os arbustos para remover todos os brotos laterais e acima da segunda folha. Sem poda, a massa verde dos arbustos crescerá constantemente e consumirá muitos nutrientes. Isso retarda a formação e o amadurecimento dos pepinos jovens várias vezes.
Colheita de frutas raras
O rendimento dos pepinos plantados depende da frequência com que a colheita da safra madura é realizada. Se os pepinos não forem colhidos por muito tempo, frutos crescidos demais aparecerão nos arbustos, o que atrasará a formação de novos ovários e reduzirá a frutificação.
Má polinização
Para melhorar a polinização das mudas de pepino, é importante plantar plantas polinizadoras perto dos canteiros de hortaliças. Essas plantas atraem abelhas e outros insetos. Isso garantirá que a maioria dos pepinos plantados seja polinizada.

Irrigação insuficiente dos arbustos
Muitas vezes, as plantas começam a secar devido à falta de umidade e ao solo seco. Portanto, vale a pena se familiarizar com as recomendações de rega para pepinos. Existem três métodos para irrigar plantas de pepino:
- Regador. Este é o método mais simples para regar vegetais. Especialistas recomendam o uso de um regador para cultivar variedades compactas que não requerem grandes volumes de água.
- Com uma mangueira. Plantas altas são regadas com uma mangueira conectada a um abastecimento de água, poço ou qualquer outra fonte de água. Ao regar, conecte um bico especial à mangueira para distribuir o líquido uniformemente sobre os caules e folhas. Recomenda-se regar as plantas com mangueira à noite ou de manhã cedo.
- Irrigação por aspersão. Se os pepinos demoram a amadurecer, use irrigação por aspersão para regar. Este é um método universal que pode ser usado tanto em estufas quanto ao ar livre. Para usar este método, você precisará adquirir um equipamento de bombeamento para extrair a água.

Excesso ou deficiência de fertilizante
Às vezes, os arbustos começam a parar de crescer devido à deficiência dos seguintes nutrientes:
- Nitrogênio. A falta de fertilizantes nitrogenados faz com que as plantas desenvolvam inflorescências minúsculas e folhas pequenas. Manchas amarelas também se espalham por toda a planta.
- Fósforo. A deficiência de fósforo não se manifesta imediatamente, dificultando sua detecção. Se as plantas não forem alimentadas com fertilizantes fosfatados, elas param de crescer e frutificar. Além disso, as mudas podem perder folhas e seus caules podem murchar.
- Potássio. Quando as plantas carecem de fertilizante de potássio, sua folhagem adquire uma tonalidade azulada. Além disso, sem potássio, as pontas das folhas secam e se enrolam.
O crescimento dos vegetais também pode ser prejudicado pelo excesso de fertilização. Portanto, jardineiros experientes recomendam fertilizar os pepinos no máximo 4 a 5 vezes durante a estação de crescimento.
Doenças e pragas que afetam o crescimento e o desenvolvimento dos pepinos
O desenvolvimento e o crescimento das mudas às vezes são retardados devido a ataques de pragas ou ao desenvolvimento de doenças perigosas.
Oídio
O oídio é uma doença fúngica que afeta muitas hortaliças. Os sinais da doença incluem folhas amareladas e caídas. O oídio se desenvolve devido à alta umidade e às baixas temperaturas.

Antracnose
Uma doença fúngica que faz com que mudas jovens de pepino fiquem amareladas e secas. Inicialmente, as manchas aparecem apenas nas folhas inferiores, mas posteriormente também aparecem nas partes superiores das plantas. A alta umidade favorece o desenvolvimento da antracnose.
Pulgão do melão
A morte de mudas no meio do verão está associada ao ataque de pulgões-do-melão. Este pequeno inseto ataca a folhagem dos arbustos e se alimenta da seiva das plantas. Após a emergência, cada folha fica coberta de manchas amarelas. Se você não se livrar dos pulgões, os arbustos ficarão esgotados e morrerão.
Ácaro-aranha
Outro inseto que gosta de atacar hortaliças é o ácaro-aranha. É fácil identificá-lo precocemente, pois as plantas afetadas ficam cobertas por teias. Os ácaros se alimentam da seiva das folhas, fazendo com que elas amarelem e morram.
Lesmas
Lesmas são pragas perigosas que atacam hortaliças e frutas. Elas comem não apenas as folhas, mas também os frutos. Se lesmas aparecerem na folhagem, borrife imediatamente a planta com fungicidas e misturas feitas com produtos biológicos.

Mosca de broto
A mosca-do-pepino deposita ovos nas folhas dos pepinos, que gradualmente corroem as lâminas foliares. Em 15 a 20 dias, a praga pode destruir todas as folhas. As larvas também podem penetrar nos frutos e comê-los por dentro.
Nematóide da raiz
Os nematoides são insetos perigosos que devem ser temidos, pois causam a murcha das plantas de pepino. A praga penetra no sistema radicular, causando o surgimento de crescimentos e inchaços nas raízes. Isso reduz a produtividade e atrofia o crescimento das plantas.
Mosaico de campo e salpicado
Esta doença se desenvolve com mais frequência em pepinos cultivados em estufas. À medida que a doença do mosaico se desenvolve, manchas amarelas aparecem nas folhas e frutos. Se não for tratada, a fruta se deforma e cai.

Como revitalizar pepinos
Existem várias recomendações que podem ajudar a revitalizar pepinos que começaram a crescer mais lentamente.
Revitalize pepinos em um canteiro aberto
Você pode revitalizar pepinos plantados no jardim usando os seguintes meios:
- Solução de bicarbonato de sódio. Se o crescimento da folhagem estiver lento e amarelando, você pode usar uma solução de bicarbonato de sódio. Para prepará-la, adicione 30 gramas de bicarbonato de sódio a cinco litros de água fervente. Deixe a solução em infusão por cinco horas e, em seguida, borrife nos pepinos.
- Permanganato de potássio. Para criar uma solução, misture dez litros de água com 3 gramas de permanganato de potássio. Aplique a mistura nos arbustos a cada 5 a 6 dias.
Salvando colheitas de pepino em uma estufa
Ao cultivar vegetais em uma estufa, são utilizados os seguintes métodos:
- Soro. Se as folhas começarem a queimar, borrife as mudas com uma solução de soro. Misture o soro com água morna na proporção de uma parte para dez. Aplique a mistura preparada no máximo três vezes por semana.
- Cinzas. Adicione dois quilos de cinzas a um recipiente de dez litros de água aquecida. Misture bem e transfira para um local escuro para infusão. Após uma semana e meia, a solução de cinzas pode ser usada para tratar pepinos.
Conclusão
Jardineiros que plantam pepinos em seus canteiros frequentemente encontram crescimento lento de suas mudas. É recomendável entender as razões do crescimento lento do vegetal e aprender como revitalizar os pepinos.











