Causas de doenças do pepino na varanda e métodos eficazes de tratamento

Doenças de pepino na varanda ou no peitoril da janela Pepinos e seu tratamento são problemas comuns enfrentados por muitos produtores de pepino. Esses problemas podem ser evitados escolhendo a variedade certa, evitando o excesso de umidade do solo e aplicando fertilizantes prontamente. Pepinos não respondem bem a baixas temperaturas, correntes de ar e luz solar direta.

Que problemas as pessoas encontram ao cultivar pepinos no peitoril da janela?

Pessoas sem horta compram sementes de pepino que gostam e tentam cultivar vegetais precoces em suas varandas ou peitoris. No entanto, frequentemente encontram uma série de problemas: as mudas não crescem, adoecem, não dão frutos e as plantas não amadurecem.

Os pepinos estão crescendo mal.

O que fazer se os pepinos não estiverem crescendo? Como qualquer cultura, os pepinos requerem práticas adequadas de plantio e cultivo. O cultivo desta cultura começa com o preparo das sementes. É aconselhável comprar variedades especiais para varanda. Antes de semear, deixe as sementes de molho em uma solução fraca de permanganato de potássio por 20 minutos para desinfetá-las. Em seguida, deixe-as de molho em estimulantes de crescimento (humato de sódio ou Kornevin) por 24 horas.

Sementes híbridas ou varietais, de cores vibrantes, não requerem desinfecção ou imersão. São vendidas imediatamente revestidas com estimulantes de crescimento.

É melhor semear as sementes em vasos de turfa no final de abril e colocá-los perto de uma janela. Deve levar cerca de 45 dias entre a semeadura e o início da frutificação. Isso significa que a colheita pode ser feita no início de junho. É melhor comprar uma mistura de solo pronta, fertilizada com nutrientes orgânicos e minerais. Depois que as mudas crescerem, elas precisam ser regadas regularmente. Se o solo for pobre em nutrientes ou regado de forma irregular, os pepinos crescerão mal.

Pepinos de varanda

Quando as mudas crescerem um pouco (de 5 a 10 centímetros), é melhor transplantar o vaso de turfa, junto com a planta, para um recipiente de cinco litros e completar com terra fertilizada. Cada recipiente deve conter uma planta. Plantar mais plantas em uma área pequena impedirá o crescimento delas.

Os ovários não se desenvolvem

Por que os pepinos começam a florescer, depois perdem as flores e não formam ovários? Ao comprar sementes de pepino, é uma boa ideia prestar atenção imediatamente ao método de polinização. Muitas culturas polinizadas por abelhas não formam ovários se suas flores estiverem fora do campo de visão dos insetos. Pepinos cultivados no parapeito de uma janela ou varanda têm pouquíssimas chances de serem polinizados naturalmente.

É melhor comprar variedades autopolinizadoras ou livres de polinização. As informações sobre as características da variedade são sempre fornecidas no rótulo de papel.

Existem vários outros motivos pelos quais os frutos não dão frutos: sementes frescas que não endureceram devido a temperaturas congelantes ou ao aquecimento, excesso de água no solo ou rega das mudas com água muito fria. Às vezes, flores estéreis se formam se muito nitrogênio for adicionado ao solo, fazendo com que a planta cresça excessivamente e se torne muito espessa. Nessa situação, retire o caule principal, alimente o arbusto com superfosfato (1 colher de sopa para cada 5 litros de água morna) e reduza a rega.

Cultivo de pepinos

Os ovários são mal polinizados, as flores são vazias

Insetos são necessários para polinizar os ovários. No entanto, as abelhas nem sempre conseguem alcançar os pepinos plantados na varanda ou no peitoril da janela durante a floração. Nesse caso, você precisará usar um pincel e polinizar as flores, tocando primeiro as inflorescências masculinas e depois as femininas. Flores estéreis podem ser causadas por clima excessivamente quente ou frio. Em temperaturas acima de 35 graus Celsius, o pólen perde sua potência.

Ao cultivar hortaliças na varanda, é aconselhável escolher variedades partenocárpicas ou autopolinizadoras. Esses pepinos produzem frutos sem a presença de insetos. Certifique-se de que a planta não seja muito densa, a água não seja muito fria e a área de cultivo não seja muito escura.

Os embriões de pepino estão ficando amarelos

O que devo fazer se os pepinos ficarem amarelos e começarem a secar? Se os pepinos recém-formados começarem a amarelar repentinamente, eles estão com falta de nutrientes. É uma boa ideia enriquecer o solo com suplementos de nitrogênio, potássio e fósforo (10 gramas para cada 2,5 litros de água) e adicionar 25 gramas de cinzas de madeira. Você também pode fertilizar o solo com esterco bem curtido (100 gramas para cada 2 litros de líquido).

Pepinos no peitoril da janelaPepinos não toleram temperaturas muito baixas (menos de 10 graus) ou muito altas (mais de 35 graus). É melhor fornecer-lhes uma temperatura estável de 20 a 25 graus Celsius. Os arbustos não devem ficar muito aglomerados. Um caule deve crescer em cada recipiente de cinco litros.

O amarelamento dos ovários pode ser causado pela murcha bacteriana. Esta doença se desenvolve quando a umidade é muito alta durante o tempo frio em plantações densas. Para combater a murcha bacteriana, borrife a planta com uma solução de permanganato de potássio ou calda bordalesa (oxicloreto de cobre).

As folhas das mudas de pepino estão ficando amarelas e manchadas.

Manchas amarelas aparecem nas folhas de mudas maduras de pepino devido à murcha bacteriana. A causa é solo excessivamente úmido e ar frio. Você pode se livrar do amarelamento aumentando a rega e tratando as mudas com calda bordalesa.

Pepinos não amadurecem

Para garantir uma frutificação bem-sucedida, a planta requer cuidados cuidadosos. O solo deve ser fértil e não ácido. Deve conter nitrogênio, fósforo e potássio suficientes. Plantas indeterminadas precisam ser conduzidas (removendo brotos laterais e pinçando a parte superior após a 11ª folha).

Pepinos não amadurecem

A planta é regada regularmente com água morna da chuva (não clorada). Fertilize a cada duas semanas. Certifique-se de que as flores estejam polinizadas e que a planta não esteja muito densa. O recipiente em que a planta está crescendo deve ser grande (cerca de 5 litros). Para promover o amadurecimento, os pepinos são borrifados com ácido bórico (1 grama por 1 litro de água).

Maneiras de resolver problemas

Muitos problemas podem ser evitados escolhendo a variedade certa para sua varanda ou peitoril de janela e cuidando adequadamente dos seus pepinos. Escolher o local certo para essas plantas também é importante, pois áreas com muita sombra podem causar o murchamento das plantas. Por outro lado, queimaduras solares podem causar queimaduras.

Escolhendo a variedade certa para o peitoril da sua janela

Híbridos e variedades com caules compactos e folhas pequenas que não requerem polinizadores são adequados para varandas e peitoris de janelas. É aconselhável comprar variedades precoces. Picles e pepinos em conserva produzem bem em ambientes internos.

É preferível semear as seguintes variedades no peitoril da janela: Balagan F1 (híbrido partenocárpico, maturação precoce, pepino), Balkonny F1 (híbrido precoce que não requer polinizadores), Garland F1, Calendar F1, Kolibri F1, Sorvanets F1.

Pepinos para o peitoril da janela

Nós organizamos o cuidado adequado para as plantas

Pepinos requerem cuidados adequados e alimentação regular. A primeira adubação é feita quando as mudas têm duas semanas de idade. Nessa idade, elas são fertilizadas com uma solução de ureia. Dez dias depois, aplique outra adubação, alternando constantemente nitrogênio, potássio e fósforo. Regue o solo regularmente, evitando o excesso de água, que pode causar doenças nas plantas. Conforme o arbusto cresce, modele-o e amarre-o a um suporte. Pepinos são sensíveis a correntes de ar. Se estiverem em uma varanda, cubra-os com uma cortina durante ventos fortes.

Sombreamento de áreas excessivamente iluminadas

É melhor plantar pepinos no lado sul da casa, em sombra parcial. Em pleno sol, as plantas podem queimar. Durante o verão, ao meio-dia, recomenda-se sombrear as áreas que recebem muito sol. Você pode pendurar uma cortina e cobrir periodicamente as plantas que crescem na varanda ou no peitoril da janela.

Doenças comuns de mudas e sintomas associados

Se você cuidar bem das suas mudas e evitar regar demais o solo, elas não adoecerão. Se surgirem sintomas de doenças, o primeiro passo é remover as folhas amareladas e os caules doentes.

Doenças do pepino

Perna Preta

Quando mudas jovens começam a desenvolver folhas cotiledonares, podem ser infectadas com canela-preta, uma doença fúngica. As raízes da planta ficam amareladas, o colo da raiz fica escuro e fino, e as folhas murcham. Uma solução fraca de permanganato de potássio pode ser usada para combater a doença.

Mosaico

Doença viral que afeta as folhas do pepino. O vírus pode ser transmitido pelo solo ou por insetos. Numerosas manchas e estrias amareladas ou marrons aparecem nas folhas. Uma solução de permanganato de potássio ou calda bordalesa pode ser usada como medida preventiva.

Como tratar mudas

O tratamento das mudas depende do tipo e da natureza da doença. As mudas podem ser tratadas com produtos químicos ou remédios populares. Cada tipo de doença tem sua própria recomendação de pulverização. Pepinos são frequentemente suscetíveis a doenças fúngicas. Fungicidas protegem contra elas. Não há tratamentos para doenças virais.

Os embriões ficam amarelos

Sinais de doença em arbustos maduros

Durante o desenvolvimento, as plantas podem ser infectadas e "pegar" um fungo encontrado no solo. Clima frio e chuvoso pode desencadear a doença.

Copperhead ou antracnose

Doença fúngica que ocorre em ambientes com alta umidade. Desenvolve-se em caules, folhas e frutos. Os sintomas incluem manchas marrons que aumentam gradualmente e se fundem. A doença causa queda de folhas. As medidas de controle incluem calda bordalesa, Fitosporina, Tiram e Imunocitofito.

Peronosporose

Uma doença fúngica também conhecida como míldio. Os sintomas incluem pequenas manchas amarelas nas folhas, amarelecimento e queda dos brotos dos frutos e redução da produtividade. A doença se desenvolve com excesso de umidade e baixas temperaturas (15 graus Celsius). Os fungicidas utilizados para o controle incluem Hom, Ridomil, SILK e Fitosporin.

Sclerotinia (podridão branca)

Um fungo que pode afetar pepinos cultivados na varanda. Sintomas: uma camada branca e algodoada aparece nas folhas e caules. Esta camada se transforma em muco. A parte superior da planta murcha e a parte inferior do caule começa a apodrecer. A doença é desencadeada por baixas temperaturas e alta umidade. Para prevenir a doença, fertilize a planta com sulfato de zinco, ureia e pulverize com sulfato de cobre.

Podridão radicular

Regar com muita frequência com água fria pode causar apodrecimento das raízes. Os sinais de apodrecimento incluem uma coloração amarronzada nas raízes e no colo, e murcha gradual das folhas, começando pelas inferiores. Os ovários secam e caem. Uma solução de sulfato de cobre é usada para o tratamento.

Podridão cinzenta

Doença fúngica que aparece em caules, folhas e frutos. Os sintomas incluem grandes manchas marrom-acinzentadas que aumentam gradualmente de tamanho e levam ao apodrecimento. A doença ocorre em condições de alta umidade e baixas temperaturas. Trichodermin e Euparen Multi são usados ​​para tratar pepinos.

Euparen Multi

Oídio

Doença fúngica que se torna ativa em clima frio e úmido. Os sintomas incluem múltiplas manchas brancas e ásperas nas folhas, frutos e caules. O tratamento inclui: Albita, Topázio, solução de cinza de madeira ou carbonato de sódio.

Tratamento e procedimentos médicos

Pepinos serão menos suscetíveis a doenças se você desinfetar o solo e tratar as sementes com uma solução de permanganato de potássio antes do plantio. Você pode aquecer o solo durante altas temperaturas ou, inversamente, deixá-lo congelar durante baixas temperaturas. É essencial desinfetar os recipientes nos quais as mudas serão cultivadas.

Se os pepinos ficarem doentes, é aconselhável tratá-los primeiro com preparações biológicas (Albit, Gamair). Esses produtos aumentam a imunidade e estimulam o crescimento das plantas. As preparações biológicas podem ser aplicadas repetidamente até que os sinais da doença desapareçam completamente.

Albita para processamento

Em casos avançados, são utilizados fungicidas químicos (Topaz, Bayleton). Seu efeito dura de 7 a 20 dias. Esses medicamentos são mais eficazes, mas são tóxicos.

Pulverização preventiva de pepinos

Se a doença ainda não se espalhou, pode-se usar pulverização preventiva com remédios populares. Pepinos podem ser tratados com soro de leite fermentado diluído em água em temperatura ambiente (1 parte para 5 partes). Você também pode pulverizar as folhas com uma solução de cinza de madeira ou sabão em pó nas mesmas proporções.

Como medida preventiva, os pepinos são pulverizados com uma solução fraca de permanganato de potássio, calda bordalesa ou sulfato de cobre. É importante monitorar as condições climáticas e os horários de rega, evitando o excesso de água.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata