- Por que os pepinos são deformados?
- Má nutrição
- Falta de potássio
- Falta de nitrogênio
- Negligência das regras de rotação de culturas
- Variedades inapropriadas
- Bairro errado
- Violação das regras de cuidado
- Mudanças repentinas de temperatura
- Organização incorreta da irrigação
- Colheita prematura
- O que posso fazer para os pepinos crescerem retos?
- Medidas preventivas
Pepinos são uma das hortaliças mais comuns. Seus frutos são bastante suculentos e nutritivos. São ótimos para consumo fresco, em conserva e salgados. No entanto, nem todos os jardineiros conseguem produzir pepinos de qualidade comercializável ao cultivá-los em estufas. Portanto, para garantir o formato perfeito dos pepinos, antes de cultivar hortaliças em sua horta, você precisa saber por que os pepinos em estufas crescem tortos e como evitar isso.
Por que os pepinos são deformados?
Não há uma resposta definitiva para o motivo pelo qual pepinos em estufas crescem tortos. Esse desvio pode ocorrer por diversos motivos. Aqui estão alguns exemplos dos fatores mais comuns que podem fazer com que pepinos desenvolvam uma aparência torta anormal e como corrigi-los.
Má nutrição
Pepinos são uma cultura delicada que requer nutrição adicional. Sem os nutrientes necessários, os frutos ficam deformados e a folhagem amarela. Ao mesmo tempo, o excesso de nutrientes impacta negativamente a produtividade.
Portanto, ao cultivar pepinos, é importante considerar a concentração de fertilizantes, o tempo e os métodos de aplicação.
Falta de potássio
O potássio é um dos micronutrientes mais importantes para os pepinos. Promove o fluxo de seiva e o desenvolvimento da planta. Também desempenha um papel na formação dos frutos.

Quando há deficiência de potássio, os pepinos adquirem o formato de pera. Eles normalmente têm um "fundo" estreito e uma ponta esférica. Além disso, quando deficiência de potássio em pepinos aparece um gosto amargo, e é por isso que qualquer prato pode ser arruinado com apenas um ingrediente.
Você pode aumentar o potássio no solo com fertilizantes como:
- cinzas de madeira;
- Sulfato de potássio e magnésio;
Para preparar uma infusão de cinzas, use 1 a 2 litros de resíduos de madeira não combustíveis e 15 litros de água. Após deixar a mistura em infusão por vários dias, dilua o concentrado resultante em um balde de água e aplique 0,5 litro por arbusto.
O sulfato de potássio e magnésio é usado na forma seca, na proporção de 20 gramas de pó por metro quadrado. Esses fertilizantes são aplicados como cobertura de raízes. A época ideal para aplicação é considerada durante as fases de floração e frutificação.

Falta de nitrogênio
Componentes que contêm nitrogênio são importantes para os pepinos em todas as fases do seu crescimento. A deficiência de nitrogênio afeta negativamente o crescimento da folhagem, a floração e a frutificação. No entanto, o excesso de nitrogênio pode fazer com que os frutos do pepino se enrolem e desenvolvam uma aparência torta. Para saturar o solo com a quantidade necessária de nitrogênio, jardineiros experientes recomendam o uso de um remédio popular à base de esterco de galinha. Ele é aplicado aos pepinos na forma líquida.
Esquema para preparação da solução:
- O esterco de galinha é diluído em água na proporção de 50:50.
- A mistura concentrada é infundida por 3 dias.
- Após o tempo especificado, a solução é diluída com água na proporção de 1:10.

O concentrado resultante é introduzido no solo, sob as raízes das plantas.
Negligência das regras de rotação de culturas
O enrolamento dos pepinos também ocorre quando as hortaliças não são cultivadas corretamente em estufa. A rotação incorreta de culturas perturba o equilíbrio mineral do solo e leva à fadiga do solo. Portanto, para manter uma aparência atraente, os pepinos precisam ser alternados anualmente com outras plantas. O método ideal de rotação de culturas é considerado a rotação "raiz-topo". Essa abordagem também evitará que os vegetais fiquem amargos.
Variedades inapropriadas
Ao cultivar diversas variedades de hortaliças em terreno aberto ou fechado, é necessário levar em consideração a qual variedade elas pertencem.
Existem duas categorias de pepinos:
- híbridos;
- partenocárpico.

A primeira variedade produz ovários frutíferos sem polinização. As variedades partenocárpicas produzem frutos apenas com a ajuda de insetos polinizadores. Se as flores dessas plantas estiverem localizadas próximas umas das outras, ocorre polinização cruzada. Na maioria dos casos, esse processo resulta em crescimento prejudicado da planta, e os frutos começam a enrolar.
Bairro errado
Pepinos podem ser ameaçados por culturas comestíveis e vegetais comuns. Combinações inadequadas de plantas em estufas podem levar à produção de secreções nas raízes e folhas, contribuindo para a alelopatia.
Portanto, os seguintes são considerados vizinhos opressores para pepinos:
- batata;
- tomates;
- ervas;
- saladas verdes.

Não é aconselhável plantar pepinos perto ou perto de plantas que os sombreiem. A luz insuficiente fará com que os pepinos acumulem baixos níveis de açúcar e outros nutrientes.
Violação das regras de cuidado
O trabalho agrícola desempenha um papel importante no cultivo de pepinos. Não exige muita mão de obra e não ocupa muito do seu tempo livre. No entanto, as práticas agrícolas exigem o cumprimento de certas regras.
Mudanças repentinas de temperatura
Pepinos são plantas que gostam bastante de calor, começando a se enrolar em condições de frio extremo e oscilações de temperatura. A faixa de temperatura ideal para pepinos é considerada entre 14,5 e 42 graus Celsius. As temperaturas diurnas que melhoram a comercialização ficam entre 25 e 30 graus Celsius, e as temperaturas noturnas, entre 15 e 20 graus Celsius.

Se a amplitude térmica cair, as mudas e os pepinos maduros são cobertos com filme plástico adicional para evitar o congelamento. Quando a temperatura do ar excede os limites máximos, as estufas precisam ser ventiladas.
Organização incorreta da irrigação
As hortaliças reagem negativamente à rega inadequada. Práticas de irrigação inadequadas levam ao surgimento de diversas doenças, que podem fazer com que os frutos cresçam tortos. Regras para irrigar pepinos em estufas:
- A rega deve ser feita com cuidado, diretamente na raiz das plantas, sem mexer no solo ou quebrar os caules. Portanto, é melhor usar um regador de jardim do que uma mangueira.
- A água de irrigação deve ser morna, entre 18 e 23 graus Celsius. Nunca deve ficar abaixo de 10 graus Celsius. Caso contrário, os pepinos não só param de crescer como também morrem.
- Em verões secos, bem como em solos arenosos leves, as plantas são regadas várias vezes por semana.
- Em climas úmidos e em solos que retêm bem a água, a rega é feita com menor frequência, mas com mais abundância.
- Para evitar queimaduras solares nas folhas quando expostas à umidade, é melhor irrigar de manhã ou à noite.
- Recomenda-se ventilar a estufa antes de regar. Se houver previsão de geada durante a noite, é melhor adiar a rega para a manhã seguinte.
- A taxa de rega recomendada para plantas jovens é de 5 a 10 litros por metro quadrado. Durante a frutificação, esse número aumenta para 15 a 20 litros.

Os valores apresentados não são críticos. Podem variar dependendo da variedade do fruto e da planta em forma de gancho.
Dica! Algumas variedades e híbridos de pepino têm necessidades hídricas específicas. Portanto, ao comprar um vegetal específico, é uma boa ideia ler as instruções de cultivo incluídas. Elas geralmente estão na embalagem das sementes.
Colheita prematura
Se os jardineiros seguirem todas as instruções de cultivo, mas os pepinos ainda parecerem tortos, devem prestar atenção à colheita. Se a colheita for tardia, numerosos pepinos crescidos demais se formarão nos arbustos. Mesmo que esses gigantes não sejam mais comestíveis, eles continuam absorvendo nutrientes. Como resultado, os pepinos jovens são privados de micronutrientes benéficos e começam a enrolar. Para evitar isso, jardineiros experientes recomendam a colheita a cada 2-3 dias.

O que posso fazer para os pepinos crescerem retos?
O volume de produção e a curvatura dos frutos do pepino dependem de dois fatores principais: composição do solo e práticas agrícolas.
O atendimento oportuno inclui:
- rega;
- capina;
- afrouxamento.
Se o solo for pobre em nutrientes, deve ser fertilizado com potássio, nitrogênio e fósforo. Se o solo estiver infectado por bactérias ou fungos, recomenda-se a desinfecção. Uma solução rosa de permanganato de potássio é usada para desinfecção.

Medidas preventivas
O conjunto de medidas destinadas a evitar que os pepinos se dobrem em forma de gancho foi descrito acima. Portanto, para evitar a deformação, você precisa seguir os seguintes passos:
- Observe a rotação de culturas.
- Não coloque híbridos e variedades partenocárpicas nas proximidades.
- Alimente o solo com nutrientes benéficos.
- Regue os pepinos com água morna, conforme necessário.
- Capine e aplique cobertura morta no solo.
- Considere a proximidade de outras culturas vegetais.
- Observe as condições de temperatura e luz.
Além disso, não se esqueça da colheita regular.Assim, tendo aprendido o que os pepinos podem ter de errado com base no formato do fruto, cada jardineiro pode realizar certas tarefas de forma independente. Como você pode ver, essas etapas não são tão difíceis e não levam muito tempo. No entanto, se você seguir essas recomendações, os pepinos adquirirão excelente sabor e comercialização, o que impactará positivamente suas vendas.












Conselhos bons e práticos