Por que você precisa cegar pepinos e como fazer isso em uma estufa e em campo aberto?

Ao cultivar pepinos, é essencial seguir práticas agrícolas adequadas para garantir uma colheita abundante. Uma técnica importante é o cultivo cego de pepinos. Este procedimento tem uma série de nuances, por isso, jardineiros inexperientes são aconselhados a se familiarizarem com todas as nuances.

O que significa cegamento de pepino?

Durante o cegamento, as videiras de pepino são pinçadas da base do caule até uma altura de 50 cm. Inflorescências, brotos laterais e ovários são pinçados. O cegamento dos vegetais promove o crescimento e o desenvolvimento vigorosos de toda a planta e dos brotos laterais em crescimento, que constituem uma parte significativa das inflorescências. Essa prática agrícola também evita que a folhagem fique densa nas partes inferiores das plantas, e a zona radicular é constantemente ventilada.

Quais variedades requerem cegamento?

Duas categorias de pepinos requerem poda: variedades polinizadas por abelhas e variedades híbridas, que requerem polinização para produzir frutos. A principal característica dessas variedades é que a maior parte dos frutos é produzida nos brotos laterais. Isso ocorre porque as flores masculinas crescem nos caules, enquanto as flores femininas, que produzem frutos, crescem nos brotos.

Variedades que requerem poda desenvolvem ramos no final da estação, sendo necessário um estímulo adicional ao crescimento lateral. Após a poda do caule principal, as plantas começam a crescer com mais vigor e a formar brotos.

Formando pepinos

Vantagens e desvantagens da técnica

A cegueira de pepinos tem diversas vantagens. Os principais benefícios deste procedimento são os seguintes:

  • o crescimento dos brotos laterais acelera e o número de inflorescências aumenta;
  • pepinos cultivados em canteiros abertos e estufas feitas de policarbonato e outros materiais podem ser cegados;
  • as plantas dão frutos mais cedo e a colheita não demora muito;
  • A pinça reduz a probabilidade de desenvolvimento de doenças infecciosas que têm um efeito prejudicial no crescimento dos arbustos e na frutificação;
  • o arbusto cego direciona sua energia para o crescimento intensivo de massa verde;
  • As características de sabor da colheita são melhoradas e a probabilidade de ocorrência de um gosto amargo é reduzida.

O método em questão praticamente não apresenta desvantagens. Se todas as regras do procedimento forem seguidas, as plantas serão beneficiadas. A não observância dos procedimentos adequados de cegamento pode resultar em redução da produtividade.

Técnica de cegamento

Quando o procedimento deve ser realizado?

A poda deve ser realizada de acordo com o desenvolvimento da planta. Se os pepinos estiverem apoiados, a poda deve ser feita quando o broto principal atingir 1-1,2 m de altura. Para realizar este procedimento em pepinos sem apoio, espere até que quatro folhas se formem no caule principal.

Tecnologia de cegamento de plantas

Para atingir o resultado desejado e evitar danos às plantas, os pepinos devem ser podados com uma técnica específica. O procedimento envolve a remoção de inflorescências femininas, gavinhas e brotos laterais das axilas de todas as folhas localizadas na parte inferior dos arbustos. Recomenda-se o uso de tesouras de poda para remover esses elementos com cuidado e evitar danos às plantas frutíferas.

Tecnologia ofuscante

Esquemas recomendados para formar arbustos de pepino

O padrão de plantio de pepino depende de onde as mudas são plantadas. Padrões diferentes, cada um com suas características únicas, são usados ​​para pepinos plantados no jardim ou na estufa.

Na estufa

Em uma estufa, é melhor cultivar variedades híbridas de pepino que produzam inflorescências predominantemente femininas. Para simplificar o desenvolvimento dos arbustos, escolha variedades com pouca ramificação. Quanto menos brotos laterais as plantas produzirem, mais fácil será cuidar delas.

Pepinos plantados em estufas são mais bem conduzidos em um único caule, que pode então ser fixado a uma treliça. As plantas devem ser fixadas após a formação de cinco folhas. Uma cobertura de luz uniforme em todas as partes da planta garante um amadurecimento suave e a colheita será rápida. A maioria dos vegetais crescerá no caule principal, portanto, não será necessário beliscar.

Pepinos de estufa

Os pepinos de estufa são cortados às cegas quando a coroa atinge uma altura de 50 cm. Quando a próxima seção do caule cresce, entre 50 e 100 cm, os ovários formados são deixados nas axilas das folhas, e os brotos laterais são arrancados acima da primeira folha.

Quando o topo do caule atinge a extremidade da treliça, ele é jogado para o lado oposto e direcionado para baixo. Quando a distância do topo ao solo for inferior a 50 cm, a base deve ser pinçada.

Em uma seção de 1,5 metro do caule, quatro folhas são deixadas nos brotos laterais. Pelo menos uma folha é sempre deixada acima de cada ovário, que é usada para nutrir o fruto.

Cuidando de pepinos

Se os brotos da planta cresceram demais devido à formação tardia do arbusto, é melhor não arrancar os brotos laterais. Danos causados ​​pelo corte de brotos fortes podem enfraquecer o sistema imunológico da planta e promover doenças infecciosas. Todas as recomendações listadas para moldar plantas cultivadas em condições de estufa devem ser seguidas durante todo o período de verão.

Em campo aberto

Pepinos plantados em campo aberto desenvolvem-se de forma um pouco diferente daqueles cultivados em estufa. As plantas nos canteiros devem ser inspecionadas regularmente, e o caule floral deve ser aparado imediatamente após a formação da primeira inflorescência e dos pequenos frutos. Recomenda-se o uso de tesouras de jardinagem especializadas ou outras ferramentas adequadas para remover o caule floral. Em casos extremos, você pode puxar o caule floral com cuidado sem danificar a planta.

Folhas de pepino

Além do pedúnculo, é aconselhável remover as segundas inflorescências com ovários. Isso ajudará a aumentar o crescimento dos ramos laterais, resultando em maiores rendimentos e melhor sabor dos frutos. A poda das plantas em canteiros geralmente é feita até a 9ª ou 10ª folha. O cumprimento dessa restrição é essencial para o crescimento e desenvolvimento normais dos arbustos.

Antes de pinçar e dar forma aos pés de pepino, verifique se há brotos laterais. Se a planta tiver formado de 6 a 8 folhas, mas nenhum broto lateral tiver surgido, você pode pinçar as pontas das plantas. A poda dos caules ajudará a garantir uma colheita maior no início da temporada.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata