Pepinos prosperam em estufas em comparação com o cultivo ao ar livre em climas temperados com condições climáticas instáveis. Hortaliças cultivadas sob cobertura plástica rendem uma colheita mais rápida. No entanto, o tamanho da colheita depende do método preciso de pinçamento dos pepinos na estufa. Se o procedimento for realizado incorretamente, o crescimento das hortaliças em ambientes internos será prejudicado.
Os pepinos devem ser pinçados em uma estufa?
Entre os aspectos importantes do cuidado com as plantas vegetais está o cegamento, ou beliscando pepinos na estufa.
O objetivo do procedimento é garantir que as videiras:
- mais flores femininas apareceram;
- o crescimento dos brotos laterais tornou-se mais ativo;
- os frutos amadurecem mais rápido.
Quando os jardineiros negligenciam a poda dos pepinos em estufa, sua produção diminui. Eles terão que polinizar as flores introduzindo abelhas e vespas dentro de casa. Isso é difícil e raramente dá certo.
Quanto mais brotos de primeira e segunda ordem forem formados, mais rápido será o desenvolvimento dos frutos. Esse processo pode ser acelerado modelando os arbustos. Lembre-se de que esse procedimento deve ser realizado após a amarração dos brotos de pepino. Isso garantirá que eles recebam luz suficiente, que atravessa o policarbonato e o vidro. Blindar os brotos também é mais fácil e prático.

Benefícios da pinça em estufa
Embora os jardineiros sejam céticos em relação à remoção de hastes de pepino, os cientistas acreditam que o procedimento tem efeitos positivos no cuidado das plantas. Remover algumas hastes contendo flores masculinas ajuda a:
- formação de ovários femininos;
- aumento de rendimentos;
- melhoramento de plantas de estufa;
- reduzindo o amargor das frutas.
O cegamento é necessário para variedades de pepino autopolinizadoras, com flores masculinas e femininas, ou polinizadas por abelhas. No entanto, estas últimas variedades raramente são utilizadas para cultivo em estufas. Pepinos partenocárpicos não requerem cegamento.

Um diagrama para beliscar pepinos em uma estufa
Para realizar o cegamento corretamente, você precisa conhecer o procedimento passo a passo:
- Mudas de pepino preparadas são plantadas em uma estufa quando têm 25 a 30 dias de idade.
- O broto principal de ordem zero, ou seja, cultivado a partir de sementes, deve ser pinçado acima da 2ª folha verdadeira. Do toco restante, com 0,3-0,5 centímetros de comprimento, surgirão brotos laterais de primeira ordem.
- Beliscá-los estimula o crescimento de brotos secundários, que produzem a maioria das flores femininas. Este procedimento funciona melhor quando uma rede ou arame é esticado sobre a estufa, ao longo do qual as videiras de pepino são conduzidas verticalmente.
- Os brotos superiores de primeira ordem, que crescem a partir da axila da segunda folha verdadeira, começam a brotar. É melhor pinçar acima da 7ª à 9ª folha.
- O ramo inferior da 1ª ordem, emergindo da axila da 1ª folha verdadeira, está acima da 5ª-6ª folha.
- Os caules de segunda ordem resultantes são pinçados acima do primeiro ovário que apareceu.
- Se não houver ovários nas axilas da 1ª, 2ª e 3ª folhas desses caules, é melhor cortar todo o broto.
- Em seguida, belisque os brotos de primeira ordem quando os caules atingirem a ponta superior do arame.

É assim que os pés de pepino são formados em 2 hastes.
O método correto para formar um único caule envolve a remoção dos brotos primários. O broto inferior deve ser removido acima do primeiro ovário, e o broto superior, que se tornou o caule principal, deve ser removido acima da 8ª ou 9ª folha. O caule principal é removido novamente quando atinge o topo da treliça ou rede. Os brotos laterais deste caule devem ser removidos acima do ovário.
Regras para a condução da operação
A poda deve ser feita com cuidado. Se os pepinos forem formados em um único caule, inspecione as videiras presas ao arame semanalmente. Os arbustos devem ser amarrados 10 dias após o plantio. Os brotos e flores são podados nas axilas da primeira à quarta folha. Assim que as cinco folhas seguintes tiverem crescido, é necessário podar os brotos laterais. Finalize a modelagem do arbusto beliscando a parte superior do caule principal.
Você pode formar um arbusto com vários caules. Os brotos laterais são puxados em direção ao broto principal quando os primeiros brotos aparecem. Todos os caules emergentes são presos ao broto principal por gavinhas.

Durante o período de trabalho:
- Folhas amareladas e gavinhas danificadas são cortadas, não arrancadas.
- Utilize somente instrumentos cortantes desinfetados.
- É melhor não deixar tocos depois de beliscar.
- Flores masculinas e brotos em excesso são removidos em tempo hábil.
O procedimento será eficaz se realizado corretamente. Use luvas de borracha e higienize seus instrumentos para evitar que se tornem uma fonte de doenças para seus pepinos.
Quais variedades não requerem pinçamento?
Quando não há tempo para beliscar pepinos, vale a pena plantar variedades fáceis de cuidar na estufa.

Foram desenvolvidas variedades de pepino que crescem como plantas de caule único ou sem brotos laterais. Uma característica distintiva dos pepinos de caule único é que seus frutos crescem em cachos. Isso significa que uma única planta pode produzir um grande número de pepinos, até 500. Os pepinos desse tipo de hortaliça costumam ser saborosos, suculentos e sem amargor.
Muitos deles são parentes dos pepinos. Cuidar de plantas de caule único é simples, e as hortaliças são caracterizadas pela maturidade precoce e resistência a doenças. Os primeiros pepinos aparecerão nas estufas em apenas um mês.
Entre as melhores variedades para estufas, destacam-se os seguintes híbridos: Nasha Masha, Druzhnaya Semeyka, Malchik-s-Thumb, Russkiy Stil, Prestige.
Pepinos com galhos fracos não precisam ser pinçados. Plantar híbridos em estufa dispensa a poda dos caules. Pequenos brotos laterais se formam. pepinos da variedade VyugaValdai, Metelitsa, Severyanin. É melhor escolher variedades partenocárpicas que não requerem polinização.











