Por que as folhas do pepino desenvolvem uma camada ou manchas brancas e o que pode ser feito para tratá-las?

Manchas brancas aparecendo nas folhas do pepino indicam uma infestação da planta por vírus, fungos ou pragas. Este é um pensamento comum para todos os jardineiros que se deparam com esse fenômeno. No entanto, nem sempre está associado a doenças ou pragas. Para entender com o que você está lidando, é importante aprender a reconhecer os sintomas de uma doença específica.

Por que aparecem manchas brancas nas folhas do pepino?

Todo jardineiro sonha com uma colheita farta no final da estação. Mas todos os seus planos podem mudar quando as folhas e caules da planta ficam cobertos de manchas brancas.

Se você notar uma camada branca nas folhas do pepino, isso significa que a cultura foi atacada por parasitas que causam várias doenças:

  • oídio;
  • mosaico;
  • podridão branca;
  • antracnose;
  • Ascocitose;
  • ácaro-aranha.

Quanto mais cedo uma doença for identificada, mais cedo o tratamento poderá ser iniciado. Isso aumenta as chances de salvar a maior parte da colheita. Caso contrário, as plantações terão que ser destruídas. Mesmo em ambientes fechados, os vegetais são vulneráveis ​​a microrganismos que podem causar doenças.

Oídio

Os parasitas que causam a doença só sobrevivem se conseguirem sobreviver dentro do tecido do pepino. Durante o parasitamento, os microrganismos criam micélio na superfície das folhas. Eles penetram profundamente nas células e, assim, sobrevivem sem perturbações durante todo o período de crescimento da planta. Partículas de microrganismos são então transportadas por toda a área por insetos e pelo vento.

Oídio

O oídio é caracterizado pela formação de uma camada branca que rapidamente cobre toda a planta. Isso danifica brotos e ramos jovens, resultando em perdas na colheita.

É possível se livrar do oídio. O primeiro passo é identificar a doença. Depois, tome medidas para eliminá-la.

Mosaico de pepino

O principal sintoma da doença é o aparecimento de manchas em forma de estrela. Em estágios avançados, a folha fica branca. As nervuras, normalmente verdes, raramente são visíveis. As plantas afetadas pelo mosaico param de dar frutos.

Mosaico viral

Frutos podem se formar durante a doença, mas parecem doentes. São pequenos e cobertos por inúmeras protuberâncias. Os pepinos ficam cobertos de listras brancas e amarelas. A doença do mosaico afeta pepinos cultivados em estufas.

Podridão branca

Jardineiros encontram essa patologia quando as condições são favoráveis ​​ao desenvolvimento da doença. Fungos são a causa do seu aparecimento. podridão branca em pepinosEles passam o inverno no solo e começam a se reproduzir ativamente quando a umidade do ar e do solo aumenta.

No início da doença, partes individuais da planta ficam cobertas por corpos brancos. Com o tempo, esses corpos mudam de cor e ficam pretos. Após algum tempo, os caules, frutos e folhas ficam cobertos por uma camada branca sólida. Sob a influência do fungo, partes da planta amolecem e apodrecem. A podridão branca também é conhecida como esclerotínia.

Podridão branca

Ascocitose

Manchas brancas em pepinos são frequentemente causadas pela ascochyta. Rachaduras nas folhas são visíveis sob a camada branca. Essa característica distingue a ascochyta de outras doenças com sintomas semelhantes.

A cor das lesões não permanece branca, mas muda com o tempo. Podem ficar marrons. A doença da Ascochyta se desenvolve devido ao aumento da umidade do ar. Pepinos não devem ser consumidos frescos ou em conserva, pois os esporos penetram na polpa.

Antracnose

Na antracnose, manchas brancas aparecem não apenas nas folhas, mas também nos caules, e posteriormente se espalham para os frutos verdes. Inicialmente, as manchas são brancas, mas gradualmente tornam-se marrons. O fruto fica coberto de caroços da mesma cor.

Antracnose nas folhas

Se a antracnose for detectada em uma plantação, significa que a pessoa a plantou usando sementes de baixa qualidade. No entanto, isso não significa que as sementes estejam proibidas, e a única opção é descartá-las. O material de plantio deve passar por um processo de desinfecção. Caso contrário, você perderá muito tempo e esforço, mas não obterá uma colheita.

Ácaro-aranha

Devido ao seu pequeno tamanho, o inseto é difícil de ser detectado imediatamente; ele se assemelha a um ponto. Isso, por sua vez, atrasa o tratamento. O ácaro vive na parte inferior das folhas, tecendo uma teia. Os jardineiros notam o aparecimento da planta quando as folhas ficam cobertas por pontos claros.

Eles são praticamente brancos, e uma teia é visível entre o caule e o pecíolo. A folha seca e cai. Pepinos são suscetíveis a ácaros em climas quentes com baixa umidade. O ar costuma estar seco nessa época.

Ácaro-aranha

Primeiros passos quando manchas brancas são detectadas

Existem os seguintes métodos que ajudam a combater doenças:

  • produtos químicos;
  • medicina tradicional.

Normalmente, o tratamento começa com o uso dos meios disponíveis. Se a doença estiver em estágio grave, opta-se pelo tratamento químico. Em alguns casos, ambos os métodos são usados ​​simultaneamente.

Produtos químicos

Estes são considerados o método mais popular para combater doenças em pepinos. Sua vantagem é que cada um é projetado para uma doença específica. Eles agem rapidamente e matam as pragas imediatamente. Também podem ser usados ​​em estufas.

Mosaico de pepino e ácaro-aranha

Pulverizar com Fitoverm e Akarin é eficaz contra ácaros. Aktara ou Actellic ajudam a impedir o rápido desenvolvimento do mosaico do pepino. Esses produtos são aplicados não apenas nas plantas, mas também em todas as ferramentas.

Fitoverm para carrapatos

Antracnose e praga da ascoquita

A conhecida calda bordalesa elimina doenças em seus estágios iniciais. O produto não ajudará se as doenças persistirem nas plantações por muito tempo. Neste caso, a única solução é destruir a plantação na terra; estas são medidas extremas.

Oídio

As plantas afetadas são pulverizadas uma vez por semana com uma solução de sulfato de cobre e sabão. Alternativamente, a planta pode ser tratada com uma solução preparada de enxofre coloidal. Ambas as opções são eficazes.

Podridão branca

Controlar esta doença é mais como fertilizar pepinos. Para preparar uma mistura, você precisará de sulfato de cobre, sulfato de zinco e ureia. Os ingredientes são diluídos em água e aplicados nas plantas.

Podridão branca

Remédios populares

Quando manchas brancas aparecem em pepinos, tratamentos químicos nem sempre são uma opção. A maioria das pessoas recorre a métodos tradicionais e mais seguros. Quando manchas brancas são descobertas, remover as partes afetadas da planta é o primeiro passo para combater a doença.

As ervas daninhas são removidas junto com folhas, brotos e frutos, pois o patógeno gosta de se esconder neles.

Para preparar uma solução em spray, use leite, soro de leite e permanganato de potássio. A pulverização é feita com componentes individuais. Um "coquetel" também pode ser preparado com esses ingredientes.

Prevenção de doenças e pragas em pepinos

Medicamentos e remédios populares são bons, mas a melhor solução é prevenir a progressão da doença. Essas são medidas preventivas que não exigem tanto esforço e recursos quanto outros métodos de tratamento.

Doenças do pepino

Regras que os jardineiros seguem:

  1. Os canteiros são inspecionados regularmente para verificar se há ervas daninhas.
  2. Ao plantar pepinos, mantenha o espaçamento adequado para garantir a circulação de ar. Isso é especialmente importante em estufas.
  3. Os arbustos são regados com água morna.
  4. Após a execução dos trabalhos de escavação, os equipamentos são cuidadosamente tratados com desinfetantes.
  5. A rotação de culturas é praticada. Os pepinos não devem ser plantados no mesmo local em todas as estações.
  6. Procedimentos de cobertura morta são realizados regularmente em terrenos abertos.
  7. A camada superior do solo é desinfetada despejando água fervente sobre ela.

O desenvolvimento de doenças pode ser prevenido criando condições ideais para a cultura. Ao monitorar cuidadosamente o crescimento e o desenvolvimento das mudas de pepino, as patologias são interrompidas nos estágios iniciais. E o último conselho valioso é tomar medidas preventivas com cuidado e alimentar a plantação.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata