- O que é uma cama quente para pepinos?
- Prós e contras do método
- Como elas afetam o crescimento e a frutificação dos pepinos?
- Qual é a melhor época para formar canteiros?
- Na primavera
- A melhor época para o outono
- Nós mesmos fazemos a estrutura
- Coleção de material
- Escolhendo um local
- Opções de design
- Criado
- Superficial
- Barril
- As nuances da formação de leitos quentes
- Camas quentes submersas em uma estufa
- Camas quentes em terreno aberto
- Camas quentes sem esterco
- Com grama fresca
- Com esterco
- Quando e como plantar pepinos em um canteiro quente
- Como cultivar pepinos em um canteiro quente
- Conclusão
É sabido que pepinos são vegetais que gostam de calor e crescem melhor em estufas. Para obter uma boa colheita ao cultivar pepinos ao ar livre, você precisará criar canteiros aquecidos para eles. Antes de fazer isso, é importante se familiarizar com todas as nuances da criação de canteiros aquecidos para o cultivo de vegetais.
O que é uma cama quente para pepinos?
Antes de fazer um canteiro isolado, você precisa entender as características deste projeto.
Muitos jardineiros chamam esses canteiros de "bolo em camadas", cujo elemento-chave é o fertilizante orgânico. Serragem, grama podre, esterco e turfa também podem ser adicionados. A interação de todos esses componentes aumenta a temperatura do solo, permitindo que os pepinos sejam plantados de 10 a 15 dias antes.
Prós e contras do método
O uso de canteiros aquecidos para o cultivo de hortaliças apresenta diversas vantagens e desvantagens, que devem ser consideradas com antecedência. As principais vantagens incluem:
- O solo aquece rapidamente. O aumento da temperatura do solo promove o crescimento e a produtividade dos arbustos plantados.
- Drenagem melhorada. Canteiros multicamadas isolados têm boa drenagem, evitando que a umidade permaneça no solo por longos períodos.
- Protegendo plantas contra doenças. Hortaliças cultivadas em canteiros aquecidos raramente sofrem de doenças fúngicas.
- Cultivar pepinos é mais fácil. Ao cuidar das mudas, você não precisará perder tempo removendo ervas daninhas e afofando o solo.

Uma das desvantagens desse projeto é a secagem rápida do solo. Por esse motivo, jardineiros experientes desaconselham o uso de canteiros rebaixados para quem mora em regiões do sul. A cobertura morta pode ajudar a retardar o processo de secagem.
No entanto, há outras dificuldades que os jardineiros podem enfrentar:
- Se você criar um canteiro quente incorretamente, os vegetais plantados crescerão mal;
- espaço livre limitado, o que impede o crescimento dos arbustos.
Como elas afetam o crescimento e a frutificação dos pepinos?
Pessoas que planejam equipar seu jardim ou horta com esses canteiros estão interessadas em como eles afetam a frutificação e o desenvolvimento dos pepinos.
As plantas plantadas nesses canteiros começam a dar frutos 2 a 3 semanas antes do normal. Com os devidos cuidados, as mudas podem render muito mais do que quando cultivadas em canteiros comuns.

Qual é a melhor época para formar canteiros?
Para obter uma boa colheita de pepinos, você precisa decidir o momento da formação dos canteiros.
Na primavera
A primavera é a época em que muitos jardineiros preparam seus canteiros para o plantio de hortaliças até o final de março. Recomenda-se começar a moldar os canteiros nas primeiras semanas de março. Ao plantar pepinos de maturação precoce, a moldagem dos canteiros e o plantio podem ser adiados para meados ou final de abril, quando não há geadas noturnas severas.
A melhor época para o outono
Alguns produtores de vegetais cultivam pepinos no outono, em vez da primavera. A formação dos canteiros deve ser concluída no início de setembro para que as mudas de pepino tenham tempo de se fortalecer antes das geadas de outono. Se os arbustos forem plantados em uma estufa, não é necessário fazer tudo no início do outono, pois nas condições da estufa eles são protegidos de forma confiável das baixas temperaturas.
Nós mesmos fazemos a estrutura
Para fazer seu próprio canteiro isolado, você precisa reunir os materiais necessários e escolher um local para cultivar as plantas.
Coleção de material
Os seguintes materiais são mais frequentemente utilizados na fabricação da estrutura:
- Plástico. Algumas pessoas fazem estruturas de plástico porque são relativamente leves e portáteis. No entanto, jardineiros experientes desaconselham o uso de plástico, pois ele libera substâncias químicas perigosas no solo.
- Ardósia. Considerado um material ideal para a construção de canteiros baixos para pepinos compactos. A ardósia também aquece rapidamente e retém bem o calor.
- Madeira. Um material acessível e confiável que não prejudica os vegetais que você cultiva. Sua única desvantagem é que apodrece em alta umidade.
Escolhendo um local
Recomenda-se escolher com antecedência o local mais adequado para o plantio de pepinos. Este vegetal requer bastante luz solar e, portanto, não deve ser plantado em áreas sombreadas do jardim. Os pepinos devem ser cultivados em local protegido do vento.

Opções de design
Existem três opções principais para projetar canteiros isolados para pepinos.
Criado
Este projeto é frequentemente utilizado por produtores de vegetais que vivem na Sibéria. Os canteiros elevados são geralmente construídos em terrenos abertos, mas alguns também os constroem em estufas. As vantagens dessas estruturas incluem:
- as plantas são melhor aquecidas pelo sol;
- aumentando a produtividade das colheitas;
- facilidade de cultivo de vegetais;
- proteção contra insetos do solo.
Superficial
Se os vegetais forem cultivados em regiões áridas com verões quentes, é melhor construir canteiros superficiais. Nesse caso, a estrutura é cavada no solo a uma profundidade de 15 a 20 centímetros. Essas estruturas enterradas duram de 5 a 6 anos, após os quais precisarão ser substituídas.

As principais vantagens das cristas superficiais são consideradas:
- retenção de umidade no solo a longo prazo;
- não há necessidade de afrouxar o solo regularmente;
- economizando espaço livre no site.
Barril
Às vezes, as camas aquecidas são feitas de barris de metal ou madeira. As estruturas de barris apresentam as seguintes vantagens:
- colheita simplificada;
- não há necessidade de cavar o solo;
- amadurecimento rápido de pepinos.

As nuances da formação de leitos quentes
Antes de começar a trabalhar, você precisa se familiarizar com as nuances básicas da construção de estruturas isoladas para o cultivo de pepinos.
Camas quentes submersas em uma estufa
Ao construir um canteiro rebaixado em uma estufa, a estrutura é cavada no solo a uma profundidade de 60 a 65 centímetros e, em seguida, preenchida com matéria orgânica. Primeiro, é colocada uma camada rasa de folhas podres com topos e cascas. Em seguida, adiciona-se esterco composto. Cubra com terra preta misturada com cinzas.

Camas quentes em terreno aberto
Primeiro, uma vala de 1,5 metro de largura e 50 a 60 centímetros de profundidade é cavada no jardim. Uma tela de reforço é instalada nas paredes da vala para fortalecer a estrutura. O fundo da vala é forrado com serragem e galhos secos. Em seguida, toda a área é preenchida com terra, areia, folhas, palha e folhas.
Camas quentes sem esterco
Alguns jardineiros não têm acesso a esterco fresco e, portanto, precisam preparar seus canteiros sem ele. Restos de cozinha e restos de plantas podem ser usados.
Com grama fresca
Ao criar canteiros isolados para o cultivo de pepinos, costuma-se usar capim fresco. Ele é colocado no fundo da vala e coberto com esterco de galinha, cinzas de madeira e terra.

Com esterco
Primeiro, cave uma vala no jardim com pelo menos 45 a 50 centímetros de profundidade. Em seguida, preencha-a com esterco fresco misturado com composto e terra.
Quando e como plantar pepinos em um canteiro quente
Não é segredo que uma das principais vantagens dos canteiros aquecidos é que as plantas podem ser plantadas várias semanas antes do que em campo aberto. Portanto, os pepinos são plantados de 1 a 3 semanas antes do fim das geadas noturnas da primavera.
O plantio de pepinos é feito da mesma forma que o de costume. Primeiro, faça buracos no solo e plante as sementes. A profundidade de cada buraco não deve exceder 2 a 3 centímetros. Deixe 25 a 30 centímetros entre os buracos. Regue imediatamente as sementes plantadas e cubra-as com filme plástico até que os primeiros brotos apareçam.

Como cultivar pepinos em um canteiro quente
O cultivo de hortaliças em canteiros isolados apresenta algumas peculiaridades que todo produtor de hortaliças deve conhecer:
- Para obter uma colheita antecipada, as mudas precisarão ser regadas com mais frequência. Cada planta deve receber aproximadamente 2 a 3 litros de água.
- Os pepinos não precisam ser alimentados semanalmente, pois o solo já contém matéria orgânica que fornece micronutrientes aos vegetais. No entanto, o solo deve ser fertilizado 2 a 3 vezes por mês com compostos contendo fósforo e nitrogênio.
- É difícil instalar uma treliça em canteiros isolados e, portanto, é melhor não plantar variedades altas cuja altura exceda 70-80 centímetros.
Conclusão
Jardineiros que desejam colher pepinos mais cedo estão construindo seus próprios canteiros isolados. Antes de construir a estrutura, é importante se familiarizar com os detalhes de como formar esses canteiros.











