Benefícios e malefícios do feijão branco para a saúde, variedades e cultivo

Entre as leguminosas, o feijão ocupa um lugar de destaque devido ao seu alto teor de proteína. Esta herbácea anual é cultivada para uso culinário, e uma variedade de pratos deliciosos e nutritivos são preparados com ele. Muitas cozinhas nacionais são famosas por seus pratos únicos com feijão branco. O feijão branco também é conhecido por suas propriedades medicinais, que ajudam a tratar muitas doenças.

Composição química do feijão branco

Um dos principais componentes do feijão branco é a proteína, que é facilmente digerível. A quantidade de proteína presente no feijão branco é tal que ele pode substituir com sucesso carne e peixe na dieta humana.

Ao mesmo tempo, a casca dos grãos brancos contém muitos aminoácidos:

  • lisina, necessária para o crescimento e reparação dos tecidos;
  • arginina como transportador de nitrogênio;
  • triptofano, que ajuda você a dormir profundamente e ficar alegre;
  • tirosina como parte da proteína que auxilia no funcionamento e regulação de enzimas;
  • leucina, necessária aos rins, baço e tecido muscular;
  • asparagina, responsável pelo funcionamento normal do sistema nervoso central;
  • colina, que reduz os níveis de colesterol no sangue.

Os frutos, que contêm cobalto, cobre e níquel, são benéficos para a saúde. As sementes maduras contêm fibras suficientes, vitaminas do complexo B, ácido ascórbico, potássio, fósforo, cobre e zinco.

feijão branco

Valor nutricional e conteúdo calórico

Somente feijões cozidos são usados ​​como alimento. Quando consumidos crus, são considerados venenosos. Cozinhar o feijão branco reduz seu teor calórico de 325 para 90 kcal. No entanto, a saciedade vem da proteína de fácil digestão, que contém 22 gramas por 100 gramas, e os carboidratos, 47 gramas por 100 gramas, compõem metade do total. A fruta é quase isenta de gordura.

Benefícios do produto

As propriedades benéficas do feijão branco permitem que ele seja utilizado para fins medicinais por todos os segmentos da população. Isso ocorre porque o corpo humano absorve completamente os aminoácidos necessários para o funcionamento normal, fornecidos pelas sementes da leguminosa. A fibra presente no feijão estimula o funcionamento de todos os órgãos digestivos. O processamento do produto requer esforço e energia mínimos. O feijão é valorizado por seu baixo teor calórico, o que é importante para pessoas com sobrepeso.

feijões saudáveis

Para homens

Para a saúde masculina, o feijão branco é necessário para:

  • melhorar a função cardíaca;
  • construir massa muscular;
  • normalizar o funcionamento do sistema geniturinário;
  • aumentar a potência;
  • fortalecer os ossos.

Para homens que praticam trabalho físico e exercícios diários, o feijão branco é um complemento benéfico à dieta. Sua proteína é facilmente digerível, permitindo a construção e o fortalecimento muscular.

Para mulheres

Antioxidantes em produtos proteicos podem ajudar mulheres a evitar o desenvolvimento de câncer de mama..

Feijão cozido ajudará:

  • fortalecer as paredes dos vasos sanguíneos;
  • reduzir o risco de desenvolver aterosclerose;
  • restaurar os níveis de ferro no sangue;
  • fortalecer ossos e dentes;
  • restaurar a estrutura do cabelo e da pele;
  • perder peso;
  • normalizar processos metabólicos;
  • parar o envelhecimento do corpo.

feijão cozido

Gestantes são aconselhadas a incluir saladas com sementes de feijão branco em sua dieta. Elas são benéficas para a saúde do feto. No entanto, é importante evitar o consumo excessivo de leguminosas, pois podem causar aumento de gases.

Com que idade as crianças podem comer feijão branco?

É melhor introduzir leguminosas na dieta da criança gradualmente. Primeiro, bata-as com outros vegetais amassados. Monitore quaisquer reações alérgicas. É melhor começar a introduzir feijão cozido amassado aos 2 anos de idade, quando o intestino da criança estiver forte e funcionando normalmente.

Você pode curar diarreia em bebês com uma decocção de sementes de feijão. Ferva 1 colher de sopa em água limpa por meia hora, coe e dê ao bebê 2 colheres de sopa após as refeições.

Este produto enlatado pode ser oferecido a crianças a partir de 3 anos. Contém muitos aminoácidos, proteínas e fibras que são benéficos para o corpo em crescimento.

Variedades populares

Para quem cultiva feijão, cultivar feijão não é um processo difícil. O segredo é escolher a variedade certa para o seu jardim. A melhor variedade para cultivar é recomendada:

  1. Chali. Esta leguminosa tem sementes grandes com textura densa e delicada. Os grãos têm um formato interessante: lembram um trapézio, ligeiramente achatados nas laterais. O tempo de cozimento é curto, cerca de 30 minutos, se deixados de molho antes. São mais indicados para acompanhar carnes, vegetais e sopas.
  2. Moscow White Green-Pod 556. Esta variedade arbustiva de jardim é apreciada por seus caules compactos e fortes e pela germinação uniforme. É uma variedade de alto rendimento, com rendimento de até 1,5 kg por metro quadrado.
  3. Lótus. Este feijão grande e carnudo é versátil. É usado para conservas e procedimentos cosméticos.
  4. Beloserka. Esta variedade rica em açúcar é conhecida por sua alta produção de frutos de tamanho médio.
  5. Marinha. Uma das variedades mais antigas, apreciada por suas propriedades medicinais. Este feijão de sementes pequenas possui um sabor excelente.
  6. Éguas-brancas. A planta deve seu nome às suas sementes grandes. É usada para fins ornamentais, com suas trepadeiras usadas para realçar diversas estruturas.

Variedade Beloserka

Você precisa selecionar variedades de feijão branco levando em consideração a região de cultivo e os propósitos para os quais a leguminosa será usada.

Usos do feijão branco

Ao plantar variedades brancas deste vegetal em sua horta, você pode fornecer a si mesmo e à sua família um produto de baixa caloria. Quando usadas corretamente, essas leguminosas podem ajudar a restaurar a saúde, aliviar sintomas de doenças e melhorar a condição da pele.

Na culinária

Não há muitas maneiras de cozinhar feijão branco. Quase todos os pratos são à base de feijão cozido. Antes de cozinhar, ele é deixado de molho por 5 a 6 horas. Depois, escorra e adicione água fresca. A água deve cobrir o feijão em 3 centímetros. Após ferver, cozinhe o feijão em fogo baixo por mais uma hora.

Você pode moer os feijões até formar um purê ou servi-los inteiros como acompanhamento com molho de tomate.

Fazer sopa envolve ferver feijão com carne. Em saladas, o feijão combina bem com verduras, cenouras e tomates. Uma receita de bolo feito com feijão branco também é intrigante. Grãos integrais enlatados com pimentões, tomates.

sopa de feijão

Em cosmetologia

Brancos sementes de feijão proporcionar a oportunidade de:

  • rejuvenescer a pele do rosto;
  • alimentá-la;
  • regenerar a pele desbotada;
  • eliminar a descamação do couro cabeludo.

Máscaras faciais são feitas com purê de mel e azeite de oliva. O caldo de legumes é usado para lavar os cabelos, eliminando problemas capilares e melhorando sua saúde.

Na medicina popular

Curandeiros tradicionais recomendam o uso de feijão branco fresco e cozido, bem como de feijão branco em pó, para tratar problemas gastrointestinais. A forma em pó pode ser adicionada aos alimentos para melhorar a saúde circulatória. Decocções feitas com o feijão são benéficas para muitas doenças. No entanto, consulte um médico antes de consumir o feijão.

feijão na medicina

Ao perder peso

Nutricionistas recomendam incluir pratos à base de feijão branco na dieta de quem está tentando perder peso. Ao eliminar gorduras animais, o corpo precisa de proteína, que as leguminosas fornecem. Saladas são feitas com vegetais e feijão branco cozido. Beber a decocção pode acelerar o metabolismo e eliminar o excesso de líquido dos tecidos.

Graças à dieta do feijão, você pode perder quilos extras rapidamente.

Como usar o feijão branco para fins medicinais

O feijão branco é preferido para o tratamento de muitas doenças. É hipoalergênico. A fibra delicada do feijão maduro é mais fácil de digerir pelo intestino e pelo estômago.

Para doenças cardiovasculares

A limpeza dos vasos sanguíneos do colesterol é feita com uma decocção de vagens de feijão. Despeje um litro de água fervente sobre 100 gramas de feijão lavado. Deixe em infusão por 15 minutos. Após coar e esfriar, beba a decocção ao longo do dia, 30 minutos antes das refeições. O tratamento dura de 20 a 25 dias.

feijão na medicina

Para gota e reumatismo

Alterações patológicas nas articulações exigem controle alimentar. Incluir feijão branco na dieta fortalecerá os músculos e nutrirá os tecidos com proteína vegetal.

No tratamento do reumatismo, as decocções de feijão são incluídas na terapia complexa, sendo tomadas até 3 vezes ao dia.

Para gastrite e pancreatite

Processos inflamatórios no pâncreas e no estômago são tratados com uma dieta moderada. Evite sobrecarregar os órgãos digestivos durante períodos de exacerbação de processos patológicos, pois consumir pratos que contenham sementes da planta só aumentará a dor. Esta leguminosa é contraindicada para pacientes com pancreatite e gastrite causadas por alta acidez.

feijão para dietas

Para constipação

A fibra contida no feijão branco ajuda a normalizar o peristaltismo intestinal e a limpar o intestino do excesso de alimentos processados. No entanto, pratos com feijão devem ser incluídos apenas para aqueles cuja constipação é causada por um distúrbio digestivo, não por cirurgia.

Para lesões de pele

No tratamento de úlceras e eczemas na pele, utiliza-se uma pomada à base de pó de sementes de feijão branco.Você pode fazer seu próprio remédio misturando vaselina com sementes de leguminosas trituradas.

Feridas sangrando cicatrizam rapidamente com a ajuda de compressas feitas de caldo de feijão.

Para diabetes

Pratos à base de feijão são benéficos para diabéticos. Eles ajudam a reduzir os níveis de açúcar no sangue. Incluir regularmente saladas e sopas à base de feijão na sua dieta ajudará você a se sentir melhor e a evitar problemas cardíacos e vasculares.

feijão para diabetes

Para melhorar a potência

Manter um estilo de vida saudável e uma alimentação adequada são benéficos para os homens. Incluir feijão branco na dieta melhora a função geniturinária e a saúde reprodutiva.

Efeitos nocivos do feijão branco e contra-indicações

Antes de mudar sua dieta para proteína vegetal a partir de leguminosas, é importante saber que grãos não devem ser consumidos por pessoas com certas condições médicas. O feijão branco é contraindicado para pacientes com:

  • doenças do pâncreas;
  • úlcera gástrica e úlcera duodenal;
  • gastrite.

Mesmo uma pequena quantidade de leguminosas cozidas pode causar aumento de gases e dor intestinal. Para evitar isso, combine pratos de leguminosas com mostarda e vinagre. Evite comê-las com maçãs e laticínios, pois isso pode causar inchaço grave.

Como escolher e armazenar

Feijões brancos de alta qualidade devem estar livres de manchas, danos ou mofo. Escolha sementes firmes e macias ao toque. Armazene-as por um longo período em um recipiente de vidro ou saco de linho, em local seco e escuro.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata