Os benefícios e malefícios das lentilhas germinadas, sua composição química e conselhos de médicos

Muitas pessoas estão interessadas em Os benefícios e malefícios das lentilhas germinadasEste produto melhora a saúde e auxilia no tratamento de diversas condições. Contém um grande número de vitaminas e microelementos, o que o torna adequado para combater a anemia, melhorar a saúde vascular e prevenir infecções. É importante observar que este produto possui contraindicações. Portanto, é importante ler a lista de restrições antes de usá-lo.

Composição química das lentilhas

Os brotos são extremamente saudáveis. Isso se deve à sua composição única. Eles contêm uma alta quantidade de proteínas e carboidratos, que fornecem energia ao corpo humano.

O teor de ferro e minerais ajuda a melhorar a composição do sangue e a saturar os tecidos moles com este elemento. Os brotos contêm muitos aminoácidos, incluindo os seguintes:

  • lisina – normaliza a absorção de cálcio e promove seu transporte para os ossos;
  • triptofano – melhora o humor e normaliza o sono;
  • Metionina – combate a depressão, elimina inflamações e patologias hepáticas, alivia dores musculares;
  • Tiamina – melhora a produção de glicose e promove a absorção de carboidratos.

Lentilhas germinadas contêm muitas vitaminas e minerais. Elas também contêm uma grande quantidade de fibras, o que as torna benéficas para o sistema digestivo.

lentilhas germinadas

A composição contém todo um complexo de vitaminas:

  1. A – normaliza as funções dos órgãos internos, melhora a função imunológica, aumenta a resistência às infecções virais.
  2. Grupo B – normaliza a absorção de elementos benéficos, regula o metabolismo lipídico e melhora as funções protetoras.
  3. E – normaliza a digestão, fortalece o sistema imunológico, melhora a aparência da pele, unhas e cabelos.
  4. K – ajuda a lidar com lesões, elimina hemorragias internas e defeitos ulcerativos.
  5. D – fortalece os ossos, regula o equilíbrio hormonal.
  6. PP – mantém o funcionamento normal do corpo.
  7. U – cura danos nas membranas mucosas.

Conteúdo calórico e valor nutricional

Lentilhas cruas contêm 106 quilocalorias. Elas contêm carboidratos, mas são quase isentas de gordura. Lentilhas cozidas contêm 111 quilocalorias, enquanto lentilhas assadas contêm 101 quilocalorias.

lentilhas germinadas

100 gramas de lentilhas contêm os seguintes componentes:

  • 25 gramas de proteína;
  • 1,6 gramas de gordura;
  • 46,5 gramas de carboidratos;
  • 15 gramas de água;
  • 2,8 gramas de cinzas.

Benefícios e malefícios para o corpo humano

Antes de consumir brotos, vale a pena rever as recomendações médicas básicas. O produto beneficia uma variedade de pessoas.

O consumo sistemático de brotos pode melhorar a condição do corpo:

  • normalizar as funções dos órgãos digestivos;
  • melhorar o funcionamento do sistema geniturinário;
  • fortalecer o sistema imunológico;
  • normalizar a aparência da pele;
  • fortalecer unhas e cabelos;
  • aumentar os níveis de hemoglobina.

lentilhas germinadas

Para homens

Comer feijão ajuda os homens a lidar com distúrbios geniturinários. Também normaliza o equilíbrio hormonal, aumentando os níveis de testosterona.

Para mulheres

Os brotos de lentilha ajudam a controlar distúrbios do sistema reprodutivo e a aliviar os sintomas desagradáveis ​​da menopausa.

Para crianças

O consumo deste produto na infância estimula os processos de crescimento, fortalece os ossos e normaliza a função cerebral.

muitas lentilhas

Uso para várias doenças

Os brotos podem ser usados ​​para prevenir infecções virais. Consumir o produto após uma infecção alivia significativamente sua progressão. O produto contém uma grande quantidade de potássio, o que é benéfico para arritmias e ajuda a combater a aterosclerose.

Ele também contém ferro de fácil absorção, o que ajuda a aumentar os níveis de hemoglobina e estimula a produção de novas células sanguíneas.

As propriedades valiosas dos brotos ajudam a usá-los em tais casos:

  • tratamento da anemia;
  • tratamento combinado de sangramento uterino;
  • melhorando a condição dos vasos sanguíneos e eliminando sangramento excessivo;
  • prevenção de bronquite e pneumonia;
  • recuperação de resfriados e amigdalites.

lentilhas diferentes

Norma para consumo

Nutricionistas recomendam não consumir este produto mais de duas vezes por semana. Isso se deve à presença de componentes que interferem na absorção de nutrientes.

Você pode comer lentilhas germinadas?

Os brotos de lentilha são usados ​​de diversas maneiras, inclusive na culinária. São frequentemente adicionados a sopas e saladas. Também podem ser usados ​​como tempero para pratos principais. Uma salada com brotos de lentilha é uma fonte maravilhosa de nutrientes.

A planta combina bem com vegetais. Pode ser combinada com segurança com pepinos e tomates. Lentilhas e rúcula são especialmente benéficas. Esses componentes têm um efeito benéfico no corpo. Os brotos são benéficos para o estômago, desde que não haja distúrbios digestivos.

salada de lentilha

Como preservar as propriedades benéficas durante o cozimento?

O produto pode ser armazenado na geladeira por até 5 dias. Não deixe o feijão de molho antes de cozinhar. Ele deve ser separado e utilizado. Os brotos são mais consumidos frescos. No entanto, podem ser adicionados a pratos cozidos e fritos.

Receitas populares com lentilhas

Os brotos podem ser misturados com ingredientes adicionais. Isso aumenta seu valor nutricional. Combiná-los com frutas secas é especialmente benéfico:

  • Despeje água fervente sobre as ameixas e os damascos secos e deixe por um quarto de hora;
  • pique frutas secas;
  • misture com um copo de brotos de lentilha;
  • adicione um pouco de óleo de gergelim à mistura;
  • adicione sementes de gergelim e mexa.

pilhas de lentilhas

Além disso, grãos e brotos podem ser misturados com frutas:

  • pegue 1-2 maçãs e rale-as;
  • adicione 100 gramas de lentilhas germinadas;
  • tempere com mel;
  • misture bem;
  • Você pode adicionar um pouco de canela.

Uma boa opção seria uma mistura de brotos e grão-de-bico;

  • misture lentilhas germinadas e grão-de-bico;
  • adicione 1 colher de sopa de azeite;
  • adicione 1 colher de sopa de sementes de linhaça e gergelim;
  • tempere com mel.

lentilhas germinadas

Contra-indicações de uso

As lentilhas são leguminosas, o que aumenta a produção de gases no intestino. Este produto não é recomendado para pessoas com distúrbios digestivos. Disbacteriose também é considerada uma contraindicação.

Recomenda-se limitar o consumo de lentilhas na presença de patologias da vesícula biliar e dos rins.

As contraindicações incluem gota, danos articulares e diátese por ácido úrico. O produto leva à produção de purinas. Portanto, não é recomendado para pessoas com artrite.

Método de germinação

Qualquer variedade de lentilhas pode ser germinada. Sementes maiores demoram um pouco mais para germinar, mas produzem um produto mais saboroso. Para germinar, pegue lentilhas inteiras e lave-as em água corrente. Coloque-as em um prato. Você precisará de cerca de um punhado de lentilhas. Despeje água sobre elas, certificando-se de que a água as cubra completamente. Lentilistas experientes recomendam usar cerca de 150 mililitros de água para um punhado médio de lentilhas. Isso garante uma germinação de alta qualidade.

lentilhas germinadas

No dia seguinte, escorra a água, lave as sementes e coloque-as de volta na placa de germinação. Adicione um pouco de água e cubra com várias camadas de gaze úmida. Deixe as lentilhas de molho por três dias. Os brotos devem aparecer no segundo dia.

Ao deixar as plantas de molho, existe o risco de apodrecimento. As principais causas incluem água de má qualidade, recipientes insuficientemente limpos ou grãos mal lavados. Portanto, é importante garantir a limpeza do produto e do recipiente.

Você também pode germinar lentilhas usando o método do jarro. Para isso, separe as sementes grandes das pequenas e transfira-as para um jarro de 1 litro. Lave as lentilhas. Em seguida, encha o jarro até três quartos da sua capacidade com água. Para 1 xícara de lentilhas, você precisará de 200 mililitros de líquido.

Após 24 horas, lave os feijões e adicione água suficiente para cobri-los completamente. Deixe de molho por mais um dia a 15 graus Celsius (59 graus Fahrenheit). No segundo dia, você verá os primeiros brotos. No entanto, a germinação levará pelo menos 3 dias.

Lentilhas germinadas são um produto muito benéfico usado para tratar diversas doenças. Para garantir o máximo benefício, siga rigorosamente as instruções de germinação e consumo. Também é importante estar ciente de quaisquer contraindicações.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata