Como e onde as lentilhas crescem, descrição das variedades e tecnologia de cultivo

Esta valiosa leguminosa é originária do sudoeste asiático devido ao seu excelente sabor. As lentilhas são consideradas líderes reconhecidas entre as leguminosas em termos de proteína vegetal e teor de aminoácidos essenciais. Elas podem ser cultivadas em jardins se você entender como elas crescem e quais os cuidados necessários. Diversas variedades foram desenvolvidas, cada uma com sua cor e qualidade de grãos distintas.

Descrição e características das lentilhas

A planta é anual. Folhas verdes, paripinadas, com pecíolos curtos, aparecem em caules eretos ou prostrados. As lâminas terminam em uma gavinha ou gavinha rudimentar. A flor da lentilha é branca, rosa ou roxa, pequena, com até 4 a 8 milímetros de diâmetro. Após a floração, surgem pequenos frutos em forma de diamante. Cada vagem bivalve contém de 1 a 3 sementes. A cor da casca da vagem varia dependendo da variedade. Muitas vagens lembram pequenas moedas e atingem de 2 a 9 milímetros de tamanho.

A lentilha é cultivada com grãos grandes e pequenos. Com os devidos cuidados, a produção de lentilhas pode chegar a 22 centavos por hectare. É cultivada com sucesso na região de Saratov e no Cazaquistão.

Variedades populares

É feita uma distinção entre lentilhas para alimentação e forragem. As lentilhas pretas, verdes e vermelhas são usadas para a produção de grãos. As variedades verdes para salada são usadas em saladas e como acompanhamento. Os grãos pretos são adequados para sopas. As variedades marrons são usadas em sopas e mingaus.

Entre as variedades de lentilhas, as mais populares são:

  1. A variedade Lyubava, de meia estação, é apreciada por seus grãos de alta qualidade. A planta leva 75 dias para atingir a maturidade completa. As lentilhas amarelas brilhantes são colhidas em julho e agosto.
  2. O híbrido Luganchanka apresenta excelente sabor e produtividade. As plantas são tolerantes à seca e resistentes ao acamamento.
  3. Petrovskaya é famosa por seus grãos grandes.
  4. As pequenas lentilhas pretas da beluga lembram o caviar de um peixe valioso.
  5. A variedade Puy, de meia estação, foi desenvolvida por criadores franceses. Ela se distingue por sua cor marmorizada e sabor único.

arbusto de lentilha

As lentilhas verdes são uma variedade de lentilhas marrons. As sementes são colhidas imaturas.

Especificidades do cultivo de culturas

A tecnologia de cultivo da lentilha é semelhante à das leguminosas. As plantas são pouco exigentes e toleram facilmente condições climáticas extremas. Elas também são exigentes em termos de luz e composição do solo.

Preparando o solo para lentilhas

Prepare uma área bem iluminada para as leguminosas. O solo deve ser argiloso ou arenoso. O segredo é pH neutro e soltura.

As leguminosas preferem solos com nutrientes médios. Isso pode ser melhorado com a adição de superfosfato e sal de potássio. 50 gramas de fertilizante por metro quadrado de solo são suficientes. No outono, cave o solo após a aplicação do fertilizante. Você pode polvilhar um balde de composto, mas o excesso de nitrogênio no solo é indesejável para as plantas. Em áreas com altos níveis de fertilizante nitrogenado, o crescimento da folhagem começa, em detrimento dos feijões.

preparando-se para o pouso

Preparação de sementes antes da semeadura

Para prevenir doenças, deixe as sementes de molho em uma solução rosa de permanganato de potássio por 20 a 30 minutos. Uma solução de ácido bórico também funciona. Enxágue e seque o material de plantio.

Recomenda-se deixar as sementes de molho em um estimulante de crescimento por 24 horas. Isso aumentará a germinação em 20%.

Semeando lentilhas

O solo preparado no local do plantio das lentilhas é solto ou escavado. Após a gradagem, são feitos sulcos de 4 a 5 centímetros de profundidade. As sementes são plantadas nesses sulcos a uma distância de 10 centímetros. A densidade da semeadura deve ser ideal para reduzir a infestação de ervas daninhas. Isso é importante para agricultores que cultivam leguminosas em escala industrial. O solo deve ser levemente compactado e polvilhado com cinzas de madeira.

A planta é fácil de cultivar. Duas semanas após a semeadura, produz brotos uniformes. O vegetal cresce lentamente em ambientes fechados, mas isso é considerado completamente normal. Após a floração, o crescimento das lentilhas acelera.

brotos de lentilha

Combinação com outras plantas

É melhor plantar lentilhas em áreas da horta onde batatas e milho foram cultivados. As lentilhas combinam bem com todos os vegetais. Sua presença enriquece o solo com nitrogênio, importante para o crescimento de batatas e tomates. Outras leguminosas não devem ser plantadas perto de lentilhas. Além disso, as lentilhas não devem ser plantadas depois de colza, girassol, mostarda ou linho.

As complexidades do cuidado com lentilhas

Esta hortaliça é fácil de cultivar. Requer capina regular entre as fileiras. As leguminosas respondem bem a fertilizantes que contêm fósforo e potássio.

Quais fertilizantes devem ser aplicados?

Fertilizantes nitrogenados devem ser aplicados antes do plantio. Não se deve usar esterco, pois isso resultará em aumento de massa verde em vez de produção de grãos.

processamento de lentilhas

Durante o período de floração, use cinzas de madeira como fertilizante. Elas contêm fósforo e potássio. Regue os canteiros a cada duas semanas.

Esquema de irrigação

Esta planta vegetal é considerada uma cultura que gosta de umidade. Durante os verões secos, as mudas precisam de regas generosas. Antes do surgimento das flores, a cultura requer irrigação significativa, especialmente para variedades com sementes grandes. Durante os períodos de seca, as folhas começam a enrolar e as flores caem.

rega

Durante a floração, reduza a rega. O excesso de umidade afeta negativamente a frutificação. A umidade elevada prolonga a estação de crescimento e as plantas ficam mais suscetíveis a doenças.

Tratamento contra doenças e pragas

Em comparação com outras leguminosas, as lentilhas raramente são afetadas por microrganismos patogênicos. As doenças nas plantas só se desenvolvem em condições climáticas desfavoráveis ​​e com alta umidade do ar e do solo. Infestações de ervas daninhas em plantações de lentilhas contribuem para o desenvolvimento de infecções. A aplicação oportuna de herbicidas previne o surgimento de ervas daninhas.

O medicamento "Kinetic" é eficaz; um tratamento com ele é suficiente para toda a estação de crescimento da leguminosa.

Antracnose

A doença é acompanhada pelo amarelecimento e ressecamento das folhas. O fungo é disseminado pelo vento, a partir de restos vegetais. A doença pode ser prevenida removendo regularmente os restos vegetais após a colheita, capinando e queimando-os. Os métodos de controle químico incluem o tratamento com Fitosporina.

doença da lentilha

Ascocitose

Uma das doenças mais graves está associada à má qualidade das sementes. Os esporos persistem nos restos vegetais. Todas as partes verdes da planta ficam cobertas de manchas marrons. Essas manchas também podem ser encontradas em feijões. Com o tempo, o centro da mancha fica mais claro e surgem manchas escuras. O fungo patogênico permanece nas sementes infectadas por muito tempo. A infecção do material de plantio pode ser identificada pela sua aparência. As sementes ficam murchas e germinam mal.

Para evitar a requeima da ascochyta, as sementes devem ser tratadas com a preparação "Olympus" ou "Olympus Grand" antes do plantio.

Podridão cinzenta

O fungo Botrytis ataca o solo, os caules e os feijões, causando seu apodrecimento durante a floração e a formação dos frutos. O patógeno é mais ativo em campos infestados por ervas daninhas e em culturas densamente povoadas, propensas a acamamento durante os períodos úmidos e frios do verão.

mofo cinzento

A doença pode ser identificada por:

  • queda de folhas;
  • falta de enchimento de feijão;
  • revestimento acinzentado nos tecidos dos caules e folhas.

Esporos cinzentos são visíveis ao limpar áreas infectadas por fungos. Eles sobem no ar, dificultando a respiração.

Para restaurar a saúde de plantas doentes, trate-as com o fungicida "Varro". Dois tratamentos são suficientes para proteger as plantas da infecção fúngica.

Pulgão da ervilha

Uma das principais pragas das leguminosas, este pulgão atinge apenas 2 milímetros de comprimento. Essas pragas pretas e de corpo mole sugam o suco das folhas, brotos jovens e inflorescências. As colônias de pulgões se expandem rapidamente, causando danos significativos às plantações de lentilhas.

pulgão Em caso de infestação maciça da praga, é necessário realizar 2 a 3 tratamentos com inseticidas.

Caracóis e lesmas

A alta umidade do solo em canteiros de lentilhas pode levar ao ataque de caracóis durante o dia e de lesmas à noite. Eles comem as folhas da planta, contaminando tudo com seus excrementos e muco. O pó de mostarda é eficaz contra pragas. Polvilhe sobre os canteiros de lentilhas, mas apenas em tempo seco. Cinzas de madeira são um bom repelente. Também são um excelente fertilizante para a planta. Armadilhas para pragas também são úteis. Pedaços de ardósia ou tábuas podem ser colocados perto do canteiro. Lesmas podem ser facilmente encontradas e coletadas sob eles.

Dos agentes químicos, o medicamento "Groza" é eficaz e é usado de acordo com as instruções.

Métodos de reprodução

Como todas as culturas anuais, as lentilhas são frequentemente propagadas por sementes. Antes do plantio, as sementes são tratadas com desinfetantes, fungicidas e estimulantes de crescimento. Elas são plantadas na primavera, após o perigo de geada ter passado. Para melhor germinação das sementes, o solo deve ser aquecido até 5-10 graus Celsius.

Em áreas com primaveras tardias, as lentilhas são semeadas primeiro para as mudas. Isso é feito um mês antes do plantio ao ar livre. Durante esse período, as mudas ficarão fortes e poderão dar frutos com sucesso.

Características de crescimento em diferentes regiões

Os benefícios das lentilhas para os humanos são óbvios. O feijão contém proteína de fácil digestão. Por isso, é cultivado em todos os lugares. No sul, a planta pode ser cultivada com bastante umidade. Embora muitas variedades sejam tolerantes à seca, a produtividade será maior com regas frequentes. De fato, as lentilhas prosperam naturalmente nos solos do sudoeste da Ásia, onde o calor e a alta umidade se combinam.

métodos de reprodução

Quem mora na Sibéria também pode cultivar lentilhas em sua dacha. Certifique-se de escolher variedades de maturação precoce. A região do Volga é adequada para o cultivo de leguminosas em escala industrial. Os Urais do Sul têm um clima propício para o cultivo da planta. Os cultivadores desenvolveram suas próprias variedades para cada região. variedades de lentilhas.

Limpeza e armazenamento

A cultura principal se forma nos ramos inferiores e médios. Os grãos mais baixos são colhidos primeiro. À medida que amadurecem, tornam-se marrons. Os grãos verdes também podem ser colhidos. Eles são consumidos verdes com sucesso.

A colheita deve ser feita com uma colheitadeira, garantindo que as sementes secas sejam debulhadas prontamente. Atrasos na colheita reduzem a qualidade do grão.

Em seguida, as lentilhas são limpas e selecionadas. Se as sementes ainda estiverem úmidas, elas devem ser secas em locais ventilados. Armazene as lentilhas preparadas em locais secos. Evite empilhá-las em camadas grossas, pois isso pode causar o apodrecimento das sementes.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata