- Aparência da planta
- Cheiro e sabor
- Aroma
- Tipos e variedades de manjericão
- Ararat
- Lima
- Brisa Oriental
- Especiarias azuis
- Anis Manjericão
- Manjericão tailandês
- O ano todo
- Azul africano
- Onde cresce
- Como são feitas as especiarias
- Como escolher para tempero
- Características e especificações
- Conteúdo calórico e valor nutricional
- Composição química do manjericão
- Benefícios e malefícios do produto
- Contra-indicações de uso
- Aplicação da cultura
- Na culinária
- Na medicina
- Na vida cotidiana
- Características do cultivo de manjericão
- Cuidados com as plantas
- Rega
- Fertilizantes e curativos
- O que pode ser plantado depois do manjericão?
- Doenças de plantas
- Perna Preta
- Fusarium
- Podridão cinzenta
- Pragas das culturas
- Pulgão
- Percevejo do campo ou do prado
- Propagação de manjericão
- Colheita
- Aquisição de matérias-primas
- Congelamento
- Colar
- Conservação
As ervas fazem parte da vida humana desde os tempos antigos. Cada nação tem seus sabores favoritos, o que torna seus pratos nacionais únicos. O conhecimento do manjericão se espalhou da Ásia Central, do Cáucaso e da França. Agora, todos sabem o que é manjericão, como usá-lo e os benefícios da planta.
Aparência da planta
Os arbustos de manjericão são considerados um ornamento de jardim. As folhas ovadas assentam em pecíolos sobre caules tetraédricos. Durante a estação de crescimento, flores brancas ou vermelhas surgem nas axilas das folhas verdes ou roxas. Têm formato irregular e uma lígula. Não é à toa que são chamadas de bilabiais. Acima do longo lábio inferior, encontram-se quatro estames com apêndices semelhantes a pelos.
Os cultivadores desenvolveram variedades ornamentais da planta, cultivadas para paisagismo. O manjericão anual é atraente, delicioso com seu aroma e sabor único.
Cheiro e sabor
Especiaria favorita dos povos caucasianos, o manjericão tem um aroma maravilhoso. Dependendo da variedade, seu sabor varia. As folhas verdes e suculentas são bastante macias, tornando-as excelentes em sobremesas e coquetéis. O manjericão roxo e herbáceo tem um leve sabor picante e amargo, tornando-o adequado para pratos de carne, peixe e vegetais.
Aroma
As variedades de especiarias também diferem no aroma, resultante da presença de óleos essenciais nas folhas. Não é de se admirar que as plantas fossem usadas para produzir óleo de cânfora. O aroma é mais intenso durante o período de floração.

As variedades de manjericão verde são caracterizadas por um aroma sutil. Os arbustos geralmente apresentam um aroma delicado de cravo e pimenta, misturado ao aroma adocicado de baunilha e caramelo. As variedades roxas têm um aroma mais pronunciado, com notas de pimenta, cravo, canela, limão e mentol mais proeminentes.
Tipos e variedades de manjericão
O manjericão perfumado é um dos favoritos dos jardineiros. É cultivado como tempero para diversos pratos e bebidas. Existem variedades que são úteis para tratar doenças. O aroma da planta, semelhante ao da cânfora, repele insetos nocivos.
Ararat
A variedade roxa do manjericão tem um sabor excelente. As folhas com aroma de anis realçam qualquer prato e também são usadas em conservas. A germinação ocorre em 70 a 75 dias. O arbusto semi-espalhado atinge uma altura de 40 a 60 centímetros. A colheita ocorre em agosto-setembro.

Lima
A variedade verde desta erva tem um aroma vibrante de limão. As folhas são adicionadas como tempero em saladas, sobremesas, sopas e pratos de arroz. O arbusto ramificado é compacto, atingindo uma altura de 15 a 60 centímetros. Suas folhas são pontiagudas, verde-claras. As flores são brancas e nascem em espigas.
Brisa Oriental
Esta planta de flores vermelhas é considerada ornamental. No entanto, as folhas desta erva de meia estação também podem ser usadas na culinária.
Especiarias azuis
Este híbrido tem um sabor delicado e frutado e um aroma agradável. Os arbustos atingem meio metro de altura. Quando florescem, são cobertos por numerosas espiguetas brancas. A planta prefere solos argilosos e prospera em temperaturas de 25 °C.

Anis Manjericão
Esta planta de folhas roxas é uma bela adição ao seu jardim. Suas folhas com sabor de anis são perfeitas para uso em temperos e molhos.
Manjericão tailandês
Esta é a melhor variedade usada na culinária tailandesa. Os arbustos apresentam folhas verde-brilhantes e flores lilases.
O ano todo
O híbrido tem um aroma característico de cravo com um toque de resina. As folhas verdes são usadas na culinária. As flores aparecem em julho-agosto. São brancas e reunidas em espigas.
Azul africano
As flores brancas e a folhagem roxa dos altos arbustos de manjericão chamam a atenção pela sua beleza. Esta variedade ornamental produz ervas aromáticas suficientes em agosto para durar todo o inverno.

Onde cresce
Embora o manjericão seja nativo das regiões do sul, ele é cultivado em todos os lugares. A planta não tolera bem baixas temperaturas, por isso morre na primeira geada. No entanto, antes disso, uma colheita abundante da especiaria pode ser colhida e armazenada para o inverno. O manjericão comum é amplamente utilizado na Ásia Central, onde é chamado de raykhon, bem como na Transcaucásia. Lá, os brotos picantes são consumidos crus, secos e adicionados a sopas e pratos de vegetais. Os franceses apreciam molhos de manjericão, e os italianos polvilham o pó da erva seca em massas, gelatinas de peixe e peixes cozidos.
Como são feitas as especiarias
Você pode cozinhar com este tempero, usando-o cru. Folhas de manjericão são colhidas e usadas para decorar coquetéis ou sobremesas. Manjericão verde ou roxo picado finamente é usado para fazer uma pasta ou adicionado ao queijo cottage. Para evitar que o tempero escureça e estrague a aparência do prato, rasgue as folhas em pequenos pedaços com a mão.

O ideal é preparar um pó seco a partir da erva. Para isso, seque as folhas em um local bem ventilado. Em seguida, triture-as até formar um pó. Combinado com pimenta e canela, este tempero é um ótimo complemento para muitos pratos. Também está disponível um tempero líquido, que permite que o sabor do manjericão se expresse mais plenamente.
Como escolher para tempero
Ao escolher uma planta condimentar, você precisa considerar o prato que deseja dar sabor:
- Folhas verdes de manjericão são adicionadas às sopas. Elas devem estar macias e intactas.
- Você pode misturar folhas finamente picadas das variedades roxa e verde da planta para decorar saladas e pratos de vegetais.
- O enlatamento funciona melhor com partes inteiras da planta. Elas devem ser coloridas e suculentas.
- O tempero seco é preparado apenas com manjericão fresco.
Colha a grama pela manhã ou à noite, retirando cuidadosamente as folhas.Não é necessário armazená-los por muito tempo, para que não murchem.
Características e especificações
Antes de usar o manjericão, ou a erva-real, na culinária, é importante saber se ele é seguro para todos. Esta erva possui muitas propriedades benéficas, mas também apresenta algumas contraindicações. Variedades vegetais são amplamente utilizadas como tempero. Curiosamente, a variedade comum é mais frequentemente usada como alimento. Muitas cultivares foram cultivadas exclusivamente para fins decorativos. As folhas dessas espécies não têm valor nutricional.

Conteúdo calórico e valor nutricional
A parte comestível da planta contém 23 kcal por 100 gramas de produto. As folhas de manjericão são ricas em proteína vegetal (3,15 g) e carboidratos (1,54 g). A quantidade de gordura é mínima.
Composição química do manjericão
As folhas da planta contêm o suficiente:
- Vitaminas do complexo B;
- ácido ascórbico;
- vitamina E, K;
- potássio e cálcio;
- magnésio;
- glândula;
- manganês.

A planta contém vários aminoácidos essenciais, além de glicina e ácido glutâmico.
Benefícios e malefícios do produto
Para fins medicinais, o manjericão é colhido durante o período de floração. A erva é usada no preparo de preparações eficazes para astenia e distúrbios circulatórios. Também é usada no tratamento de epilepsia e depressão. A especiaria ajuda a aliviar dores de dente e vômitos. Aqueles que incluem manjericão em sua dieta experimentam um efeito calmante e melhoram o apetite. Também é útil para aliviar os sintomas de asma e febre.
Infusões da erva são usadas para enxaguar a boca em casos de estomatite, e as folhas são aplicadas em áreas problemáticas da pele quando dermatite alérgica é detectada.
Gestantes podem tomar manjericão para melhorar o desenvolvimento fetal, mas somente sob supervisão médica. Mulheres que amamentam podem usar manjericão para aumentar a produção de leite. No entanto, é importante não exceder a dose recomendada, pois ele contém alta concentração de óleos essenciais.
Contra-indicações de uso
Há contraindicações para o consumo desta especiaria. Pessoas que sofreram infarto do miocárdio ou sofrem de má coagulação sanguínea não devem consumir a erva. É absolutamente prejudicial incluir manjericão na dieta de pessoas com hipertensão arterial, tromboflebite e trombose das veias dos membros inferiores.

Aplicação da cultura
A planta é amplamente utilizada não apenas na culinária e na medicina, mas também em outras áreas da vida. Óleos essenciais são necessários para a indústria de perfumes. Ervas secas são usadas na preparação de embutidos, licores e defumação.
Na culinária
Folhas de manjericão são adicionadas a todos os pratos, tanto os primeiros quanto os segundos. Elas são picadas à mão e polvilhadas antes de servir. O sabor e o aroma da erva complementam tomates, pimentões, berinjela e feijão. Você pode polvilhá-la sobre espaguete cozido. Os italianos não conseguem imaginar macarrão ou molho pesto sem o aroma desta erva. Na Ásia Central, esta erva, com seu delicado aroma e sabor de limão, é um complemento favorito para todos os pratos da culinária nacional.

Na medicina
A erva é adicionada a medicamentos usados por pacientes com:
- asma brônquica;
- epilepsia;
- depressão;
- resfriados.
Folhas frescas devem ser consumidas para aliviar os sintomas de dor de cabeça.
Na vida cotidiana
Os óleos essenciais do manjericão servem como um bom repelente contra moscas e outros insetos. Pendurar um punhado de raminhos na cozinha pode melhorar o aroma do ambiente e desinfetar o ar. Limpar utensílios domésticos com água e óleo essencial de manjericão, juntamente com outras ervas, pode eliminar odores desagradáveis.

Características do cultivo de manjericão
Para plantar ervas, prepare canteiros com solo fértil e bem drenado. O local de plantio deve ser bem iluminado. As sementes devem ser semeadas quando a temperatura atingir 10 graus Celsius (50 graus Fahrenheit). As geadas da primavera podem arruinar a colheita. As plantas devem ser espaçadas de 30 a 40 centímetros.
O manjericão cresce melhor em temperaturas de 18 a 25 graus.Por isso, primeiramente é necessário cobrir os canteiros com filme plástico.
Cuidados com as plantas
O manjericão é fácil de cuidar, mas requer umidade do solo, temperatura do ar e luz específicas. Requer a mesma atenção que outras hortaliças.
Rega
Brotos de manjericão precisam de rega constante. Durante verões secos, regue até duas vezes por semana. Use água em temperatura ambiente. A planta não gosta de regas frias e ficará com um aspecto abatido. Antes de regar e depois da chuva, certifique-se de soltar o solo ao redor do canteiro de manjericão.

Fertilizantes e curativos
O rendimento da grama depende do valor nutricional do solo. A fertilização deve começar 10 dias após o plantio. Em seguida, aplique fertilizante a cada duas semanas, alternando fertilizantes minerais e orgânicos. Nitrophoska é o ideal. Dissolva duas colheres de sopa em um balde de água e regue as plantas. Use 4 litros de solução nutritiva por metro quadrado.
O que pode ser plantado depois do manjericão?
O manjericão deve ser plantado no mesmo local por 2 a 3 temporadas. Depois, mude para outro local. Depois do manjericão, você pode plantar tomates, abóboras, abobrinhas, pepinos e cenouras. O manjericão deve ser plantado em áreas anteriormente ocupadas por tomates, repolhos e cebolas.

Doenças de plantas
A planta raramente adoece. Na maioria das vezes, as doenças surgem devido a cuidados inadequados e más condições de cultivo. Plantas jovens são suscetíveis a infecções fúngicas em climas úmidos e quentes. A densidade de plantio provoca o desenvolvimento de patologias.
Perna Preta
Contrai uma infecção fúngica manjericão na fase de mudaMicrorganismos patogênicos prosperam em ambiente ácido, em solo denso e sem acesso ao ar. Os vasos sanguíneos do colo da raiz ficam obstruídos e a planta morre. A doença pode ser identificada pelo afinamento e escurecimento da base do caule. Trate imediatamente as plantas afetadas com uma solução de permanganato de potássio. Plantas afetadas pela canela-preta devem ser destruídas. A fitosporina é um fungicida que pode combater a infecção e sua disseminação.

Fusarium
A doença fusarium do manjericão é caracterizada por:
- secando na parte superior;
- desbaste de brotos jovens;
- colorindo os arbustos de marrom.
Toxinas fúngicas penetram nos vasos sanguíneos da planta, infectando todas as plantações de manjericão. A prevenção da doença envolve polvilhar os canteiros de manjericão com cinzas de madeira.
Podridão cinzenta
Arbustos de especiarias cultivados em ambientes internos são suscetíveis à doença. A infecção começa com o ressecamento das folhas inferiores. Manchas amarronzadas aparecem em toda a folhagem. Com o tempo, as folhas ficam cobertas por manchas encharcadas e uma penugem acinzentada.
No estágio inicial da doença, você pode pulverizar as plantações de manjericão com uma infusão de cascas de cebola.
Pragas das culturas
Esta erva é resistente a pragas de jardim. No entanto, em condições desfavoráveis, o manjericão também é suscetível ao ataque de insetos.
Pulgão
Uma praga perigosa é quase invisível a olho nu, mas sua atividade causa o enrolamento das folhas. Colônias de pulgões são visíveis na parte inferior das folhas. As secreções doces e pegajosas atraem patógenos para o manjericão, infectando-o. Você pode combater pulgões borrifando com decocções de absinto e tanásia.O tratamento deve ser feito com uma solução de sabão de alcatrão, 100 gramas para cada 10 litros de água. Inseticidas como "Karbofos" e "Aktellik" são considerados eficazes contra pulgões.

Percevejo do campo ou do prado
Este inseto sugador se alimenta da seiva das folhas de manjericão. A presença da praga pode ser identificada por manchas esbranquiçadas nas folhas e lâminas deformadas. Como resultado, as plantas de manjericão ficam nuas. A melhor maneira de controlar o inseto é com inseticidas e soluções de cinzas de madeira.
Propagação de manjericão
Como a planta é anual, sementes são usadas para propagação. Isso preserva as características varietais da grama, a menos que espécies diferentes sejam plantadas nas proximidades. A polinização cruzada pode causar a mistura de características.
As sementes são plantadas diretamente no solo ou cultivadas por meio de mudas.
Colheita
As folhas de manjericão são cortadas antes da floração. O primeiro corte é feito na parte superior da planta. Depois disso, as plantas começam a ramificar, aumentando a quantidade de folhagem. Na próxima vez, as pontas são deixadas intactas, deixando os talos das flores.

Após a primeira colheita em julho, regue os canteiros para garantir que a folhagem esteja viçosa. A colheita deve ser feita em tempo seco, terminando antes da geada.
Aquisição de matérias-primas
A erva é armazenada por secagem. Os maços da erva são pendurados em um cômodo escuro e ventilado. A planta seca retém as mesmas propriedades benéficas da fresca. É melhor moer as folhas secas até virar pó, colocá-lo em potes de vidro e fechá-los bem com tampa.
Congelamento
Congele folhas inteiras de manjericão. Coloque-as em sacos ou recipientes e leve ao congelador. É melhor congelar em pequenas quantidades.
Colar
Você pode preparar manjericão para o inverno assim:
- Coloque uma camada de folhas bem apertada.
- Polvilhe com sal.
- Depois as camadas são dispostas, misturando com sal.
- Encha o recipiente com especiarias e azeite de oliva.
- Cubra com uma tampa e guarde em local fresco.
Óleo e ervas são usados para fazer molho pesto.
Conservação
As folhas e caules coletados são esmagados à mão e polvilhados com sal. A proporção de ervas para sal é de 5:1. Aperte bem as ervas, enchendo o recipiente completamente. Armazene a mistura em local fresco, com tampas comuns.











