- Características de crescimento
- Como distinguir o manjericão pela cor das folhas
- Verde
- Violeta
- Qual é a diferença entre manjericão verde e roxo?
- Classificação de variedades por aroma
- Cravo
- Cravo-da-índia
- Pimenta
- Cítrico
- Caramelo
- Marinada
- Anisico
- Hortelã-pimenta
- Mentol
- Baunilha
- Como dividir plantas por altura
- Baixa estatura
- Manjericão de altura média
- Variedades altas
- Seleção de variedades para diferentes regiões da Rússia
- As melhores variedades de manjericão verde
- Basilisco
- Cravo
- grego
- Aroma de limão
- Gourmet
- Caramelo
- Rainha Tailandesa
- Sagrado
- menino travesso
- Tom
- As melhores variedades de manjericão roxo
- tailandês
- Erevan
- Opala
- Aroma de pimenta
- Ararat
- Baunilha e manjericão
- Vermelho
- Usos culinários
As variedades de manjericão aromático variam em tamanho, cor da folhagem, cuidados e, principalmente, fragrância. Dependendo da variedade, a planta pode ter aroma de limão, baunilha ou mentol. Esta planta medicinal tem amplo uso culinário, sendo utilizada em conservas e temperos caseiros. Arbustos exuberantes e belos, com folhas coloridas, também são uma bela adição a um canteiro de jardim.
Características de crescimento
A maioria dos jardineiros opta por cultivar manjericão a partir de mudas, pois ele se desenvolve bem em climas mais quentes. As mudas são plantadas no jardim por volta de meados de maio, após o fim da ameaça de geada. Um local bem iluminado e protegido de ventos frios é ideal para o cultivo dessas plantas delicadas.
Para especiarias, é preferível solo leve, rico em húmus e com boa permeabilidade à umidade. Um mês antes do plantio das mudas, a área é escavada e turfa, húmus ou composto são adicionados.
Como distinguir o manjericão pela cor das folhas
A primeira coisa que chama a atenção ao escolher uma variedade de manjericão é a cor das folhas, que podem ser não apenas o verde clássico, mas também um roxo intenso.
Verde
Esta especiaria de folhas verdes tem um sabor delicado e um aroma agradável e sutil. Esta planta é usada na culinária. Após a semeadura, as mudas brotam e se desenvolvem rapidamente. Um arbusto de manjericão verde adulto cresce até 0,5 m de altura e é bastante ramificado.

Violeta
Uma característica distintiva desta variedade é a coloração roxa ou avermelhada das folhas. A planta possui aroma forte e sabor muito rico, além de alto teor de óleos essenciais. O sabor é mantido mesmo após a secagem. Roxo manjericão é usado para colheita marinadas, picles, temperos para carne.
Qual é a diferença entre manjericão verde e roxo?
O manjericão verde e o manjericão roxo diferem não apenas na cor das folhas, mas também na composição química. Essas plantas também possuem aromas muito distintos e são utilizadas para diferentes fins culinários. As variedades roxas contêm uma grande quantidade de óleos essenciais, por isso seu aroma é forte, enquanto as verdes emitem um aroma sutil e delicado. O tempero não é usado apenas para cozinhar, mas também para fins medicinais.

Classificação de variedades por aroma
O aroma da especiaria também serve de base para a classificação desta planta, pois é único e inimitável para cada variedade.
Cravo
O manjericão aromático e picante pode substituir o cravo em conservas. Arbustos densos com folhas pequenas decoram não apenas canteiros, mas também vasos e canteiros. As melhores variedades para esse fim são:
- Clima de primavera;
- Rubi Vermelho;
- Aroma de cravo;
- Noite escura.
Cravo-da-índia
O aroma único torna esta planta benéfica adequada para uso culinário, tanto fresca quanto seca. Os arbustos compactos crescem com sucesso tanto em canteiros de jardim quanto em peitoris de janelas. Variedades comuns nesta série incluem:
- Sonhador;
- Marquês.

Pimenta
Este manjericão é usado em temperos para carnes por ter um sabor ácido e salgado, além de um agradável aroma apimentado. Quando seco, mantém um leve sabor picante. Variedades comuns incluem:
- Cânfora;
- Magia do Oriente;
- Osmine;
- Compatto.
Cítrico
Este manjericão confere não apenas um aroma de sobremesa aos pratos culinários, mas também uma acidez sutil. Essa característica agrada até os paladares mais exigentes. As variedades mais comuns são:
- Cítrico;
- Fagulha.

Caramelo
As variedades pertencentes a esta espécie são consideradas raras. São usadas principalmente para fazer bebidas, saladas, vinagres e assados. O manjericão é mais comumente cultivado:
- Rubi Vermelho Nem Zaden;
- Caramelo.
Marinada
Essas variedades foram cultivadas principalmente para conservas. São plantas tipicamente de folhas verdes, mas as de folhas vermelhas também são comuns. As seguintes são consideradas as melhores:
- Basilisco;
- Tentador;
- Folha larga.

Anisico
Quem aprecia aromas refinados vai adorar as variedades de manjericão com aroma de anis. Elas são normalmente cultivadas não apenas ao ar livre, mas também em parapeitos de janela. As variedades comuns incluem:
- Gourmet;
- Anisico;
- Aperitivo.
Hortelã-pimenta
Este manjericão é amplamente utilizado em pratos mediterrâneos. Possui sabor mentolado e apimentado e aroma agradável. A variedade mais popular é o grego, adequado para cultivo em canteiros e vasos de cerâmica em ambientes internos.

Mentol
Quem aprecia o frescor da menta apreciará variedades com aroma mentolado. A mais popular delas é a Velvet, adequada para secagem, congelamento e para fazer marinadas, vinagre e diversas bebidas. Caracteriza-se por suas propriedades tônicas.
Baunilha
Variedades com aroma característico de baunilha são usadas principalmente em confeitaria. Este tipo de manjericão também é considerado um bom afrodisíaco. Os jardineiros costumam escolher a variedade fácil de cultivar "Aroma de Baunilha".
Suas folhas suculentas são inicialmente verdes e tornam-se roxas à medida que amadurecem.
É cultivada tanto em canteiros abertos quanto em ambientes fechados.
Como dividir plantas por altura
Dividir as variedades em de baixo, alto e médio crescimento é importante para distribuir adequadamente o espaço disponível no canteiro e obter o máximo rendimento desta especiaria saudável.

Baixa estatura
Arbustos de baixo crescimento são cultivados não apenas em terrenos abertos, mas também em peitoris de janelas, vasos de flores e até mesmo em jardineiras. Em condições de poucas horas de luz do dia ao cultivar em ambientes fechados, será necessária iluminação adicional.A planta atinge uma altura máxima de 15-30 cm.
Manjericão de altura média
O manjericão de tamanho médio cresce até 0,3-0,6 m. É cultivado principalmente em canteiros abertos, menos comumente em vasos. As variedades mais populares são:
- Maravilhoso;
- Canela.

Variedades altas
O manjericão alto cresce de 0,6 a 0,9 m e é cultivado apenas em canteiros abertos. A planta é vigorosa, extensa e maciça, exigindo bastante espaço. Variedades comuns incluem:
- Cravo gourmet;
- Rubi do Cairo.
Seleção de variedades para diferentes regiões da Rússia
O manjericão é cultivado em todos os lugares onde a agricultura é desenvolvida. Os cultivadores não desenvolveram variedades específicas para a Sibéria. Os moradores desta região são aconselhados a escolher plantas com períodos de maturação precoce e boa tolerância ao frio. Esta especiaria é cultivada exclusivamente a partir de mudas. As seguintes variedades são adequadas para terrenos abertos nos Urais e na Sibéria:
- Erevan;
- Baku;
- Tentador.

Para a região de Moscou, onde o clima é caracterizado por clima instável, úmido e frio, as seguintes variedades são recomendadas:
- Veludo;
- Folhas pequenas;
- Ararate.
Essas variedades também são recomendadas para climas temperados. No entanto, devido ao clima instável e à primavera prolongada, elas são cultivadas a partir de mudas. O plantio em campo aberto ocorre no final de maio, após o fim da ameaça de geadas recorrentes na primavera.
As melhores variedades de manjericão verde
O manjericão verde é muito popular entre os apreciadores de saladas, ervas frescas e bebidas aromáticas. Ao longo dos anos, os jardineiros desenvolveram diversas variedades favoritas.

Basilisco
Esta variedade é adequada para cultivo tanto no peitoril da janela quanto em canteiros de jardim. A especiaria está pronta para consumo em poucos meses após a germinação. O arbusto atinge uma altura máxima de 20 cm. As folhas são pequenas, verde-escuras e têm um aroma de cravo-da-índia.
Cravo
Esta planta anual tem um aroma muito forte de cravo e é usada como substituto do cravo em conservas. O manjericão cresce até 0,6 m de altura e é usado não apenas como tempero, mas também como planta ornamental de jardim.
grego
O manjericão tem um arbusto compacto, com no máximo 15 cm de altura. A especiaria é colhida dois meses após a germinação. As folhas têm sabor adocicado e aroma rico e agradável.

Aroma de limão
Esta variedade se distingue pelo sabor fresco e aroma agradável. A especiaria é colhida 42 dias após a germinação. É usada para fazer bebidas, sobremesas e saladas originais.
Gourmet
Esta especiaria combina perfeitamente não só com peixe e carne, mas também com vegetais. Pode ser consumida fresca ou seca, sem perder o sabor. A planta do manjericão gourmand cresce até 0,6 m de altura.
Caramelo
A variedade de manjericão Caramel tem um aroma frutado, semelhante ao caramelo. As folhas amadurecem 32 dias após a germinação. Suas características distintivas incluem maior resistência a doenças, natureza amante da umidade, necessidades de luz e intolerância a correntes de ar.

Rainha Tailandesa
Este manjericão cresce como um arbusto ramificado, atingindo 0,5 m de altura. Suas belas flores o distinguem de outras variedades. A planta produz lindos caules de flores roxas. O período de floração dura aproximadamente 60 dias.
Sagrado
Este subarbusto herbáceo tem um aroma pungente de cravo e um sabor agradável. A planta perene prefere climas quentes para cultivo.
menino travesso
Um arbusto compacto, adequado para ser cultivado tanto no peitoril da janela quanto no canteiro. Esta planta de folhas finas e ramificadas tem excelente sabor e aroma agradável.

Tom
Este manjericão começa a florescer 74 dias após a germinação. O arbusto atinge uma altura de 0,6 m. As folhas têm sabor picante e aroma suave.
As melhores variedades de manjericão roxo
Variedades com folíolos roxos não são menos populares do que aquelas com folhas verdes. Elas diferem não apenas na aparência, mas também no sabor e no aroma.
tailandês
O arbusto é compacto e muito decorativo. Pode ser cultivado tanto em canteiros de jardim quanto como planta de interior. Quando adicionado a pratos, confere um aroma picante com um leve toque de canela.

Erevan
Um belo e exuberante arbusto de manjericão será um verdadeiro destaque no seu jardim. As folhas têm um agradável aroma de chá, com sutis notas de pimenta-da-jamaica. Durante a floração, a planta fica coberta de flores rosa-choque.
Opala
Esta planta de manjericão atinge uma altura de 0,65 m. As folhas têm um aroma apimentado e mostarda. Quando os botões se abrem, o manjericão fica coberto de flores carmesim.
Aroma de pimenta
A planta atinge uma altura máxima de 0,6 m. Esta variedade de manjericão contém uma grande quantidade de óleos essenciais, minerais e vitaminas. As folhas estão prontas para consumo após 3 semanas.

Ararat
Esta variedade de manjericão precoce e altamente aromática rende uma colheita em apenas 21 dias após a germinação. A planta atinge uma altura máxima de 0,6 m. Pode ser usada tanto fresca quanto seca.
Baunilha e manjericão
Uma planta anual caracterizada por um caule forte, o manjericão não atinge mais de 0,4 m de altura. Possui um sabor único, o que o torna até mesmo usado como tempero para pratos de frutas.

Vermelho
O manjericão vermelho às vezes é considerado uma variedade separada. Esta planta anual é um ingrediente indispensável em marinadas, saladas e pratos de peixe e carne. Também é um tempero adicionado a sanduíches. Dependendo da variedade, a planta de folhas vermelhas pode ter uma tonalidade esverdeada ou roxa.
Usos culinários
Graças às suas propriedades benéficas e aos seus variados sabores e aromas, o manjericão tem ampla utilização culinária. É impossível listar todos os pratos aos quais esta especiaria é adicionada, pois a imaginação dos chefs não tem limites. Como a planta combina bem tanto com carnes e peixes, quanto com vegetais, ela é adicionada não apenas a molhos e temperos, mas também a saladas e frutos do mar. O manjericão se tornou um ingrediente popular em bebidas, vinagres e chás. Também é essencial para marinadas.











