Cultivar manjericão em estufas ou estufas tem se tornado cada vez mais popular ultimamente. Isso provavelmente se deve ao desejo de usar um produto natural, cultivado em casa. Esta erva contém inúmeras vitaminas. Usar uma estufa permite cultivar vegetais não apenas no verão, mas também durante o inverno rigoroso. Para garantir uma boa colheita, é importante entender todos os detalhes dos cuidados com esta planta.
Vantagens de uma estufa
Vantagens do uso de estufas:
- Quando o manjericão é colocado em solo fechado, ele cresce em ritmo acelerado porque não fica exposto a flutuações de temperatura;
- Se a estufa estiver equipada com aquecimento, a colheita pode ser feita durante todo o ano;
- O manjericão se dá bem com outras ervas ou vegetais da vizinhança;
- Se você vender o tempero no inverno, quando ele está com o preço mais alto, você pode ganhar um bom dinheiro com ele.
Requisitos de estufa e solo
Antes do plantio, é importante equipar adequadamente a estufa. Se você for plantar cedo, é melhor usar vidro como cobertura. Isso protege as plantas da geada e mantém um microclima estável sem oscilações de temperatura.
Uma camada de terra protegerá as mudas do congelamento. Essa abordagem reduzirá o consumo de água para irrigação. A estufa precisará ser equipada com aberturas de ventilação.

É melhor construir uma estufa em um terreno com boa incidência solar. O solo deve ser solto e moderadamente ácido. Fertilizantes podem melhorar as propriedades do solo. Usar turfa, terra e areia é considerado uma opção barata e prática. Preencha os canteiros com esse material após remover 20 a 25 centímetros de terra.
Você também pode simplesmente cavar o solo até uma profundidade de 30 centímetros e espalhar a mistura sobre a área.
Selecionando uma variedade
Há uma enorme variedade de manjericão ao redor do mundo. Cada uma tem suas próprias características e sabor. Jardineiros inexperientes devem optar por variedades populares.

Erevan
Esta variedade é uma planta anual. Manjericão de Yerevan Possui sabor agradável e contém grande quantidade de caroteno. O ciclo completo de maturação leva 45 dias. Esta erva pode ser usada como tempero para diversos pratos ou consumida como erva-cidreira.

Em forma de colher
Esta variedade recebe o nome devido ao formato incomum de suas folhas, côncavas para dentro. As folhas da planta são oblongas e verde-claras. Não apresentam dentes. O sabor desta especiaria lembra uma mistura de cravo e louro. O manjericão-colher é frequentemente usado para cozinhar carnes e pratos à base de tomate.
Baku
A variedade de manjericão de Baku foi cultivada originalmente no Azerbaijão. O formato das folhas é semelhante ao do manjericão de Yerevan, mas a coloração é diferente. Por isso, é popularmente chamado de "manjericão preto". O aroma de suas folhas lembra uma mistura de menta e cravo. O manjericão de Baku é comumente usado para temperar pratos orientais.

Cultivando a partir de sementes e mudas
Se esta especiaria for cultivada a partir de mudas, o plantio em vasos deve ser feito no início da primavera em climas mais quentes. Em climas mais frios, o plantio deve ser feito um mês depois.
É preferível plantar sementes de manjericão em meados da primavera, pois a estufa deve estar suficientemente quente. Antes do plantio, o solo deve ser bem umedecido, e só então o grão deve ser colocado a uma profundidade de 1 centímetro.

A distância entre as sementes deve ser de 15 centímetros e a largura entre as fileiras, de 30 centímetros. A temperatura também é importante: deve estar em torno de 20 a 25 graus Celsius. Continue cuidando das mudas como de costume. Pode ser necessário desbastar as mudas.
Se cultivar manjericão Se você estiver começando com mudas, primeiro precisará germiná-las. Para isso, plante as sementes a 5 milímetros de profundidade em recipientes especiais. Após a semeadura, cubra-as com vidro. Para garantir o desenvolvimento adequado das mudas, regue-as com uma solução de fertilizantes de fósforo, potássio e nitrogênio quando as folhas emergirem. Após a germinação, as mudas podem ser plantadas em uma estufa usando uma grade de 20 x 35 cm (8 x 14 pol).

Cuidados, rega e fertilização
Nas primeiras semanas, o manjericão cresce lentamente. A faixa de temperatura ideal é entre 22 e 28 graus Celsius. Se a temperatura cair para 15 graus Celsius, o crescimento do manjericão pode diminuir significativamente.
Temperaturas abaixo de 3 graus Celsius são consideradas prejudiciais à planta. Além disso, ao plantar, lembre-se de que o manjericão não cresce bem em climas extremamente quentes. Durante o verão, a estufa deve ser adequadamente ventilada.

Recomendações para o cuidado adequado do manjericão:
- A planta precisa de rega regular. O ideal é que seja feita uma vez por semana. Se possível, use água que tenha ficado em repouso por 24 horas e ligeiramente mais quente que a temperatura ambiente (25 graus Celsius). A irrigação por gotejamento é comprovadamente o método mais eficaz para plantas. Instalar um sistema de irrigação automático facilitará o cuidado com a planta. O sistema pode ser ajustado e configurado para pulverização, se desejado.
- Ao cultivar manjericão, a planta precisa ser alimentada duas semanas após o transplante para a estufa. Fertilizantes nitrogenados ajudam a acelerar o crescimento. Para prepará-los, misture 10 litros de água com 10 gramas de ureia. Essa quantidade é suficiente para regar 3 metros quadrados de solo. Uma segunda fertilização também é necessária. Isso é feito 20 dias após a anterior. Para esta segunda fertilização, recomenda-se o uso de um fertilizante complexo. Ele é diluído a uma taxa de 25 gramas por 10 litros de água. Esterco diluído ou excrementos de pássaros também servem como fertilizante. A segunda fertilização é realizada após o próximo corte dos brotos.
Colheita
Quando os brotos atingirem 12 centímetros, eles serão podados. Isso deve ser feito acima do terceiro par de folhas. Sua altura deve estar de 7 a 8 centímetros acima do nível do solo. O solo entre as fileiras precisará ser solto. Fertilizante também deve ser adicionado. Após 20 dias, as folhas terão atingido o tamanho desejado e precisarão ser podadas novamente. Cada planta de manjericão pode render até quatro colheitas.
A colheita deve ser concluída antes que as folhas fiquem ásperas. Para secar as folhas, elas devem ser colhidas em clima quente e seco.
Doenças e pragas
Embora o manjericão seja resistente à maioria das doenças, cuidados inadequados enfraquecem a planta e a tornam vulnerável a pragas. Os erros mais comuns incluem regar em excesso e com muita frequência. O excesso de frio também pode enfraquecer a planta e até matá-la.

Características do cultivo no inverno
Cultivar vegetais no inverno é possível graças às estufas. Este método é considerado lucrativo, mas nem todo jardineiro iniciante tem os meios para construir e equipar uma estufa completa. Mais frequentemente, as pessoas cultivar manjericão em vasos e guarde-os em casa, no parapeito da janela. Cuidar do manjericão em casa é quase o mesmo que cuidar de outras plantas.












