Propriedades benéficas e contraindicações do manjericão para homens e mulheres e receitas da medicina tradicional

O manjericão é uma planta anual com mais de 150 variedades classificadas por duas características: cor das folhas e aroma. O manjericão é considerado uma erva muito benéfica devido às suas inúmeras propriedades, mas, como outras plantas, há contraindicações para seu uso. A planta possui propriedades anti-inflamatórias, tônicas, imunoestimulantes e antimicrobianas.

A erva real manjericão

A erva é uma planta incrivelmente benéfica e deliciosa, amplamente utilizada na medicina popular, como extratos em produtos farmacêuticos, cosmetologia e culinária. Muitas lendas e histórias, tanto românticas quanto religiosas, estão associadas a ela, bem como histórias sobre curas milagrosas e propriedades que trazem riqueza.

Em grego, existem dois termos para manjericão: Βασιλική — real, ὤκιμον — manjericão. Foi trazido para a Europa no século IV a.C. de regiões de clima subtropical e era considerado uma planta real. Foi então espalhado por mercadores para outros países e tornou-se popular entre o povo.

Foi trazida para a Rússia no século XVII, rapidamente conquistando respeito e sendo usada em diversos aspectos da vida humana. Também é conhecida como "reagan", "reikhan", "raykhon", "centáurea perfumada" e "rean".

Existem vários tipos manjericão com folhas verdes e roxas cores:

Manjericão Tipos de manjericão Descrição
Folhas verdes

(tem um aroma mais leve e um sabor delicado)

Italiano (genovês) Aroma: anis. Usado na culinária como intensificador de sabor.
Evenol-termofílico Aroma: leve, cítrico e mentolado. Sabor: levemente amargo. Usado para marinadas e conservas.
Folha larga Aroma: pimenta-da-jamaica. Utilizada em saladas e na medicina popular devido ao seu alto teor de óleos essenciais.
Folhas roxas (tem um aroma forte e vibrante e um longo sabor residual) Ordinário Aroma: apimentado e cravo.

A espécie vegetal mais popular, amplamente utilizada para fins medicinais e culinários. É seca, em conserva e consumida fresca. É fácil de cultivar e pode ser cultivada em ambientes internos.

Erevan Aroma: ácido, com notas de chá e pimenta-da-jamaica. Usado na culinária e na decoração de jardins. Alta produtividade, 2 a 3 vezes por estação.
Vermelho Aroma: apimentado e com notas de cravo. Cultive em vasos, terrenos abertos e estufas. Use fresca ou seca.
Tulasi Aroma: brilhante, forte, com notas apimentadas de cravo, deixando um gosto amargo. Usado no preparo de pratos apimentados. Na Índia, também é usado em rituais, para fumigar ambientes secos.
Osmin Aroma: picante, semelhante ao cravo, suave. Usado na culinária, cultivado não só ao ar livre, mas também em ambientes fechados.

Propriedades úteis do manjericão:

  1. Efeito antisséptico.
  2. Um afrodisíaco que aumenta o desejo sexual.
  3. Tonifica o corpo e a pele.
  4. Melhora a circulação sanguínea.
  5. Estimula a atividade mental.
  6. Tem efeito sedativo.
  7. Limpa resíduos e toxinas.
  8. Reduz a temperatura corporal durante infecções virais respiratórias agudas.
  9. Estimula o corpo a melhorar suas funções de proteção.
  10. Qualidades antiestresse.

manjericão fresco

Os malefícios do consumo do manjericão ocorrem devido à intolerância individual à planta ou quando a dosagem é excedida:

  1. Alergia.
  2. Envenenamento.
  3. Convulsões.

Para evitar danos ao corpo, use com cautela ou não use se tiver as seguintes contraindicações:

  1. Gravidez, lactação, amamentação.
  2. Diabetes mellitus.
  3. Para problemas graves no sistema cardiovascular.
  4. Para problemas com veias e trombose.
  5. Crianças menores de 7 anos de idade.
  6. Problemas gastrointestinais.
  7. Insuficiência hepática.

manjericão frescoOs especialistas não recomendam o uso de manjericão para tratamento por mais de 2 a 3 semanas; é necessário fazer uma pausa de 1 a 1,5 mês.

Composição e conteúdo calórico do manjericão fresco e seco

Em diversas regiões, a parte aérea do manjericão é utilizada: caule, folhas, flores, sementes e raízes não. O manjericão fresco contém mais nutrientes do que o manjericão processado.

Composto Erva fresca, quantidade por 100 g Erva seca, quantidade por 100 g
Conteúdo calórico 23 kcal 233 kcal
Esquilos 3,15 g 23 g
Gorduras 0,65 g 4g
Carboidratos 2,6 g 48 g
Fibra alimentar 1,5 g 37,7 g
Cinzas 1,49 14,85 g
Água 92 g 10,5 g
K 295 mg 2630 mg
Ca 177 mg 2240 mg
3,2 mg 89,8 mg
Magnésio 65 mg 716 mg
Mn 1,15 mg 9,8 mg
Ph 56 mg 274 mg
N / D 4 mg 77 mg
Cu 385 mg 2100 mg
Se 0,3 mg 3 mg
Zinco 0,81 mg 7 mg
Frutose 0,02 g 0,75 g
Glicose 0,02 g 0,02 g
Mono e dissacarídeos 0,3 g 1,7 g

manjericão seco

O manjericão seco contém ferro e manganês, o que excede a ingestão diária recomendada em duas vezes o valor diário recomendado. O manjericão também contém:

  1. Vitamina A, betacaroteno, beta criptoxantina, luteína, zeaxantina.
  2. Vitaminas B: tiamina, riboflavina, piridoxina, folato, colina, ácido pantotênico.
  3. Ácido ascórbico (vitamina C).
  4. Alfa e gama tocoferol, vitamina E.
  5. Filoquinona.
  6. Betaína.
  7. Vitamina PP.

Além de vitaminas, macro e microelementos, o manjericão fresco contém: 10 aminoácidos substituíveis e 8 essenciais, 3 ácidos graxos saturados, 3 ácidos mono e poli-insaturados.

manjericão em uma tigela

As sementes de manjericão são um auxiliar eficaz na perda de peso; elas têm propriedades absorventes e são capazes de remover substâncias nocivas e excesso de colesterol, mesmo em certa medida após a irradiação.

Comer sementes para perder peso diminui a sensação de fome e também remove o excesso de líquido estagnado do corpo.

Para preparar as sementes, você precisará de um copo de água morna fervida ou leite. Despeje 2 colheres de sopa de sementes de manjericão no líquido e deixe em infusão até que as sementes fiquem translúcidas. Adicione a infusão resultante, 2 a 3 colheres de sopa por vez, a uma xícara de chá ou outras bebidas à base de água consumidas durante o dia. À noite, você pode prepará-la com leite ou kefir e beber o copo inteiro. Use esta receita por no máximo 2 a 3 semanas e, em seguida, faça uma pausa. A bebida queima gordura de forma eficaz, remove o excesso de depósitos do corpo e limpa o intestino.

perder peso é fácil

O óleo essencial de manjericão também pode ser usado para perda de peso, adicionando-o a fórmulas de massagem. Contém cânfora, eugenol aromático (até 70%), ocimeno, cineol, linalol, biflavonoides e outros compostos químicos, que conferem ao óleo um aroma leve, picante e ácido. Um líquido viscoso amarelo-esverdeado, obtido pela prensagem das folhas e partes superiores (brotos) da planta e, em seguida, pela destilação a vapor.

Os benefícios do manjericão para o corpo humano

Os benefícios do manjericão, quando consumido regularmente em pequenas quantidades, são grandes; ele tem um efeito benéfico na saúde humana e nos órgãos: rins, fígado, coração e função cerebral.

manjericão roxo

O manjericão tem um efeito benéfico no músculo cardíaco, normaliza seu ritmo, afina o sangue, fortalece as paredes dos vasos sanguíneos, reduz o colesterol e, graças ao seu alto teor de ferro, especialmente no manjericão seco, previne a anemia. Também aumenta a pressão arterial, portanto, pessoas com hipertensão devem consumi-lo com cautela e após consultar um médico.

Macro e microelementos benéficos, vitaminas, taninos e óleos essenciais influenciam a função cerebral, melhoram a atenção e a memória, aliviam a tensão nervosa, ajudam a lidar com o estresse e melhoram o sono. Portanto, é recomendado para estudantes, estudantes do ensino médio e aqueles que realizam trabalhos mentais.

Saúde Gastrointestinal e Renal – limpa os intestinos e os rins, remove toxinas, estimula os processos metabólicos, inicia mecanismos de rejuvenescimento celular, elimina flatulência e normaliza a função estomacal. Tem efeito sobre cálculos renais e areia, podendo desintegrá-los, por isso não deve ser consumido por pessoas com cálculos grandes.

manjericão fresco

Os compostos químicos do manjericão também podem fortalecer o sistema imunológico, aliviando os primeiros sintomas de infecções virais respiratórias agudas, resfriados e gripes. Tinturas caseiras e remédios à base de álcool tratam bronquite, reduzem a febre e combatem vírus.

Suco de manjericão

O suco de manjericão é preparado a partir de folhas e caules frescos. Pode ser armazenado em local fresco por no máximo 24 horas, após o qual suas propriedades benéficas diminuem. O suco fresco também é usado para cicatrizar feridas e como tônico corporal.

E tomá-lo internamente pode ajudar a eliminar odores desagradáveis ​​do estômago e da boca, pois mata bactérias e fungos.

Os benefícios para os homens são enormes. As propriedades afrodisíacas do manjericão e certos ácidos influenciam o funcionamento dos órgãos reprodutivos, estimulando e tonificando os músculos e normalizando o equilíbrio hormonal, aumentando especificamente a produção de testosterona. Nos homens, aumenta o desejo e a potência sexual. Isso é especialmente verdadeiro quando consumido fresco ou em saladas.

suco de manjericão

Também há benefícios para as mulheres. Durante a preparação para a gravidez, o manjericão pode ser usado como um depurativo e um método para acumular nutrientes benéficos. Usar manjericão seco na forma de decocções, infusões ou suco fresco pode aliviar as dores menstruais, ter um efeito positivo na TPM e melhorar o humor.

Tintura de manjericão

Para prepará-lo, despeje 50 gramas de folhas frescas ou 15 gramas de folhas secas em 100 gramas de vodca ou 65 gramas de álcool. Deixe em infusão em local fresco e escuro. Você pode enrolar o recipiente em uma toalha e colocá-lo no fundo da geladeira por duas semanas. Tome algumas gotas de 2 a 3 vezes ao dia ou dilua em água. Para problemas cardiovasculares, é melhor evitar a tintura e, em vez disso, usar manjericão fresco ou uma decocção da erva seca.

tintura de manjericão

Chá de manjericão

O chá de manjericão é consumido há muito tempo nos países orientais devido aos seus conhecidos benefícios à saúde. É usado como preventivo de doenças respiratórias, estimulante do humor e como bebida para insônia antes de dormir.

Para cada 200 ml de água fervente, adicione 1 colher de chá de folhas secas ou a parte superior de 4 a 6 folhas frescas. Cubra e deixe em infusão por 7 a 10 minutos. Folhas ou raminhos podem ser adicionados a qualquer chá. O manjericão-limão tem o sabor e aroma mais agradáveis; é refrescante e tônico no calor do verão.

chá de manjericão

Uso na medicina popular

Na medicina popular, são utilizados decocções, infusões, tinturas alcoólicas, extratos, manjericão seco, óleo e bálsamo:

  1. Compressas são feitas para curar feridas.
  2. Adicione suco e óleo essencial ao creme ou óleo de massagem para melhorar a circulação sanguínea na pele e também aliviar dores nas costas e rigidez muscular.
  3. O suco ou decocção da planta é usado para eliminar acne, limpando o rosto com ele duas vezes ao dia.
  4. Decocção, tintura e suco são usados ​​para tratar doenças dentárias: gengivite, estomatite, periodontite.

O manjericão deve ser usado somente após eliminar todas as contraindicações, consultar um médico e por no máximo 14 a 20 dias.

decocção de manjericão

Ervas na culinária

O manjericão é muito popular em molhos, sendo o pesto o mais famoso. A planta confere um sabor único aos alimentos cozidos e deixa um gosto residual agradável. Pratos de carne e peixe, assados ​​ou fritos, são ricos e saborosos. Fazer pizzas, sopas, molhos e outros pratos com manjericão é parte integrante das culinárias italiana, georgiana, árabe, azerbaijana e hindu.

Eles usam a erva com frequência principalmente para preparar pratos para homens, pois a planta é considerada útil para aumentar a potência masculina.

Receitas populares para uso médico

A planta é amplamente utilizada na medicina popular; os curandeiros fazem misturas medicinais à base de manjericão e as usam para vários males.

manjericão fresco

Para aumentar a imunidade, misture 20 gramas de manjericão seco, 10 ramos de rosa mosqueta e 10 gotas de tintura de equinácea, despeje água fervente sobre a mistura e deixe em infusão por 2 horas. Beba meio copo duas vezes ao dia. Possui propriedades anti-inflamatórias e coleréticas.

Adicione 1 colher de sopa de manjericão, mil-folhas, hortelã e camomila a 500 g de água fervente e deixe em infusão por 2 a 3 horas. Beba 50 g três vezes ao dia. Esta mistura ajuda a aliviar a azia e a sensação de estômago pesado. Lembre-se de que qualquer remédio caseiro tem validade de no máximo 12 a 24 horas. Portanto, faça infusões frescas todos os dias.

Contraindicações do manjericão e malefícios do tempero

O manjericão é uma erva com propriedades positivas e negativas. Seus efeitos nocivos incluem medicamentos mal preparados ou uso prolongado, que podem causar irritação estomacal e intestinal, além de reações alérgicas. Os compostos químicos do manjericão contêm impurezas nocivas, como mercúrio, por isso é contraindicado para gestantes e lactantes, bem como para crianças pequenas.

O manjericão não é apenas uma especiaria, mas também uma planta medicinal, benéfica em qualquer forma. Pode ser cultivado não apenas ao ar livre, mas também no parapeito da janela, sem perder suas propriedades benéficas.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata