Cultivo a partir de sementes e cuidados com manjericão em campo aberto, doenças e colheita

Entre as muitas ervas e plantas, o manjericão é uma escolha popular entre os jardineiros. Cultivá-lo requer uma série de considerações. Ao plantar manjericão em seu jardim, você precisa garantir condições climáticas adequadas, selecionar o solo certo e seguir práticas agrícolas básicas. A erva pode ser cultivada ao ar livre ou em ambientes fechados.

Introdução ao manjericão, descrição da planta

A popularidade do manjericão na Rússia começou no século XVIII, quando cosméticos eram feitos a partir da erva. Com o tempo, essa erva e suas folhas verdes começaram a ser usadas na culinária e em outras aplicações. O manjericão é uma planta anual com folhas oblongas e pecíolo curto. O comprimento médio do caule chega a 60 centímetros. A erva tem um aroma cítrico característico, o que a torna um ingrediente em muitos pratos.

As raízes ramificadas da planta ficam próximas à superfície do solo quando o manjericão é cultivado ao ar livre. A parte aérea da planta de manjericão é coberta por pelos. As inflorescências são brancas ou rosa-claro. Algumas variedades de manjericão produzem frutos escuros, semelhantes a pequenas nozes, que amadurecem em cachos de 3 a 4 e permanecem viáveis ​​por 5 anos.

Semeando sementes de manjericão

Há duas maneiras de plantar especiarias no seu jardim: semear as sementes com antecedência em recipientes separados para produzir mudas ou semeá-las diretamente no terreno aberto. Semeadura manjericão em vasos Isso permite que você cultive ervas aromáticas e, no outono, colete sementes para usar na próxima estação. Semear manjericão diretamente no solo renderá uma grande quantidade de ervas, mas as sementes não terão tempo de amadurecer antes da primeira geada.

Quando semear manjericão, o processo de plantio da planta

O plantio de manjericão exige o cumprimento de uma série de regras para garantir uma colheita abundante. A especiaria deve ser semeada alguns meses antes do transplante das mudas para o campo aberto. Normalmente, a semeadura ocorre no final de março ou início de abril. Isso dá tempo para que as plantas se desenvolvam plenamente.

manjericão em campo aberto

Ao se perguntar como semear manjericão, você precisa seguir estes passos em sequência:

  1. Prepare recipientes para mudas e encha-os com proporções iguais de húmus, terra e turfa.
  2. Fertilize a mistura de solo com uma solução de 5 litros de líquido e uma colher de cada: sulfato de potássio, superfosfato, ureia e cloreto de potássio.
  3. Espere até que o solo aqueça a uma temperatura de cerca de 20 graus e semeie as sementes, cobrindo-as com uma fina camada de terra por cima.
  4. Cubra o recipiente com mudas com filme plástico ou um material de cobertura especial e deixe-o em um ambiente aquecido e constantemente iluminado.

É importante lembrar que regar em excesso o solo ao redor das mudas pode promover infecções. Para prevenir a infecção, trate o solo com uma mistura de sulfato de cobre e água.

Como cuidar de mudas

Independentemente da variedade escolhida, as mudas de manjericão precisam de solo úmido e luz solar constante para germinar. Assim que os primeiros brotos surgirem, coloque o vaso em uma janela ensolarada.

Se o solo for fertilizado corretamente, as mudas aparecerão de 7 a 10 dias após a semeadura.

Ao cultivar manjericão a partir de sementes, recomenda-se manter o recipiente com as mudas em um local com temperatura constante. Regar regularmente é necessário se o solo secar, mas é importante evitar o excesso de água. Para garantir o amadurecimento uniforme de todas as mudas, gire o recipiente periodicamente.

o processo de plantio de manjericão

Plantando mudas no solo

Depois que as mudas de manjericão crescerem, elas precisam ser transplantadas para um terreno aberto para posterior maturação. As mudas podem ser divididas em vasos individuais e mantidas no parapeito da janela, mas em climas quentes, é mais prático transplantá-las para o exterior.

Para obter uma boa colheita e uma vegetação exuberante, você deve plantar mudas antes do início do verão, quando a temperatura ambiente aumenta a cada dia.

Sete a 10 dias antes de transplantar as mudas para o campo aberto, reduza a umidade e ventile-as. Isso ajudará na adaptação ao novo local. Retire as mudas dos vasos e transplante-as para o solo quando a temperatura atingir 15 graus Celsius. O processo de transplante segue um plano padrão: espaçar as mudas de 25 a 30 centímetros para permitir que o sistema radicular se desenvolva livremente. A profundidade ideal de plantio é de cerca de 30 centímetros.

Antes do plantio, regue os buracos cavados. Os arbustos devem ser posicionados de forma que todas as folhas fiquem acima do solo. Um dia nublado é o ideal para o transplante, quando os raios ultravioleta terão impacto mínimo sobre as mudas.

Que tipo de solo deve ser usado para plantar manjericão?

O crescimento e o amadurecimento adequados de uma colheita de alta qualidade exigem solo adequado para o manjericão. Ao escolher o local, considere canteiros com solo fértil e bem cuidado. O manjericão requer áreas bem aquecidas e protegidas de correntes de ar. Você pode proteger as mudas do vento plantando-as perto de árvores e arbustos exuberantes.

Qualquer variedades de manjericão Crescem melhor em solos franco-arenosos leves com alto teor de matéria orgânica. Leguminosas, batatas, pepinos e tomates, que requerem um fornecimento consistente de fertilizantes orgânicos, são considerados as melhores culturas pré-plantio para especiarias.

Como plantar mudas corretamente

A época de plantio do manjericão depende do clima. O final de maio e junho são considerados as melhores épocas. O transplante tardio pode fazer com que as mudas não resistam a períodos de calor e geadas precoces. Antes do plantio, fertilize o solo para promover o crescimento subsequente e prevenir doenças.

Após plantar e compactar o solo, regue o manjericão. Nas primeiras duas semanas após o transplante, cubra as mudas com plástico à noite para garantir que o manjericão continue a desenvolver raízes e evitar que murche devido a mudanças bruscas de temperatura.

arbustos de manjericão

Dicas de cuidados e cultivo de manjericão para esta planta aromática

Esta erva requer cuidados regulares, mas para obter uma colheita de alta qualidade, são necessárias apenas práticas agrícolas básicas. Para cultivar manjericão com folhagem densa e aroma agradável, você precisa de:

  1. Inspecione periodicamente os canteiros para detectar e remover ervas daninhas que impedem a germinação das mudas.
  2. Solte o solo para que não fiquem grumos e as plantas possam crescer livremente em altura.
  3. Regue o solo constantemente, evitando seca ou umidade excessiva.

Se você deseja cultivar uma especiaria com aroma distinto, considere este fator ao escolher uma variedade de planta. Um exemplo marcante de variedade aromática é a Gigante Roxa Russa.

Rega e cuidados com o solo

A frequência de rega do solo onde o manjericão cresce depende diretamente das condições climáticas. O cuidado com as plantas exige a verificação regular das condições do solo. Se o solo começar a secar, as mudas precisam ser regadas. Ao regar os canteiros, é importante evitar o excesso de água, pois isso pode causar apodrecimento das raízes.

Antes de cada rega, você deve soltar o solo para que mais oxigênio penetre na parte inferior das raízes e a umidade flua mais ativamente. É melhor regar os arbustos de manjericão com água morna e estável.

Além disso, para o crescimento adequado do manjericão, é necessário cultivar e remover ervas daninhas, que podem consumir nutrientes benéficos do solo. Ervas daninhas com raízes grandes dificultam o crescimento do manjericão e reduzem a produtividade. Após a remoção das ervas daninhas, regue bem as plantas.

manjericão em campo aberto

Quando a fertilização das plantas é necessária e como fazê-la?

Uma das partes essenciais do cuidado com os arbustos de manjericão é a fertilização. Enriquecer o solo com matéria orgânica garantirá um aroma distinto e uma folhagem densa. A primeira aplicação deve ser feita no momento do transplante das mudas para o campo aberto. A próxima aplicação é recomendada um mês depois. Uma ou duas aplicações podem ser necessárias ao longo da estação de crescimento, desde que os canteiros estejam livres de pragas de manjericão.

Para garantir um crescimento verdejante e exuberante, use fertilizantes à base de nitrogênio. Nitrophoska é um fertilizante adequado, preparado em solução na proporção de 2 colheres de sopa para cada 12 litros de água morna e limpa. Regue os canteiros pela raiz, usando 3 a 4 litros de solução por metro quadrado de solo. A fertilização não só promove o crescimento das plantas, como também previne doenças do manjericão.

Colheita, como colher verduras

Quando a parte aérea da planta atingir uma altura de 10 a 12 centímetros, você pode começar a colher. As folhas colhidas são amarradas em cachos compactos e cuidadosamente secas. Se você planeja usar as ervas como tempero para diversos pratos, basta moer ou esfarelar finamente as folhas secas.

um ramo de manjericão

Você pode estocar manjericão por um longo período. Se planeja armazenar a erva, certifique-se de inspecionar as plantas cuidadosamente ao colhê-la. Deixar manjericão doente armazenado pode resultar em uma perda significativa do seu estoque. Armazene a erva seca, pois o congelamento destruirá suas propriedades benéficas.

Quando e como é feita a poda?

Recomenda-se podar os brotos e as folhas da planta desde meados do verão até as primeiras geadas do outono. Aparar regularmente a grama alta, os brotos novos e algumas inflorescências incentivará as plantas de manjericão a continuarem crescendo e se tornarem mais vigorosas. Este método aumenta a produtividade, pois as folhas novas crescerão várias vezes durante uma única estação.

Ao colher manjericão, lembre-se de que as sementes só amadurecem completamente no início do outono. Portanto, não tenha pressa em remover as plantas, mesmo que estejam secando gradualmente. Se as sementes não amadurecerem completamente, não produzirão brotos subsequentes.

Como preparar manjericão

A maioria das variedades de manjericão mantém seu aroma agradável por muito tempo, mesmo quando seco. Para preservar as propriedades aromáticas das ervas, o manjericão colhido deve ser amarrado em maços e pendurado em um local escuro e bem ventilado (sótão ou adega). A temperatura de armazenamento deve ser mantida em pelo menos 10 graus Celsius.

Se a coleta foi feita colhendo as folhas, elas devem ser dispostas sobre uma superfície lisa e deixadas secar naturalmente.

Há muitas maneiras de usar esta erva saudável. A maneira mais fácil é usar manjericão seco como tempero, armazenando-o em recipientes de vidro ou sacos de papel. Você também pode fazer conservas da erva seguindo os seguintes passos:

  • lave e seque as folhas;
  • Coloque as folhas bem fechadas em potes esterilizados para permitir que a planta libere o suco;
  • adicione sal entre as camadas da planta;
  • feche bem a tampa do frasco e guarde-o em temperatura não superior a 2 graus.

manjericão em uma tigela

A conserva preserva as propriedades benéficas da planta. A conservação de ervas é semelhante. As folhas também são dispostas em várias camadas, cada uma polvilhada com sal, mas, na etapa final, adiciona-se azeite de oliva ao recipiente. Ao usar ervas em conserva ou em conserva, reduza a quantidade de sal adicionada aos pratos.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata