O manjericão é uma erva picante com sabor e aroma únicos. No entanto, sua vida útil é curta; escurece rapidamente e perde sua potência, mesmo quando refrigerado. O aroma aromático e o sabor picante do manjericão podem ser apreciados o ano todo. Ele pode ser congelado, seco ou conservado de outras maneiras. As donas de casa devem saber como armazenar o manjericão corretamente.
Coleta e preparação para armazenamento
O manjericão pode ser colhido duas vezes durante o verão. A primeira colheita é no início do verão, antes da planta florescer. É importante deixar as folhas inferiores. A segunda colheita é depois que a planta se estabelece. Após a floração, o aroma do manjericão diminui.

Plantas de manjericão saudáveis e robustas, sem sinais de deterioração, podem ser preservadas para o inverno. Folhas, caules, brotos e flores são adequados para a colheita. Curiosamente, quanto mais frequentemente o manjericão é colhido, mais brotos novos ele produz.
As pontas devem ser cuidadosamente aparadas com tesoura. Evite arrancar arbustos inteiros, pois isso impedirá uma segunda colheita.
Os brotos são lavados em água corrente fria, as folhas são arrancadas do caule e as folhas verdes são picadas, se necessário.
As sementes são colhidas depois que as inflorescências ficam marrons e secas. É importante não perder esse momento, caso contrário, as sementes cairão nos canteiros. A germinação permanece viável por até 5 anos.
Métodos de armazenamento
Existem várias maneiras de armazenar ervas. Para preservar minerais e vitaminas, é importante armazenar adequadamente não apenas ervas secas e congeladas, mas também ervas frescas.
Na geladeira
Ao comprar manjericão, preste atenção à sua aparência. As folhas devem ser coloridas e sem manchas escuras. Evite manjericão murcho, mesmo que seja um pouco mais barato. O manjericão murcho não tem o mesmo aroma e sabor picantes do manjericão fresco.

Para manter o manjericão fresco por uma semana, embrulhe-o em um guardanapo de algodão úmido, coloque-o em um saco plástico e coloque-o na prateleira de baixo da geladeira.
Ervas picadas finamente também podem ser armazenadas na geladeira por muito tempo. Coloque as ervas em um recipiente, cubra com óleo vegetal e coloque-o na porta da geladeira. Armazene assim por até 3 meses.
Em temperatura ambiente
Para manter um maço de manjericão fresco por muito tempo, basta colocá-lo em um copo com água fria. Isso manterá as ervas frescas por até duas semanas. Se você colocar um saco plástico sobre o copo e prendê-lo com um elástico, a validade aumentará para três semanas.
Sementes manjericão pode ser semeado em um vaso de flores e coloque-o no parapeito da janela. Assim, ervas frescas estarão à mesa o ano todo.
Armazenamento de longo prazo
Para conservar o manjericão para o inverno, ele pode ser congelado e seco de várias maneiras. Às vezes, os cozinheiros domésticos vão além e preparam pastas e outros produtos semiacabados com a especiaria.

Método de congelamento
As ervas são fáceis de armazenar congeladas, pois retêm suas vitaminas e nutrientes. Você pode simplesmente congelar raminhos de manjericão, colocando-os em sacos de celofane ou utilizando métodos originais de armazenamento do produto no congelador.
- Com óleo vegetal. Pique os brotos de especiarias com uma faca, cortando as folhas e os talos. Adicione algumas colheres de sopa de óleo vegetal às ervas picadas e misture. Divida a mistura em sacos plásticos e guarde no congelador.
- Congelar em cubos. Pique as folhas finamente, encha uma forma de gelo com as ervas e regue com um pouco de óleo vegetal.
- O manjericão é congelado em raminhos para o inverno. Os brotos são lavados, secos e embalados em sacos previamente.
Você pode congelar as folhas da erva separadamente. No inverno, elas podem ser usadas para decorar saladas, acompanhamentos e bebidas.

Secagem de manjericão
A maneira mais fácil de conservar ervas é secá-las. Você pode secar essas ervas aromáticas ao ar livre, no forno ou em uma secadora especial. Seque as ervas inteiras, tanto os ramos quanto as folhas.
- Lave de 5 a 6 raminhos, amarre-os em feixes com barbante e pendure-os em local bem ventilado. Após duas semanas, retire-os, pique-os e transfira-os para um recipiente de vidro.
- Os brotos são lavados e colocados sobre uma toalha para secar. As folhas são arrancadas e dispostas sobre papel branco em uma área bem ventilada. Após 10 dias, a erva é transferida para um frasco ou saco de lona.
- Rápido seque o manjericão Você também pode secar no forno. Coloque as ervas picadas em uma assadeira e leve ao forno. Deixe secar por uma hora na temperatura mais baixa, com a porta entreaberta.
Ervas secas podem ser armazenadas por até um ano em local fresco e seco.

Especiarias para conserva
Pegue dois maços de folhas verdes, lave-os, seque-os e bata-os em um processador de alimentos. Adicione duas colheres de sopa de azeite e uma colher de chá de sal. Divida a mistura em saquinhos e coloque-os no congelador.
Conservando manjericão
As verduras em conserva podem ser consumidas como prato único ou usadas em saladas. Para preparar a conserva, use:
- Manjericão fresco - 2 maços.
- Água - 2 copos.
- Sal - 1 colher de chá.
- Açúcar - 1 colher de chá.
- Vinagre - 1 colher de sopa.
Lave as ervas, corte-as em pedaços e coloque-as em um frasco. Prepare uma marinada com água e outros ingredientes. Despeje sobre as ervas, esterilize os frascos por 7 minutos e feche bem.

Colar
A pasta de ervas é usada para dar sabor a sopas e acompanhamentos. Para fazer este produto semiacabado, bata o tempero em um processador de alimentos, adicione 4 colheres de sopa de água e bata bem. A pasta de ervas é então dividida em saquinhos e colocada no congelador. Se necessário, retire um pedaço da pasta e adicione aos pratos.
Por quanto tempo armazenar
Ervas congeladas podem ser armazenadas por cerca de um ano, desde que não sejam descongeladas e congeladas repetidamente. Ervas secas podem ser armazenadas em um recipiente de vidro por até um ano, com tampa hermética. Na geladeira, as ervas podem ser armazenadas por até 3 semanas.











