O manjericão é uma erva aromática usada não apenas na culinária, mas também no tratamento de diversas doenças. A planta é considerada uma erva real, como o próprio nome sugere. É usada em muitas culinárias ao redor do mundo, mas é especialmente popular na Itália. A erva é adicionada a sopas, saladas e acompanhamentos de carnes e peixes. As folhas são verdes e algumas variedades são roxas. Muitos jardineiros plantam manjericão no outono.
É possível plantar manjericão no inverno?
Esta é uma questão que preocupa muitos jardineiros. Em algumas zonas climáticas onde o inverno é ameno ou inexistente, as sementes são plantadas em terreno aberto e coberto. As mudas aparecem na primavera. É melhor não fazer experimentos durante invernos rigorosos — não haverá resultados positivos. Considere germinar as sementes em casa.
Variedades de inverno
Existem mais de 150 variedades de manjericão. As principais características distintivas são o tamanho do arbusto, a cor das folhas, o sabor e o aroma. Variedades despretensiosas que exigem cuidados mínimos são adequadas para jardineiros iniciantes. A variedade em forma de colher, que cresce bem e é amplamente distribuída, tem folhas verde-vivas e um aroma que lembra o cravo.
O tomilho de Yerevan, ou mexicano, é amplamente utilizado na culinária do mundo todo. A planta tem folhas azul-escuras e um aroma persistente de chá e pimenta.
A variedade Baku tem folhas marrom-arroxeadas. Preparações com esta especiaria adquirem um aroma mentolado.

Preparando o recipiente e o solo para o plantio
Solo leve e fértil é ideal para o cultivo. É melhor comprar um substrato especialmente preparado em uma loja de jardinagem. Solo de jardim adequado, com um pouco de fertilizante mineral adicionado antes do plantio, também funciona.
O solo deve ser aquecido em um fogão ou forno por uma hora. O substrato pode ser preparado misturando composto e turfa.
Considerando que a cultura é do sul, o solo de plantio deve estar em temperatura ambiente.
Para plantações de manjericão Você pode usar recipientes oblongos para mudas ou um vaso de flores com no máximo 30 centímetros de profundidade.
Existem duas opções de pouso:
- no vaso principal com posterior plantio em vasos de flores;
- plantando sementes em copos plásticos.
Antes de escolher um recipiente, é importante considerar que no futuro a planta se transformará em um arbusto e deve ter espaço suficiente.
O vaso deve ter furos no fundo; se não houver, faça os seus próprios. Adicione uma camada de dois centímetros de material de drenagem ao fundo do recipiente. Pedrinhas, tijolos quebrados, argila expandida, vasos de cerâmica quebrados e outros materiais são adequados. Em seguida, encha o recipiente com terra, deixando um espaço de dois centímetros a partir do topo.

Regras para plantio de inverno
Em casa, a planta pode ser cultivada a partir de sementes ou estacas. Jardineiros experientes preferem cultivar a partir de sementes.
Etapas de plantio:
- Prepare as sementes. Esta etapa é opcional, mas afetará negativamente a germinação. Deixe as sementes de molho em um recipiente com água morna por 2 dias, trocando a água diariamente. Em seguida, deixe as sementes de molho em uma solução de permanganato de potássio por 3 horas. Seque espalhando as sementes em uma camada fina sobre um pano limpo.
- Umedeça previamente o solo.
- Semeie as sementes com 2 centímetros de distância entre si. Depois de espalhadas, cubra-as com uma camada de solo de no máximo 1 centímetro de espessura.
- Cubra o pote com vidro ou plástico grosso e coloque em um lugar aquecido.
- Remova a película diariamente, permitindo a entrada de oxigênio, e verifique a germinação. Durante esse período, não regue o solo. Borrifar o substrato com um borrifador é suficiente para manter a umidade.
- Após o surgimento dos primeiros brotos, retire o filme e leve-o para o sol.
- Desbaste as mudas se você planeja mantê-las em um vaso comum. Deixe pelo menos 10 centímetros de distância entre elas.
- Você pode colocá-los em xícaras.

Cuidados especiais com a planta:
- Monitore o nível de umidade do substrato diariamente. Solte o solo e controle a temperatura ambiente.
- Fertilize o solo uma vez por mês. Use vermicomposto, Agrolife e outros fertilizantes.
- Se os brotos forem cultivados no outono e no inverno, as plantas precisarão de pelo menos 10 horas de luz suplementar. Podem ser usadas lâmpadas LED e fluorescentes.
- Para formar a coroa corretamente, o manjericão precisa de poda e pinçamento, removendo as pontas dos brotos.
- Assim que seis folhas aparecerem, você pode começar a colher. Para isso, arranque duas folhas da parte superior. As folhas inferiores restantes impedirão que o manjericão cresça muito e se torne menos produtivo.
- Quando os brotos aparecerem, eles devem ser removidos junto com as duas folhas abaixo deles. A floração fará com que a folhagem se estrague.

Características de cuidado
Reduza a rega durante o outono e o inverno. Use água sedimentada em temperatura ambiente. No verão, regue o manjericão conforme o solo seca. As folhas precisam ser umedecidas diariamente.
O calor é a chave para o crescimento normal. A temperatura ambiente deve estar em torno de 25 graus Celsius. O crescimento desacelera quando a temperatura cai para 15 graus Celsius.
O manjericão tem um sistema radicular fraco, por isso a poda deve ser feita com muito cuidado. Evite correntes de ar.
O que fazer na primavera
O manjericão pode ser cultivado no parapeito da janela o ano todo. No entanto, muitos jardineiros preferem plantá-lo na horta ou no canteiro. O plantio pode ser feito após a última geada. A época ideal é do final de maio ao início de junho. Para reduzir o estresse durante o plantio, retire a planta do recipiente com um torrão de terra. Ao escolher o local, escolha um local ensolarado e sem correntes de ar.











