Cultivo e cuidado de feijão em campo aberto, regras de plantio e variedades

O feijão é fácil de cultivar e cuidar ao ar livre; não requer cuidados especiais e tolera facilmente geadas. Não requer rega ou fertilização frequente; prospera em pleno sol e tolera oscilações de temperatura. No entanto, ao plantar, você precisará considerar as características do solo e a rotação de culturas. Isso garantirá uma boa colheita e enriquecerá o solo com nutrientes.

Descrição da planta

Esta cultura possui certas qualidades e é classificada como adubo verde. Essas plantas enriquecem o solo, melhorando suas propriedades.

Vamos estudar a descrição dos feijões e conhecer suas propriedades:

  1. Na natureza, existem arbustos grandes e médios, bem como representantes de baixo crescimento da cultura.
  2. O período de maturação do feijão é curto, os frutos aparecem após 1,5 mês.
  3. A planta tolera bem as oscilações de temperatura, o que permite que seja plantada no início de abril.

Cuidado! A exposição solar e a umidade são fatores cruciais; esses fatores afetam o crescimento do feijão; se não receberem luz e água suficientes, as raízes apodrecerão rapidamente.

A planta possui um sistema radicular ramificado, o que lhe permite soltar o solo e enriquecê-lo com oxigênio. O adubo verde enriquece o solo e o restaura, evitando o esgotamento do solo e de seus nutrientes.

Quais são as características do feijão:

  • eles produzem uma colheita abundante e dão bons frutos em solos férteis;
  • apesar da alta resistência ao frio, não toleram umidade estagnada;
  • A planta precisa de nitrogênio, mas seu excesso tem um efeito prejudicial nas taxas de crescimento.

tipos de feijão

O feijão não é exigente; cresce rápido e produz frutos abundantemente, mas requer pouca fertilização regular. Normalmente, isso é feito antes do plantio.

A cultura tolera bem a geada; uma queda de temperatura para menos 4 graus não causará nenhum dano.

Ao plantar feijão no solo, os jardineiros recomendam seguir as regras de rotação de culturas. Evite plantar a planta após cultivar seus "parentes próximos" no mesmo local. Isso degradará significativamente as propriedades do solo.

Variedades e tipos populares

As seguintes variedades são especialmente populares entre os jardineiros:

  1. A característica marcante da Anna são seus frutos grandes, com uma agradável tonalidade verde. As vagens são longas e a variedade é considerada alta. Até 300 gramas de grãos podem ser colhidos em um metro quadrado de plantio.
  2. O feijão preto russo provou ser resistente à geada e ao acamamento. O feijão cresce rapidamente, atingindo uma altura de 110 centímetros. Os frutos são de tamanho médio e não se partem quando totalmente maduros.
  3. Bielorrussa – esta variedade pode atingir 2 metros de comprimento, com frutos marrons medindo de 5 a 11 centímetros. É considerada uma variedade de maturação tardia.

Variedade Anna

As nuances do cultivo do feijão

É melhor cultivar feijão seguindo todas as regras. Não será particularmente difícil e não exigirá muito esforço do jardineiro. O feijão tem requisitos padrão, que incluem o seguinte:

  • Prepare o solo antes do plantio;
  • siga o algoritmo de rega e fertilização;
  • Não se esqueça de soltar o solo e remover ervas daninhas.

A planta precisará de luz solar, então plante-a em uma área bem iluminada.

Preparação do solo

Solos férteis, argilosos e outros fazem pouca diferença. Alta acidez pode causar problemas, mas isso pode ser estabilizado com cal.

O que mais precisa ser feito:

  1. Antes de plantar o feijão, solte o solo.
  2. Fertilize com cinzas de madeira ou outro fertilizante orgânico.
  3. Depois regue a muda, mas não em excesso.

semeando feijão

Datas de plantio

Os tratamentos são realizados no início de abril; os feijões são resistentes à geada. No entanto, para evitar que as mudas morram, a temperatura na região deve ser de pelo menos -5 graus Celsius (à noite).

Esquema de plantio

Ao realizar os procedimentos de pouso, siga as seguintes regras:

  • germinar a semente em casa, de acordo com o esquema padrão;
  • plante-a em um vaso separado ou copo plástico;
  • água, alimente com estimulantes de crescimento ou fertilizantes orgânicos;
  • Plante em terreno aberto no início de abril.

Preste atenção ao local de plantio – é melhor plantar feijão em uma colina ou monte para que o sol aqueça a planta e o excesso de umidade escorra.

esquema de pouso

Se usar sementes:

  1. Você pode plantá-las em campo aberto ou em vasos. Se optar pela primeira opção, a germinação levará algum tempo, o que significa que a colheita começará mais tarde.
  2. É melhor germinar o material com antecedência e depois plantá-lo no solo, dessa forma os feijões terão uma taxa de germinação maior.

Antes de começar a plantar, siga estas orientações:

  • examinar o material quanto à presença de podridão e mofo;
  • trate-o com uma solução fraca de permanganato de potássio;
  • Para acelerar a germinação, você pode usar um estimulador de crescimento.

preparando-se para o pouso

Especificidades do cuidado com o feijão

Para cultivar e colher uma boa safra, você precisa se familiarizar com os detalhes dos cuidados com as plantas. Veja o que você precisa fazer:

  1. A cultura não tolera excesso de umidade e morre rapidamente devido à podridão das raízes.
  2. Se o clima da sua região for chuvoso, crie um canteiro elevado com solo arenoso e tente cultivar feijões nele.
  3. Equipe a área de cultivo com um sistema de drenagem.
  4. Plante feijão em locais onde vegetais como batatas e repolho eram cultivados anteriormente.

Fertilização e rega

Antes do plantio, é melhor fertilizar as plantas com matéria orgânica — esterco podre, composto ou cinzas de árvores são adequados. Recomenda-se fertilizar de 2 a 3 vezes por estação:

  • antes do plantio no solo;
  • durante a estação de crescimento;
  • durante a formação dos frutos.

regando feijões

Isso será suficiente. Não é recomendado o uso de grandes quantidades de fertilizantes e suplementos nitrogenados, pois o excesso pode matar a planta. Dê preferência a suplementos que contenham potássio, fósforo e outros elementos.

Cobertura

Este procedimento é realizado quando as primeiras flores aparecem na planta. Durante o procedimento, são removidos de 10 a 15 centímetros dos brotos. Essas são exatamente as partes que atraem os pulgões pretos.

Amarrando feijões, criando suporte para brotos

Somente variedades altas requerem estacas. Nesse caso, use estacas para suporte ou prenda a muda a um arame ou a uma estrutura de suporte.

amarrando feijões

Controle de pragas e doenças

A cultura das leguminosas é pouco suscetível a doenças e pragas, pois apresenta boa imunidade.

Ao cultivar a planta, podem surgir problemas com as seguintes pragas:

  1. Pulgões-pretos, também conhecidos como pulgões-do-feijão, são insetos que consomem rapidamente brotos jovens de plantas (de até 15 centímetros). Eles formam colônias rapidamente e podem levar à morte completa da planta. Se você notar esses insetos em sua área, trate-os com Malathion.
  2. A mosca do broto de feijão deposita suas larvas no solo próximo ao sistema radicular do feijão. As larvas comem as raízes, resultando na morte da plantação. Remover ervas daninhas e aplicar fertilizante adequado ajudará a prevenir a infestação. Após o plantio, o feijão deve ser completamente coberto com terra.

doença do feijão

Cuidado! A mancha-de-escova é geralmente uma doença inofensiva que não mata os feijões.

Mas se você notar manchas características nos brotos – sinais de doença, remova todas as partes danificadas da planta.

Quando e como colher feijão?

Se os feijões estiverem totalmente maduros, eles ficarão duros e fibrosos. O sabor não será muito agradável e eles só servem para sopa.

É melhor colher feijões jovens e imaturos da horta. Esses vegetais ainda não endureceram e não adquiriram uma cor escura. A colheita é de junho a setembro. As raízes podem ser usadas para compostagem.

colhendo feijão

Como conservar o feijão para o inverno?

A colheita pode ser armazenada de diversas formas: seca, congelada ou enlatada. Em todas essas formas, os grãos têm um sabor agradável e são úteis em uma variedade de pratos culinários.

Secagem

Durante o processo de secagem, os feijões podem apodrecer. Para evitar isso, o ambiente precisa de boa ventilação.

Como secar vegetais:

Primeiro método: Coloque as vagens ou frutas em bandejas especiais e deixe secar por um tempo específico, virando-as ocasionalmente. Assim que os vegetais estiverem secos, retire as vagens e guarde-as em recipientes de lata.
Segundo método: Cozinhe o feijão no vapor, usando uma vaporizador ou esterilizador, por 3 a 5 minutos. Coloque os vegetais em bandejas especiais e seque-os em local bem ventilado.

Congelamento

Para congelar feijões, você precisará seguir estas instruções:

  • Antes de iniciar o procedimento, você deverá despejar água fervente sobre as frutas;
  • depois ferva-os por pelo menos 3 minutos em água;
  • cubra os vegetais com gelo ou enxágue com água fria;
  • Seque, embale em sacos e congele na geladeira.

congelando feijões

Conservação

Existem muitas receitas para conservar feijão, lentilha e feijão-carioca. Todas são interessantes. Oferecemos uma receita simples, com ingredientes e consumo energético mínimos.

Lista de ingredientes: O que fazer:
Você precisará de 1 colher de chá de sal, 400 gramas de frutas grandes, 2,5 litros de água e 2 folhas de louro médias. Deixe o feijão de molho em água fria por 12 horas. Em seguida, escorra a água; o feijão inchará e expandirá. Lave-o bem. Coloque os vegetais na panela e cozinhe em fogo baixo, adicionando os ingredientes, por 30 a 1 hora. Certifique-se de que estejam completamente cobertos pela água durante o cozimento. Após o tempo especificado, coloque o feijão em potes esterilizados.

O cultivo de feijão não exige muita mão de obra e as plantas não exigem rega ou fertilização frequentes. No entanto, é improvável colher uma safra sem certas intervenções. Procedimentos padrão, como rega, fertilização, capina e afrouxamento do solo, ajudarão a aumentar a produtividade.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata