- Descrição geral da abóbora pattypan
- Variedades populares de plantas
- Especificidades do cultivo de culturas
- Preparação do material de plantio
- Plantando mudas
- Plantando diretamente no solo
- Plantando sementes em uma estufa
- As complexidades do cuidado com a abóbora
- Regras de rega
- Afrouxamento e cobertura morta
- Polinização de plantas
- Formação de plantas
- Noções básicas de fertilização de abóbora no jardim
- Tratamento de plantas contra doenças e pragas
- Problemas potenciais durante o cultivo
- Colheita e armazenamento de abóbora
Algumas hortaliças são muito difíceis de cultivar. Mas isso não se aplica à abóbora. Até mesmo um jardineiro iniciante pode colher uma colheita abundante dessas frutas saudáveis. Cultivar e cuidar de abóbora ao ar livre não requer nenhum conhecimento agrícola especial. Você só precisa escolher a variedade certa e plantá-la na época certa.
Descrição geral da abóbora pattypan
Esta cultura herbácea anual foi desenvolvida por melhoristas. Este membro da família Cucurbitaceae não é encontrado na natureza. Externamente, a planta, com suas folhas grandes, assemelha-se a uma abobrinha. No entanto, diferem no formato de seus frutos, as abóboras. As abóboras assemelham-se a pratos ou tortas redondas. Não é por acaso que a palavra "patê" significa "torta".
A abóbora, que gosta de calor, cresce bem em climas quentes e úmidos. As flores são grandes e solitárias. Existem variedades com flores unissexuais e monoicas, nas quais os pistilos e estames estão reunidos em uma única "casa". Portanto, esses vegetais são capazes de autopolinização. A polpa da abóbora se assemelha à da abobrinha em sabor e consistência. Os frutos são usados no preparo de pratos dietéticos adequados para pessoas com problemas digestivos.
Variedades populares de plantas
As abóboras variam em tamanho e cor. Foram desenvolvidas variedades brancas, amarelas e laranjas. As variedades brancas mais populares incluem:
- A Cheburashka, de maturação precoce, produz seus primeiros frutos em 35 a 40 dias. Os frutos, pesando de 200 a 400 gramas, são famosos por sua casca macia e polpa suculenta.
- A variedade Rodeo tem plantas compactas e de baixo crescimento. Sua abóbora crocante tem um sabor característico. É conhecida por seu amadurecimento precoce.
- A abóbora Karavai, de maturação precoce, é adequada para jardineiros iniciantes. Com regas regulares, um único arbusto pode produzir até 25 abóboras pesando 300 gramas.
- A abóbora-disco, de maturação precoce, é versátil. Seus frutos são usados em sopas, saladas e enlatados para o inverno.

As variedades amarelas incluem Solnyshko e Fuete. Seus frutos são pequenos, mas brilhantes e saborosos. Eles contêm muitas vitaminas e nutrientes.
Vegetais com frutos verdes são de alto rendimento. Variedades populares dessa variedade incluem Chunga-Changa e Gosha.
Especificidades do cultivo de culturas
A abóbora pode ser cultivada ao ar livre. Em regiões com fortes oscilações de temperatura e verões curtos, estufas são usadas para o cultivo de abóboras. No jardim, prepare o terreno para a abóbora com antecedência, semeando as sementes apenas na primavera. Are o canteiro no outono. Se o solo for ácido, adicione cal apagada ou farinha de dolomita. Cinzas de madeira também desacidificam o solo. No entanto, é melhor não usar outros fertilizantes neste caso.

O solo deve ser escavado após a aplicação de húmus ou composto na área. Os fertilizantes minerais são aplicados imediatamente antes do plantio das sementes em campo aberto.
Preparação do material de plantio
Sementes de abóbora colhidas em casa exigem algum preparo antes do plantio. Aquelas que foram secas por 2 a 3 anos germinam melhor.
Para evitar a contaminação das plantas, mergulhe as sementes em uma solução de permanganato de potássio. Basta deixar o saco de sementes de molho na solução rosada por 25 a 30 minutos. Em seguida, enxágue as mudas em água corrente e seque.
Você pode substituir o permanganato de potássio por ácido bórico.
Para isso, dissolva 20 mg de ácido em um litro de água. O ideal é deixar agir por 24 horas. Isso desinfetará o material de plantio e acelerará sua germinação.
É recomendável germinar as sementes dos vegetais antes do plantio para garantir um surgimento mais rápido das mudas no jardim.
Plantando mudas
As mudas de abóbora são semeadas 30 a 40 dias antes do transplante para o jardim. A época ideal é nos primeiros dez dias de abril. Prepare caixas com solo nutritivo.

As sementes são plantadas em solo solto e colocadas em local aquecido. Você pode cobri-las com filme plástico, lembrando-se de ventilar e umedecer o solo diariamente.
Assim que os brotos surgirem, coloque o recipiente com a abóbora ao sol. Regue as mudas regularmente e, aos 10 dias de idade, fertilize com uma solução de nitrophoska. As plantas jovens são transplantadas para os canteiros quando o solo aquece até 10 graus Celsius e as geadas da primavera já passaram. É melhor replantar à noite ou pela manhã, protegendo-a da luz solar direta.
Plantando diretamente no solo
As sementes de abóbora não germinadas são plantadas a partir de 10 de maio. Dependendo da região, o plantio continua até 1º de junho. Se as sementes germinarem, podem ser plantadas 5 dias depois.
Opte por semear em ninhos, mantendo uma distância de 1,3 metro entre eles. Plante três sementes em cada cova, a uma profundidade de 6 a 9 centímetros.
Recomenda-se criar canteiros aquecidos para a abóbora, plantando os vegetais na base do canteiro. Também é recomendável cobrir as plantações com caixas ou material de cobertura durante os primeiros dias.
Plantando sementes em uma estufa
Você precisa preparar um ambiente para semear abóbora com antecedência:
- tendo preparado canteiros com solo nutritivo;
- tendo ventilado a estufa;
- tendo desinfetado as estruturas.

O solo é misturado com duas partes de turfa e uma parte de composto. Deixe 15 a 20 centímetros de espaço entre as fileiras. As videiras de abóbora precisarão de suporte, então uma treliça precisa ser preparada.
Não se esqueça do sistema de controle de umidade e temperatura da estufa. As abóboras precisam de uma temperatura constante de 22 graus Celsius.
As complexidades do cuidado com a abóbora
Se você sabe como cuidar de abobrinha e abóbora, cuidar da abóbora também não será difícil. Condições favoráveis ao crescimento e desenvolvimento devem ser mantidas o tempo todo. Isso inclui calor, bastante umidade e nutrição adequada.
Regras de rega
Recomenda-se que abóboras que gostam de umidade sejam regadas com frequência. No entanto, a rega deve ser feita dentro de limites razoáveis. É importante que a planta receba umidade antes da floração. Despeje 7 litros de água sob cada planta, mas não use água fria, mas sim água morna (25 graus Celsius).

Assim que os brotos aparecerem, aumente a rega. Você precisará regar as plantas duas vezes por semana, aplicando 9 litros de água por planta.
Durante o procedimento, certifique-se de que os jatos de água não atinjam os ovários, caso contrário, eles começarão a apodrecer.
Abóboras maduras não precisam de muita rega. Reduza a rega para uma vez por semana. Isso ajudará as abóboras a amadurecerem mais rápido.
Afrouxamento e cobertura morta
O aparecimento da primeira folha verdadeira é o sinal para afofar o solo. A profundidade da capina deve ser de aproximadamente 13 centímetros. Nas 2 a 3 vezes seguintes, o espaçamento entre linhas é cultivado a uma profundidade de 7 a 8 centímetros.
Para reter a umidade e controlar ervas daninhas, deve ser colocada uma camada de turfa ou húmus de 5 a 6 centímetros de espessura. Com o tempo, após a rega, as raízes da abóbora ficam expostas, então será necessário adicionar uma camada de solo fértil.

Polinização de plantas
Uma única planta de abóbora produz flores masculinas e femininas. Portanto, não precisa de polinização. Insetos e vento farão o trabalho. Em uma estufa, no entanto, esse processo deve ser feito manualmente. Para isso, colha uma flor masculina e segure-a perto do ovário de uma flor feminina.
Formação de plantas
Se os arbustos de abóbora estiverem pouco ramificados, belisque o caule principal acima da 4ª ou 5ª folha. Isso aumentará o número de flores e frutos femininos. As folhas inferiores secas devem ser removidas imediatamente, pois apenas dificultam a frutificação. Duas folhas velhas devem ser removidas por poda. Pode a cada 3-4 dias.

Noções básicas de fertilização de abóbora no jardim
A primeira fertilização da abóbora é feita quando as plantas têm 4 a 5 folhas verdadeiras. Os excrementos dos pássaros são diluídos na proporção de 1:15. Despeje 1 litro da solução nutritiva em cada cova.
A cada 2 a 3 semanas, especialmente durante a floração e a frutificação, aplique fertilizantes minerais contendo nitrato de amônio, superfosfato e sal de potássio. Dissolva 15 a 30 gramas em um balde com água e regue.
Ao plantar abóbora em estufa, preste atenção ao valor nutricional e à soltura do solo. Para garantir abóboras suculentas e de alta qualidade, fertilize-as de três a quatro vezes por estação.
Tratamento de plantas contra doenças e pragas
Você pode identificar doenças da abóbora pelos sintomas:
- antracnose - manchas marrons seguidas do aparecimento de áreas aquosas rosadas;
- podridão branca - amolecimento de caules e folhas, com uma camada esbranquiçada sobre eles;
- mosaico - listras escuras e claras alternadas, semicírculos nas placas, retardo de crescimento;
- perna preta - escurecimento da parte da raiz do caule, seu afinamento;
- Oídio - uma camada amarelo-clara na parte inferior da folha.
As infecções fúngicas se desenvolvem ativamente durante as estações chuvosas, com mudanças bruscas de temperatura.
Elas podem ser prevenidas tratando as plantas com preparações contendo cobre e calda bordalesa. Os fungicidas incluem a pulverização com Fitosporina três vezes, com intervalo de 12 a 14 dias.
Os ácaros são as pragas mais comuns que atacam arbustos. Eles são identificados pelos finos filamentos de teia na parte inferior das folhas.
Os pulgões-do-melão são os favoritos em canteiros de abóboras. Sua atividade causa amarelamento e murcha da folhagem. Eles podem ser controlados pulverizando com uma solução de casca de cebola ou Actellic.
As larvas da traça-cortadeira se alimentam das partes verdes das hortaliças. Elas também danificam abóboras, roendo a casca e a polpa. A traça-cortadeira de inverno danifica os brotos jovens dos vegetais. A traça é facilmente capturada em armadilhas. Recipientes com cerveja fermentada são colocados perto do canteiro. Uma vez presas, as traças-cortadeira morrem. Inseticidas como Fitoverm são usados.
Lesmas danificam a abóbora comendo as folhas inferiores, os ovários e os frutos. Para se livrar deles, você precisa polvilhar o solo ao redor dos arbustos com cinzas de madeira ou mostarda seca.
Problemas potenciais durante o cultivo
Problemas com o cultivo de abóboras são raros. No entanto, os frutos frequentemente apodrecem, causado pelo excesso de umidade no solo. Se os "pratos" forem deixados no chão e a temperatura cair, o apodrecimento começa. Toda a colheita pode ser perdida se não for colhida a tempo.
As folhas da abóbora ficam amarelas devido à falta de luz, água e nutrição.
A infestação fúngica patogênica é identificada pelo murchamento e ressecamento da folhagem. As folhas se enrolam quando a abóbora está infestada de pulgões.
Se o vegetal estiver se desenvolvendo normalmente, mas não houver ovários, isso se deve ao aumento dos níveis de nitrogênio no solo. É necessário fertilizar os arbustos. abóbora com fertilizantes de fósforo e potássio após rega abundante.
Os problemas podem ser evitados com o cuidado adequado da planta vegetal, em vez de ter que lidar com problemas que surgem mais tarde e ficar sem uma colheita de abóboras deliciosas.

Colheita e armazenamento de abóbora
As abóboras devem ser colhidas quando o diâmetro do "prato" atingir 6 a 10 centímetros. Se você precisa de abóboras para conservas ou caviar, é melhor escolher abóboras com 12 a 14 centímetros de tamanho.
Colha a abóbora em tempo seco. Não espere até que esteja madura demais. Ela estará sem sabor, dura e com casca grossa.
Abóboras lavadas e fatiadas podem ser colocadas no congelador. Elas se conservam assim por até 10 meses. Abóboras frescas podem ser armazenadas em um porão fresco e seco, onde se conservam por até seis meses.











