O feijão mungo tem muitos nomes: é chamado de feijão mungo, soja verde e feijões douradosEste novo produto, originário da Índia, é bem conhecido por vegetarianos e por aqueles que levam um estilo de vida saudável. Os pequenos feijões cozinham rapidamente e são ricos em proteínas. Mas os benefícios da ervilha-mungo para a saúde não param por aí. Ela é reconhecida e usada há muito tempo na medicina popular oriental, na cosmetologia e na culinária. Para compreender a importância desta cultura exótica, é preciso ter algumas informações básicas.
O que são ervilhas-mungo?
O feijão-mungo é um membro típico da família das leguminosas, e seu nome botânico correto é feijão-dourado (Phaseolus aureus). A planta é cultivada em países com climas subtropicais, mas não é uma cultura agrícola importante.
O feijão-mungo é uma planta herbácea anual. Flores de cor limão ou amarelo-púrpura surgem em cachos. O fruto é um feijão cilíndrico e estreito que se torna marrom ou preto à medida que amadurece. No interior, encontram-se sementes lisas, ovais e com um brilho brilhante.
Os grãos amadurecem de forma irregular, de julho a outubro, então a colheita ocorre em várias etapas. Nessa época, as sementes já adquiriram uma coloração amarela, marrom ou verde-mosqueada, dependendo da variedade.

História
As ervilhas-mungo têm suas raízes na Índia, Paquistão e Bangladesh, onde se originaram. Antigamente, essa leguminosa era particularmente popular entre os indianos, que a cultivavam. Foram eles que deram à planta o nome "mung" (em hindi).
Com o tempo, o feijão conquistou espaço em todas as culinárias orientais, onde é usado para preparar uma grande variedade de pratos. Devido ao seu sabor e aroma únicos, o feijão combina perfeitamente com diversos ingredientes à base de carne e vegetais, permitindo que os chefs expressem sua imaginação na criação de novas receitas para pratos tradicionais.

Descrição, propriedades, composição
Entre veganos e vegetarianos, a principal vantagem dos pratos com feijão-mungo é seu alto teor de proteína, que pode substituir a carne. Nesse aspecto, é comparável ao feijão e à lentilha. A semente também contém carboidratos, gorduras e fibras.
A lista não termina aí. As sementes são ricas em:
- vitaminas A, E, H, PP, grupo B, ácido fólico;
- uma abundância de macro e microelementos, alguns dos quais são bastante raros em outras leguminosas,
- ferro;
- fibra alimentar.

As proteínas vegetais são altamente digeríveis, enquanto os carboidratos são absorvidos lentamente, o que os torna uma ótima combinação para atletas e pessoas que estão de olho no peso.
Prós e contras
A ervilha-mungo tem um efeito positivo em muitos processos do corpo. Seus benefícios são óbvios, pois ajudam a:
- fortalecer o sistema imunológico;
- estabilizar e normalizar os níveis de colesterol;
- aumentar a acuidade visual;
- retardar o desenvolvimento de tumores;
- equilibrar os níveis hormonais nas mulheres;
- melhorar o desempenho;
- normalizar processos metabólicos;
- sinta-se satisfeito rapidamente, o que é importante na luta contra a obesidade.
Somam-se a essa lista seu leve efeito diurético, sua capacidade de curar queimaduras e sua capacidade de auxiliar em casos de intoxicação alimentar. O feijão-mungo é usado para tratar certas doenças inflamatórias e infecciosas.

Não foram encontradas desvantagens específicas no consumo deste produto exótico. Pessoas com problemas gastrointestinais devem introduzir ervilhas-mungo em sua dieta com cuidado, aumentando gradualmente a ingestão. É importante monitorar sua saúde durante esse processo. O consumo de grandes quantidades do feijão também não é recomendado.
As sementes da planta são hipoalergênicas e, ao contrário de outras leguminosas, não causam flatulência após o consumo. A intolerância individual é possível, mas extremamente rara.
Como germinar
Ervilhas germinadas são muito mais saudáveis do que as secas. Elas contêm uma gama mais ampla de nutrientes essenciais para o corpo. Podem ser consumidas cruas, adicionadas a saladas ou a sopas. O processo de germinação, passo a passo, é assim:
- Encha os feijões com água e deixe-os numa tigela durante a noite.
- De manhã, escorra a água e coloque os feijões inchados sobre uma camada de pano, cobrindo-os com outra camada por cima.
- Umedecemos o tecido por 2 a 3 dias para que as sementes tenham acesso à umidade e ao ar.
- Quando os brotos atingirem 4-5 cm, use conforme as instruções.

O segredo para a germinação é enxaguar, drenar o excesso de líquido e manter as ervilhas em um ambiente escuro. Essas condições produzem brotos grossos e crocantes, benéficos para o uso alimentar, pois as ervilhas germinadas são muito mais facilmente digeridas.
Como escolher
Para comprar um produto de qualidade, você precisa seguir regras simples:
- escolha fabricantes confiáveis;
- verifique se há vazamentos na embalagem;
- foco na aparência: ausência de partículas lascadas, cor verde das ervilhas, que apresentam brilho intenso.
Se o produto atender a todos os critérios, você pode comprá-lo e usar ervilhas-mungo em sua dieta.
Aplicativo
Para quem leva um estilo de vida saudável, o feijão-mungo ocupa um lugar especial, e não sem importância, na dieta. As sementes moídas são usadas em procedimentos estéticos e na medicina tradicional chinesa.
Na medicina popular
Praticantes ayurvédicos usam feijão-mungo para fins medicinais. Geralmente, utilizam uma decocção medicinal que:
- alivia os efeitos do envenenamento;
- reduz a quantidade de toxinas;
- tem efeito diurético.
A composição de vitaminas e minerais ajuda o sistema imunológico a funcionar sem interrupções, ativa a atividade cerebral e ajuda o coração a funcionar.
Para um bem-estar melhor, inclua cereais integrais em sua dieta, adicionando-os aos pratos ou cozinhando-os separadamente. Usar este produto duas vezes por semana é suficiente.

Para perda de peso
O feijão-mungo contém "carboidratos lentos" que são digeridos gradualmente, ajudando a manter um peso equilibrado. Quando consumido cru, tem menos calorias e contém fibras, o que ajuda a eliminar resíduos do intestino.
O efeito diurético do produto também é usado para eliminar toxinas, o que também ajuda a remover o excesso de líquidos e reduzir o inchaço. A natureza nutritiva do feijão permite que você se sinta saciado rapidamente e evite a fome mais tarde.

Em cosmetologia
O pó de feijão é perfeito para tratamentos de beleza caseiros. A pasta resultante pode ser usada para fazer máscaras e esfoliantes, incorporando ingredientes adicionais. Os efeitos perceptíveis após este tratamento de beleza incluem:
- estreitamento dos poros se a pele for oleosa;
- remover cravos se você tiver problemas de pele;
- suavização de rugas superficiais;
- pele esticada.
Os grãos contêm uma substância chamada nanocoenzima, que retarda as alterações da pele relacionadas à idade e previne o impacto de fatores ambientais negativos na epiderme.
Na culinária
Os pratos com feijão-mungo são fartos e variados. Há receitas adequadas tanto para cozinheiros preguiçosos quanto para os mais experientes. Um mingau substancioso é fácil de preparar. O feijão-mungo é frequentemente usado com arroz, adicionando óleo vegetal, carne e um pouco de frutas secas. Macarrão de vidro, ou funchoza, feito de feijão-mungo, é popular. O feijão-mungo descascado e polido pode ser usado para fazer um prato chamado "dal".
O feijão é adequado para fazer farinha, que é usada para fazer deliciosos assados. Na Índia, uma pasta popular chamada "dhal" é usada como base para uma variedade de sobremesas. Para preparar o feijão separadamente, ele é primeiro fervido e depois cozido em fogo baixo com especiarias.
Antes de cozinhar, deixe o feijão-mungo de molho durante a noite. Isso torna o prato mais rápido e nutritivo. As sementes secas devem ser fervidas por 1 a 2 horas.

Como armazenar
O feijão-mungo mantém suas propriedades curativas por vários anos quando armazenado corretamente. Se estiver embalado e a embalagem fechada, é melhor deixá-lo na embalagem do fabricante. Para feijões a granel, use sacos de pano ou recipientes herméticos.
O ambiente deve ser bem ventilado, fresco e seco. Um nível moderado de umidade deve ser mantido para evitar que as sementes mofem ou brotem.
O feijão-mungo é um produto novo e, portanto, interessante para nós. O corpo de cada pessoa é único, e talvez esses feijões incomuns sejam benéficos para a saúde e se tornem parte regular da nossa dieta.











