- Fertilizando o solo antes do plantio
- Tratamento de sementes
- Características da fertilização em diferentes solos
- Cobertura superior
- Em campo aberto
- Na estufa
- No parapeito da janela
- Tipos de fertilizantes
- Orgânico
- Fósforo-potássio
- Microelementos
- Bacteriana
- Métodos de processamento e dosagem
- Segurança durante o processamento
- Ervilhas como fertilizante
A ervilha é uma leguminosa cujo rendimento depende da fertilidade do solo. A fertilização pode ser feita de várias maneiras. O solo deve ser cultivado no outono, após a colheita, e o plantio deve começar na primavera. Se a primavera estiver atrasada, considere o uso de fertilizantes ricos em nitrogênio. Esses aditivos promovem o desenvolvimento das raízes.
Fertilizando o solo antes do plantio
As ervilhas podem ser plantadas depois do cultivo de tomates, melões, batatas e pepinos.
As ervilhas crescem bem em solo profundamente cultivado, contendo húmus e cal. Antes do plantio, você pode aplicar pesticidas na proporção de uma colher de chá de sulfato de potássio, superfosfato e um aditivo contendo nitrogênio por metro quadrado.
Depois disso, você pode começar a cavar o solo ou a arar.
Quanto aos aditivos orgânicos, as opiniões se dividem. Jardineiros experientes recomendam semear ervilhas como segunda cultura após a aplicação de matéria orgânica.

Tratamento de sementes
As sementes para plantio devem ser de alta qualidade. Quaisquer sementes afetadas, doentes ou de tamanho inferior ao ideal devem ser removidas.
É importante decidir o método de plantio. Tanto a pré-embebição quanto a semeadura a seco são comuns. Jardineiros dizem que a última opção é mais adequada. As sementes retêm a umidade no solo por muito tempo e, consequentemente, produzem uma boa colheita.
Imediatamente antes do plantio, as sementes são tratadas com um fertilizante bacteriano: Nitragin ou Rhizotorfin, que promovem melhor desenvolvimento do sistema radicular.
Características da fertilização em diferentes solos
As ervilhas são uma cultura pouco exigente e crescem em praticamente qualquer lugar. Não são recomendadas para plantio em solos ácidos ou arenosos. A alta acidez impede que a planta cresça e ganhe força. O solo pode promover infecções.
Se o solo for desfavorável, deve ser tratado com cal. A dosagem recomendada é de 400 gramas de cal por metro quadrado.
A opção ideal para a semeadura é um solo que retenha umidade e contenha muito húmus.
As ervilhas têm um sistema radicular desenvolvido, portanto, deve-se evitar água subterrânea na área de plantio. Se as raízes atingirem a água e acumularem muita umidade, isso causará apodrecimento dos brotos.

Cobertura superior
Jardineiros experientes recomendam alimentar ervilhas duas vezes por ano com aditivos orgânicos.
Em campo aberto
No cultivo de ervilhas ao ar livre, a primeira fertilização é feita quando a planta começa a florescer. A dosagem recomendada é de 1 colher de sopa para cada 10 litros de água. Um metro quadrado requer aproximadamente três litros de líquido.
Fertilize regando as ervilhas diretamente nas raízes. Se usar um regador, remova a peneira.
Às vezes, esse procedimento é combinado com a aplicação de fertilizantes orgânicos para estimular o crescimento. O fertilizante é pulverizado com um borrifador, distribuindo-o sobre a parte verde dos brotos. Uma característica fundamental dos estimulantes de crescimento é que eles não devem ser usados em dias ensolarados. É melhor aplicar o fertilizante no início da manhã ou no final da tarde. Repita a aplicação quando os primeiros frutos aparecerem.
Na estufa
A primeira fertilização com suplementos minerais é feita quando os brotos atingem 5 centímetros. A taxa de aplicação aproximada é de 25 gramas por metro quadrado. Polvilhe pesticidas sobre a plantação e, em seguida, umedeça bem a superfície.
O tratamento repetido é realizado com a mesma mistura, porém na forma líquida. As proporções são: 1 colher de sopa para cada 10 litros de água.
No parapeito da janela
No cultivando ervilhas em casa Também requer fertilização constante. Fertilizantes de potássio e fósforo são os mais utilizados.

Tipos de fertilizantes
Hoje em dia, a escolha de suplementos nutricionais é ampla.
Orgânico
É aplicado no outono, durante a principal preparação do solo.
Fósforo-potássio
É aplicado no outono durante o tratamento da plantação. Farinha de rocha fosfática é usado com mais frequência.
Microelementos
As sementes são geralmente tratadas. Elas são pulverizadas imediatamente antes do plantio. Utiliza-se molibdato de amônio ou ácido bórico. Este procedimento é obrigatório; se o solo for ácido, é necessário um tratamento com cal.
Bacteriana
Para obter bons resultados, são utilizados fertilizantes bacterianos. Nitragina, Azotobacterina e Fosfobacterina são os mais comumente utilizados.
Métodos de processamento e dosagem
O sistema de fertilização da ervilha envolve o uso de diferentes métodos de processamento:
- cultivo do solo por despejo fertilizantes líquidos;
- distribuição de fertilizante no solo seguida de rega;
- cultivo entre fileiras;
- alimentação de raízes;
- pulverizando brotos.

Para determinar a dosagem correta, consulte as instruções. A dosagem aproximada para fertilizantes orgânicos líquidos é de 1 colher de sopa para cada 10 litros de água.
Se for utilizada rocha fosfática, serão necessários até 500 gramas de farinha por 10 metros quadrados.
Segurança durante o processamento
Se regras especiais não forem seguidas durante o processamento, os fertilizantes podem ser prejudiciais aos seres humanos.
Você pode evitar consequências negativas seguindo estas regras:
- É proibido capinar e soltar o solo após o tratamento com pesticidas.
- É melhor usar roupas de proteção especiais durante o processamento.
- Ao diluir e fertilizar, use somente luvas de borracha.
- Observe as proporções e dosagens, as informações estão contidas nas instruções.
- Após o tratamento, lave as mãos e o rosto com sabão e enxágue a boca.
- Para proteger seu sistema respiratório ao pulverizar, você precisará usar um respirador.

Ervilhas como fertilizante
As ervilhas enriquecem o solo com compostos nitrogenados. Os tubérculos que emergem do sistema radicular da planta são ricos em microrganismos, que melhoram a fertilidade do solo.
Após a colheita, a planta é removida, deixando o solo enriquecido com nitrogênio. O solo não precisa mais de fertilizantes adicionais. No ano seguinte, este canteiro pode ser plantado com outra cultura. As ervilhas são um bom precursor para muitas culturas.
Não é recomendado cultivar ervilhas duas vezes na mesma área.
Alguns jardineiros cultivam ervilhas especificamente como fertilizante. Elas são um excelente substituto para esterco. As ervilhas são plantadas normalmente e bem regadas. Assim que os primeiros brotos aparecerem, o solo deve ser cavado ou arado. Durante esse período, a cultura contém uma grande quantidade de nutrientes.












O artigo é certamente excelente e muitos o acharão útil. Mas acredito que usar apenas fertilizantes potássicos, que já são usados para fertilizar absolutamente tudo, seria errado. Existem produtos como BioGrowÉ um ativador maravilhoso, nutrindo o solo com tudo o que ele precisa para o crescimento. E não se prenda ao sal de potássio.