- Vantagens e desvantagens de plantios mistos
- Bairro favorável
- Beringela
- Tomate
- Cebola e alho
- Milho
- Urtiga
- Espinafre
- Alface-de-folha
- Camomila
- Manjericão
- Aneto
- Coentro
- Tomilho
- Tussilagem
- O que você não deve plantar com pimentas
- Batata
- Beterraba
- Pimentão doce
- Funcho
- Feijões e ervilhas
- Pepinos
- Precursores benéficos e prejudiciais da pimenta
- Para quais plantas a pimenta é uma boa predecessora?
Alguns jardineiros, especialmente iniciantes, não consideram a importante questão da compatibilidade de culturas ao plantar hortaliças. As pimentas são vegetais únicos, portanto, nem todos os habitantes do jardim podem conviver com elas. Algumas plantas impactam negativamente o crescimento e o desenvolvimento deste vegetal picante, enquanto outras se tornarão suas "boas amigas". Para garantir que seu tempo e esforço não sejam desperdiçados, considere quais plantas podem ser plantadas ao lado das pimentas durante o plantio.
Vantagens e desvantagens de plantios mistos
A jardinagem mista não é uma moda passageira. Este método de plantio era conhecido pelos antigos eslavos e tribos nativas americanas.
Jardineiros que cultivam vegetais juntos veem benefícios consideráveis nisso:
- Uso econômico do espaço do terreno. Uma escolha criteriosa de combinações de culturas, levando em consideração diferentes necessidades nutricionais e tempos de maturação, garantirá uma produção de até 15 kg de hortaliças e ervas por metro quadrado.2 para a temporada de verão.
- Eliminando o esgotamento do solo. O plantio misto de culturas que requerem nutrientes diferentes não só evita a lixiviação de micronutrientes semelhantes do solo, como também o enriquece com componentes específicos. Um padrão de plantio bem planejado eliminará a necessidade de fertilizantes ou reduzirá a quantidade aplicada.
- Os danos causados por insetos e doenças são mínimos, pois algumas plantas "compartilham" propriedades fitoncidas (semelhantes às dos antibióticos) que destroem bactérias e patógenos. Outras atraem pássaros e minhocas, enquanto outras, ao contrário, repelem insetos nocivos.
- Crie um ambiente fértil no canteiro. Plantas altas e robustas protegem e protegem as plantas mais baixas e frágeis do sol escaldante e do vento, reduzindo a frequência de rega.
- O cultivo misto afeta a mudança no sabor da fruta.

Aumento de produtividade e plantas saudáveis são resultados do plantio combinado.
A única desvantagem, segundo os jardineiros, é que fica mais difícil cultivar os canteiros, principalmente para soltá-los, já que o acesso às plantas é limitado pela densidade das plantações.
Bairro favorável
Hortaliças cultivadas perto de pimentas em campo aberto influenciam seu crescimento e desenvolvimento, nutrem o solo e repelem pragas. Diversas ervas e verduras são boas vizinhas para as plantas de pimenta. As pimentas são uma planta pacífica e amigável. Após o plantio em campo aberto, elas crescem lenta e preguiçosamente. Hortaliças e verduras que podem ser plantadas perto delas incluem:
- cebola perene;
- espinafre;
- aneto;
- tomates;
- abobrinha;
- berinjelas.

Cenouras e vários tipos de repolho, por exemplo, com exceção da couve-rábano e da couve-de-bruxelas, coexistirão pacificamente com o vegetal picante.
Beringela
Uma planta que gosta de calor e cresce em direção ao sol. As fileiras de berinjelas devem ser bem ventiladas. As berinjelas prosperam com as pimentas picantes. Ao contrário dos pimentões doces, as berinjelas não se polinizam com pimentas ardidas. Por esse motivo, os jardineiros as plantam longe de outras plantas.
As berinjelas requerem os mesmos cuidados que os pimentões. Elas recebem os mesmos horários de rega e adubação. Os frutos amadurecem quase simultaneamente. Pimentas e berinjelas podem ser facilmente plantadas lado a lado; elas se tornarão vizinhas amigáveis.

Tomate
As plantas de pimenta não afetam os tomates, assim como os tomates não prejudicam a planta de pimenta. Plantá-las lado a lado não afetará a colheita. Ambas as hortaliças têm requisitos de cultivo e cuidados quase idênticos. Anos de experiência de jardineiros experientes comprovam que o sabor da fruta não muda em nada quando cultivadas juntas.
Os vegetais são plantados juntos em terreno aberto, mas em uma estufa, os tomates altos não receberão luz solar suficiente para os arbustos baixos e urticantes. Além disso, em um espaço apertado, as doenças se espalham rapidamente de uma planta para outra.
Cebola e alho
Os vegetais crescem mais rápido perto de pimentas. E as substâncias fitoncidas presentes na cebola e no alho repelem potenciais pragas de insetos e têm um efeito prejudicial sobre agentes infecciosos. Não é à toa que são chamados de curadores naturais.

Pimentas e cebolas, assim como pimentões e alho, são bons vizinhos.
Milho
Protege do vento e do frio, pois as pimentas são plantas que gostam de calor. Ao plantar junto, o milho é plantado no lado norte para evitar que crie sombra e bloqueie o sol.
Urtiga
Uma erva daninha. Uma fonte de nitrogênio para o solo. Ao cultivar perto de pimentões, evite o crescimento excessivo de urtigas. Remova-as, deixando algumas plantas nas laterais. Isso reduzirá a necessidade de fertilizantes minerais. As urtigas também ajudam os pimentões a durar mais e a ficarem mais saborosos.

Espinafre
Plantá-lo proporciona proteção adicional contra pragas e é uma boa maneira de economizar espaço. O espinafre precoce umedece o solo e inibe o crescimento de ervas daninhas.
Mas não plante espinafre muito densamente, pois isso bloqueará a luz, e a sombra afetará negativamente o crescimento da vagem picante. E quando as folhas do espinafre são cortadas, as raízes permanecem no solo, secretando saponina, que ajuda as plantas vizinhas a extrair nutrientes.
Alface-de-folha
A alface-de-folha, assim como o espinafre, combina bem com pimentas. O segredo para cultivá-las juntas é plantar significativamente mais pimentas do que alface. Elas não requerem cuidados especiais além de regas regulares.

Camomila
Uma erva aromática. Protege as plantações de insetos nocivos. Sua presença é benéfica não apenas para o vegetal amargo.
Manjericão
Um bom vizinho. Ajuda as plantas a crescer e se desenvolver. As frutas têm um sabor melhor. O manjericão mantém as formigas longe das plantas e repele ácaros e pulgões. O manjericão é um verdadeiro amigo.
Aneto
Um companheiro maravilhoso. As substâncias fitoncidas do endro fortalecem a saúde deste vegetal picante, aumentando sua resistência a infecções. O endro também melhora seu sabor.

Coentro
Esta erva aromática tem um bom relacionamento com muitas plantas. O coentro repele pragas e suas flores exuberantes atraem insetos benéficos. Ajuda a cultivar e colher uma safra abundante deste vegetal picante.
Tomilho
Também conhecido como tomilho, é uma planta companheira benéfica para muitas culturas. O crescimento lento do tomilho e a baixa exigência de micronutrientes do solo o tornam adequado para cultivo em conjunto com pimentas. O aroma do tomilho repele insetos nocivos, atrai insetos benéficos e melhora o sabor dos frutos.
Tussilagem
A planta é perene. Ela não gosta quando ervas diferentes crescem por perto. Então, a tussilagem abandona a área onde se instalou inicialmente, partindo para explorar novas áreas.

A tussilagem é uma das poucas plantas que restauram solos negligenciados. Suas flores vibrantes atraem insetos benéficos e suas folhas grandes inibem o crescimento de ervas daninhas.Embora ervas, ervas daninhas e flores sejam benéficas para este vegetal picante, elas não devem crescer muito; a remoção de ervas daninhas é essencial. As plantas não devem interferir umas nas outras.
O que você não deve plantar com pimentas
O principal inimigo deste vegetal saboroso é seu primo doce, o búlgaro. As duas culturas não devem ser plantadas no mesmo canteiro devido à polinização cruzada, que fará com que o búlgaro doce fique amargo e o picante perca sua pungência.
A escolha incorreta da empresa para esse vegetal saboroso afetará negativamente seu crescimento e desenvolvimento, e você não poderá esperar uma boa colheita.
Batata
Plantar vegetais muito próximos uns dos outros é contraindicado. As plantas são da mesma família e ambas sofrem das mesmas doenças.

Os tubérculos de batata esgotam o solo ao absorver microelementos valiosos.
Beterraba
A beterraba, um vegetal que adora a luz do sol, busca-a. Em seu desejo de alcançar o sol, a beterraba cria sombra, o que é prejudicial à saúde da planta, pois não tolera sombra.
Pimentão doce
Apesar de suas origens comuns na família das solanáceas e dos mesmos cuidados, as pimentas não são plantadas lado a lado. Nem mesmo pimentas e pimentões búlgaros podem ser plantados lado a lado. Elas se polinizam cruzadamente, alterando o sabor de ambos os vegetais.

A que distância as pimentas devem ser plantadas dos pimentões doces? Jardineiros experientes concordam que quanto mais longe, melhor. A distância entre os vegetais deve ser de pelo menos 15 metros.
Funcho
Esta planta aromática nunca deve ser plantada perto de pimentas. A erva absorve todos os nutrientes do solo. Ela suprime a pimenta, fazendo com que ela fique amarela e murche, e as plantas parem de crescer e se desenvolver. O funcho causa doenças nas pimentas. O funcho não se dá bem com nenhuma outra cultura de jardim; é plantado ao longo de cercas.
Feijões e ervilhas
Essas plantações são menos prejudiciais ao desenvolvimento deste vegetal tão popular. Ervilhas e feijões altos farão sombra aos pimentões, o que eles não toleram.

Pepinos
A planta é uma planta que gosta de calor, exigindo rega e fertilização. Pimenteiras não gostam de fertilização. Folhas grandes de pepino farão sombra às pimentas. Luz e calor insuficientes afetarão a produção da pimenta.
Precursores benéficos e prejudiciais da pimenta
Jardineiros experientes não plantam culturas de jardim no mesmo lugar todos os anos. Cultivo de pimentas produz bons resultados quando plantada em local onde anteriormente eram cultivados cereais e adubos verdes, como mostarda e trevo.
Depois das leguminosas, as plantas de pimenta crescem rapidamente, prosperam e são livres de doenças, pois enriquecem o solo com minerais benéficos, como nitrogênio e potássio. Elas prosperam em áreas previamente plantadas com repolho precoce, como repolho branco e couve-flor.

As seguintes culturas podem ser predecessoras deste vegetal picante:
- abóbora, abobrinha;
- melão, melancia;
- pepinos, abóboras;
- cebola, alho;
- cenouras.
E depois da beterraba, do milho, do repolho tardio, do tomate, do pimentão — vegetais que esgotaram o solo — os pimentões crescerão mal e a colheita poderá ser decepcionante.
Importante: Misturar pimentas com berinjelas e tomates é possível e benéfico. No entanto, as pimentas não devem ser plantadas no mesmo local onde foram cultivadas anteriormente para evitar doenças, pois infecções e larvas nocivas podem permanecer no solo.

Para quais plantas a pimenta é uma boa predecessora?
Pimentas são membros da família Solanaceae. Elas compartilham requisitos semelhantes de cultivo e cuidados e são suscetíveis às mesmas doenças. Plantas da mesma família não podem ser relacionadas entre si.
Não plante berinjelas, batatas, tomates ou mesmo pimentas depois delas por pelo menos três anos. As seguintes plantas prosperarão e produzirão uma excelente colheita:
- cebola;
- repolho;
- cenoura;
- salsinha;
- manjericão;
- leguminosas;
- milho.
Anos de experiência em jardinagem mostram que o plantio de vegetais mistos facilita o trabalho, transforma o jardim, dando-lhe uma nova aparência e proporcionando uma colheita deliciosa. O segredo é não ter medo de experimentar.











