- Quais fatores determinam o momento do plantio?
- Da variedade
- De indicadores de temperatura
- Da região de crescimento
- Plantio em estufa ou campo aberto
- Condições ótimas para o plantio de culturas
- Condições de temperatura
- Qual é a temperatura mínima que as pimentas podem suportar?
- Escolhendo o melhor lugar para uma planta: na sombra ou no sol?
- Sinais e causas de congelamento de mudas
- A planta se recuperará após a geada?
- O que você deve fazer se suas mudas forem danificadas pela geada?
- Tratamento
- Medidas preventivas
- Isolamento do solo
- Rega
- Como alimentar pimentas após chuva e tempo frio
- Cobertura e cobertura morta de canteiros com plantas
O plantio oportuno de pimentões afeta o desenvolvimento subsequente da hortaliça e a qualidade da colheita. Antes do plantio, é importante saber quando plantar pimentões ao ar livre. Respeitar o momento certo de plantio elimina uma série de dificuldades frequentemente encontradas por jardineiros inexperientes.
Quais fatores determinam o momento do plantio?
O período de plantio de hortaliças é determinado com base em uma série de fatores. Ao decidir quando plantar pimentas, é importante adotar uma abordagem abrangente e considerar todos os fatores.
Da variedade
Variedades de pimentões doces e pimentões Elas diferem no tempo de amadurecimento. As variedades de maturação precoce são plantadas mais perto de meados da primavera, enquanto as variedades de maturação tardia são melhor semeadas para mudas em fevereiro.
De indicadores de temperatura
Ao planejar o plantio, é recomendável verificar a previsão do tempo com várias semanas de antecedência para evitar a possibilidade de geadas recorrentes na primavera. Se as temperaturas caírem, as mudas terão dificuldade para se estabelecer e se adaptar às novas condições, o que impactará negativamente a frutificação.

Da região de crescimento
As sementes de pimenta germinam de 2 a 4 semanas após a semeadura. Quando as mudas estiverem totalmente formadas e prontas para serem transferidas para o terreno aberto, a temperatura externa deverá ser alta. Nas regiões do sul, a semeadura das mudas é realizada no início de fevereiro, pois o período quente começa mais cedo do que nos territórios do norte.
Plantio em estufa ou campo aberto
Se os vegetais forem transferidos para uma estufa, os requisitos de tempo de plantio serão mais flexíveis. Mesmo com temperaturas flutuantes e ondas de frio repentinas, as plantas de estufa continuarão a crescer sem efeitos adversos.

Condições ótimas para o plantio de culturas
Depois de decidir quando plantar as mudas de pimenta, você precisará garantir condições favoráveis de cultivo. Cultivar em um ambiente confortável melhora o crescimento, a produção de folhagem e a quantidade e o sabor dos frutos.
Condições de temperatura
A temperatura ideal para o transplante das mudas para o local definitivo deve ser superior a 15 graus Celsius durante o dia. As temperaturas noturnas não devem cair abaixo de 12 graus Celsius. Plantar em temperaturas mais baixas fará com que as mudas morram prematuramente.

Qual é a temperatura mínima que as pimentas podem suportar?
A temperatura adequada para mudas e mudas já estabelecidas varia. Plantas endurecidas e estabelecidas são mais tolerantes a baixas temperaturas do que mudas jovens. A temperatura crítica para arbustos cultivados ao ar livre é de -2 graus Celsius. Mudas não adaptadas são suscetíveis até mesmo a temperaturas congelantes.
Após o transplante das mudas, é necessário monitorar cuidadosamente a temperatura noturna, pois em algumas regiões ela pode cair drasticamente após um dia quente.
Escolhendo o melhor lugar para uma planta: na sombra ou no sol?
Pimentões são considerados uma cultura que gosta de calor e não produzem uma boa colheita quando plantados em áreas sombreadas. Ao escolher um local para seus canteiros, é importante garantir que a área receba luz solar durante todo o dia e não projete sombras de árvores altas ou edifícios.

Além disso, evite plantar em áreas muito densas, pois a folhagem abundante pode bloquear a luz solar. A distância ideal entre as mudas é de 25 cm. Esse arranjo garantirá luz suficiente de todos os lados.
Sinais e causas de congelamento de mudas
Se as mudas congelarem, suas folhas ficarão manchadas e murcharão. Se os caules das plantas congelarem, começarão a escurecer. Mudas danificadas pela geada parecem atrofiadas e curvadas em direção ao solo. Imediatamente após detectar sinais de danos causados pela geada, é importante investigar as causas, que geralmente são as seguintes:
- transferência para solo desprotegido em baixas temperaturas ambientes;
- falta de iluminação;
- regar com água fria;
- violação dos prazos de plantio;
- quantidade insuficiente de nutrientes.

A planta se recuperará após a geada?
Plantas congeladas podem ser restauradas se medidas apropriadas forem tomadas prontamente. No entanto, salvar a vegetação só é possível se ela não estiver nesse estado de depressão por muito tempo.
O que você deve fazer se suas mudas forem danificadas pela geada?
Ao se perguntar como salvar plantas congeladas, é importante adotar uma abordagem abrangente. Para eliminar os efeitos do congelamento e garantir o desenvolvimento adequado das mudas, é necessário criar condições ambientais confortáveis.

Tratamento
Mudas congeladas devido a baixas temperaturas podem ser restauradas com tratamentos especializados. Especificamente, o tratamento é realizado utilizando os seguintes métodos.
- Os pés de pimenta são tratados com uma solução de superfosfato e sulfato de potássio. As substâncias são utilizadas na proporção de 25 g e 20 g, respectivamente, e adicionadas a 10 litros de água. A solução preparada é usada para 8 a 10 plantas.
- Dissolva uma ampola de 0,25 mg de Epin em 5 litros de água morna. Pulverize as partes aéreas das plantas com a solução diluída por 7 a 10 dias até a recuperação completa. Pulverize em clima calmo.
- As plantas são tratadas com uma solução de ureia. A substância é misturada com água e um estimulante de crescimento, que não só elimina os efeitos da geada, como também estimula o crescimento.

Medidas preventivas
A manutenção preventiva regular pode reduzir o risco de danos causados pela geada nas mudas. Os arbustos podem ser tratados com soluções protetoras uma ou duas vezes por mês para manter a imunidade geral. As condições ambientais também devem ser monitoradas. Os pimentões devem ser cultivados em canteiros quentes, úmidos e ensolarados.
Se as plantas não receberem luz solar suficiente, é permitido usar fontes adicionais de iluminação artificial.
Isolamento do solo
Ao cultivar variedades de pimentão de maturação precoce, isolar os canteiros é uma medida eficaz. Como as variedades precoces são plantadas no início da primavera, há um alto risco de geadas recorrentes. Existem várias opções para isolar o solo, incluindo as seguintes:
- Pimentões plantados em fileiras podem ser cobertos com filme plástico ou outro material isolante. Para isso, dobre hastes arqueadas no solo ao redor do perímetro dos canteiros e estenda a cobertura sobre elas. Cubra as bordas do material com terra e fixe-as com estacas.
- Em caso de geadas severas, uma estufa é construída para as plantas. Uma temperatura constante de 20 a 25 graus Celsius é mantida dentro da estufa. As condições da estufa ajudam as mudas a se recuperarem rapidamente e continuarem crescendo.
- Aterros de terra, que funcionam como um monte de terra, são construídos ao longo dos canteiros. Esses aterros protegem as plantas do vento e ajudam a isolar o solo dos canteiros.

Rega
As plantas devem ser regadas com água morna e sedimentada. É melhor regar as mudas de pimenta no início da manhã ou no final da tarde, ou à tarde, se o tempo melhorar gradualmente. Após cada rega, solte o solo dos canteiros para permitir que a água penetre nas raízes localizadas nas camadas mais baixas do solo. As necessidades de umidade são determinadas com base nas condições do solo.
Para verificar, você pode espremer um pedaço de terra na palma da mão. Se ela se desintegrar, significa que precisa de mais água.
Como alimentar pimentas após chuva e tempo frio
Recomenda-se que mudas danificadas por mudanças bruscas de temperatura e chuvas intensas sejam pulverizadas com um estimulante de crescimento e fertilizantes minerais. O tipo específico de fertilizante é selecionado de acordo com o estágio de desenvolvimento da planta:
- Durante o estágio inicial de crescimento, é melhor tratar as mudas imaturas com fertilizantes orgânicos, incluindo cinzas de madeira, excrementos de pássaros, esterco podre e composto. A matéria orgânica é misturada com água morna na proporção de 1:4.
- Durante o período de frutificação em massa, a planta requer fertilizantes com alto teor de nitrogênio. Uma das opções mais comuns é o nitrato de amônio.
- Nas primeiras 2-3 semanas após o plantio no solo e durante a frutificação, recomenda-se fertilizar as pimentas com substâncias de fósforo e potássio.

Cobertura e cobertura morta de canteiros com plantas
O processo de cobertura morta envolve cobrir o solo ao redor das plantas com material orgânico e inorgânico. A cobertura morta atua como uma cobertura, ajuda a reter a umidade no solo por muito tempo, reduz a quantidade de ervas daninhas e previne a destruição do solo e o congelamento durante períodos frios. Ao aplicar cobertura morta, você precisa seguir as seguintes regras:
- o caule da planta não deve entrar em contato com o material, pois o colo da raiz é o elemento mais vulnerável e é melhor que ele permaneça seco;
- A espessura ideal da camada de cobertura morta é de 5 a 7 cm, e bactérias e insetos se multiplicarão em uma cobertura muito alta;
- A cobertura morta velha é removida no início da primavera para não atrasar o desenvolvimento das plantas.
O material de cobertura morta é trocado periodicamente para eliminar a falta de nutrientes.











