- Sinais característicos
- As mudas estão crescendo mal e ficando amarelas.
- As folhas do cotilédone mudam de cor
- As folhas inferiores e superiores ficaram amarelas
- As mudas no parapeito da janela ficaram amarelas.
- A planta está perdendo suas folhas
- As principais causas do amarelamento: como você pode ajudar?
- Composição inadequada do solo
- Deficiência ou excesso de umidade
- Temperatura fria da água para irrigação
- Área muito clara ou muito sombreada
- Flutuações de temperatura
- Excesso ou falta de fertilizantes
- Deficiência de nitrogênio
- Deficiência de potássio
- Deficiência de manganês, ferro, boro e zinco
- Danos mecânicos às raízes
- Reação ao transplante para um local permanente
- Pragas e doenças
- Plantio profundo
- Alta acidez do solo
- Não observar a rotação de culturas
- Efeitos nocivos das toxinas
- Como evitar que as folhas da pimenta fiquem amarelas
Ao cultivar pimentões, você pode encontrar vários problemas que podem reduzir a produtividade. Por exemplo, o que fazer se as folhas do pimentão estiverem amarelando e quais podem ser as possíveis causas.
Sinais característicos
Pimentões doces frequentemente apresentam folhas amareladas durante o cultivo. Embora sejam fáceis de cultivar, os pimentões exigem cuidados constantes. Pode haver muitas razões para o amarelamento das folhas.
As mudas estão crescendo mal e ficando amarelas.
As mudas de pimentão ficam amarelas por vários motivos. Os principais fatores que contribuem para o baixo crescimento das mudas incluem:
- rega mal organizada;
- falta de nutrientes no solo;
- quantidade insuficiente de luz solar;
- baixa temperatura no ambiente com recipientes.
As mudas de pimenta geralmente são fracas e, para que se desenvolvam normalmente, precisam receber condições favoráveis ao crescimento.
A temperatura mínima para o bom desenvolvimento das pimentas é de pelo menos 11 graus Celsius (52 graus Fahrenheit). As mudas devem ser expostas a pelo menos 14 horas de sol. Evite regar em excesso e regar as plantas com água fria.

As folhas do cotilédone mudam de cor
Se as folhas dos cotilédones começarem a mudar de cor, as causas são as mesmas de uma folhagem amarelada. Coloque os pimentões em um local ensolarado e adicione fertilizante mineral ao solo. Além disso, certifique-se de que os recipientes com as plantas não estejam expostos a correntes de ar. Isso também afetará negativamente o crescimento das mudas.
As folhas inferiores e superiores ficaram amarelas
Ao cultivar mudas de pimentão, um problema comum é quando as pontas ou bordas das mudas começam a amarelar. Nesse caso, o amarelamento é causado por cuidados inadequados.
- solo encharcado;
- falta de fertilizantes no solo;
- caixas com mudas estão em rascunho;
- falta de luz solar;
- sementes infectadas foram plantadas.
Este problema pode ser resolvido criando condições favoráveis ao crescimento de mudas de pimentão.

As mudas no parapeito da janela ficaram amarelas.
Um dos principais motivos pelos quais as folhas das pimenteiras secam no parapeito da janela é o excesso de frio. Se as mudas forem deixadas em locais com correntes de ar por longos períodos, regar com água fria ou à noite afeta negativamente seu crescimento. As folhas superiores começam a absorver ativamente os nutrientes do solo, deixando as inferiores sem nada para absorver e secando.
Outro motivo é que o sistema radicular cresceu demais e ficou emaranhado. Isso acontece se as mudas foram cultivadas muito próximas umas das outras ou se não foram repicadas no momento certo.
A planta está perdendo suas folhas
As folhas da planta secam devido à rega com água fria ou ao excesso de água no solo. Elas também podem cair devido à falta de luz solar. Se o solo da horta foi usado para a semeadura e não foi tratado, pode abrigar larvas de insetos que se alimentam do sistema radicular da planta, fazendo com que a pimenta perca as folhas.
As principais causas do amarelamento: como você pode ajudar?
Se suas mudas de pimentão começarem a secar e perder folhas repentinamente, é importante descobrir o motivo. Se o problema não for resolvido imediatamente, as mudas podem morrer.

Composição inadequada do solo
A maneira mais fácil é comprar uma mistura de solo pronta para hortaliças. Mas se isso não for possível, é melhor preparar o solo para as pimentas com vários meses de antecedência. No outono, adicione esterco podre ao solo para torná-lo fértil. Esterco fresco não é recomendado, pois satura o solo com nitrogênio, e as pimentas não gostam de nitrogênio em excesso. Para deixar o solo mais leve e solto, misture-o com cinzas de madeira antes do plantio.
Deficiência ou excesso de umidade
Você pode ajudar as pimentas a crescerem regando-as com antecedência. Evite borrifar as plantas com água fria. Regar à noite também não é recomendado. A rega deve ser feita conforme o solo seca. Evite regar em excesso ou deixar o solo secar completamente. O excesso de água promove o desenvolvimento de doenças fúngicas e bacterianas. Água insuficiente pode causar o ressecamento das mudas e impedir o desenvolvimento normal.
Temperatura fria da água para irrigação
A irrigação de todas as culturas agrícolas com água fria da torneira é contraindicada. Água fria promove doenças. Para isso, use água em temperatura ambiente ou aqueça-a levemente antes da irrigação. A temperatura da água não deve ser inferior a +25 graus. O principal é que durante a irrigação não haja mudanças bruscas na temperatura da água, do solo e do ar.

Área muito clara ou muito sombreada
No cultivando pimentas em casa ou em estufa Pode não haver luz solar suficiente. Devido à luz insuficiente, os arbustos perdem as folhas. As plantas precisam de pelo menos 14 horas de sol por dia.
No entanto, o excesso de luz pode queimar a folhagem. Esse problema ocorre se as mudas ficarem constantemente expostas ao sul.
Flutuações de temperatura
Após o transplante das mudas para o local permanente ao ar livre, as flutuações na temperatura do ar podem ser um problema. As temperaturas diurnas, especialmente em maio, podem ser muito altas, enquanto as noturnas caem drasticamente. Essas flutuações podem danificar as mudas ainda em desenvolvimento. Para evitar isso, cubra os canteiros com um pano quente à noite.
Excesso ou falta de fertilizantes
Fertilizantes minerais e orgânicos devem ser adicionados regularmente ao solo. No entanto, não apenas a deficiência, mas também o excesso de nutrientes pode impactar negativamente as pimentas.

Deficiência de nitrogênio
A deficiência de nitrogênio faz com que a folhagem fique amarela e sem vida, e os caules fiquem finos. A deficiência de nitrogênio é mais frequentemente observada em mudas, quando as plantas crescem em vasos apertados. As folhas inferiores começam a amarelar primeiro. Gradualmente, toda a folhagem fica amarela.
Para resolver esse problema, primeiro você precisa adicionar fertilizante contendo nitrogênio ao solo. Em seguida, transplante os arbustos para vasos espaçosos, onde eles tenham espaço suficiente.
Deficiência de potássio
Você pode identificar a deficiência de potássio em sua pimenta pelo amarelamento que aparece nas folhas. As folhas então ficam marrons e ressecam. A casca verde das pimentas fica com coloração irregular. Para repor a deficiência, adicione ureia e uma mistura de potássio e fósforo ao solo.
Deficiência de manganês, ferro, boro e zinco
Na deficiência de boro, a folhagem para de crescer e os brotos se desenvolvem mais lentamente. As pimentas param de florescer quase completamente e os ovários caem. A deficiência de zinco causa a morte foliar. As folhas ficam amareladas ou manchadas.

Os sinais de deficiência de ferro incluem o amarelecimento da folhagem perto das nervuras. A superfície da folha torna-se amarelo-claro ou verde-claro. Quanto mais grave a deficiência de ferro, mais claras as manchas. A deficiência de manganês é caracterizada pela coloração muito clara da folha. Manchas de tecido morto aparecem nas folhas.
Danos mecânicos às raízes
Ao transplantar mudas maduras para um novo local, o sistema radicular é danificado, especialmente se o transplante não foi realizado de acordo com as práticas agrícolas.
Reação ao transplante para um local permanente
O transplante para um novo local é estressante para as mudas. Plantas recém-transplantadas em estufas ou terrenos abertos podem começar a amarelar. Isso ocorre se o sistema radicular estiver danificado.
No plantio, as mudas são plantadas junto com o torrão de terra em que cresceram após o transplante. Isso tornará o processo menos doloroso.
Pragas e doenças
A folhagem fica amarela e seca devido a pulgões e tripes. Uma solução de sabão com cinzas de madeira ajuda contra pulgões. Inseticidas são eficazes contra tripes. Uma decocção de cascas de cebola também pode ajudar a se livrar de pragas. Adicione 1 xícara de cascas de cebola a 2 litros de água e deixe ferver por 10 minutos. Dilua a decocção com água antes de regar.

A tintura de alho também repele pragas. Triture 1 cabeça de alho no liquidificador e adicione água. Deixe em infusão por 24 horas. Dilua em água antes de pulverizar.
Assim que os sinais de doença começarem a aparecer — folhagem amarelada, manchas nos frutos ou frutos e folhas deformados ou subdesenvolvidos nos arbustos — é preciso agir. Para prevenir a doença, borrife os canteiros com uma solução de calda bordalesa ou sulfato de cobre.
Plantio profundo
Ao transplantar para um local permanente, alguns jardineiros cometem o erro de plantar as mudas muito profundamente. Isso faz com que elas cresçam mal. As mudas devem ser plantadas de 1 a 1,5 cm a mais de profundidade, começando do ponto onde as raízes começam a crescer.
Alta acidez do solo
Para garantir o plantio adequado, é importante selecionar o solo certo para as sementes. Pimentões preferem solo com pH neutro. Solos ácidos devem ser corrigidos antes do plantio para reduzir sua acidez.

Não observar a rotação de culturas
Pimentões não devem ser plantados na mesma área por vários anos consecutivos. O solo ficará esgotado e inadequado. Os melhores predecessores para pimentões são:
- cebola;
- repolho;
- ervas perenes.
Não é aconselhável plantar pimentões depois das culturas de solanáceas.
Efeitos nocivos das toxinas
Mesmo seguindo todas as práticas agrícolas e criando condições favoráveis ao crescimento das plantas, pragas ainda aparecem. Nem sempre é possível identificá-las precocemente, quando a população ainda é pequena. E se a população de insetos já for excessiva, é necessário usar produtos químicos. Como era de se esperar, eles são absorvidos pelo solo e pelo tecido da planta, envenenando-as, especialmente durante a fase de formação dos frutos.
Para evitar ter que recorrer a medidas tão drásticas, é importante preparar o solo para o plantio com antecedência e realizar pulverizações preventivas com calda bordalesa e preparações contendo cobre.
Como evitar que as folhas da pimenta fiquem amarelas
Para evitar o aparecimento de folhas amarelas nas plantas de pimenta, regue-as com água morna, evite deixar as mudas expostas a correntes de ar e plante as sementes em solo fértil. Além disso, certifique-se de que as plantas fiquem expostas a pelo menos 14 horas de sol por dia. Trate as sementes com um fungicida antes da semeadura. Desinfete também o solo.









