- Causas e sinais de infestação de pragas
- Que danos eles causam à planta?
- Insetos comedores de folhas
- Besouro do Colorado
- Lesmas
- Lagartas
- Outros insetos que danificam pimentões
- Formigas
- Mosca branca
- Nematóides
- Larva do besouro de maio
- Grilo-toupeira
- Ácaro-aranha
- Verme-arame
- coruja
- Pulgão
- Tripes
- Como tratar pimentas contra pragas
- Agentes biológicos
- Controle químico
- Métodos tradicionais
- Métodos de tratamento mecânico
- Esquemas e frequência dos tratamentos
- Medidas preventivas
Fotos facilitam a identificação de pragas do pimentão e o controle delas. A lista de insetos é bastante extensa. Existem aproximadamente 20 espécies de pragas do pimentão. Cada uma tem suas próprias características biológicas. Para proteger as plantas, você precisa saber como esses insetos se espalham, se reproduzem e se alimentam.
Causas e sinais de infestação de pragas
As pragas podem ser polífagas ou especializadas. Estas últimas infestam plantas intimamente relacionadas dentro da mesma família. Por exemplo, lesmas e ácaros são parasitas polífagos. Eles podem ameaçar plantas maduras e mudas de pepinos, pimentões e outras hortaliças cultivadas em estufas e jardins.
Os insetos sugam a seiva, comem as folhas, raízes, brotos e frutos da pimenteira e deixam para trás secreções pegajosas — os subprodutos de sua atividade vital. Os adultos (imagos) não são as únicas pragas que representam uma ameaça à planta. As larvas de algumas pragas podem causar danos significativos às pimentas. As causas das infestações por pragas da pimenteira incluem:
- tecnologia agrícola deficiente;
- solo contaminado;
- más condições climáticas;
- ajuste apertado.
Que danos eles causam à planta?
As pragas comem folhas, raízes e caules, sugando a seiva. Isso enfraquece a planta e retarda o crescimento.Insetos estão danificando as flores. Menos ovários estão se formando. Há poucas pimentas nos arbustos. Lagartas estão danificando os próprios frutos, comendo o interior e enchendo-os com seus excrementos.

Pragas (pulgões, tripes) secretam melada, criando condições favoráveis ao crescimento de fungos. Arbustos danificados por pragas são suscetíveis a doenças:
- mofo cinzento;
- murcha bacteriana;
- Cladosporiose;
- requeima.
Insetos comedores de folhas
Você pode saber se há insetos infestando sua planta de pimenta pelos buracos nas folhas. Uma inspeção cuidadosa de cada planta revela quem a está roendo.

Besouro do Colorado
Uma praga perigosa. As larvas do besouro da batata-do-colorado se alimentam de folhas e caules. Em um curto período de tempo, uma planta de pimenta pode ser reduzida a galhos nus. O corpo de um besouro adulto tem de 7 a 12 mm de comprimento e 7 mm de largura. Cada élitro possui cinco listras pretas. O abdômen é laranja-claro com fileiras de manchas pretas, e o dorso é preto-amarelado.
A cabeça é larga, com olhos e antenas em formato de feijão, é amarela e coberta de manchas pretas brilhantes.
O besouro da batata-do-colorado possui três pares de patas com ganchos que lhe permitem mover-se lentamente pela superfície das folhas. Suas asas são membranosas, o que lhe permite voar longas distâncias.

Os adultos vivem de 1 a 3 anos, hibernando no solo a uma profundidade de 50 cm. Os adultos acasalam na primavera. As fêmeas depositam ovos na superfície inferior das folhas. São fáceis de detectar. São amarelo-escuros, quase alaranjados. As larvas do besouro passam por vários estágios de desenvolvimento.
| Estágio | Cor | Tamanho do corpo |
| 1 | Cinza escuro | 2,5 milímetros |
| 2 | Vermelho | 4,5 milímetros |
| 3 | Vermelho e amarelo | 9 milímetros |
| 4 | Laranja | 16 milímetros |
As larvas no 3º e 4º estágios de desenvolvimento são móveis. A fase de pupa ocorre no solo. O besouro adulto emerge da pupa após 3 semanas.
Lesmas
Jardineiros reconhecem a presença desses moluscos em suas estufas pelos buracos que eles comem em folhas, excrementos e secreções mucosas. As lesmas emergem para se alimentar à noite. Durante o dia, escondem-se em buracos, sob tábuas, restos de plantas e pedras.

Os caracóis são muito vorazes, devorando facilmente os brotos tenros, folhas e frutos das pimentas. Possuem corpos moles de 50 a 60 mm de comprimento. Estufas e estufas são os habitats favoritos das lesmas. Essas pragas devoradoras de folhas preferem solo úmido e não gostam de calor.
Lagartas
Sinais de lagartas em pimentas: buracos nos frutos, caules roídos, folhas roídas nas bordas. Em estufas, as lagartas costumam devorar os arbustos. Elas prosperam em ambientes fechados, onde a umidade é mais alta e há menos sol. As lagartas eclodem de ovos postos por borboletas. Esses insetos podem rastejar longas distâncias em busca de alimento. Duas variedades de pimentas causam danos aos jardineiros:
- As lagartas cinzentas da mariposa do inverno se alimentam à noite, passam o dia no solo e são difíceis de encontrar e destruir;
- Lagartas verdes da mariposa gama com manchas cinzas.

As borboletas se reproduzem ativamente na primavera (abril, maio), na segunda metade do verão e em setembro.
Outros insetos que danificam pimentões
Os insetos mais prejudiciais às pimentas são os grilos-toupeira, as lagartas-cortadeiras, os tripes e o besouro-da-batata-do-colorado. Outras pragas que se alimentam de folhas e frutos de pimentão também reduzem a qualidade dos frutos e espalham infecções.
Formigas
Esses insetos dispensam descrições. Todo jardineiro os conhece. As formigas de jardim constroem seus ninhos ao longo do perímetro dos canteiros. Elas gostam especialmente de nidificar perto de bordas de madeira em estufas. Os túneis são fáceis de avistar, assim como as formigas correndo pelos caules.
Não são as formigas em si que causam os danos. As pimentas são prejudicadas pelos pulgões, que prosperam graças à proteção das formigas. Eles se alimentam da seiva da planta, enfraquecendo-a e transmitindo infecções fúngicas.

Mosca branca
Uma borboleta pequena (3-5 mm) de cor clara (branca, amarelo-clara). Ela causa danos indiretos às pimentas. Os adultos habitam a superfície interna das folhas. Durante seu ciclo de vida, secretam uma secreção doce chamada melada.
As folhas da pimenta ficam pegajosas, criando condições propícias ao crescimento de oídio, mofo cinzento e fungos mosaico. Arbustos infestados por moscas-brancas sofrem com a infecção, desenvolvendo folhas branco-amareladas que eventualmente escurecem e morrem.
Nematóides
São vermes microscópicos (1-2 mm). São quase transparentes, vivem no solo e se alimentam das raízes da pimenta. A planta sofre com a falta de umidade e nutrientes e parece doente:
- folhas torcidas;
- folhas amarelas;
- retardo de crescimento;
- ausência de flores, ovários.

Se você arrancar um arbusto infestado de nematoides, verá espessamentos amarelo-acastanhados nas raízes. A parte da raiz morre, as raízes ficam mais finas e a planta morre.
Larva do besouro de maio
As larvas do besouro podem atacar as raízes da pimenta, roendo-as. A planta danificada murcha e morre gradualmente. Controlar as larvas é difícil. Elas vivem a uma profundidade de 0,7 m no solo. São fáceis de reconhecer: são vermes brancos com cabeças pretas e três pares de patas. Uma praga fêmea põe até 70 ovos. As larvas são trazidas para a horta junto com esterco fresco.

Grilo-toupeira
Um inseto grande, com até 8 cm de tamanho, o grilo-toupeira vive no subsolo. Em canteiros infestados por ele, é possível encontrar túneis sinuosos. O inseto se alimenta de raízes e minhocas. Pimentas com raízes danificadas parecem atrofiadas, não prosperam e acabam morrendo. O grilo-toupeira tem:
- asas, com a ajuda das quais migra;
- membros com os quais ela cava a terra;
- bom apetite.

Ácaro-aranha
Alimentam-se de seiva. Gostam especialmente de folhas jovens em mudas. As folhas da pimenta ficam amarelas e enroladas. Na parte inferior, você pode ver os próprios insetos, uma teia fina e leve, e manchas claras ou escuras — os locais das picadas. Sinais de uma grande infestação:
- mudança na cor da parte aérea da pimenta;
- as folhas murcham e caem;
- os ovários não são formados, os frutos não se desenvolvem.
Verme-arame
As pimentas são ameaçadas por larvas que vivem no solo. As larvas-arame são larvas do besouro-clique. Essas larvas amarelas ou marrons medem de 1 a 4 cm de comprimento. Levam quatro anos para atingir o estágio seguinte. As larvas-arame hibernam no solo, cavando tocas a uma profundidade de 60 cm. As plantas de pimenta, devoradas pelas larvas, apresentam crescimento deficiente e, eventualmente, morrem.

coruja
Existem cerca de 100 espécies de mariposas na natureza. Não são as mariposas em si que representam uma ameaça à planta, mas sim as lagartas que eclodem de seus ovos. Os danos causados por lagartas e espécies comuns de lagartas-cortadeiras foram discutidos acima. A lagarta-cortadeira de inverno é comum nas regiões do sul da Rússia:
- envergadura de até 45 mm;
- asas traseiras brancas;
- As asas anteriores são marrons com manchas contornadas por uma borda preta.
A mariposa gama é encontrada em todos os lugares:
- envergadura de até 47 mm;
- asas traseiras são amarelo-acinzentadas;
- As asas anteriores são marrom-acinzentadas ou marrons, com manchas claras em forma de “Y”.

Pulgão
O inseto se instala nas folhas jovens. As pontas do arbusto são as primeiras a serem afetadas. As folhas se enrolam, secam e caem.
Pulgões são pequenos insetos que se alimentam de seiva e se reproduzem rapidamente. Plantas infestadas por pulgões são suscetíveis a infecções fúngicas.
Um arbusto pode morrer por falta de nutrientes ou por infestação de pulgões. Para identificar pulgões, olhe embaixo da folha. Lá, você verá pequenos insetos (0,5 mm) de cor verde ou escura, secreções pegajosas chamadas melada, massas de ovos e larvas.
Tripes
São insetos pequenos (0,5-1,5 mm), quase transparentes, com asas. São difíceis de ver. Em busca de alimento, voam de uma planta para outra. Tanto adultos quanto larvas danificam as pimentas. Onde sugam a seiva, deixam marcas — manchas. Estas se fundem em um padrão que lembra listras amarelas.

Os tripes afetam toda a parte aérea da planta de pimenta. As folhas caem e a imunidade fica enfraquecida. A planta pode morrer por exaustão ou infecção. Os tripes são portadores de muitas doenças perigosas.
Como tratar pimentas contra pragas
O que fazer se insetos aparecerem nas suas pimentas ou no solo? Primeiro, você precisa identificar a praga e depois decidir como se livrar desse hóspede indesejado.
Agentes biológicos
Esses produtos atuam influenciando fungos e bactérias benéficos, bem como certas cepas de vírus. Essas medidas de controle oferecem vantagens em relação aos pesticidas químicos:
- agir seletivamente;
- não suprimir a microflora do solo e as plantas;
- não caia nas frutas;
- pode ser usado durante a floração e a frutificação.

| Nome | Finalidade de uso |
| Actinina | Besouro do Colorado |
| Bitoxibacilina | Ácaro-aranha, larvas do besouro da batata do Colorado |
| Lepidocida | Lagartas |
| Nemabakt | Tripes, lagartas, besouro da batata do Colorado, grilo-toupeira |
| Boverin | Mosca branca, tripes |
| Verticilina | Pulgões, moscas brancas |
| Nematofagina | Nematóides |
Desvantagens dos agentes biológicos:
- ação lenta;
- Não pode ser usado durante o dia, pois o sol tem efeito negativo nos resultados.

Controle químico
Antes de pulverizar pimentas com produtos químicos, avalie os riscos e leia as instruções. A maioria dos produtos é tóxica. Use roupas de proteção, máscara e luvas.
| Nome | Finalidade de uso |
| Aktara | Tripes, ácaros, pulgões, besouro da batata do Colorado |
| Actélico | Ácaro-aranha, mosca-branca |
| "Tempestade" | Lesmas |
| Bazudin | Verme-arame |
| "Meta" | Lesmas |
Métodos tradicionais
Mudas de pimentão podem ser tratadas em casa com infusões de cascas de cebola e alho. Se surgirem pragas, as plantas maduras podem ser tratadas com remédios populares durante a floração e a frutificação. A tabela fornece receitas para pulverizar os arbustos.
| Item nº. | Ingredientes | Preparação | Pragas |
| 1 | Cinzas - 1 colher de sopa. | Aqueça a água, adicione as cinzas, deixe em infusão por 24 horas, coe e adicione o sabão. | Pulgão |
| Água - 10 l | |||
| Sabão - 1 colher de sopa. | |||
| 2 | Casca de cebola - 1 l | A casca é infundida por 2 dias, adiciona-se sabão e a mistura é diluída com água na proporção de 1:2. | Pulgão |
| Água - 2 l | |||
| Sabão – 2 colheres de sopa. | |||
| 3 | Alho - 2 cabeças | Infundir por 7 dias
|
Regue o solo e pulverize o arbusto contra insetos sugadores e comedores de folhas. |
| Água | |||
| 4 | Querosene | Misture em qualquer proporção e despeje nos buracos. | Grilo-toupeira |
| Água |
Para prevenir doenças fúngicas, as pimentas são tratadas com uma solução de sulfato de cobre.

Métodos de tratamento mecânico
Pragas grandes podem ser coletadas manualmente. Métodos mecânicos de proteção são usados quando larvas e adultos do besouro da batata do Colorado aparecem nas pimentas.As lesmas são coletadas manualmente e destruídas. Armadilhas são colocadas para grilos-toupeira, lesmas e vermes-arame. Pequenas pragas sugadoras são eliminadas com água pura. Folhas e caules são lavados.
Esquemas e frequência dos tratamentos
As perdas nas colheitas serão mínimas se o controle for iniciado a tempo.
| Inseto | Esquema |
| Verme-arame | A cada 3 dias, armadilhas feitas de batatas e raízes são colocadas nos cantos da serra. |
| Lesmas | Coloque panos molhados ao lado do canteiro |
| Eles montaram armadilhas com cascas de melancia | |
| Tripes | Após a rega, o canteiro é polvilhado com pó de mostarda. |
| Lave as folhas a cada 2-3 dias | |
| Borrife com infusão de alho | |
| Pulgão | Em caso de danos graves, utilize Actellic |
| Besouro do Colorado | Todas as manhãs, trate com uma infusão de cinzas, cascas de alho ou cebola |
| Besouros e larvas são coletados diariamente | |
| Ácaro-aranha | O último recurso é o medicamento "Comandante" |
| Mosca branca | A cada 2-3 dias, trate com infusão de alho |
| Pendure fitas adesivas amarelas na estufa | |
| Em situações críticas, os arbustos são tratados com o medicamento "Aktara" |
Medidas preventivas
Você pode começar a proteger suas pimentas antes que as pragas as ataquem. Medidas preventivas levarão menos tempo do que o controle de pragas. Medidas preventivas no outono:
- limpeza do cume de restos de plantas e ervas daninhas;
- escavação profunda;
- tratamento do solo com inseticida;
- preparando armadilhas de palha e esterco e destruindo-as junto com as pragas.
Cultive mudas saudáveis na primavera. Plante-as de acordo com o padrão recomendado. Não sobrecarregue as plantas. Regue e fertilize regularmente.













