- Tipos de deformação da chapa
- Eles se enrolam em forma de barco
- Enrole-se
- Enrole para baixo
- As folhas superiores estão se enrolando
- Cotilédones
- As folhas se enrolaram em uma espinha
- Eles secam e caem
- Possíveis causas de deformação da folhagem
- Crescimento irregular da lâmina foliar
- Deficiência de elementos essenciais no solo
- Violação no cuidado da cultura
- Doenças
- Folha enrolada
- Podridão apical
- Infestação de pragas
- Pulgão
- Ácaro-aranha
- O que fazer
- Fertilizando o solo
- Fertilização com fósforo
- Cinzas de madeira
- Nós tratamos doenças
- Livrar-se de pragas e insetos
- Nós organizamos o cuidado adequado para pimentas
- Medidas preventivas
Mesmo um jardineiro experiente nem sempre sabe o que fazer quando as folhas do pimentão se enrolam. As causas são muitas e os sintomas são semelhantes. É importante inspecionar as plantas, avaliar as condições de cultivo e a fertilidade do solo para resolver o problema rapidamente.
Tipos de deformação da chapa
As folhas de pimentões saudáveis são macias, suculentas, verde-vivas e brilhantes. Deformações ocorrem devido a condições climáticas adversas, cuidados inadequados ou infestações de insetos. Tanto os pimentões doces quanto os picantes sofrem de enrolamento das folhas.
Eles se enrolam em forma de barco
As folhas lembram um barco. Suas bordas se curvam para cima, paralelas à nervura central. Isso é causado por má nutrição ou infecção viral. A presença do patógeno (vírus do mosaico do tabaco) é indicada pelos seguintes sintomas:
- borda amarela;
- coloração manchada.
Enrole-se
Folhas enroladas para cima são um sintoma de doença (fitoplasmose) ou deficiência de potássio. Se o nutriente estiver deficiente, folhas amarelas aparecem na base do arbusto, a planta fica atrasada no desenvolvimento e os brotos são poucos ou ausentes.

Os sintomas da fitoplasmose (stolbur) são diferentes:
- Em primeiro lugar, as folhas jovens no topo ficam deformadas;
- mais tarde, as camadas inferiores sofrem, as folhas se curvam para cima, secam e caem;
- Os frutos são pequenos, nodosos e ficam vermelhos cedo.
O Stolbur é causado por microrganismos disseminados por insetos sugadores de seiva.
Enrole para baixo
Existem três causas possíveis: insetos sugadores, falta de umidade e uma doença fúngica (podridão apical). As pragas são identificadas pela inspeção do arbusto. A falta de umidade é avaliada pelas condições do solo. Se não houver insetos, trate a doença regando regularmente.

As folhas superiores estão se enrolando
As folhas superiores das mudas se enrolam se o ambiente estiver frio, se não receberem luz solar suficiente, se o solo estiver com falta de nutrientes e se não forem fertilizadas. No jardim e na estufa, as folhas da pimenta enrugam com o calor. É assim que as plantas reduzem a evaporação da umidade.
Cotilédones
Não se preocupe se os cotilédones da pimenta virarem do avesso e caírem. Este é um processo natural. A planta os perde assim que desenvolve folhas verdadeiras suficientes para sustentar a fotossíntese.

As folhas se enrolaram em uma espinha
É possível observar caroços em mudas de pimenta. O problema não é grave; está relacionado à fisiologia do desenvolvimento das mudas. As células foliares não têm tempo para absorver a umidade que entra na planta, causando inchaço. As pimentas precisam de ajuda:
- reduzir a rega ou diminuir seu volume;
- transfira as mudas para um ambiente aquecido onde as raízes estejam quentes;
- fornecer iluminação;
- reduzir o número de mudas por unidade de área.
Eles secam e caem
As folhas caem por vários motivos. Muitas vezes, jardineiros inexperientes regam pimentas com água fria. Em solo frio, as raízes param de absorver nutrientes, fazendo com que as folhas sequem e caiam. Em climas quentes, essa rega é especialmente prejudicial.

Possíveis causas de deformação da folhagem
Existem vários motivos pelos quais as folhas de pimenta perdem a forma e a cor habituais. Entre eles, estão cuidados inadequados, pragas e doenças.
Folhas deformadas são um problema sério que pode levar à perda total da colheita e à morte da planta.
Crescimento irregular da lâmina foliar
As lâminas foliares se deformam quando as nervuras laterais se desenvolvem mais lentamente do que a nervura central. O desenvolvimento irregular das folhas é temporário e pode ocorrer durante ondas de frio repentinas, que interrompem a nutrição normal dos pimentões. A adubação foliar resolve o problema rapidamente.

Deficiência de elementos essenciais no solo
As pimentas requerem vários nutrientes para o seu desenvolvimento normal. Uma deficiência no solo afeta a condição da parte aérea da planta.
| Elemento | Sinais de deficiência |
| Magnésio | Folhas claras, rosa claro na área das nervuras, bordas enroladas |
| Potássio | A borda está seca, o prato tem o formato de um barco |
| Azoto | As folhas são finas, retorcidas, com manchas amarelas |
| Fósforo | Matiz vermelho-violeta |
| Cálcio | As lâminas das folhas são torcidas e cobertas com manchas amarelo-acinzentadas. |
Violação no cuidado da cultura
Rega irregular, falta de fertilizante, luz insuficiente e solo frio afetam negativamente a absorção de nutrientes do solo. Isso se reflete na condição das folhas.

O excesso de água pode fazer com que as folhas caiam, como se a planta não tivesse sido regada há muito tempo. Pimenteiras também ficam com uma aparência horrível se forem regadas em excesso quando as temperaturas do ar e do solo estão baixas. Em climas quentes, se houver falta de umidade, as folhas ficam pálidas e mudam de forma.
Doenças
Arbustos que apresentam sinais de fitoplasmose são destruídos. Outras plantas são protegidas da doença por meio de medidas preventivas:
- destruir portadores de doenças (pulgões, tripes, ácaros);
- No outono, os restos vegetais são removidos, o solo e as estruturas da estufa são desinfetados;
- No verão, as ervas daninhas são removidas.

Folha enrolada
A doença é causada pelo vírus do mosaico do pepino (CMV). É transmitida por pulgões. Existem muitas cepas do vírus, então os sintomas variam:
- as folhas se enrolam sem perder a cor, o arbusto seca;
- durante a formação dos brotos, as folhas ficam marrons e secam;
- folhas deformadas ficam amarelas, não há flores nem ovários;
- Os ovários caem, os entrenós ficam curtos, as folhas ficam secas e deformadas, os frutos ficam pequenos, os arbustos não crescem.
Podridão apical
Em arbustos doentes, as folhas se enrolam e frutos doentes podem ser encontrados. Eles podem ser identificados por manchas escuras e afundadas. Esses frutos estragam rapidamente, apodrecendo diretamente nos arbustos.

Possíveis causas da podridão apical:
- rega rara;
- excesso de nitrogênio;
- deficiência de cálcio.
Infestação de pragas
Nenhum jardim está imune a infestações de pragas. Elas podem aparecer em canteiros de pimenta mesmo com todas as medidas preventivas tomadas.
Pulgão
Um inseto pequeno (0,3-0,5 mm), verde, incolor ou cinza-escuro, que se alimenta de seiva. Reproduz-se incrivelmente rápido. Uma única fêmea produz até 10 gerações de pulgões. Deposita ovos na parte inferior das lâminas foliares. Os estágios de ovo, larva e adulto duram apenas 10 a 15 dias. Danos causados por pulgões:
- ao sugar o suco, enfraquece as pimentas;
- secreta melada (uma massa pegajosa e doce) na qual os microrganismos patogênicos se multiplicam.

Em arbustos infestados por pulgões, as folhas ficam enroladas e flores e ovários caídos podem ser vistos no chão. Formigas em pimentas são o primeiro sinal de uma praga.
Ácaro-aranha
Os adultos da praga sugam a seiva. Eles se instalam na parte inferior das folhas. As folhas ficam deformadas, com as bordas curvadas para dentro. Larvas de ácaros podem parasitar raízes de pimenta. Você pode identificar um ácaro-aranha pela estrutura esbranquiçada dentro da lâmina foliar enrolada. Trata-se de uma teia. O inseto causa danos a:
- interrompe o processo de fotossíntese;
- folhas danificadas caem;
- a planta está atrasada no desenvolvimento.

O que fazer
Folhas de pimenta enroladas são um sinal de alerta. Uma avaliação imediata é necessária. A causa deve ser identificada e tratada prontamente.
Fertilizando o solo
A fertilidade do solo é restaurada anualmente para evitar deficiências de nutrientes no verão. Jardineiros experientes acreditam que fertilizantes aplicados no outono são mais eficazes. Ureia e nitrato de amônio são uma exceção. São usados apenas na primavera. Quando aplicados no outono, o nitrogênio é levado pela água do degelo.

Fertilização com fósforo
O superfosfato possui alta concentração de fósforo disponível (até 19,5%). Para alimentar pimentões, prepare uma solução:
- água - 10 l;
- superfosfato - 1 colher de sopa. l.;
- sulfato de potássio - 1 colher de sopa. l.
Você pode alimentar pimentas com esta solução duas vezes: antes da floração e depois que os primeiros ovários aparecerem.
Cinzas de madeira
A deficiência de potássio pode ser corrigida com cinzas, aplicando-se 2 a 3 colheres de sopa na zona radicular de cada arbusto. A fertilização foliar com infusão de cinzas também é eficaz:
- água - 10 l;
- cinzas - 1,5 colher de sopa.

Deixe as cinzas em infusão por 5 a 7 dias. Coe a infusão antes de usar. Borrife as plantas de pimentão pela manhã. A infusão das cinzas é usada para tratar sintomas de deficiência e controlar insetos sugadores (pulgões, ácaros, tripes).
Nós tratamos doenças
Para prevenir e tratar a podridão apical, as pimentas são borrifadas com leite de cal ou uma solução de cloreto de cálcio a 0,3%. O canteiro é regado regularmente, coberto com cobertura morta e o solo não pode secar.
Arbustos infectados com CMV são destruídos. No ano seguinte, as pimentas são cultivadas em um local diferente, usando variedades e híbridos resistentes ao CMV. As plantas são tratadas contra pulgões e as ervas daninhas são eliminadas.

Livrar-se de pragas e insetos
Para matar pulgões, você não precisará de produtos químicos se tratar seus arbustos imediatamente. Se aparecerem pontas deformadas, borrife imediatamente com uma infusão de casca de cebola:
- casca - 1 colher de sopa;
- água fervente - 1 l.
O remédio popular é infundido por 24 horas e coado. Cada arbusto, saudável ou doente, é pulverizado. A superfície das folhas é lavada com água de cebola. Este tratamento é repetido em dias alternados, de manhã ou à noite. O solo sob os arbustos é polvilhado com cinzas, pimenta ou mostarda seca.

Pulgões e ácaros podem ser controlados com água e sabão. Use sabão em pó 72%. Rale uma barra e dissolva as aparas em água morna. Lave todas as partes aéreas das plantas jovens com a solução e borrife as plantas maduras.
Em casos graves, são utilizados tratamentos químicos. Inseticidas são usados para matar insetos:
- "Aktara";
- "BI-58";
- Intavir.
Para destruir as larvas do ácaro que parasitam o sistema radicular, o canteiro é regado com uma solução de manganês.

Nós organizamos o cuidado adequado para pimentas
Pimentas em estufa precisam de fertilização regular. Os jardineiros precisam aplicar três fertilizantes adicionais.
| Item nº. | Período | Receita |
| 1 | 2 semanas após o transplante | Para 10 litros de água 25 g de superfosfato, 15 g de ureia |
| 2 | Floração abundante | Para 10 litros de água: 25 g de superfosfato, 20 g de sulfato de potássio, 25 g de ureia |
| 3 | Frutificação ativa (maturidade técnica) | Para 10 litros de água 15 g de superfosfato, 30 g de sulfato de potássio |
Ao longo da estação, forneça às plantas rega regular, temperatura confortável (23-25 °C), umidade do ar de 70%, sem correntes de ar, ventilação e boa iluminação.

Medidas preventivas
As medidas preventivas começam no outono com a preparação do solo. Escolha um local onde cebolas, ervilhas e espinafre foram cultivados no verão. Estes são bons precursores para pimentões. Remova quaisquer raízes, caules de ervas daninhas e matéria vegetal remanescentes do futuro canteiro. Arar o solo profundamente e aplicar fertilizantes de fósforo e potássio. Na estufa, remova os 5 a 7 cm superiores do solo, adicione terra fresca e lave os elementos estruturais. No verão, crie condições confortáveis para o cultivo dos pimentões:
- regue as raízes com água morna;
- a estufa é ventilada e o nível ideal de umidade e temperatura é mantido;
- o solo é solto após a rega e coberto com grama seca ou palha;
- não se esqueça da alimentação.
Cuidar adequadamente de pimentões não leva muito tempo. Economiza tempo e dinheiro, pois você não precisa comprar inseticidas, lidar com controle de pragas ou tratar doenças.











