Causas de doenças da pimenta em estufas, sua descrição e tratamento

Ao cultivar qualquer cultura agrícola, frequentemente nos deparamos com o problema de doenças nas plantas. As doenças do pimentão em estufa e seu tratamento geralmente envolvem várias etapas. Somente as doenças em estágio inicial podem ser curadas imediatamente. Algumas doenças são completamente intratáveis, portanto, medidas preventivas são essenciais.

Por que os pimentões ficam doentes?

Pimentões doces podem adoecer por diversos motivos. Os fatores mais comuns que contribuem para o desenvolvimento de doenças nas plantas são:

  • Plantio incorreto de mudas.
  • Rega frequente, excesso de água no solo.
  • Usando água gelada para irrigação.
  • Deficiência de nutrientes no solo.
  • Falta de cuidado com as plantas.
  • Grande quantidade de ervas daninhas no local.
  • Plantar arbustos muito próximos uns dos outros.
  • Plantio de material de semente infectado.
  • Presença de esporos de fungos e outras doenças no solo durante o plantio.

As causas das doenças nas pimentas são as mesmas que nos pimentões.

Cuidados inadequados

Uma das causas mais comuns de doenças em pimenteiras é a falta ou a falta de cuidados. O cuidado é importante tanto ao cultivar mudas em ambientes internos quanto após o transplante para o local definitivo. Regar com água gelada aumenta o risco de doenças fúngicas. Regue as plantas apenas com água morna ou aquecida pelo sol. A aplicação regular de fertilizantes minerais e orgânicos também é importante. Eles não só impactam positivamente o crescimento e a produtividade das plantas, como também ajudam a fortalecer a imunidade da pimenteira.

doenças da pimenta

Infecção por culturas vizinhas

Outra causa de doenças é a proximidade de culturas já infectadas. Os esporos de fungos se espalham facilmente por uma área, portanto, se uma cultura apresentar sinais de doença, as plantas vizinhas provavelmente também serão infectadas. O mesmo se aplica a doenças virais.

Condições climáticas inadequadas

É fácil criar condições favoráveis ​​para pimentões em ambientes fechados, independentemente do clima. No entanto, cultivá-los ao ar livre, por exemplo, em latitudes setentrionais com verões curtos e frios, pode causar problemas. Pimentões são culturas que gostam de calor, e ondas de frio repentinas podem matá-los.

doenças da pimenta

Principais doenças da cultura: sintomas e tratamento

Para entender como tratar pimentões, você precisa entender todos os principais sintomas de doenças comuns. Isso pode ser desafiador, pois muitas doenças têm sintomas semelhantes e são difíceis de distinguir.

Infecções fúngicas

Doenças fúngicas são o problema mais comum enfrentado pelos jardineiros. A maioria delas tem tratamento.

Perna Preta

A canela-preta causa o escurecimento dos caules perto da base da raiz. Esse problema ocorre com mais frequência durante o cultivo de mudas, mas plantas maduras também podem desenvolver canela-preta. A canela-preta é causada por bactérias presentes no solo. As folhas do broto infectado ficam gradualmente amareladas e depois caem.

doença da pimenta

O combate à perna preta consiste em reduzir a quantidade de regas. Mudas afetadas deverão ser descartadas. Para evitar que a doença se espalhe para arbustos maduros, elas devem ser amontoadas regularmente.

Podridão cinzenta

A doença fúngica é causada por alta umidade e temperaturas acima de 20 graus Celsius. À medida que o mofo cinzento progride, a fruta pode primeiro ficar preta e depois coberta por uma camada cinza.

Aos primeiros sinais de doença, trate os arbustos com fungicidas ou Fitosporina. Para prevenir o aparecimento de mofo cinzento, evite plantações densas. Ao cultivar em estufa, garanta ventilação regular e evite regar demais o solo.

Podridão cinzenta

Cladosporiose

A cladosporiose causa a formação de manchas amarelo-claras nas folhas dos arbustos, e uma camada — esporos de fungos — aparece na parte inferior da folha. O perigo desta doença reside na sua rápida progressão.

Para evitar que a cladosporiose se espalhe pelos seus arbustos, você precisa saber como tratar suas pimentas.

Se a frutificação ainda não tiver começado, trate as plantas com substâncias que contenham cobre. A infusão de alho também ajuda a prevenir a requeima da pimenta. Esmague o alho e adicione-o à água. Deixe em infusão por 10 dias. Dilua a mistura com água morna antes de pulverizar. Use 200 ml de infusão de alho para cada 9 litros de água. Pulverize as plantas à noite.

Cladosporiose da pimenta

Requeima tardia

A requeima causa o aparecimento de podridão mole nos arbustos e frutos, e as folhas gradualmente ficam amarelas e caem. Algumas folhas de pimenta também ficam pretas. Quando surgirem sinais de requeima, trate as plantas com Fitosporina.

Fitoplasmose

Um sinal característico da doença é o aparecimento de folhas amareladas. Os frutos nos arbustos afetados crescem atrofiados e retorcidos. O tratamento com Aktara ou Confidor ajuda a combater a fitoplasmose. Se o arbusto for gravemente afetado, ele é arrancado e destruído.

Fitoplasmose da pimenta

Fusarium

Quando um arbusto é afetado pela murcha de fusarium, as folhas primeiro ficam amarelas e depois se enrolam formando um tubo. Se as plantas estiverem fracas, a doença começa a se manifestar 10 a 12 dias após o início da floração. A murcha de fusarium é incurável; os arbustos afetados são desenterrados e descartados. Para garantir que as mudas sejam resistentes à doença, as sementes são tratadas com Fundazol antes do plantio.

Esclerotinia de podridão branca

Se as folhas do pimentão ficarem brancas, elas estão infectadas com podridão branca. Essa doença geralmente é causada pela rega de pimentões com água gelada. Plantas doentes não podem ser curadas; elas são desenterradas e queimadas longe do local.

Esclerotinia de podridão branca

Oídio

O oídio é caracterizado pelo aparecimento de uma camada branca na folhagem. Essa camada gradualmente torna-se marrom, seca e cai. A produtividade é reduzida porque os brotos dos frutos não se formam. O fungo se desenvolve em climas secos e quentes.

Aos primeiros sinais de oídio, pulverize os arbustos com fungicidas. Se houver apenas algumas folhas afetadas, elas podem ser podadas. Para isso, limpe a tesoura com álcool após cada corte. Em seguida, queime todas as folhas aparadas.

Murcha de Verticillium da pimenta

Com esta doença, as folhas ficam enroladas e os frutos crescem pequenos e deformados. Para prevenir a murcha de Verticillium, cultive o solo antes de plantar as sementes. A rotação de culturas também é importante. A murcha de Verticillium não pode ser tratada com produtos químicos ou remédios populares.

Murcha de Verticillium da pimenta

Infecções bacterianas

Além dos esporos de fungos, doenças em culturas agrícolas, incluindo pimentões, são causadas por bactérias.

Micoplasmose

As folhas ficam amareladas e onduladas. Os sintomas da micoplasmose são mais pronunciados nas folhas superiores. Os frutos crescem pequenos e com casca fina. Para combater a micoplasmose, são utilizados inseticidas sistêmicos com efeito duradouro.

Bacteriose

A requeima bacteriana causa o aparecimento de manchas marrons nas pimentas. A produtividade é reduzida e os frutos ficam subdesenvolvidos. As causas da ferrugem bacteriana incluem a remoção de brotos laterais em tempo chuvoso e um grande número de ervas daninhas na área.

Bacteriose da pimenta

Antes do plantio, deixe as sementes de molho por 2 horas em Fitolavin-300. Durante a estação de crescimento, borrife os arbustos com preparações contendo cobre.

Ponto seco

Pequenas manchas encharcadas aparecem na superfície da folhagem. Em seguida, surgem pontos pretos. Depois de algum tempo, as manchas aumentam. Como medida preventiva, todos os restos vegetais devem ser removidos da área imediatamente após a colheita. Os pimentões devem ser fertilizados durante todo o período de crescimento.

A Alternaria pode ser tratada pulverizando-se uma suspensão de oxicloreto de cobre (40 g por 10 l de água aquecida) ou calda bordalesa.

Mancha preta

Antes do plantio, as sementes são desinfetadas em uma solução de permanganato de potássio. Elas são colocadas na solução por 10 minutos. Após a imersão, as mudas são enxaguadas em água limpa. Também é importante praticar a rotação de culturas ao plantar as mudas.

Mancha preta

Murcha rápida como um raio

As plantas param de crescer e a frutificação diminui. Se um caule for quebrado, um líquido branco vazará dele. Se ocorrer murcha rápida, remova todas as plantas severamente danificadas da área. As sementes devem ser tratadas antes do plantio. Os pimentões devem ser tratados regularmente com preparações que contenham cobre.

Podridão bacteriana

Antes do plantio, deixe as mudas de molho em uma solução fraca de permanganato de potássio por 15 minutos. A rotação de culturas e o controle oportuno de ervas daninhas também são medidas preventivas importantes. Outro tratamento eficaz são os preparados que contêm cobre.

Podridão bacteriana

Câncer bacteriano

Inicialmente, pequenas manchas escuras aparecem nos vegetais, que posteriormente se fundem em outras maiores. A folhagem fica descolorida e, se o arbusto for sacudido, cai imediatamente. Antes do plantio, deixe as sementes de molho em Fitolavin-300 por duas horas. Durante o período de crescimento ativo, os arbustos são tratados com preparações biológicas. Durante a estação de crescimento, as plantas devem ser tratadas com compostos que contêm cobre.

Infecções virais

Infecções virais em pimentões são difíceis de tratar. A melhor maneira de evitar doenças em pimentões é preveni-las com antecedência.

Podridão apical

Acredita-se que a causa seja uma deficiência de cálcio no solo e um excesso de nitrogênio. As partes afetadas dos arbustos são podadas e as pimentas são tratadas com leite de cal ou cloreto de cálcio.

Podridão apical

Mosaico de tabaco

A doença do mosaico do tabaco causa o aparecimento de manchas brancas nas folhas. É impossível curar pimentões dessa doença. Como medida preventiva, desinfete as sementes antes do plantio e regue as mudas a cada três semanas com uma solução de permanganato de potássio.

Cabelo cacheado

Arbustos doentes são desenterrados e queimados. As ervas daninhas são removidas regularmente. Pulverizar com Aktara e Fitoverm também ajuda. Seguir as recomendações de rotação de culturas ajudará a evitar que as mudas sejam infectadas pelo vírus.

Bronzeamento

Para evitar isso, as pimentas são pulverizadas com inseticidas e as ervas daninhas também devem ser removidas imediatamente. Antes do transplante das mudas, o solo é tratado com fertilizante.

Bronzeamento de pimenta

Lesões de micoplasma

As doenças causadas por micoplasmas afetam todas as partes das plantas, exceto o material de plantio. Essas doenças são causadas por microrganismos chamados micoplasmas.

Esses microrganismos são transportados para as plantas por insetos como pulgões ou cigarras, portanto, quando essas pragas aparecem, elas devem ser destruídas imediatamente.

Uma dessas doenças é o carrapicho. Os vegetais ficam pequenos e as plantas começam a formar arbustos. Tratamentos com inseticidas ajudam a prevenir o carrapicho. As ervas daninhas devem ser removidas da área imediatamente e fertilizantes minerais devem ser aplicados.

Bronzeamento de pimenta

Lesões não infecciosas

Doenças não infecciosas em pimentões são mais fáceis de controlar do que as infecciosas. Elas surgem devido à falta de cuidados. Deficiências de nutrientes no solo também contribuem para o desenvolvimento de doenças não infecciosas.

A deficiência de nitrogênio reduz o número de inflorescências e ovários. A deficiência de potássio causa o aparecimento de manchas amarelas e duras nas folhas. Se a folhagem começar a ficar roxa, isso indica deficiência de fósforo no solo. A deficiência de bromo no solo faz com que as folhas jovens parem de crescer, enquanto as folhas mais velhas se deformam e secam.

Bronzeamento de pimenta

Prevenção de doenças da pimenta

Regue apenas com água morna, nunca fria. As ervas daninhas devem ser removidas imediatamente. A aplicação regular de fertilizantes minerais e orgânicos também é crucial. Este é o aspecto mais importante. Deficiências de nutrientes são a causa da maioria das doenças nas culturas.

Aos primeiros sinais de doença, borrife os arbustos com uma solução de calda bordalesa ou sulfato de cobre. Antes do plantio, trate as sementes mergulhando-as em uma solução fraca de permanganato de potássio por 10 minutos. Antes do plantio, calcine o solo e regue-o com uma solução de iodo. Desinfete o solo antes de plantar as mudas em seu local permanente.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

  1. Oleg

    Como regra, depois que os brotos aparecem, eu os trato com vários meios e, como resultado, posso tomar medidas contra o fungo sem problemas, enquanto outras doenças são tratadas conforme aparecem.

    Responder

Pepinos

Melão

Batata