Como cultivar pimentões a partir de sementes em casa: escolhendo uma variedade, plantando e cuidando

Pimentões são cultivados em todos os tipos de jardins. Antes de plantar ao ar livre, você deve aprender a cultivar pimentões a partir de sementes dentro de casa. Seguindo todas as práticas adequadas de cultivo de sementes e cuidando das mudas, você poderá colher uma colheita abundante no outono.

É possível cultivar pimentões em casa?

Pimentas, como muitas outras culturas agrícolas, são cultivadas primeiro em ambientes fechados e depois transplantadas para o campo aberto. No entanto, você também pode deixar as mudas dentro de casa e cultivar uma colheita em ambientes fechados. Se você tiver uma varanda grande com vidro, poderá criar todas as condições necessárias para o cultivo de pimentas e pimentões. As varandas são usadas não apenas para o cultivo de mudas para posterior plantio em campo aberto, mas também para o cultivo em ambientes fechados.

Pimentões crescem bem em peitoris de janelas, nos lados sul ou oeste. O segredo é garantir que as mudas recebam luz solar suficiente. Caso contrário, elas ficarão compridas. Se a luz natural for insuficiente, instale lâmpadas artificiais perto dos recipientes.

Decidindo sobre a variedade

Nem todas as variedades de pimentas e pimentões são adequadas para plantio em ambientes internos. Por exemplo, variedades altas não terão espaço suficiente e, consequentemente, não prosperarão.

pimenta madura

Variedades de pimentões

Para condições domésticas, arbustos compactos, de baixo crescimento e fáceis de cuidar são os mais adequados.

Variedades de pimentão doces adequadas para cultivo no peitoril da janela:

  • A Treasure Island é uma variedade semiprecoce, com os primeiros pimentões aparecendo nos arbustos 90 a 105 dias após o plantio. Os pimentões têm formato de coração e pesam aproximadamente 60 g. A casca tem 7 a 9 mm de espessura.
  • Primogênita da Sibéria — o fruto amadurece de 110 a 120 dias após a semeadura. Esta variedade de frutos grandes pesa aproximadamente 100 g. A casca é de um vermelho alaranjado intenso e a polpa é aromática.
  • Anão – caracterizado por frutos pequenos e suculentos, com casca avermelhada. Os pimentões maduros pesam de 70 a 82 g. Amadurecem 110 dias após a semeadura.
  • Gift of Moldova é uma variedade de frutos grandes, vermelho-escuros e de sabor adocicado. Pesam entre 90 e 95 g. Esta variedade tem um período de maturação tardio, com os primeiros frutos maduros aparecendo de 130 a 138 dias após a semeadura.
  • A "Akvarel" é outra variedade semiprecoce, cujos frutos atingem a maturidade técnica 110 dias após o plantio em campo aberto. Os frutos maduros são pequenos, pesando aproximadamente 30-35 g.

pimentão vermelhoNão é recomendado plantar arbustos altos em ambientes fechados. Essas espécies têm um sistema radicular forte que não prospera nessas condições. Isso significa que não produzirão uma colheita.

Variedades de pimentas ardidas e amargas

O melhor variedades de pimenta Pimenta para cultivar em casa:

  • A pimenta amarela húngara é uma pimenta ardida adequada para ser cultivada no peitoril da janela. As pimentas são pequenas e têm casca amarela.
  • O jalapeño precoce é uma pimenta vermelha ardida. As pimentas têm formato cônico e casca grossa. Seu sabor é muito picante.
  • Os jalapeños roxos são frutas grandes, vermelho-escuras, com formato alongado e cônico e polpa carnuda.
  • A pimenta Magic Bouquet recebeu esse nome devido à forma como seus frutos são dispostos em um "buquê" de vários. As pimentas têm 10 cm de comprimento e pesam aproximadamente 20 g.

Assim como acontece com os pimentões, é melhor escolher arbustos pequenos e compactos para plantar em ambientes fechados.

pimenta

Condições necessárias para o crescimento e frutificação

Cultivar pimentões é um processo simples, embora apresente muitos desafios em casa. Muitas pessoas que cultivam pimentões em casa nem sempre conseguem na primeira tentativa.

Temperatura

Os pimentões não crescem bem se forem mantidos em temperaturas baixas ou expostos regularmente a correntes de ar, por isso é importante fornecer a temperatura correta. Também é indesejável expor as plantas a mudanças bruscas de temperatura. Durante o dia, a temperatura ambiente deve estar entre 24 e 26 graus Celsius, e à noite, entre 10 e 16 graus Celsius.

mudas de pimenta

Iluminação

No cultivo de pimentões, um problema comum é a falta de luz solar, especialmente no inverno, quando o dia é curto. As plantas devem ser expostas a pelo menos 12 horas de luz por dia. As luzes devem ser instaladas perto dos recipientes, no parapeito da janela, e acesas por várias horas.

No verão, é melhor colocar os vasos em janelas voltadas para o leste ou oeste. Janelas voltadas para o sul não são recomendadas no verão, pois o sol é muito forte nessa época e pode danificar as plantas. No inverno, janelas voltadas para o sul são adequadas porque o sol é menos intenso.

Umidade do ar

Pimentões não toleram bem o ar seco. Esse problema é especialmente comum no cultivo de pimentões em ambientes fechados durante o inverno. O aquecimento pode deixar o ar do seu apartamento muito seco, especialmente perto das janelas onde há radiadores. Para garantir o crescimento e a colheita adequados, você deve umidificar o ar regularmente. Por exemplo, coloque uma toalha molhada no radiador ou borrife água perto dos recipientes.

mudas de pimenta

Ventilação

O ar viciado em um apartamento afeta negativamente o crescimento das plantas e a formação dos frutos. No entanto, não é aconselhável abrir janelas perto dos vasos. Correntes de ar podem matar os pimentões.

Várias vezes por semana, os recipientes com plantas são movidos para outro cômodo e as janelas são abertas por 10 a 15 minutos para ventilar o ambiente.

Requisitos de capacidade e composição do solo

Pimentões preferem solo fértil e solto. Solo preto, argiloso ou franco-arenoso são os melhores. Os vasos de pimentões devem ser fundos e espaçosos. Para um crescimento normal, as plantas precisam de bastante espaço. Um recipiente pequeno não permitirá que o sistema radicular se desenvolva adequadamente.

mudas de sementes

Estágio preparatório

Plantar pimentões e pimentas é fácil, passo a passo. Primeiro, prepare o solo, os recipientes e o material de plantio.

Preparando o solo e o vaso

A maneira mais fácil é comprar uma mistura de solo pronta para plantações de vegetais.

Para preparar sua própria mistura de solo, você precisará de:

  • 2 partes de solo para grama;
  • 1 parte de húmus;
  • 1 parte de areia limpa de rio.

Misture todos os ingredientes até obter uma mistura homogênea. Coloque material de drenagem fino (pedrinhas, cascas de ovo ou brita fina) no fundo do recipiente. Em seguida, preencha os recipientes com o material. Depois disso, você pode começar a semear.

plantando sementes

Antes de semear as sementes, os vasos devem ser lavados em uma solução fraca de permanganato de potássio para desinfetá-los.

Tratamento de sementes pré-semeadura

Antes de semear, é uma boa ideia separar as sementes boas das ruins. Para isso, dissolva 2 colheres de sopa de sal em 200 ml de água. Em seguida, adicione as sementes. Depois de um tempo, algumas irão afundar. Sementes que flutuam na superfície da água são ruins e impróprias para o plantio. Após esse procedimento, lave as mudas em água e seque-as.

Alguns dias antes do plantio, germine as sementes. Para isso, umedeça um pedaço de gaze e coloque as mudas nele. Em seguida, cubra com um segundo pedaço de gaze. Coloque a embalagem em um local aquecido. É importante não deixar as sementes secarem. Borrife a gaze com água regularmente. Após alguns dias, as sementes começarão a germinar. Depois disso, elas estarão prontas para o plantio.

sementes de pimenta

Germinação e cuidados com mudas

A segunda etapa do cultivo de pimentas é determinar as datas de semeadura e o cultivo real das mudas.

Época e tecnologia de semeadura

É melhor semear no final de fevereiro. Assim, as mudas terão luz solar suficiente e não precisarão de iluminação artificial.

O processo de plantio de pimentões:

  • encher os recipientes com terra;
  • faça vários sulcos no solo, de 1 a 1,5 cm de profundidade;
  • semeie as sementes (é melhor jogar uma semente de cada vez e deixar algum espaço entre elas);
  • polvilhe levemente com terra e regue com água morna;
  • depois cubra as caixas com filme plástico;
  • A película é removida regularmente para permitir que o solo respire e regar as sementes;
  • Após o surgimento dos brotos, a película é removida.

plantando pimentas

As sementes de pimenta são plantadas usando a mesma tecnologia.

Como cuidar adequadamente de mudas?

Cuidar de arbustos cultivados em ambientes internos envolve os mesmos procedimentos que os cultivados em ambientes externos. Regue os arbustos regularmente. Adicione fertilizantes minerais e orgânicos. Arbustos cultivados em ambientes internos requerem mais fertilização do que aqueles cultivados em ambientes externos. Outro procedimento importante é a prevenção de pragas e doenças. Esses problemas também surgem em ambientes internos.

Colheita

Assim que o primeiro par de folhas maduras aparecer nos arbustos, eles serão transplantados para vasos individuais. Os vasos de turfa são os mais indicados. A muda é desenterrada junto com um pouco de terra e colocada no novo recipiente. Regue com água morna.

colhendo pimentas

Estamos replantando a planta

Uma planta de pimenta adulta precisa ser replantada uma vez por ano. Após um ano no mesmo vaso, o solo fica pobre e a pimenta para de produzir frutos. Após dois anos, a planta para de produzir frutos completamente, pois seu ciclo de vida termina. Após dois anos, a planta pode ser descartada e uma nova plantada.

Nós organizamos o cuidado com os pés de pimenta maduros

Com os devidos cuidados, os pimentões produzirão uma boa colheita, mesmo quando cultivados em casa, na varanda.

Regularidade da irrigação

Pimentões preferem solo úmido, mas quando cultivados no inverno e na primavera, o solo seca rapidamente devido ao calor. Regue as plantas conforme o solo seca. Use água morna para irrigação.

broto de pimenta

Fertilização

Os pimentões devem ser alimentados imediatamente após o início da brotação. Os nutrientes são aplicados a cada duas semanas após a rega das plantas. Durante a primeira metade da estação, os fertilizantes à base de nitrogênio para plantas de interior são os mais utilizados. Os pimentões também podem ser regados com esterco podre ou esterco de galinha diluído em água. Após o início da floração, as plantas são alimentadas com fertilizantes de fósforo e potássio. Fertilizantes orgânicos são usados ​​durante todo o período de crescimento.

Se as folhas começarem a ficar com uma coloração "marmorizada", elas estão com deficiência de magnésio. Se começarem a enrolar, adicione nitrato de potássio ou sulfato de potássio ao solo.

Estimulação da polinização

O maior desafio enfrentado no cultivo de pimentas em ambientes fechados é a polinização. Atrair abelhas ou instalar colmeias é impossível. Polinizar as flores é difícil de outra forma. Um método é sacudir o pólen das flores durante a floração. Mas um método mais eficaz é comprar variedades autopolinizadoras adequadas para estufas.

Mudas de pimenta

Quando vale a pena replantar uma cultura?

Após o transplante, as plantas de pimenta começam a desenvolver ativamente a folhagem e o sistema radicular. Assim que a planta tiver produzido vários pares de folhas maduras e estiver alta, ela é transplantada para vasos maiores. Evite manter as pimentas nos vasos por muito tempo, pois isso afeta negativamente o sistema radicular. É melhor transplantá-las para um vaso maior o mais rápido possível.

Modelagem e poda de plantas

Pimentas não precisam de modelagem ou poda. Você pode beliscar a parte superior para evitar que a planta fique muito alta e para estimular o crescimento espesso.

brotos de pimenta

Desinfecção e controle de pragas

Mesmo quando cultivadas em ambientes internos, doenças e pragas podem ser um problema. A canela-preta é a doença mais comum que afeta as pimentas. Esta doença surge durante a fase de crescimento dos brotos. As mudas são regadas com uma solução fraca de permanganato de potássio e a frequência de rega é reduzida. Desinfetar as sementes e o solo antes do plantio ajuda a prevenir a mancha bacteriana. Se uma planta estiver infectada, ela simplesmente terá que ser descartada.

A murcha de fusarium pode ser prevenida tratando o arbusto com Fundazol. Aplique-o ao material de plantio antes do plantio.

Pimentões podem ser suscetíveis a ácaros quando cultivados em ambientes fechados. Para se livrar deles, borrife-os com uma solução de sabão ou infusão de alho. Para evitar o aparecimento total de pragas, aqueça o solo e regue-o com uma solução fraca de permanganato de potássio antes do plantio.

plantando pimentas

Quando esperar a colheita: regras para colher e armazenar frutas

Os pimentões no estágio tecnicamente maduro são cortados, incluindo os talos. São lavados e refrigerados. Podem ser armazenados dessa forma por até uma semana. Para torná-los mais adequados para uso em diversos pratos, os pimentões são cortados em cubos e congelados.

Como obter sementes em casa

Você só pode obter sementes de pimentas domésticas se elas não forem de variedades híbridas. Sementes coletadas de variedades F2 não germinam. O material de plantio de variedades regulares é coletado das pimentas maiores e mais saudáveis. Para isso, retire o talo que contém as sementes da pimenta e limpe-o. Em seguida, lave as sementes e espalhe-as sobre um pano de algodão para secar e soltar.

Quais problemas você encontra ao cultivar pimentas em casa?

Ao cultivar pimentas em ambientes fechados, surgem problemas devido à falta de espaço suficiente nos arbustos no vaso. A polinização é outro problema. É melhor plantar variedades autopolinizadoras em ambientes fechados. Além disso, os arbustos nem sempre recebem luz suficiente.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata