- Origem e descrição da planta
- Aparência do arbusto
- Floração e rendimento da colheita
- Onde as frutas são usadas?
- Os benefícios e malefícios das pimentas Habanero
- Vantagens e desvantagens da variedade
- Quais condições são necessárias?
- Requisitos do solo
- Iluminação
- Temperatura e umidade
- Quais doenças e pragas são perigosas para pimentas Habanero?
- Ácaro
- Podridão
- Vírus
- Nematóides
- Cultivo de mudas
- Momento ideal para a semeadura de mudas
- Preparando o solo e o recipiente de plantio
- Estratificação de sementes
- Regras de semeadura
- As nuances do cuidado ao ar livre
- Irrigação e fertilização de arbustos
- Formação
- Polinização
- Racionamento de colheitas
- Tratamentos preventivos
- Peculiaridades do cultivo em casa
- Como propagar pimentas a partir de sementes
- Avaliações de jardineiros experientes sobre pimentas
A pimenta habanero é uma planta do gênero Capsicum, da família Solanaceae. É uma das pimentas mais ardidas entre as pimentas, distinguindo-se pelo seu sabor picante. A pungência da planta foi avaliada utilizando uma escala desenvolvida pelo farmacêutico americano Wilbur Scoville. Devido à sua pungência, a habanero é frequentemente escolhida para cultivo em ambientes internos.
Origem e descrição da planta
Esta variedade é originária da América do Sul. Os criadores aprimoraram uma das variedades de pimenta, atingindo um nível de ardência de 300.000 unidades Scoville. Esta pimenta é aproximadamente 40 vezes mais picante que a jalapeño.
Os arbustos são vigorosos, atingindo aproximadamente 90 centímetros de altura. Recomenda-se proteção das mãos durante a colheita. Os frutos têm de 25 a 30 milímetros de comprimento e 35 a 40 milímetros de largura. As vagens são enrugadas, de paredes finas e lembram bolotas. À medida que amadurecem, as vagens mudam de cor, de verde para amarelo. Podem ser usadas em pratos jamaicanos e indianos.
Distinguem-se as seguintes variedades:
- Branco - vagens brancas que parecem balas mastigáveis.
- Fatali - pungência é de 125-325 mil unidades.
- Tigerpoo - vagens de laranja.
- Caribe Vermelho – vagens vermelho-vivo. Tipicamente usado na culinária mexicana.
- Savina vermelha - vagens carnudas.
- Vagens marrom-chocolate com um aroma levemente defumado e floral.

As pimentas habanero são ricas em vitaminas e microelementos. Cada fruta contém iodo, ferro, cálcio, fósforo e vitaminas A, B, C e D. O uso da pimenta para fins medicinais deve ser feito com cautela. É importante se familiarizar com as contraindicações e determinar a dosagem correta.
Aparência do arbusto
O caule do arbusto é ramificado e as folhas têm formato de ovos. As vagens lembram pequenos corações e pesam cerca de 50 gramas.
Floração e rendimento da colheita
Cada planta pode produzir até 2,5 quilos de vagens. Um único arbusto pode produzir até 95 vagens. Durante a floração, o arbusto exala um aroma bastante agradável.

Onde as frutas são usadas?
A habanero é usada principalmente em pratos apimentados. Adicionar um pouco de pimenta confere ao prato um sabor bastante picante. A fruta contém capsaicina, que promove o crescimento capilar. Você pode adicionar uma gota de suco a uma máscara capilar.
As vagens também são usadas para fazer curativos, servindo como uma espécie de anestésico. A pimenta também é usada para fazer remédios contra queimaduras pelo frio.
Os benefícios e malefícios das pimentas Habanero
Benefícios da variedade:
- aumento da taxa metabólica;
- retardando o envelhecimento;
- normalização do apetite;
- normalização do trato gastrointestinal;
- fortalecimento geral do corpo;
- eliminação dos sintomas de artrite e desconforto na coluna;
- aumentando a resistência ao estresse.

No entanto, a habanero também pode ser prejudicial para algumas pessoas. Por exemplo, não deve ser consumida por quem sofre de:
- doenças cardíacas e vasculares;
- úlceras gastrointestinais;
- alergia à capsaicina.
Vantagens e desvantagens da variedade
A variedade tem as seguintes vantagens:
- luta contra o câncer de próstata;
- remédio anti-obesidade;
- redução dos níveis de colesterol;
- normalização da pressão arterial;
- prevenção do diabetes;
- propriedades antioxidantes do produto;
- a possibilidade de usar um remédio anti-inflamatório;
- cura de resfriados;
- limpeza do trato gastrointestinal de parasitas.

Outra vantagem da habanero são suas condições de cultivo pouco exigentes. Ela pode ser plantada em vasos com terra, em campo aberto ou em estufa.
As desvantagens da variedade são as seguintes:
- gosto desagradável, dor ao ser consumido;
- desconforto digestivo;
- aumento da pressão;
- aumento de temperatura;
- irritação da pele altamente sensível.
Quais condições são necessárias?
Esta variedade é considerada amante do calor. Se forem criadas condições favoráveis, pode ser cultivada em ambientes internos.

Requisitos do solo
Os pimentões devem ser plantados em solo levemente ácido, com pH de aproximadamente 5,5.
Iluminação
As mudas precisam de bastante calor e luz solar. Lembre-se de que as habaneros são sensíveis a correntes de ar.
Temperatura e umidade
As habaneros param de crescer se as temperaturas caírem abaixo de 16 graus Celsius (61 graus Fahrenheit). Elas devem ser cultivadas em estufa ou dentro de casa. Elas prosperam melhor em temperaturas entre 22 e 25 graus Celsius (72 a 77 graus Fahrenheit). Elas precisam de rega regular, mas não excessiva.

Quais doenças e pragas são perigosas para pimentas Habanero?
As pragas devoram os rizomas e os brotos dos arbustos, inibindo seu desenvolvimento. Quando as temperaturas caem, as pimentas podem ser atacadas por fungos. A canela-preta e a murcha-de-fusário são as mais perigosas.
Ácaro
Você pode se livrar dos carrapatos usando infusões de cinzas de madeira ou inseticidas. Produtos orgânicos são preferíveis.
Podridão
Você pode prevenir o aparecimento de podridão seguindo estas regras:
- colheita cuidadosa de frutas;
- remoção de folhas danificadas;
- remoção de pecíolos danificados.

Vírus
Plantas infectadas com o vírus devem ser removidas. O vírus é transmitido por pulgões, por isso é importante monitorar o solo para garantir que esteja livre de formigas, que transmitem o vírus dos pulgões.
Nematóides
Os rizomas danificados devem ser imersos em água (temperatura – de 50 a 55 graus).
Cultivo de mudas
Pimentões precisam ser cultivados em solo quente. Portanto, o cultivo em ambientes fechados é preferível. Mesmo no sul da Rússia, os jardineiros hesitam em plantar pimentões ao ar livre.

Momento ideal para a semeadura de mudas
Os pimentões são plantados em campo aberto ou em estufa 9 semanas após a semeadura. As sementes devem ser semeadas 60 a 75 dias antes de atingir a temperatura ambiente desejada.
Preparando o solo e o recipiente de plantio
Mudas de pimentão podem ser cultivadas em solo caseiro ou comprado em loja. O solo deve ser assado no forno e desinfetado para remover pragas e esporos de fungos. O solo comprado em loja não requer nenhum tratamento adicional.
Um recipiente com furos de drenagem ou recipientes especiais para turfa podem ser usados como recipiente. Os rizomas devem ser protegidos da luz. Para isso, utilizam-se recipientes opacos.

Estratificação de sementes
Antes do plantio, as sementes precisam ser preparadas. Para isso, siga este algoritmo:
- pegue as sementes e coloque-as em uma solução levemente salgada por meia hora;
- As sementes que flutuam na superfície são removidas. As sementes que permanecem no fundo são lavadas com água quente;
- As sementes são deixadas de molho por 3 dias. Para isso, são colocadas sobre um pano úmido e colocadas perto de um aquecedor;
- Enquanto as sementes germinam, água aquecida é adicionada regularmente a elas.
Regras de semeadura
O solo deve ser aquecido a 25 graus Celsius e umedecido. As sementes são plantadas em covas de aproximadamente 0,9 milímetros de profundidade. O espaçamento entre fileiras de sementes deve ser de 50 milímetros.

Polvilhe as sementes com terra e compacte-a. Regue com um borrifador para evitar a erosão do solo. Cubra os recipientes com filme plástico, vidro ou plástico até que os brotos apareçam.
As nuances do cuidado ao ar livre
A habanero requer cuidados semelhantes aos de outras leguminosas. Aumento da umidade, temperatura, fertilização regular do solo e medidas preventivas ajudarão a garantir uma colheita abundante.
Irrigação e fertilização de arbustos
Após o plantio das mudas em terreno aberto, elas precisam ser regadas regularmente. A necessidade de rega pode ser determinada quando o solo estiver seco a uma profundidade de 20 a 30 milímetros. Durante os períodos de chuva, os arbustos não devem ser regados; em vez disso, o solo deve ser solto. Durante a seca, o solo deve ser coberto com palha para evitar a evaporação da umidade. A rega deve ser feita com água aquecida pelos raios solares.

Duas semanas após o plantio das mudas no jardim, fertilize o solo com minerais. Você também pode usar uma infusão de esterco bovino ou urtiga. Quando os ovários começarem a se formar, adicione potássio e fósforo ao solo. Não use nitrogênio para impedir que o crescimento dos brotos atrapalhe o desenvolvimento dos frutos.
Formação
Corte algumas folhas. Belisque a parte superior da coroa conforme ela cresce.
Polinização
Se você estiver cultivando Habanero no peitoril de uma janela ou em uma estufa, quando as mudas estiverem florescendo, espalhe o pólen sobre as flores usando um pincel.

Racionamento de colheitas
Quando os arbustos estiverem floridos, remova algumas das flores que estão surgindo. Isso ajudará a fortalecer as plantas e aumentar a produtividade.
Tratamentos preventivos
Antes de plantar as mudas no jardim, trate o solo com Karbofos, Ultra ou Strela. Após o plantio, borrife os arbustos com infusão de tabaco ou cebola. Se as plantas de pimenta estiverem infestadas de pulgões, moscas-brancas ou ácaros, lave os arbustos com espuma de detergente. Deixe os arbustos de molho na espuma por 60 minutos. Em seguida, remova a espuma com água morna.

Uma infusão feita com as vagens pode ser usada para regar outras plantas. Ela protege as plantações de insetos, formigas e outras pragas.
Peculiaridades do cultivo em casa
As pimentas habanero podem ser cultivadas em ambientes fechados, onde produzirão frutos por aproximadamente 12 meses.
É necessário garantir que a temperatura e a umidade ideais sejam mantidas, bem como que as plantas sejam iluminadas com lâmpadas.
Durante a estação de aquecimento, os arbustos podem ficar infestados de ácaros. Esses ácaros atacam as plantas quando o ar não está úmido o suficiente. Para se livrar dessas pragas, use uma solução de sabão ou alho.
A habanero é frequentemente cultivada para fins ornamentais. As características distintivas desta variedade são as suas belas folhas e os frutos de cores vibrantes. Para garantir a formação adequada do arbusto, os brotos laterais precisam ser removidos e as pontas dos arbustos precisam ser pinçadas ocasionalmente.
Como propagar pimentas a partir de sementes
Para propagar Habanero por sementes, você precisa seguir este algoritmo:
- Espere até que as pimentas maduras fiquem penduradas no arbusto por 10 dias.
- Colha as frutas com luvas. Abra-as para secarem levemente. Evite tocar a pele com as luvas para não se queimar.
- Faça cortes nas vagens e retire as sementes.
- Espalhe as sementes e espere até que sequem.
- Depois que as sementes estiverem secas, distribua-as em sacos de papel.

Avaliações de jardineiros experientes sobre pimentas
Jardineiros afirmam que as habaneros podem ser cultivadas com sucesso tanto no parapeito da janela quanto no jardim. No entanto, eles observam a necessidade de manter temperatura, umidade e iluminação ideais. As pessoas preferem usar as vagens colhidas como tempero picante. As habaneros também são frequentemente usadas em molhos.
As pimentas habanero podem ser cultivadas em ambientes fechados por 8 a 9 anos, produzindo frutos várias vezes ao ano. Cuidar delas não é tão difícil quanto parece. Elas prosperam em solos levemente ácidos e toleram correntes de ar e ar frio.











