- A necessidade e as características da formação de arbustos de pimenta
- Importância para diferentes variedades de culturas
- Quais pimentões não precisam ser moldados?
- O processo de formação de arbustos de pimenta
- Arranjo esquemático de mudas
- Beliscando o botão da coroa
- Beliscando pimentões doces
- Aparar folhas e brotos
- Formação da parte esquelética
- As nuances da formação da pimenta: a influência da temperatura e da umidade
- Na estufa
- Em campo aberto
- Dicas e recomendações
Muitos jardineiros são céticos quanto ao cultivo de pimentas em estufa. Embora esse procedimento prolongue o período de frutificação, acelere o amadurecimento, reduza doenças e aumente a produtividade, nem todas as variedades de pimenta precisam de cultivo. Algumas variedades não.
A necessidade e as características da formação de arbustos de pimenta
Pimentões são plantas arbustivas. Os brotos se formam ao longo da estação de crescimento. O excesso de matéria verde pode levar a baixas produtividades. Os frutos não atingem o peso e o tamanho indicados, e suas paredes são finas.
Jardineiros reclamam da variedade mista e da baixa qualidade das sementes. No entanto, o problema reside em outro lugar, na falta de controle sobre a quantidade e a qualidade dos brotos. Ao racioná-los, os frutos receberão mais nutrientes e amadurecerão mais rápido.
Importância para diferentes variedades de culturas
Para atingir altos rendimentos, variedades de pimenta do tipo arbusto altas (70 cm ou mais) e médias (50-69 cm) devem ser conduzidas. Variedades de baixo crescimento com arbustos padrão e semipadrão não requerem condução.
As variedades padrão têm apenas um caule, ramificando-se na parte superior. As variedades semipadrão produzem de um a três brotos curtos. As variedades arbustivas têm um broto central que se ramifica ao longo de todo o seu comprimento, formando brotos longos.

Quais pimentões não precisam ser moldados?
Para aqueles que não querem perder tempo moldando arbustos, variedades e híbridos de pimentas de baixo crescimento e ramificação baixa são adequados.
| Variedades | Híbridos (F1) |
| Barguzin | Nuvem |
| Aliocha Popovich | Otelo |
| Beloserka | Mercúrio |
| Um presente da Moldávia | Máxima |
| Bagration | Gêmeos |
| Álamo | Goodwin |
| Dobrynya Nikitich | Pinóquio |
O processo de formação de arbustos de pimenta
O manejo adequado dos arbustos permite prolongar o período de frutificação das hortaliças, aumentar a produtividade, acelerar o amadurecimento dos frutos e melhorar seu sabor e comercialização. Isso é alcançado por meio da criação de condições favoráveis ao desenvolvimento e à redistribuição direcionada de nutrientes.

Arranjo esquemático de mudas
Ao transplantar as mudas para o solo, siga o esquema recomendado pelo fabricante, que depende das características da variedade (híbrida).
| Características do arbusto | Etapa de plantio em linha (cm) | Espaçamento entre linhas (cm) |
| Curto | 15-25 | 30-40 |
| Altura média | 15-25 | 30-40 |
| Alto | 30-40 | 60-70 |
Beliscando o botão da coroa
O broto da coroa é o primeiro a se formar. Ele aparece quando a muda atinge 15-20 cm de altura. Ele está localizado na primeira bifurcação do tronco. Sua floração precoce e a formação de ovários atrasam o desenvolvimento da muda. Portanto, jardineiros experientes o removem sem arrependimento. Se várias flores aparecerem em uma bifurcação, todas serão arrancadas.
Não haverá perda de produtividade. Novos brotos se formarão rapidamente na planta após o transplante. Evite beliscar o broto da coroa se estiver cultivando uma pimenta varietal; você deve preservar suas próprias sementes. O fruto formado a partir desta flor terá sementes da mais alta qualidade.

Beliscando pimentões doces
Os enteados aparecem nas axilas das folhas. Para uma muda de 25-30 cm de altura, remova todos os enteados de 3-4 cm de comprimento localizados abaixo da primeira forquilha. Não são removidos mais de três brotos de um arbusto por vez. Essa abordagem não prejudica a planta. O procedimento de corte lateral é realizado sistematicamente.
Aparar folhas e brotos
Devido à luz insuficiente, os caules esticam, atrasando a floração e a frutificação. A remoção das folhas melhora a exposição à luz. Após os frutos que crescem na primeira forquilha atingirem a maturidade técnica, todas as folhas inferiores são removidas de todas as variedades de pimenta (de baixo crescimento e altas). O objetivo deste procedimento é:
- garantir a livre circulação de ar;
- normalizar os níveis de umidade;
- reduzir o risco de doenças fúngicas;
- melhorar a iluminação de todas as partes do mato;
- acelerar o amadurecimento.
As plantas costumam ter seus pontos de crescimento removidos dos galhos. Ao pinçar as pontas, os jardineiros têm dois objetivos:
- direcionar o fluxo de nutrientes para a formação dos frutos;
- interromper o crescimento dos brotos e forçá-los a ramificar.

Os arbustos são inspecionados regularmente. Os brotos são podados se forem muito numerosos ou crescerem para dentro. De dois a três caules são deixados em cada planta, sendo selecionados os mais fortes. As folhas são removidas de todas as variedades, mesmo as anãs. Apenas plantas altas e médias, do tipo arbusto, são podadas e despontadas.
Formação da parte esquelética
Os arbustos de pimenta crescem em dois caules. A base do esqueleto consiste em dois ramos fortes que se estendem a partir da primeira forquilha. Esta é a forquilha onde se forma a flor da coroa. Todos os outros ramos são podados. Os ramos restantes que se estendem a partir do caule central são chamados de brotos de primeira ordem.
À medida que crescem, novos ramos surgem. Flores se formam em suas axilas. Os caules mais fortes são deixados e o restante é cortado. Esses brotos são chamados de brotos de segunda ordem. Os frutos se formam a partir de brotos localizados nas forquilhas.
As nuances da formação da pimenta: a influência da temperatura e da umidade
As condições ideais para o desenvolvimento da cultura incluem temperaturas diurnas de 20 a 28 °C e noturnas de 18 a 20 °C. No entanto, a temperatura do solo não deve cair abaixo de 18 °C. O calor afeta negativamente a colheita. Em temperaturas acima de 30 °C, as flores caem e os frutos se desenvolvem mal. Os brotos também caem se a umidade do solo e do ar estiverem baixas.

Na estufa
Em estufas e estufas, a produtividade depende diretamente do padrão de plantio das mudas e da formação dos arbustos. A produtividade é significativamente reduzida se as plantas forem plantadas com muita densidade. Os motivos para a baixa produtividade incluem:
- falta de luz, por isso as plantas param de se desenvolver;
- O ar úmido e estagnado cria condições propícias ao crescimento de fungos, e as plantas começam a ficar doentes.
As variedades anãs não são moldadas em arbustos. Quando plantadas densamente, são desbastadas. Variedades de tamanho médio são conduzidas de acordo com um esquema simples:
- no caule central, são retiradas as folhas e os brotos laterais até a primeira bifurcação;
- arrancar o(s) broto(s) da coroa;
- remover todos os brotos estéreis localizados abaixo dos ramos principais;
- Após terminar a 2ª colheita de frutas, corte as pontas de todos os talos.
O processo de moldagem de variedades altas é muito mais complexo. É realizado em etapas. Primeiro, tudo abaixo da forquilha (brotos laterais, folhas) é cortado (quebrado). O arbusto fica com um caule central e dois brotos laterais de primeira ordem. Estes formam a base (o esqueleto) do arbusto. Esses galhos são amarrados a uma treliça ou suporte.

Até três brotos de segunda ordem se formam em cada bifurcação do caule de primeira ordem. O mais saudável é deixado. No segundo ramo, o ovário e a primeira folha são deixados intactos, e o restante é pinçado. O terceiro ramo de segunda ordem é removido. Os brotos de terceira ordem se formam nas bifurcações dos ramos de suporte de segunda ordem. O padrão de sua formação é semelhante ao anterior.
Em campo aberto
As variedades de pimenta-do-reino cultivadas na horta são conduzidas em três hastes. Os brotos são removidos ao longo de todo o comprimento da haste (da base até a primeira bifurcação). Após a ramificação, todos os brotos frutíferos e estéreis (supérfluos) são removidos, bem como aqueles que crescem para dentro.
A poda formativa é feita em tempo seco. As feridas cicatrizam mais rápido e são menos propensas a infecções por fungos e vírus. Variedades altas de pimenta precisam de suporte. O caule central é amarrado a ele logo abaixo da forquilha.
Todos os brotos de primeira ordem devem ser fixados em estacas (treliças). Para variedades de baixo crescimento, todos os brotos laterais na base dos caules devem ser pinçados. Arbustos baixos também devem ser amarrados a um suporte. As folhas que tocam o solo são parcialmente removidas.
Dicas e recomendações
Para produzir frutos grandes e com paredes grossas, jardineiros experientes recomendam regular a carga de frutos. Eles recomendam não mais do que 15 a 25 ovários por arbusto. Deixe uma folha acima de cada ovário. Isso fornecerá nutrientes aos frutos.

Embora muitos jardineiros acreditem que a proporção ideal de folhas para frutos seja de 2:1, com duas folhas para cada fruto, nas regiões do sul não é recomendado remover as folhas. Elas criam sombra, o que reduz a evaporação da umidade do solo.
Os brotos frutíferos devem ser podados imediatamente para evitar que roubem os nutrientes dos frutos. O crescimento do arbusto deve ser interrompido imediatamente para permitir que todos os frutos se desenvolvam. Para isso, remova todos os pontos de crescimento um mês antes do final da frutificação. As pontas dos brotos são aparadas a 4 cm.
Durante o verão, você precisa regularmente arrancar os brotos laterais, remover folhas amareladas e em excesso e formar variedades altas de pimenta. Se essas regras não forem seguidas, a fruta será pequena e terá paredes finas.
Em climas temperados e na Sibéria, o manejo de arbustos permite uma boa colheita de frutos saudáveis. Somente plantas saudáveis passam por esse procedimento.











