- Vantagens e desvantagens do cultivo em estufa
- Requisitos básicos para o cultivo da cultura
- Acidez do solo
- Iluminação
- Condições de temperatura
- Nível de umidade
- Ventilação
- Preparando-se para o plantio de mudas
- Desinfecção de instalações
- Preparando as camas
- Semeando sementes para mudas
- Mistura de solo para mudas
- Quando e como semear sementes
- Tecnologia de plantio de mudas
- Vizinhança com outras culturas
- Momento ideal para plantio de mudas
- Esquema de plantio de arbustos
- Regras para cuidar de pimentas em condições de estufa
- Regularidade da irrigação
- Fertilização
- As nuances da formação do arbusto
- Moldar e pinçar os brotos laterais
- Amarrando a planta
- Estimulação da polinização
- Afrouxamento e cobertura morta do solo
- Protegemos as plantações de doenças e pragas
- Maneiras de acelerar o amadurecimento de pimentas em uma estufa
- Como ocorre a colheita?
- As melhores variedades de pimenta para plantar em estufa
- F1 Latina
- Cigano F1
- Ator
- Montero
- Red Bull F1
Pimentões são cultivados não apenas em campo aberto, mas também em estufas. Os cuidados com a estufa, do plantio à colheita, são cruciais. Eles determinam se as plantas produzirão uma boa colheita. Sem os devidos cuidados, os pimentões demoram muito para florescer, crescem mal e rendem pouco. Os procedimentos não são muito diferentes daqueles para o cuidado em campo aberto.
Vantagens e desvantagens do cultivo em estufa
Cultivar pimentões em uma estufa de policarbonato tem suas vantagens e desvantagens. As vantagens incluem:
- Em uma estufa, as plantas dão frutos com mais frequência, e a colheita é feita mesmo na estação fria.
- Na estufa, os arbustos ficam protegidos de geadas repentinas, granizo e chuvas fortes.
- Ao cultivar em condições de estufa, é fácil desinfetar o solo e substituí-lo.
- Em terrenos fechados, você pode dar menos atenção aos cuidados com os arbustos.
- Você pode regular o nível de umidade e iluminação.
As desvantagens de cultivar pimentões em ambiente coberto incluem o fato de que o solo, ao contrário do solo aberto, é menos fértil. Além disso, quando plantados em estufa, os frutos podem não ser tão saborosos quanto os cultivados em campo aberto durante o outono e o inverno.
Requisitos básicos para o cultivo da cultura
Pimentões não produzirão uma boa colheita em estufa se as plantas não forem devidamente cuidadas. Pimentões doces preferem solo fértil e rega regular.
Acidez do solo
Não é recomendado plantar mudas de pimentão em solo muito ácido. Se o solo estiver muito ácido, faça a calagem antes do plantio. Solo leve, com pH entre 6,0 e 7,0, é considerado o mais favorável.

Iluminação
Recomenda-se cultivar mudas em um local ensolarado. Problemas de iluminação surgem com mais frequência durante o cultivo durante os meses mais frios, quando o sol é menos intenso. Para resolver esse problema, instale luzes adicionais na estufa e ligue-as conforme necessário. As mudas devem ser expostas à luz por pelo menos 14 horas por dia.
Condições de temperatura
Quais temperaturas as pimentas podem suportar quando cultivadas em estufa?
- Em dias ensolarados a temperatura deve ficar entre +23 e +27 graus.
- Em tempo nublado, a temperatura oscila entre +20 e +21 graus.
- À noite, a temperatura do ar na estufa não deve ser inferior a +18 graus.
A temperatura ideal do solo para o crescimento normal das culturas é entre 18 e 20 graus Celsius. Baixas temperaturas diurnas na estufa causam deformações nos frutos. Eles também crescem muito pequenos.

Nível de umidade
Pimentões não gostam de umidade excessiva. No entanto, também não reagem bem a solo seco. O nível ideal de umidade em uma estufa deve ser de 60 a 75%.
Ventilação
A estufa precisa ser ventilada regularmente para garantir ar fresco. Durante os meses mais quentes, janelas e portas podem ser deixadas abertas o tempo todo. No entanto, durante os meses mais frios, você precisará abri-las regularmente. É importante evitar correntes de ar na estufa; portanto, se estiver ventando lá fora, não é recomendado ventilar a estufa. É melhor esperar até que o vento diminua.
Preparando-se para o plantio de mudas
Para garantir uma boa colheita, você precisa prestar mais atenção ao preparar o material de plantio do pimentão para plantio em estufa.
Desinfecção de instalações
Os procedimentos de desinfecção da estufa devem ser concluídos pelo menos duas semanas antes do plantio. O interior da estufa deve ser completamente limpo. Não use produtos químicos para limpar o vidro. Se a sujeira não sair com água, uma pequena quantidade de sabão pode ser usada.

Após a lavagem da estufa, ela é pulverizada com uma solução fraca de calda bordalesa ou sulfato de cobre.
Preparando as camas
Após a desinfecção do solo e da estufa, você pode começar a preparar os canteiros. Para isso, cave o solo e remova todas as ervas daninhas. Em seguida, adicione esterco apodrecido e fertilizante mineral complexo. Misture bem o solo e o fertilizante. Em seguida, use um ancinho para criar os canteiros da maneira mais conveniente.
Semeando sementes para mudas
Ao cultivar pimentões em estufa, não é necessário semear as sementes dentro de casa. Você pode plantá-las diretamente no solo da estufa e, assim que as mudas crescerem, transplantá-las separadamente para um canteiro.
O processo de semeadura em estufa:
- Faça sulcos no solo a uma profundidade de 1-1,5 cm.
- Semeie as sementes individualmente, deixando espaço suficiente entre as mudas para o crescimento normal.
- Cubra levemente com terra.
Ao final do plantio, regue os canteiros generosamente com água morna e espere as mudas emergirem. Você também pode plantar em vasos dentro de casa ou colocar uma caixa em uma estufa.

Mistura de solo para mudas
É melhor comprar mistura de solo pronta para hortaliças em uma loja de jardinagem. Como alternativa, você pode usar solo do seu jardim misturado com cinzas de madeira. Se estiver usando solo do seu jardim, calcine-o antes de semear as sementes.
Quando e como semear sementes
Qualquer recipiente é adequado para semear. O segredo é usar um recipiente espaçoso. A escolha do recipiente não depende do material de que é feito.
A melhor época para semear é no final de fevereiro ou início de março. Isso garantirá que as mudas recebam luz suficiente, eliminando a necessidade de iluminação adicional. No cultivo em estufa, não há uma época específica para o plantio das mudas.
Tecnologia de plantio de mudas
Se você seguir práticas agrícolas ao plantar mudas, elas criarão raízes mais rapidamente em um novo local e serão menos suscetíveis a doenças.
Vizinhança com outras culturas
Assim como outras culturas agrícolas, os pimentões não toleram certas plantas. Por outro lado, há diversas culturas que são mais adequadas para serem plantadas próximas aos pimentões.

Quais culturas não são recomendadas para o plantio de pimentões em estufa de policarbonato?
- feijões;
- couve-rábano;
- tomates;
- batata;
- berinjelas;
- aneto.
Bairro favorável:
- manjericão;
- chagas;
- tanásia;
- cenoura;
- repolho;
- calêndula;
- alho;
- cebola;
- coentro;
- erva-de-gato;
- espinafre;
- abobrinha;
- salsão.
A proximidade de culturas que não se dão bem entre si faz com que elas se desenvolvam pior e até mesmo adoeçam com mais frequência.
Momento ideal para plantio de mudas
As mudas de pimentão devem ser plantadas em estufa após o solo atingir 15 graus Celsius. As mudas podem ser plantadas em estufa várias semanas antes do que em campo aberto.

Esquema de plantio de arbustos
Ao plantar mudas, a distância entre elas deve ser de pelo menos 40 cm. Os arbustos podem ser colocados um em frente ao outro ou podem ser plantados em um padrão xadrez.
Regras para cuidar de pimentas em condições de estufa
Como cuidar adequadamente dos pimentões para garantir que eles produzam a maior colheita possível.
Regularidade da irrigação
Pimentões adoram solo bem úmido, especialmente mudas. Você pode regá-los em dias alternados ou todos os dias. Você também pode regá-los conforme o solo seca. Plantas maduras podem ser regadas com menos frequência, a cada três dias.
Fertilização
Na primeira metade da estação, fertilizantes contendo nitrogênio são adicionados ao solo. Durante o período de floração e formação dos ovários, o solo é fertilizado com fósforo e potássio. Após a colheita, o solo é misturado com esterco ou fezes de galinha.
As nuances da formação do arbusto
Os arbustos de pimentão geralmente não são podados nem aparados. Você só pode beliscar as pontas para deixar a planta mais volumosa.

Moldar e pinçar os brotos laterais
À medida que a pimenta cresce, as folhas inferiores - enteados - são arrancadas.
Amarrando a planta
A maioria das variedades de pimentão não requer estaqueamento. O estaqueamento deve ser feito se o fruto começar a quebrar com o peso da planta.
Estimulação da polinização
As flores do pimentão são polinizadas por abelhas, por isso as colmeias são colocadas na estufa durante a floração. No entanto, as variedades autopolinizadoras são as melhores.
Afrouxamento e cobertura morta do solo
O controle de ervas daninhas também é um desafio na estufa. O solo deve ser solto várias vezes por semana antes da rega. As ervas daninhas devem ser removidas dos canteiros conforme necessário.
Protegemos as plantações de doenças e pragas
Para prevenir doenças e pragas, pulverize com calda bordalesa ou sulfato de cobre. Tratar com uma solução de sabão ajuda contra insetos. Este método é usado quando os frutos já apareceram.
Após a colheita, o solo é sempre cavado a uma profundidade de 10 a 15 cm para remover insetos que hibernam nele. Também é importante não regar demais os canteiros nem plantar as mudas muito próximas umas das outras. Regue com água morna. Hidratar com água fria leva ao desenvolvimento de doenças fúngicas.
Maneiras de acelerar o amadurecimento de pimentas em uma estufa
Uma boa colheita pode ser obtida cultivando pimentas em uma estufa, e não apenas em campo aberto.

Como acelerar o amadurecimento das frutas:
- O solo precisa ser solto regularmente para que as raízes fiquem saturadas de oxigênio.
- Faça um corte longitudinal no caule mais alto do arbusto e insira um pedaço de madeira nele. Isso garantirá que os nutrientes sejam direcionados para a fruta, e não para os caules e folhas.
- Dilua 2 colheres de sopa de cinzas de madeira em água e borrife os arbustos com a solução resultante.
Outra maneira de acelerar o amadurecimento das frutas é colher vegetais verdes e colocá-los em um local escuro. Eles amadurecerão em poucos dias.
Como ocorre a colheita?
Pimentões de estufa são colhidos várias vezes por estação. Os frutos podem ser colhidos a qualquer momento. Ao contrário de muitas culturas, os pimentões não atingem um ponto específico de maturação. Os frutos são colhidos assim que atingem um tamanho grande. Você pode esperar até que a casca fique com uma cor laranja-avermelhada ou colher os pimentões quando a casca estiver verde.

As melhores variedades de pimenta para plantar em estufa
Para o plantio em estufa, é melhor escolher variedades de pimenta autopolinizadoras. Ao plantar essas variedades, você não precisará se preocupar com a polinização artificial.
F1 Latina
A variedade Latino F1 é uma variedade de maturação precoce. Os primeiros frutos amadurecem entre 100 e 110 dias após a semeadura. Um híbrido produtivo, com um único arbusto rendendo até 8 kg de frutos. Os frutos são grandes e em formato de cubo.
Cigano F1
Os pimentões têm formato cônico, com paredes grossas e carnudas. São pequenos, pesando aproximadamente 100-120 g. À medida que amadurecem, adquirem uma tonalidade vermelha intensa.

Ator
Os pimentões são alongados. Os vegetais são grandes, com paredes carnudas e suculentas. A polpa é doce. Quando maduros, os vegetais adquirem uma cor vermelho-escura.
Montero
O arbusto é de tamanho médio e a variedade é considerada produtiva. Os pimentões ficam vermelhos à medida que amadurecem. Os pimentões têm formato cúbico, com casca lisa e brilhante. O peso médio do fruto é de 170 g.
Red Bull F1
Um híbrido médio-precoce com frutos grandes, totalmente maduros, pesando até 250 g. A casca é vermelha, a polpa é suculenta e doce. A pimenta é muito aromática.












Cultivo pimentões exclusivamente em estufa; o rendimento é muito maior e os frutos crescem significativamente maiores. É mais fácil criar condições ideais para o crescimento das mudas em estufa, e utilizo apenas fertilizantes minerais.