- Descrição
- Alimentação sazonal de groselhas
- Na primavera
- No verão
- No outono
- Fertilizantes
- Azoto
- Fósforo
- Potássio
- Complexo
- Orgânico
- Remédios populares para fertilizar arbustos
- Infusão de cascas de batata
- Infusão de banana
- Cinzas
- Cascas de ovos
- Levedura
- Infusão verde
- Opções de aplicação de fertilizantes
- Foliar
- Sob a raiz
- Rega adequada para uma boa colheita
- Dicas para jardineiros iniciantes
A groselha é uma fruta de amadurecimento precoce, conhecida por sua boa produtividade, fácil transporte e rico teor de vitaminas. Para garantir uma frutificação de alta qualidade, resistência a doenças e desenvolvimento adequado, a groselha requer fertilização regular e adequada, que varia de acordo com a estação e a idade da planta. A groselha é fertilizada com fertilizantes minerais e orgânicos e, para melhores resultados, use uma combinação de fertilizantes.
Descrição
A groselha-branca é um arbusto que pode atingir 120 cm de altura. A casca descasca e é cinza-amarronzada. Os brotos jovens têm agulhas, ou espinhos. A folhagem é em forma de coração a oval, verde-escura, com dentes rombudos nas bordas. As primeiras folhas aparecem em maio.
Os frutos são bagas esféricas ou ovais, atingindo 12 a 40 mm de tamanho. A superfície do fruto é glabra ou coberta por cerdas leves e grossas. A nervura está sempre presente e visível a olho nu. A cor dos frutos varia do branco ao vermelho. A maturação ocorre de junho a agosto, dependendo da variedade. As groselhas são autoférteis, produzindo uma boa colheita e ostentando excelente teor de vitaminas e propriedades medicinais.
A planta é plantada ao ar livre na primavera ou no outono. O outono é considerado a época mais favorável, pois a muda consegue se estabelecer no canteiro e desenvolver um sistema radicular forte antes da primeira geada. Escolha um local bem iluminado, de preferência sem correntes de ar, com solo levemente ácido ou neutro. Solos arenosos, argilosos, franco-arenosos e argilosos também são adequados para o cultivo de groselhas.

Cultivar groselhas e obter uma colheita de alta qualidade é fácil se você seguir todas as práticas agrícolas adequadas. Na primavera, recomenda-se a prevenção de doenças e a fertilização. A capina também deve ser feita para evitar a formação de uma crosta seca ao redor do arbusto. Para melhores resultados, recomenda-se a cobertura morta.
Sem os devidos cuidados, as groselhas são suscetíveis às seguintes doenças:
- oídio;
- antracnose;
- mosaico;
- mancha branca;
- ferrugem do cálice.
Quanto às pragas, os jardineiros encontram insetos que podem danificar seriamente as plantas e as plantações, como vermes de fogo e pulgões.
Em qualquer situação, seja ela de doenças ou pragas, o tratamento é necessário com base no uso de remédios populares ou preparações especiais.
Alimentação sazonal de groselhas
A fertilização pode ser feita de diversas maneiras. É possível usar não apenas fertilizantes especializados, mas também remédios tradicionais. A fertilização pode ser feita em qualquer época do ano e tem diversas finalidades:
- crescimento e desenvolvimento de arbustos;
- melhorando o sabor das frutas;
- aumento da frutificação;
- saturando o solo com microelementos úteis.
Os fertilizantes minerais são a base da nutrição da groselha. Eles contêm todos os componentes necessários para promover o crescimento e a frutificação. O Nitroammophoska é adequado para groselhas; recomenda-se aplicá-lo na primavera, imediatamente após o derretimento da neve, enquanto se solta o canteiro.
Se o solo no local for pesado, é melhor usar fertilizantes complexos no outono e, em solos leves, na primavera.
O complexo mineral Micro Mix é recomendado para groselhas. Ele contém microelementos quelados que são facilmente absorvidos pela planta.
Dependendo do tipo de fertilizante, é recomendável seguir algumas regras:
- Adubação radicular. O fertilizante deve ser aplicado próximo ao sistema radicular, diluído ou seco, de acordo com as instruções.
- Adubação foliar. Durante o tratamento, a concentração da solução não deve exceder 1%. Ignorar esta recomendação causará queimaduras nas plantas. Ao escolher um fertilizante, preste atenção à sua solubilidade em líquidos; ela deve ser boa.
Na primavera
Na primavera, os jardineiros fertilizam as groselhas apenas duas vezes: antes da brotação e antes da floração. Fertilizantes orgânicos e minerais são adequados para esse fim. Fertilizantes orgânicos incluem composto, fezes de pássaros fermentadas ou esterco apodrecido. Fertilizantes contendo nitrogênio, como superfosfato, nitrato de amônio, ureia e sulfato de potássio, são recomendados como fertilizantes minerais.
O fertilizante orgânico é preferível para a fertilização da primavera, pois é mais facilmente absorvido pela planta. Ele é espalhado ao redor dos arbustos imediatamente após o derretimento da neve. Em seguida, o solo é solto e o solo entre os arbustos é escavado. É aconselhável cobrir a superfície com turfa.

A segunda fertilização é feita antes da floração. Promove a formação de frutos de alta qualidade. Uma mistura de matéria orgânica e fertilizantes minerais é adequada para isso. São necessários no máximo 5 kg de esterco e nitroammofoska (NAP) ou amofos (Ammophos) por arbusto. As proporções são as indicadas nas instruções. Trata-se de uma fertilização radicular, seguida de rega abundante e cobertura morta.
Não se esqueça da fertilização foliar com sulfato de amônio ou ureia, que tem um efeito positivo na produtividade. Não é recomendado pulverizar a planta durante a floração e o amadurecimento dos frutos.
No verão
Em meados do verão, ou seja, em julho, é realizada a terceira fertilização, que estimula a frutificação, melhora o sabor e promove o tamanho dos frutos. Os fertilizantes são aplicados nas raízes, ajudando a melhorar a condição do arbusto e aumentando sua resistência a doenças e pragas. No verão, são utilizados fertilizantes minerais (fósforo e potássio) e matéria orgânica. A fertilização é recomendada após regas abundantes.
Para preparar o fertilizante, você precisará de 10 a 20 litros de esterco, 200 litros de líquido e 5 litros de composto. Coloque a mistura em um recipiente, misture e feche bem. Deixe o fertilizante descansar por 1 a 2 semanas. A mistura resultante é diluída nas seguintes proporções: 1 litro de fertilizante para 10 litros de líquido. Regue os arbustos com a mistura e, em seguida, aplique cobertura morta. Este processo é repetido duas vezes, até que os frutos amadureçam. Recomenda-se aplicar este fertilizante em conjunto com fertilizantes complexos.

No outono
No outono, a fertilização do solo é necessária, pois as groselhas consomem fósforo, potássio e outros nutrientes ao longo da estação, essenciais para a floração, frutificação e amadurecimento. Esta será a quarta fertilização. Se você pular esta etapa, a planta ficará fraca, doente e produzirá uma colheita ruim no ano seguinte.
Em meados do outono, remova todas as ervas daninhas do canteiro, queime as folhas caídas e regue as plantas (aproximadamente 30 litros por arbusto). O solo deve ser cavado e fertilizante deve ser aplicado. Húmus e superfosfato são permitidos. Também nesta época, fertilize as groselhas com ureia. Cinzas de madeira também são benéficas. O solo deve ser solto e coberto com cobertura morta.
Quanto aos fertilizantes nitrogenados, não é recomendado utilizá-los no outono, pois isso estimulará o crescimento dos brotos, o que é indesejável nesse período e levará à morte completa da cultura.
Fertilizantes
Para crescimento, desenvolvimento e boa frutificação, a planta precisa de uma variedade de nutrientes; sem eles, ela adoece e morre. Para obter resultados positivos no cultivo de groselhas, é essencial usar os fertilizantes corretamente, aplicando cada um nas proporções, combinações e épocas corretas.

Azoto
Se a sua groselha estiver com deficiência de nitrogênio, é fácil identificá-la. A planta apresentará crescimento lento, desenvolvimento deficiente dos brotos, folhagem opaca e poucas flores. Antes de aplicar, leia as instruções para evitar consequências negativas.
Os fertilizantes de nitrogênio mais populares usados para groselhas:
- Sulfato de amônio. Este fertilizante é facilmente absorvido pelas plantas e não é removido do solo pela água, o que promove a acidificação do solo. Tem um efeito positivo no desenvolvimento das plantas e na produtividade das culturas.
- Nitrato de amônio. Enriquece o solo, fortalece o sistema imunológico das plantas e é facilmente absorvido. O uso inadequado do concentrado pode causar queimaduras.
- Ureia. Enriquece o solo, fortalece a imunidade da planta e ajuda a combater pragas. Fertilizar groselhas com ureia garante uma colheita de alta qualidade. Aplique-a na primavera, ao preparar o solo, e use-a como fertilizante foliar. É facilmente absorvida pela planta, tem acidez mínima do solo e não causa queimaduras ou envenenamento das groselhas.
Fósforo
A deficiência de fósforo em groselhas se manifesta da seguinte forma:
- floração mais tarde do que o esperado;
- queda de frutos;
- mudança na cor da folhagem para vermelho;
- colheita insignificante.

Se a deficiência de fósforo não for tratada prontamente, a planta não conseguirá se recuperar totalmente, mesmo com a fertilização adequada e adequada. A principal fonte de fósforo é a matéria orgânica, bem como os seguintes fertilizantes:
- Superfosfato e superfosfato duplo. O primeiro é necessário para a frutificação, o segundo para o sistema radicular.
- Fosfato de rocha. Use em canteiros com solo altamente ácido. Neste caso, a planta precisa ser fertilizada no início da estação de crescimento e após a colheita.
Potássio
A deficiência de potássio em groselhas se manifesta por brotos secos e quebradiços, amarelecimento e queda de folhas, além de frutos pequenos. Os principais fertilizantes de potássio são sulfato de potássio (aplicado durante o preparo do solo no outono), cloreto de potássio (usado durante o plantio) e sal de potássio (usado durante o preparo do solo na primavera e no outono).
Complexo
Fertilizantes complexos usados com frequência para groselhas:
- Nitroammophoska. Contém nitrogênio, potássio e fósforo. É melhor aplicá-la no outono; são necessários 100 g por arbusto. Na primavera e no verão, a fertilização foliar é aplicada a uma taxa de 55 g por metro quadrado.
- Amofos. Contém nitrogênio e fósforo. Usado para adubação de outono. Consumo: 25 g por metro quadrado.
- Nitrofosfato. Contém nitrogênio e fósforo. Recomendado para uso no outono e no verão.
Orgânico
Groselhas prosperam com fertilizantes orgânicos. Fertilizantes orgânicos fortalecem o sistema imunológico da planta, tornando-a resistente a doenças e pragas. Recomenda-se o uso de esterco, fezes de pássaros, esterco bovino ou composto. Estes são usados como fertilizantes para as raízes. Infusões orgânicas são feitas com 10 litros da mistura por planta.

Fertilizantes orgânicos devem ser usados não apenas na primavera ou no outono, mas também no plantio de uma nova planta. As proporções recomendadas para infusões são: chorume – 1:10, composto – 1:4, verbasco – 1:6, excrementos de pássaros – 1:13. Se essas proporções forem ignoradas, fertilizantes diluídos incorretamente podem causar queimaduras e até mesmo a morte do arbusto.
Remédios populares para fertilizar arbustos
Não apenas fertilizantes especializados, mas também remédios populares usados por todos os jardineiros são considerados eficazes para fertilização. Eles ajudam a saturar o solo e as plantas com todos os nutrientes necessários.
Infusão de cascas de batata
Para preparar a infusão, você precisará de 1 litro de cascas de batata e 10 litros de água fervente. Cubra o balde ou outro recipiente com uma tampa e embrulhe-o bem. Isso permite que a infusão infunda. Quando a infusão esfriar um pouco, despeje-a sob o arbusto.
Infusão de banana
Para preparar a infusão, pegue de 3 a 4 cascas de banana e um litro de água fervente. Pique as cascas e coloque-as em um frasco, que deve ser fechado hermeticamente. Deixe a infusão em infusão por 2 a 3 dias. Regue a planta pela raiz.
Cinzas
Cinzas de madeira de árvores frutíferas e arbustos, assim como de uvas, são boas para groselhas. Elas contêm potássio, enxofre, fósforo e zinco. Podem ser adicionadas ao solo durante a aração, cobertura morta e pulverização. Ajudam a reduzir a acidez do solo e a melhorar sua permeabilidade.

Cascas de ovos
Ovo em pó, preparado a partir de cascas de ovos bem secas, é aplicado no solo sob o arbusto. Uma planta precisa de 50 gramas desse pó.
Levedura
Para preparar a solução, você precisará de 1 kg de fermento e meio balde de água morna. Deixe a solução descansar por 2 a 4 horas e, em seguida, dilua-a com água na proporção de 1:10. Use esta solução para regar, de preferência combinada com cinzas de madeira.
Infusão verde
Para preparar a solução, você precisará de 5 kg de camomila, tanásia e urtiga trituradas, além de cinzas (1 xícara) e casca de cebola (1 xícara). Adicione todos os ingredientes a 10 litros de líquido, tampe e deixe descansar por 7 a 8 dias. Dilua a infusão resultante na proporção de 1:10. É usada tanto para fertilização radicular quanto foliar.
Opções de aplicação de fertilizantes
Para o desenvolvimento e crescimento adequados de uma planta, você precisa saber quais produtos são melhores para usar e como.

Foliar
Para garantir que o fertilizante funcione corretamente e tenha apenas efeitos positivos nas groselhas, você precisa saber como usá-lo da melhor forma. A adubação foliar envolve pulverizar a planta. Já discutimos acima quais fertilizantes usar para adubação foliar.
Sob a raiz
As groselhas, como todas as plantas cultivadas, prosperam com nutrientes. Fertilizantes complexos são frequentemente aplicados nas raízes.
Rega adequada para uma boa colheita
Embora as groselhas sejam consideradas resistentes à seca, elas ainda precisam de rega regular. Durante a estação de crescimento, elas devem ser regadas, de preferência uma vez por semana; se estiver muito quente, com mais frequência, se possível. Evite deixar água parada sob o arbusto. A rega é especialmente importante durante a floração e a formação dos frutos.
Dicas para jardineiros iniciantes
Para garantir a frutificação, o crescimento e o desenvolvimento completos das groselhas, você deve seguir as seguintes recomendações:
- rega regular;
- cobertura;
- remoção de ervas daninhas, capina, cobertura morta;
- prevenção de pragas e tratamento de doenças.
Se você cuidar bem da plantação, poderá obter uma colheita saborosa e de alta qualidade, e a planta irá encantá-lo com sua beleza e vegetação.











