Descrição da variedade de uva Catalunha, regras de plantio e cuidados

Especialistas avaliaram a variedade de uva Catalonia com nota 8,9 de 10 por suas características varietais: resistente à geada, autopolinizadora, alta produtividade, baixa manutenção, frutos doces e maturação uniforme. Esta variedade é popular entre os jardineiros e também é amplamente cultivada comercialmente. Vamos dar uma olhada mais de perto nesta variedade.

A história da seleção de uvas na Catalunha

A Catalunha foi desenvolvida por criadores liderados por Alexander Vasilyevich Burdak por meio do cruzamento das variedades Magnólia Borgonha (Mantia) e Talisman. A variedade resultante encantou com seu apelo decorativo, baixa manutenção, excelente sabor e uma boa colheita no primeiro verão após o plantio.

O que torna essa variedade diferente das outras?

As uvas da Catalunha se destacam das demais variedades:

  • amadurecimento simultâneo dos cachos;
  • frutificação no primeiro verão após o plantio da primavera;
  • meia estação (tempo de maturação – 80-100 dias);
  • ausência de ervilhas;
  • adequação para transporte de longa distância;
  • alta durabilidade na videira e quando colhido sem perda de sabor ou alterações externas;
  • resistência média à geada (suporta temperaturas de até -23 ºC);
  • crescimento ativo;
  • boa taxa de sobrevivência;
  • frutas grandes e doces.

Variedade Catalunha

Quando cachos maduros são deixados sem colheita por muito tempo, o sabor da fruta permanece intacto e a integridade dos frutos é preservada. No entanto, as uvas não gostam de excesso de água, são vulneráveis ​​a uma série de doenças fúngicas e, mesmo nas regiões do sul, precisam de isolamento das raízes no inverno.

Uma característica da Catalunha é a tendência da uva de ter seus caules crescendo juntos, mas dado o alto estresse que os brotos têm que suportar, isso é mais uma vantagem do que uma desvantagem para a variedade.

Informações botânicas

A Catalunha é uma variedade híbrida única, com frutos de maturação precoce no sul e tardia nas regiões do norte. Esta variedade vermelho-violeta é adequada para consumo in natura e é considerada a melhor em termos de produtividade e sobrevivência de mudas.

Descrição do arbusto

O arbusto Catalonia é forte e vigoroso, com um sistema radicular robusto. Cada broto pode produzir três cachos de uvas. No entanto, é importante controlar a sobrecarga podando os cachos e as videiras para evitar que a planta se quebre.

A Catalunha adapta-se bem às condições, enraíza-se de forma confiável e estabelece-se. No primeiro ano, os cachos de uva não pesam mais de 500 g. A partir do segundo ano, o número de brotos precisa ser monitorado; a videira pode suportar até 40.

videiras

Polinizadores e floração

As flores da Catalunha são bissexuais e a variedade é autopolinizadora.

Tempo de maturação e colheita

A colheita da uva na Catalunha ocorre de meados a final de junho nas regiões do sul e do início a meados de setembro nas regiões do norte. No primeiro ano, uma videira produz apenas 2 a 3 cachos de uvas; nos anos seguintes, a videira estará coberta de cachos, com cada broto produzindo bagas. As bagas podem ser armazenadas na adega por longos períodos sem perder o sabor ou a aparência.

Sabor e conteúdo calórico das frutas vermelhas

Um cacho de uvas da Catalunha pode atingir de 1 a 1,5 kg. As bagas são doces, oval-oblongas e com sabor semelhante ao das cerejas. Cada baga pesa aproximadamente 17 a 20 g e atinge até 4 cm ou mais de comprimento. Elas adquirem uma cor vermelho-púrpura quando maduras. A polpa é suculenta e a casca é firme, mas imperceptível e comestível. 100 g de uvas contêm aproximadamente 60 kcal.

Descrição da variedade de uva Catalunha, regras de plantio e cuidados

Onde as frutas vermelhas são usadas?

A uva Catalunha é usada para fazer vinhos de mesa aromáticos e deliciosos, sobremesas, bebidas e conservas de inverno. As uvas são adicionadas a saladas e outros pratos, e consumidas frescas. São secas para fazer passas, que depois são adicionadas a assados ​​e compotas.

Características da cultura

A Catalunha é uma variedade sensível ao excesso de umidade, exigente em solo e geadas abaixo de 25 °C.

É necessário controlar a rega e tomar medidas durante a estação chuvosa, evitar plantar em solos pantanosos e ácidos, isolar as raízes durante o inverno, pulverizar oportunamente contra pragas e tratar doenças das plantas.

As uvas são usadas na medicina popular, e há um ramo especial de tratamento chamado ampeloterapia, que trata pequenas doenças usando frutas, folhas e cascas.

Imunidade contra doenças e pragas

Para preservar a colheita, as uvas jovens são tratadas com agentes antifúngicos. A Catalunha tem pouca resistência a fungos. Em terras baixas alagadas, é aconselhável adicionar solo fértil e areia para elevar o nível do solo e secar a área; caso contrário, o mofo cinzento destruirá a colheita. As pragas evitam a planta devido ao aroma ácido da casca da uva. A colheita não é afetada por enroladores de folhas ou filoxera.

uvas pretas

Resistência a condições climáticas adversas

A Catalunha não é a variedade mais resistente ao inverno, suportando temperaturas de até -23 ºC, por isso as plantações cultivadas nas regiões norte e central ficam cobertas durante o inverno.

No sul, o híbrido não é coberto, mas em invernos sem neve as raízes são cobertas para que não congelem.

Desembarque da Catalunha

A Catalunha é plantada no outono e enxertada na primavera, após todas as geadas noturnas. A colheita será abundante se forem seguidas as diretrizes simples de plantio e cuidados.

solo para uvas

Composição do solo necessária

O solo para a Catalunha deve ser fértil e neutro, com boa drenagem para que as raízes do híbrido não fiquem submersas por longos períodos. Escolha um local seco, plano e sem elevações.

Para garantir que a videira Catalonia prospere e se desenvolva bem, ela deve ser plantada em um local ensolarado, protegida de correntes de ar e rajadas de vento fortes. Solos ácidos devem ser neutralizados com a adição de cinzas de madeira, cal ou farinha de dolomita. Se o solo for pobre, será necessário adicionar fertilizantes complexos, esterco ou composto.

Preparando o local e a cova de plantio

O solo é cavado e as covas para as mudas são cavadas a 2 metros de distância. A cova para cada muda de Catalonia é cavada com pelo menos 1 metro de profundidade e largura. Uma camada de 15 a 20 cm de tijolo quebrado, ardósia ou cascalho (drenagem) é colocada no fundo da cova para evitar a estagnação da água perto das raízes das uvas. A drenagem é especialmente importante quando a água subterrânea está próxima da superfície.

Uma camada fértil de composto, húmus, fertilizantes de fósforo e potássio é despejada na drenagem.

Selecionando mudas

Selecione mudas de Catalonia que estejam livres de sinais visíveis de doenças e sem danos. Estacas saudáveis ​​têm coloração verde-amarronzada. As raízes devem estar bem desenvolvidas. Evite estacas com curvas, quebras, casca descascada ou sinais de doenças. Estacas com coloração cinza ou marrom são velhas e inadequadas para o plantio.

Época e regras para operações de plantio

A época ideal para o plantio da Catalunha é outubro, mas requer um preparo cuidadoso. As mudas de Catalunha devem ser deixadas de molho em água por 24 horas antes do plantio e, em seguida, desinfetadas com uma solução levemente rosada de permanganato de potássio para evitar danos às raízes. Raízes muito longas devem ser aparadas.

A muda é colocada no buraco, as raízes são espalhadas e cuidadosamente cobertas com solo fértil, parando antes do nível do solo. Em seguida, a muda é coberta novamente com terra, compactada e regada generosamente. A zona das raízes é coberta com palha ou serragem. Uma estaca resistente é inserida no solo e a muda é amarrada a ela para que a videira em crescimento possa ser fixada ao suporte e afastada do solo.

Cultivo e cuidado

Cuidar da Catalunha não é difícil, mas é preciso monitorar cuidadosamente o processo de crescimento do arbusto, garantindo seu pleno desenvolvimento.

Cultivo e cuidado

Regularidade da rega

A Catalunha requer rega regular, mas evite o excesso. Durante a estação de crescimento e a estação seca, ela precisará de bastante rega.

Não há planos gerais de irrigação para uvas. O clima e as condições meteorológicas da Catalunha devem ser levados em consideração. No verão, regue imediatamente após a floração, uma segunda vez no final de julho e uma terceira no final de agosto. Durante o amadurecimento das uvas, a rega deve ser interrompida para evitar doenças fúngicas e bagas encharcadas. São aplicados pelo menos 10 litros de água por arbusto.

Alimentação foliar e radicular

Especialistas recomendam fertilizar a Catalonia juntamente com a rega. Os fertilizantes são diluídos em água morna e aplicados na parte inferior das videiras. Uvas maduras requerem fertilização adicional. Os fertilizantes ajudam a garantir o pleno desenvolvimento e a alta produtividade do híbrido. Cronograma de aplicação de fertilizantes:

  • o primeiro - no início da primavera, imediatamente após o plantio das mudas ou após o inverno;
  • próximo - antes da floração;
  • o terceiro – antes da frutificação;
  • o quarto - após a colheita;
  • o último - antes do inverno.

A aplicação de fertilizantes deve ser cuidadosamente controlada para evitar overdose.

Formação de videiras frutíferas

Um ponto importante é a poda. Brotos doentes, danificados ou velhos são removidos. Caules com casca descascada e galhos de cores diferentes também são cortados, e todos os cortes são queimados.

Formação de videiras

Prevenção de doenças e pragas

Em regiões chuvosas ou áreas baixas, as uvas da variedade Catalunha podem ser suscetíveis ao mofo cinzento; ao míldio (oídio), que causa o aparecimento de uma camada na parte inferior das folhas; e ao oídio (míldio), que cobre os frutos e as folhas com uma camada acinzentada. Nesses casos, a pulverização regular é necessária como medida preventiva.

O seguinte também pode afetar a cultura:

  • clorose, devido à falta de ferro e à interrupção da formação de clorofila nas folhas;
  • câncer bacteriano que leva à morte do arbusto;
  • antracnose, que afeta toda a planta;
  • Ácaro-do-feltro que se alimenta da seiva das folhas de uva, vivendo na parte inferior da folha e secretando saliva que causa a formação de uma camada fofa na folhagem.

Para evitar ataques de lagartas no início da primavera, a uma temperatura do ar de +15 ºC, a Catalunha é tratada com calda bordalesa.

proteção da uva

As infecções fúngicas não são tão graves quando as uvas têm mais de 3 anos; preparações ou fertilizantes podem ajudar a proteger as mudas jovens.

Para prevenir doenças, é preciso remover folhas e frutos caídos debaixo dos arbustos e também trocar a cobertura morta após o inverno e a colheita.

Trabalho preparatório antes do inverno

Para o inverno, a Catalunha deve ser coberta nas raízes com agrofibra ou feno, em uma camada de pelo menos 15 cm de espessura.

Métodos de reprodução

A Catalunha é mais frequentemente propagada por estacas: brotos verdes são cortados, plantados em uma mistura umedecida de areia e turfa e cobertos com filme plástico, simulando uma estufa. Após duas semanas, a cobertura é aberta periodicamente para ventilar a miniestufa. Na primavera, as mudas são plantadas na área preparada.

Avaliações dos viticultores sobre a variedade

Jardineiros deixam avaliações positivas sobre a variedade de uva.

Evgeniya, 43, Crimeia: "Como viticultor iniciante, gosto muito da Catalunha. Ganhei uma muda e não me arrependo de plantá-la em vez de jogá-la fora. Há algumas complicações com doenças, mas estou aprendendo e, no segundo ano, meu pé produziu muitos cachos de uvas deliciosas. Você não encontrará nada parecido em lojas. Uvas caseiras são definitivamente melhores! Plante-as, experimente e você também terá sucesso."

Konstantin, 54, Região de Moscou: "A Catalunha não é a melhor variedade para a região de Moscou. Minhas uvas só começaram a produzir cachos no terceiro ano. As mudas criaram raízes rapidamente, mas esta é a primeira vez que tentamos produzir frutos. Mas não pretendo me desfazer delas tão cedo; me esforcei bastante para cuidar dos arbustos. A folhagem está linda, não tenho nada de ruim a dizer. Fixei-a em uma treliça em forma de U e ela se transformou em um lindo caramanchão verde."

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata