Depois de quais culturas agrícolas os tomates podem ser plantados?

A rotação de locais de plantio é um dos fatores-chave para uma boa colheita. Quais culturas podem ser seguidas para o plantio de tomates? É aconselhável plantá-los no mesmo local por vários anos consecutivos? Nem todos os agricultores iniciantes sabem como fazer a rotação de culturas corretamente.

Regras básicas

A rotação anual de locais de plantio é chamada de rotação de culturas. Este método se baseia nas diferentes necessidades nutricionais de cada planta. Além disso, diferentes culturas são suscetíveis a diferentes doenças e pragas. A rotação de culturas reduz a necessidade de fertilizantes adicionais e protege a cultura de pragas.

Vários vegetais

Quais são as regras para o plantio de vegetais:

  1. É uma boa ideia fazer a rotação entre raízes e fruteiras. Por exemplo, se você plantou beterraba no ano passado, pode plantar tomates nesta temporada.
  2. Plantas que requerem grandes quantidades de nutrientes (como morangos) são plantadas após culturas que requerem quantidades mínimas de minerais, como milho ou cebola. Isso não só dá um descanso ao solo, como também pode melhorá-lo.
  3. Não plante plantas da mesma família por dois anos consecutivos. Tomates e berinjelas precisam dos mesmos nutrientes para crescer. Pepinos e abóboras são suscetíveis às mesmas doenças, e a nova safra pode ser infectada pelo solo.
  4. Existem vegetais que podem enriquecer o solo (cebola, alho). Plantar tomates nessas áreas aumentará a produtividade.

Nem todas as plantas precisam ser replantadas. Por exemplo, batatas e milho podem crescer e produzir bons rendimentos no mesmo local por várias estações. É uma boa ideia manter um diário de suas plantações de vegetais ao ar livre. Isso facilitará a navegação pela área e, se a produtividade diminuir, a determinação da causa.

A rotação de culturas não elimina a necessidade de fertilização das plantas, mas ajudará a reduzir sua frequência ao mínimo.

Um broto no chão

Nem sempre é possível mudar o local de plantio. Ao plantar tomates no mesmo local do ano passado, vale a pena considerar o seguinte:

  • substituição da camada superior do solo;
  • uso de fertilizantes nitrogenados;
  • proximidade correta das plantas;
  • plantio de mostarda (alho) no outono, após a colheita de tomates.

Mas mesmo usando todas as opções de melhoria do solo, o local de plantio deve ser trocado a cada 3 anos.

Predecessores dos tomates

Ao utilizar o método de rotação de culturas, surge a pergunta: depois do qual plantar tomatesOs antecessores dos tomates podem ser:

  • abóbora;
  • abobrinha e abóbora;
  • pepinos;
  • nabo;
  • beterraba;
  • cenoura;
  • repolho;
  • cebola e alho.

É melhor plantar tomates depois do repolho, do repolho roxo ou da couve-flor. Você também pode semear adubo verde na área onde planeja cultivar tomates.

repolho branco

As leguminosas enriquecem o solo com micronutrientes benéficos e nitrogênio, tornando-as boas precursoras para o cultivo de solanáceas. As pontas das leguminosas podem ser usadas como fertilizante orgânico. Elas podem ser picadas finamente e enterradas no solo. No entanto, é importante lembrar que tomates e leguminosas são suscetíveis à murcha de fusário. Se as ervilhas estiverem infectadas, é melhor não plantar solanáceas na mesma área.

Muitos jardineiros tentam plantar tomates depois das cebolas. Isso proporciona proteção contra doenças e pragas graças aos fitoncidas que a planta produz. O sabor amargo do vegetal repele pragas, mantendo o solo completamente limpo após o plantio das cebolas. Além disso, as cebolas enriquecem o solo com nitrogênio e potássio, pois não se alimentam desses nutrientes. As solanáceas, por outro lado, precisam deles mais do que outros nutrientes. Os tomates precisam de solo ligeiramente alcalino, e as cebolinhas também ajudam nisso.

Cebolinha

Outra maneira de preparar o solo é semear adubo verde. Trata-se de uma grama especial desenvolvida para enriquecer o solo. Existem muitas variedades de adubo verde, mas as melhores escolhas para tomates são:

  • mostarda branca;
  • ervilhaca;
  • phacelia;
  • alfafa;
  • tremoço.

A mostarda branca, assim como a cebola, produz fitoncidas e combate pragas. Também enriquece o solo com enxofre e fósforo. As raízes da ervilhaca acumulam nitrogênio e os caules podem ser usados ​​como fertilizante orgânico. A phacelia combate fungos e vírus e reduz a acidez do solo. A alfafa, um membro da família das leguminosas, tem um efeito semelhante ao da ervilha. O tremoço solta o solo, enriquecendo-o com oxigênio.

Nem todos os adubos verdes são adequados para tomates. A erva-de-passarinho não deve ser semeada: assim como a datura, ela é tóxica para o solo.

Quando você não deve semear tomates?

Evite plantar tomates onde crescem outros membros da família das solanáceas, como pimentões, batatas, berinjelas e tomates-do-campo. Tenha cuidado com plantas suscetíveis às mesmas doenças que os tomates.

O solo em que as batatas foram cultivadas praticamente não contém nitrogênio. Isso terá um efeito prejudicial no crescimento dos tomates. Será necessária fertilização frequente, o que não só é caro, como também pode levar a uma colheita ruim, pois é muito difícil distribuir o fertilizante uniformemente. O excesso de fertilizante, assim como a deficiência, é prejudicial às plantas.

Plantando batatas

Além disso, bactérias e parasitas da batata podem ser transferidos para o tomate. Pequenos frutos de batata e partículas de plantas frequentemente permanecem no solo após a colheita. Pragas também hibernam no solo junto com a batata. Na próxima temporada, é melhor escolher culturas resistentes a pragas e doenças de solanáceas.

Depois plantações de batata Provavelmente o aparecimento de parasitas como:

  • Besouro do Colorado;
  • grilo-toupeira;
  • verme-arame.

Possíveis doenças incluem requeima.

Brotos de tomate

Ao plantar tomates depois das batatas, o agricultor gastará muito tempo, esforço e dinheiro fertilizando o solo e combatendo pragas, mas ainda assim não terá uma boa colheita de tomates.

É possível plantar tomates depois dos morangos? Os morangos são plantas perenes e são replantados quando os canteiros envelhecem ou a produção diminui, indicando esgotamento do solo. É possível cultivar bons tomates neste local?

Cultivo de morangos

Não, tomates não devem ser plantados depois de morangos. O motivo é o mesmo acima: morangos usam muito nitrogênio. O solo deve descansar por uma estação ou mais antes do plantio de qualquer vegetal.

Caso não seja possível fazer uma pausa, é necessário preparar bem o solo:

  • desenterrar;
  • limpar ervas daninhas;
  • secar o solo;
  • saturar com fertilizantes orgânicos;
  • adicionar nitrogênio e complexos minerais com potássio.

Após o plantio, os tomates precisam de fertilização regular. A mesma preparação é necessária se morangos já foram cultivados na área.

Brotos no chão

Plantando vegetais depois dos tomates

Tomates não devem ser plantados depois de batatas, morangos e pimentões. Quais culturas podem ser plantadas depois dos tomates?

Vale ressaltar que a planta não esgota significativamente o solo, mas consome muito nitrogênio. Culturas que requerem esse elemento devem ser evitadas depois do tomate. Vegetais que promovem o acúmulo de nitrogênio no solo, como leguminosas, são mais indicados.

Brotos no solo

O que plantar depois dos tomates? É melhor plantar raízes; elas extraem nutrientes das camadas mais profundas do solo e não sofrem com deficiências minerais. O repolho é resistente a doenças que afetam as solanáceas e não requer nitrogênio. Cebola e alho não só produzirão uma boa colheita, como também desinfetarão o solo. Você também pode semear verduras. Evite plantar solanáceas, melões e morangos depois dos tomates.

A rotação de culturas deve durar de 2 a 3 anos antes do replantio dos tomates. Este cronograma garantirá uma colheita estável de tomate a cada ano.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata