- Variedades de tomate cereja adequadas para cultivo no peitoril da janela
- Tomates de varanda de baixo crescimento
- Tomates de varanda alta
- Condições necessárias para o crescimento
- Umidade e temperatura do ar
- Como escolher a iluminação para uma colheita rica
- Em que tipo de solo devo plantar tomates-cereja?
- Como plantar tomates cereja dentro de casa passo a passo
- Quando semear?
- Selecionando um contêiner
- Preparando solo e sementes
- Semeando tomates em vasos
- Regras de cuidado com as plantas
- Regar e fertilizar
- Beliscando os brotos laterais dos tomates
- Doenças e pragas
- Quando colher?
Os tomates altos foram criados pelos criadores para serem cultivados em estufasEssas variedades têm raízes fortes que exigem bastante solo e brotos longos que precisam ser amarrados a uma treliça. Tomates baixos, que podem ser plantados em caixas e vasos, são mais adequados para varandas. Os tomates são fáceis de cultivar, ocupam pouco espaço e produzem uma colheita precoce. Durante a estação fria, Tomates cereja são movidos da varanda para o peitoril da janela para uma sala aquecida, onde continuam a crescer e, no inverno, amadurecem frutos doces e suculentos, com sabor não muito inferior aos tomates de estufa.
Variedades de tomate cereja adequadas para cultivo no peitoril da janela
Embora árvores ornamentais e arbustos altos sejam frequentemente plantados para decorar o interior de casas e apartamentos, os cultivadores conseguiram desenvolver tomates de baixo crescimento, perfeitos para varandas. Nem toda família pode se orgulhar de ter cômodos e galerias espaçosos, mas sempre há espaço para plantas em miniatura.
Tomates de varanda de baixo crescimento
Os tomates de maturação precoce de seleção estrangeira caracterizam-se pelo seu tamanho compacto e período de frutificação muito curto. O tomateiro anão Minibell atinge apenas 40 cm de altura, tornando-o ideal para o plantio em varandas. Três meses após a germinação, os primeiros tomates miniatura, pesando aproximadamente 10 g, amadurecem. Eles ficam deslumbrantes sobre um fundo verde.
O tomateiro Petin da Flórida, cultivado nos EUA, também é compacto, mas possui um tronco forte e espesso, e seus galhos robustos suportam facilmente os frutos. Um único cacho produz até 10 tomates. Quando maduro, cada tomate pesa aproximadamente 30 g e se caracteriza por:
- tonalidade vermelha brilhante;
- pele brilhante;
- polpa suculenta com acidez quase imperceptível.

A variedade holandesa Tiny Tin prospera em vasos. Este arbusto de baixo crescimento, de porte padrão, é coberto por tomates densos e redondos, com no máximo 30 mm de diâmetro quando maduros. Uma única planta rende até 1 kg de frutos marrom-rosados.
O tomate Zhemchuzhinka produz uma colheita gratificante mesmo sem fertilização e pode suportar condições adversas.
A inflorescência produz de 5 a 7 tomates oblongos, que mudam de branco para rosa quando maduros.
Tomates de varanda alta
As variedades de tomate coquetel Butterfly e Ballerina crescem bem no peitoril da janela, mas ocupam muito mais espaço do que os tomates anões e amadurecem no meio da estação.

Altura Borboleta de tomate Cerca de um metro e meio. Os galhos são amplamente ramificados e os cachos de frutos não caem, mas sim se projetam para cima. Tomates maduros, de cor framboesa, pesam cerca de 30 gramas e são ricos em licopeno.
Os arbustos da variedade Ballerinka crescem até 1,8 m de altura, têm inflorescências simples, até 8 tomates são formados nas escovas, quando maduros adquirem:
- formato de pêra;
- peso cerca de 50 g;
- tonalidade rosa intensa.
O híbrido F1 Romântico se destaca pela boa produtividade e, nos estágios iniciais, agrada com frutos de até 55 gramas e coloração amarelo-esverdeada.
Condições necessárias para o crescimento
Antes de semear para plantar no peitoril da janela, vale a pena estudar as características dos tomates de varanda e escolher o local ideal para colocação.

Umidade e temperatura do ar
A planta solanácea, nativa da distante América, prospera no calor. Para que os tomates-de-varanda produzam frutos, as temperaturas diurnas devem estar entre 25 e 27 °C (77 e 80 °F) e as noturnas entre 18 e 20 °C (64 e 68 °F). Uma diferença de 2 ou 3 graus é aceitável apenas antes do início da floração.
Se os tomates cereja forem cultivados em ambientes fechados, será necessária boa ventilação e arejamento frequente.
Os tomates não toleram bem a umidade; é necessário garantir que o nível de umidade não exceda 65% e que o solo onde são plantados aqueça até 20 °C.
Como escolher a iluminação para uma colheita rica
Os tomates de varanda respondem bem à luz solar direta; mesmo com um leve sombreamento, os arbustos se estendem para cima e não formam ovários.
Os recipientes de tomate cereja devem ser colocados em janelas, galerias e sacadas voltadas para o sul e leste; não espere frutas no lado norte.
Os tomates precisam de luz brilhante por mais de meio dia, pelo menos 13 horas; no inverno, esse problema pode ser resolvido com um fitolampo.
Em que tipo de solo devo plantar tomates-cereja?
Para cultivar tomates na varanda, você pode facilmente comprar terra para vasos em floriculturas ou quiosques de jardinagem no mercado. Preparar o solo é fácil: misture quantidades iguais de:
- terra do jardim;
- turfa;
- cinzas de madeira.

Para um arbusto de baixo crescimento, 3 kg de solo são suficientes; para um tomate de até 1,8 m de altura, pelo menos 6 kg. O solo preparado em casa deve ser vaporizado ou desinfetado com uma solução de permanganato de potássio.
Como plantar tomates cereja dentro de casa passo a passo
Para acelerar o amadurecimento dos tomates de varanda, bem como das variedades cultivadas para estufas e canteiros abertos, primeiro você precisa cultivar mudas.
Quando semear?
Os tomates em estufas, campos e canteiros são colhidos apenas no verão e no outono. Os tomates de varanda amadurecem em três meses ou até antes, enquanto os tomates de interior crescem mesmo durante os meses mais frios. As sementes de tomate-cereja podem ser plantadas tanto no inverno quanto na primavera e, para garantir que os tomates estejam maduros até o Ano Novo, a semeadura começa no início do outono.

Selecionando um contêiner
O vaso para plantar tomates deve ser espaçoso. Coloque argila expandida e areia no fundo. Sem uma camada de drenagem, as raízes da planta apodrecerão, pois não toleram água parada.
Preparando solo e sementes
Encha o recipiente com solo nutritivo. Você pode desinfetá-lo usando qualquer método, mas água fervente é o melhor. Adicione 15 gramas de ureia, sal de potássio e 30% de superfosfato para cada 10 kg de substrato. Os tomates crescem bem em solo solto. Mergulhe as sementes em uma solução de permanganato de potássio para melhorar sua germinação.

Semeando tomates em vasos
As mudas tratadas são colocadas em gaze ou pano úmido. Quando os brotos emergem, as sementes são colocadas em pequenas caixas ou copos. Os recipientes são cobertos com filme plástico, removendo-o periodicamente para permitir a irrigação e a ventilação. O plantio é feito a uma profundidade de cerca de 1 cm.
Quando os brotos aparecem, a temperatura é reduzida em alguns graus, e a caixa ou os copos com as mudas são colocados no parapeito da janela, próximos ao vidro. A cada 10 a 14 dias, as mudas de tomate são alimentadas com cinzas ou uma solução de ureia, preparada na proporção de 1 g por litro de água, e o solo é sempre umedecido.
Os arbustos cultivados em caixas são repicados quando pelo menos duas folhas se formam. Antes de plantá-los em seu local permanente, eles são endurecidos, levando-os para fora.

Regras de cuidado com as plantas
Cuidar de tomates-cereja pequenos e altos é fácil. Após o transplante, as plantas levam cerca de dez dias para se adaptar às novas condições e então começam a crescer. Para garantir que os tomates-cereja sobrevivam e produzam frutos, os cuidados devem incluir:
- manter a temperatura ideal;
- manutenção dos níveis de umidade;
- proporcionando acesso ao ar fresco.
Vasos com plantas são colocados em suportes ou pendurados em floreiras. Os tomates-cereja de varanda toleram bem correntes de ar.

Regar e fertilizar
Os tomates toleram o calor e são resistentes à seca, mas se o solo secar, as flores e os ovários caem. À medida que os frutos amadurecem, a necessidade de rega aumenta; regue as plantas pela manhã a cada três dias. Para reduzir a evaporação da água, solte o solo ao redor dos tomateiros e amontoe-os.
A cada duas semanas, os tomates são fertilizados com fertilizantes minerais. Antes da frutificação, adicione 50 gramas de cloreto de potássio, 60 gramas de superfosfato e 3 colheres de chá de nitrato de amônio a 10 litros de água e regue o vaso. Durante o período de maturação, é melhor usar um fertilizante pronto para tomate; prepare a solução de acordo com as instruções.

Beliscando os brotos laterais dos tomates
Os tomates-cereja de varanda de baixo crescimento são mantidos com dois ou três brotos, enquanto as variedades de coquetel são conduzidas para um único caule. Os brotos dos tomates altos são muito frágeis e são fixados em treliças ou estacas. Os tomates anões não precisam de estacas. Os tomates-cereja rasteiros são colocados em vasos, dos quais os brotos pendem de forma atraente.
Quando 6 brotos aparecerem em arbustos altos, certifique-se de beliscar o ponto de crescimento superior e remover os brotos laterais.
Doenças e pragas
Os tomates-de-varanda não são imunes a infecções bacterianas e são suscetíveis a fungos que causam a requeima. A podridão parda se espalha muito rapidamente e pode levar à morte da planta. Outras doenças também representam uma ameaça aos tomates-cereja:
- A umidade e o excesso de nitrogênio favorecem o desenvolvimento de phoma. Tomates maduros e verdes ficam manchados e apodrecem.
- Os caules e as folhas murcham à medida que a antracnose se desenvolve.
- A doença da canela-preta ataca as mudas. Os colos das raízes dos arbustos ficam mais finos e elas morrem.
Regas frequentes e excessivas podem causar rachaduras na casca dos frutos, mudança de cor nos tomates e perda de peso quando maduros. Essas doenças são controladas com fungicidas como Barrier, Gamair e Ecogel.

Embora meus tomates cresçam na varanda, as pragas ainda os encontram lá. Ácaros fazem ninhos na parte inferior das folhas e sugam a seiva. Você pode controlar a praga borrifando os arbustos com Fitoverm, uma infusão de cascas de cebola.
A planta atrai moscas-brancas. Esses insetos microscópicos de quatro asas se alimentam da seiva dos frutos e folhas do tomateiro. Tratar a planta com o inseticida "Mospilan" ajuda a se livrar da praga.
Quando colher?
Tomates-cereja de varanda não precisam ser plantados toda primavera. O arbusto dará frutos por vários anos. Os tomates são colhidos quando ainda estão ligeiramente verdes, o que estimula a formação de novos ovários. As variedades precoces amadurecem três meses após a germinação. Se esses tomates forem plantados no outono, os frutos são colhidos na primavera. Uma boa colheita é alcançada na varanda durante os primeiros dois a três anos.











