Como formar corretamente tomates em uma estufa e em campo aberto em um ou dois caules

Os horticultores sabem que uma boa colheita exige um esforço considerável. Além de capinar, regar e fertilizar, os tomates precisam de treinamento. Esse processo ajuda a planta a se desenvolver adequadamente e impacta positivamente a produtividade.

Por que você precisa moldar tomates?

Os tomateiros não crescem verticalmente. Brotos laterais, também chamados de brotos laterais, aparecem ao longo do tronco principal. É fácil presumir que mais galhos significam mais tomates, mas isso não é verdade. Se o crescimento do tomate não for controlado, um pedaço de terra pode se transformar em uma "floresta". A planta dedicará toda a sua energia à manutenção da folhagem, não deixando nada para os frutos.

Permitir que tais arbustos se desenvolvam é o mesmo que abrir caminho para pragas e doenças. Plantas que não têm acesso a ar fresco são as mais frequentemente atacadas por insetos. Por isso, é importante conhecer todas as nuances do plantio de tomate e o procedimento.

Princípios básicos do cultivo de tomate

Os jardineiros podem escolher qualquer método. No entanto, é importante seguir as instruções durante o procedimento. Caso contrário, há risco de danificar a plantação.

Beliscando enteados

Isso envolve a remoção manual de brotos, comumente conhecidos como brotos laterais. O tomate é uma cultura que gosta de climas quentes. A remoção de brotos laterais em tomateiros nas regiões do norte regula a carga sobre a planta e garante uma colheita oportuna.

formação de tomatesJardineiros cometem o erro de remover os brotos laterais pela raiz. É melhor deixar 2 a 3 cm para evitar que eles ressurjam no mesmo local.

Para formar um único caule, é necessário remover os brotos resultantes. Quando um broto lateral aparece, ele é deixado no local para formar uma planta de caule duplo. O broto resultante deve ficar abaixo do cacho, mas deve ser o primeiro a emergir.

Os brotos que se formam nos ramos laterais são removidos da mesma forma que no caule principal. Cada ramo deve ter no máximo quatro cachos. Isso garantirá que a planta prospere e se desenvolva normalmente.

Cobertura

Esta técnica agronômica restringe o crescimento do caule principal. Este procedimento é realizado após a abertura das flores da inflorescência superior. Para garantir nutrição adequada para o fruto, recomenda-se deixar de 2 a 3 folhas acima da flor.

formação de tomates

Remoção de folhas

Esta é considerada a tarefa mais fácil, facilmente realizada até mesmo por um iniciante. As folhas inferiores devem ser removidas, até o primeiro cacho de frutos. Tanto as folhas verdes quanto as amareladas são removidas. Isso evitará a estagnação do ar úmido e garantirá um fluxo de ar fresco para o solo. Este procedimento é realizado no máximo uma vez por semana, removendo de 2 a 3 folhas por vez. A remoção do excesso de folhas garante luz adequada para a planta. Essas folhas verdes facilitam a fotossíntese, o que permite que os tomateiros continuem se desenvolvendo.

Liga

O plantio de tomate requer estaqueamento. Treliças, estacas e outros suportes são usados ​​para sustentação. A planta precisa de estaqueamento durante todo o período de crescimento.

formação de tomates

Preparando-se para o enteado

A poda dos brotos laterais é simples e rápida. Não requer nenhuma preparação especial. O jardineiro deve utilizar ferramentas de alta qualidade. Os brotos laterais são removidos manualmente, quebrando-os ou usando tesouras de poda. Antes do procedimento, as ferramentas são desinfetadas. Essa técnica evita que a infecção entre e se espalhe para os tomates.

Quando começar a moldar os pés de tomate

A melhor época para realizar esse trabalho é no início de junho. Assim que novos brotos surgirem, eles serão removidos. Não espere que eles cresçam, pois a planta gasta nutrientes para sustentar seu crescimento.

formação de tomates

A poda é feita em um dia ensolarado pela manhã. Ao anoitecer, a ferida estará coberta por uma película protetora, tornando a planta mais resistente a danos. Em tempo chuvoso, a área cortada deve ser tratada com cinzas.

Como moldar corretamente um arbusto?

Diferentes tipos e variedades de tomates precisam ser moldados. Os tomates comuns são uma exceção.

Para cultivo sob certas condições, uma das opções de formação existentes é selecionada.

Em uma estufa de policarbonato

Ao cultivar tomates nessas condições, a pinçada dos brotos laterais ajuda a garantir uma colheita de alta qualidade. Para isso, os nutrientes são redirecionados para um único caule dominante. Simultaneamente à pinçada, as plantas são amarradas diagonalmente.

formação de tomates

Como resultado, os frutos amadurecem duas semanas mais cedo. Prolongar o período de frutificação também aumenta a produtividade. Mas o principal benefício de arrancar os brotos laterais é a qualidade dos tomates maduros.

Em campo aberto

Aplicável a regiões de clima quente. Procedimento:

  1. No ramo principal, não restam mais de 5 inflorescências, entre as quais há 2 enteados.
  2. Após o término do crescimento do broto principal, a cultura continua a se desenvolver por meio do crescimento dos enteados anteriormente deixados.
  3. Os aglomerados que se formaram sobre eles são arrancados, restando apenas um ou dois.
  4. O enteado que surgiu da axila de uma das folhas do ramo principal é deixado.
  5. Assim que 2 inflorescências se formarem, a pinça é feita acima de 3 folhas.

Várias folhas devem ser preservadas no topo de cada caule. Elas fornecem nutrientes para a fruta.

formação de tomates

Em 2 hastes

Este método permite a obtenção do número máximo de frutos maduros e atrasa o amadurecimento precoce em 4 a 6 dias. A formação da cultura em duas hastes ocorre da seguinte forma:

  1. Durante a estação de crescimento, remova todos os brotos laterais do ramo principal, deixando apenas um. O novo broto fica localizado na axila da folha, abaixo do primeiro cacho de flores.
  2. Durante o crescimento de um novo broto, todos os enteados são removidos.

Seguindo um plano simples, você pode cultivar uma planta saudável e bem formada que renderá uma colheita abundante. De meados de julho ao início de agosto, o desenvolvimento da coroa cessa. Isso é necessário para o amadurecimento dos frutos que se formaram durante o desenvolvimento da planta.

formação de tomates

Em 3 hastes

Se o objetivo do jardineiro for maximizar a colheita, é necessário conduzir a planta em três hastes. Isso atrasa o amadurecimento dos primeiros frutos em uma semana. Dois brotos laterais podem crescer a partir da haste principal.

Variedades determinadas

Uma característica distintiva deste tipo de planta é a posição baixa da primeira inflorescência. Em variedades de tomateiro de crescimento determinado, o crescimento cessa quando o quinto cacho está totalmente formado. Devido às propriedades biológicas, as inflorescências continuam a se formar no ramo principal.

Em variedades determinadas, o ponto de crescimento é transferido para um broto lateral, o que permite um aumento no período de frutificação.

Após remover os brotos laterais, amarre a planta ao suporte. É importante remover o excesso de brotos antes da floração do primeiro cacho. Se os brotos laterais tiverem menos de 5 cm de comprimento, eles devem ser removidos manualmente.

formação de tomatesOs tomates deste grupo são adequados para cultivo ao ar livre e prosperam nas regiões sul e leste.

Cereja

Classificação dos tomates:

  • curto;
  • médio porte;
  • alto.

Cada grupo requer um tipo específico de formação. No entanto, há uma série de características específicas que devem ser respeitadas:

  1. Os tomates-cereja precisam ser beliscados regularmente. Eles tendem a produzir muitos brotos.
  2. Tomates de frutos pequenos precisam de suporte em treliça. A treliça é posicionada mais alta do que para tomates de frutos maiores. Os caules do tomate-cereja são muito finos e, em algumas variedades, assemelham-se a uma videira.
  3. Os tomates-cereja produzem menos tomates por temporada, em comparação com seus equivalentes de frutos maiores. Mas essa vantagem é compensada por um sabor incrível. Essa nuance é levada em consideração na escolha do método de cultivo.
  4. Com o formato e os cuidados adequados, uma cerejeira dará frutos por 4 a 5 meses.

formação de tomates

Estufas de policarbonato são mais adequadas para o cultivo de tomates-cereja. O processo de plantio também é muito mais prático. Nessas estruturas, os tomates podem ser plantados muito mais cedo, e a estação de crescimento termina mais tarde do que nas culturas cultivadas em estufas de plástico.

As especificidades da formação de tomates indeterminados

A principal característica dessas variedades de tomate é o crescimento irrestrito do caule principal. Portanto, ao conduzi-los, deixa-se apenas este caule, removendo-se quaisquer caules laterais resultantes. A poda de caules adicionais aumenta a produtividade. Tomates indeterminados desenvolvem-se rapidamente. O caule é muito longo, o que os torna considerados altos. O primeiro cacho localiza-se após a 11ª ou 12ª folha.

Os brotos laterais começam a se formar após o surgimento do primeiro cacho de flores. Quando o broto atinge um tamanho decente e forma seus próprios cachos, ele é removido com pinças. Resta apenas um cacho, com 2 a 3 folhas acima dele. Devido ao crescimento ativo da planta, os brotos laterais são removidos com pinças uma vez por semana.

Muitos jardineiros não se atrevem a tentar moldar um arbusto em um, dois ou três caules. Geralmente, deixam a planta crescer naturalmente. Moldar uma planta é muito simples. Se você seguir as instruções e as regras básicas, tudo dará certo.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata