Tecnologia para cultivo de tomates em baldes em campo aberto e estufas

Cultivar tomates em baldes será muito mais fácil e prático. Os baldes podem ser usados ​​simplesmente como recipientes em uma estufa ou ao ar livre, mas também existem métodos mais inusitados inventados por jardineiros habilidosos. Como qualquer método, cultivar tomates em baldes tem suas vantagens e desvantagens.

Tomates em baldes: bons e ruins

Se um produtor de vegetais não tiver uma horta, ele pode cultivar tomates na varandaNesse caso, um balde furado pode facilmente ser usado como um vaso grande. Um recipiente padrão de 10 litros é suficiente para cultivar variedades de médio e alto porte. O excesso de água escorrerá pelos furos no fundo do recipiente improvisado, deixando o jardineiro apenas com a responsabilidade de cuidar das plantas.

Brotar em um balde

Cultivar tomates em baldes tem suas vantagens:

  1. A água de irrigação e as soluções nutritivas atingirão apenas o tomateiro. O líquido não se espalhará, mas fluirá diretamente para as raízes da planta.
  2. Remover ervas daninhas em uma área limitada pelo diâmetro de um balde é mais fácil do que capinar e soltar um canteiro de jardim.
  3. Se necessário, a planta de tomate pode ser movida para um local mais conveniente, e recipientes externos podem até ser colocados sob uma cobertura em caso de chuvas prolongadas.
  4. Em um verão frio, o solo em um balde aquece melhor, os tomates crescem mais rápido, os frutos crescem melhor e amadurecem mais cedo do que em um canteiro de jardim.
  5. Arbustos compactos podem ser levados para uma estufa no final da estação se você quiser prolongar sua frutificação.

Brotos de tomate

Mas, além dessas vantagens, é importante considerar uma desvantagem significativa, porém sutil: como o solo aquece melhor em um balde pequeno, ele pode superaquecer em climas extremamente quentes.

A maioria das variedades de tomate tolera bem temperaturas mais altas do solo, mas a umidade evapora mais rapidamente dos recipientes. Isso ocorre porque a planta aspira umidade, e parte dela evapora da superfície do solo no balde. Tomates em baldes requerem regas mais frequentes e regulares do que aqueles cultivados em canteiros elevados.

broto de tomate

Como usar baldes para cultivar tomates?

O método descrito acima para plantar tomates em um balde, como em um recipiente comum, é o mais simples. No entanto, jardineiros também usam técnicas mais complexas. Jardineiros experientes sabem que amontoar tomates os ajuda a desenvolver um sistema radicular forte. O resultado são frutos maiores, amadurecimento mais precoce e um maior número de tomates por planta.

Baldes de tomate

Mas para plantações densamente compactadas em terrenos abertos e estufas, a amontoa é praticamente impossível, pois pode danificar as plantas vizinhas. Proprietários engenhosos aprenderam a cultivar tomates em recipientes ou baldes em estufas. Após plantar os tomates em um padrão densamente compactado, espere até que atinjam uma altura de 15 a 20 cm. Antes de estaquear, coloque um recipiente sem fundo sobre cada planta.

Se as plantas forem mais altas que o balde, você pode enchê-lo até a borda com terra. Se o recipiente for alto, adicione terra suficiente para deixar de 2 a 3 pares de folhas acima da superfície. Ao regar os tomates, parte da água vai para as raízes da planta, enquanto o restante umedece o solo dentro do balde.

Cultivo de tomates

Em um microclima quente e úmido, raízes adicionais crescem rapidamente e a planta recebe mais nutrientes e umidade. À medida que os tomates plantados dessa maneira crescem, você pode adicionar mais terra até encher o balde. Este método é adequado para tomates de estufa, mas também pode ser usado em jardins abertos.

Além das vantagens listadas acima, este método de amontoamento difere do tradicional, pois o solo não se desintegra nem é levado pela água com o tempo, e os canteiros ficam mais limpos. Tanto recipientes de metal quanto de plástico (como os de tintas, maionese, etc.) são adequados para este método.

Crescendo em baldes de cabeça para baixo

Jardineiros europeus inventaram um método incomum para cultivar tomates. Na Rússia, esse método é usado de forma simplificada, mas é bastante eficaz. Produtores de vegetais experientes relatam que esse método produz melhores rendimentos do que o cultivo tradicional e economiza espaço em pequenos jardins. Vasos suspensos podem ser colocados em áreas inadequadas para o plantio de vegetais e, com uma abordagem criativa, você pode até decorar seu canteiro com tomates cultivados em baldes.

Cultivo de tomates

Para plantar usando o método original você precisará de:

  • um balde com capacidade mínima de 10 litros;
  • um pedaço de espuma de borracha ou tapete capilar;
  • um pedaço de papelão;
  • um recipiente de diâmetro adequado para água.

Faça um furo no fundo do balde, com aproximadamente 5 cm de diâmetro. Coloque o recipiente sobre uma plataforma elevada para que haja espaço embaixo. Ao plantar mudas usando este método, vire a muda de cabeça para baixo e empurre-a pelo furo. As raízes devem ficar dentro do balde e o caule deve ficar embaixo, sob o fundo perfurado do recipiente.

O furo no fundo do recipiente deve ser selado com uma arruela de papelão. Corte um furo no centro do pedaço de material ligeiramente maior que a espessura do caule da muda, faça um corte lateral da borda da arruela até o meio e coloque-o sobre o caule da planta. Preencha com terra, distribuindo-a cuidadosamente ao redor do caule e das raízes. Pelo menos 10-15 cm de solo devem ser deixados acima do sistema radicular.

Preparação do solo

Coloque uma esteira capilar sobre o solo e coloque um recipiente com um pequeno furo em cima. À medida que a água é despejada no recipiente, ela gradualmente penetrará na esteira e no solo. As mudas não precisam ser regadas; você só precisa ficar de olho no nível da água no recipiente. Uma arruela de papelão evitará que o solo transborde durante o plantio, mas ficará encharcada em condições úmidas e não interferirá no crescimento do caule.

Os jardineiros russos geralmente não precisam de irrigação por gotejamento para seus tomates: a chuva em algumas regiões é muito abundante e os tomates recebem umidade natural suficiente. Portanto, em vez de um reservatório de água, os horticultores russos plantam outro tomateiro (de preferência variedades compactas) ou pequenas plantas ornamentais por cima. Isso torna as plantas mais atraentes e a umidade evapora mais lentamente da superfície do solo.

Tecnologia para cultivo de tomates em baldes em campo aberto e estufas

A etapa final para qualquer método de plantio tomates de cabeça para baixo em baldes significa pendurá-los:

  1. Para sustentar os recipientes, você pode usar postes metálicos individuais cravados no solo, levando em consideração a carga total sobre eles. Esse suporte pode suportar de 4 a 5 baldes de tomates, pendurados em ganchos soldados. Esses suportes podem ser instalados em qualquer local inconveniente para jardinagem ou usados ​​para paisagismo.
  2. Ao cavar dois postes e conectá-los com uma viga horizontal, você pode pendurar vasos para formar um portão, um arco ou uma parede viva de plantas. Os postes também podem ser instalados em círculo, criando um gazebo confortável no interior.
  3. Você pode pendurar recipientes na parede ou na cerca. Isso decorará superfícies desagradáveis ​​e liberará espaço no jardim.

Cultivo de tomates

Quando plantados de cabeça para baixo, os tomates não precisam de estacas. Seus frutos não tocam o solo, mesmo nos ramos inferiores, e as folhas não são salpicadas com partículas de solo durante a chuva.

Segundo os jardineiros, esse método de plantio reduz significativamente a incidência de requeima e outras infecções, cujos patógenos são transportados por partículas do solo. Além disso, os brotos laterais dos tomates são fáceis de remover e colher sem precisar se curvar sobre os arbustos.

Que variedades de tomates podem ser cultivadas em um balde?

É preferível escolher tomates com um sistema radicular menos robusto: mesmo um recipiente de 10 litros tem uma quantidade limitada de solo. Essas plantas incluem variedades compactas com caules determinados padrão ou não padrão (por exemplo, White Filling, Alsu, Gribovsky Ground, etc.).

Tomates em baldes

Essas variedades podem produzir uma colheita abundante, tornando o plantio decorativo enquanto os tomates amadurecem, mas perderão rapidamente sua beleza. No entanto, para economizar espaço, que as variedades de maturação precoce ocupam brevemente em estufas e jardins, este método é o mais indicado.

Variedades determinadas com frutificação prolongada são preferíveis. Elas vão decorar o quintal até a geada. tomates podem se tornar grandes Berdsky, De Barao e Damskie Fingers, etc. Os arbustos dessas variedades são vigorosos, e cultivar tomates em baldes economizará tempo de estaqueamento e pinçamento.

Tomates em baldes

Todos os tipos de variedades exóticas com frutos alaranjados e amarelos ficarão muito bonitos. Tomates altos e indeterminados costumam ser plantados de cabeça para baixo, com um arbusto mais compacto por cima. Isso economiza espaço no jardim que, de outra forma, seria ocupado por esses dois arbustos.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata