Como plantar tomates de cabeça para baixo: o método de cabeça para baixo

Plantar tomates pendurados de cabeça para baixo permite cultivar uma grande colheita em um espaço limitado. Plantar tomates de cabeça para baixo, usando a técnica de cultivo invertido, é praticado em hortas e em casa.

O que é o método "de cabeça para baixo"?

O plantio vertical de tomates envolve pendurar vários recipientes em ganchos ou fixar as plantas a uma superfície sólida. Jardineiros iniciantes desconfiam dessa técnica e frequentemente se perguntam o que aconteceria se plantassem tomates de maneira não convencional. Quando plantados corretamente, as partes verdes das plantas, os frutos e as raízes se adaptam a condições incomuns e produzem uma colheita consistente.

Vantagens e desvantagens da tecnologia

O plantio vertical apresenta uma série de vantagens e desvantagens. As vantagens dessa tecnologia incluem o seguinte:

  1. Economia de espaço. Ao plantar as plantas na vertical, você pode cultivar uma quantidade suficiente de tomates sem ocupar muito espaço na sua varanda ou jardim.
  2. Aparência decorativa. Os pés de tomate podem ser fixados em portões ou colunas para fins de design.
  3. Fácil de cuidar. Regar tomates é o mesmo que regar qualquer outra planta doméstica, pois a água é despejada diretamente nos vasos.
  4. Proteção contra pragas. Arbustos que crescem verticalmente são menos suscetíveis a insetos nocivos que vivem no solo e atacam o sistema radicular.

A principal desvantagem é a dificuldade de plantar tomates.É especialmente difícil puxar cuidadosamente os arbustos pelos pequenos furos nos vasos e evitar que a terra se espalhe. Para manter o recipiente cheio de terra firmemente no lugar, você precisará usar grampos confiáveis. Outra desvantagem é a necessidade de monitoramento constante da umidade, pois a terra seca rapidamente em recipientes pequenos.

cultivando tomates

Trabalho preparatório

Ao planejar o plantio de tomates de cabeça para baixo, você deve primeiro concluir uma série de etapas preparatórias. Especificamente, você precisará selecionar recipientes de cultivo adequados, comprar solo e preparar as mudas.

O desenvolvimento dos arbustos, o tempo de amadurecimento e o sabor dos frutos maduros dependem diretamente do preparo adequado.

Selecionando o recipiente certo

Para cultivar vegetais, é necessário preparar recipientes com capacidade de pelo menos 20 litros. Garrafas plásticas grandes, baldes, cestos, recipientes e outros tipos de recipientes podem ser usados ​​como recipientes para tomates. Faça um pequeno furo de 5 a 10 cm de diâmetro no fundo para permitir a passagem do caule. Os recipientes com as mudas transplantadas são suspensos a uma altura de cerca de 1,5 m.

tomates em baldes

Composição do solo

Você pode comprar terra para o cultivo de tomates em uma loja de jardinagem ou prepará-la você mesmo. Se for comprar, é melhor escolher uma mistura especial para tomate. Isso eliminará a necessidade de fertilizantes adicionais.

Para preparar o solo em casa, você precisará de terra de floresta ou grama, areia e turfa. Todos os ingredientes são despejados em um recipiente em proporções iguais e bem misturados. Evite adicionar grandes quantidades de fertilizante ao solo, pois isso pode afetar negativamente a produtividade. Isso ocorre porque a capacidade do recipiente é limitada e os nutrientes são rapidamente entregues diretamente às plantas. Normalmente, uma colher de sopa de nitrato de amônio e superfosfato é adicionada a um recipiente de 20 litros.

solo nas mãos

Um solo equilibrado adquire um conjunto de características necessárias para o crescimento e desenvolvimento ativo. Especificamente, o solo possui:

  • fertilidade;
  • acidez neutra;
  • frouxidão;
  • capacidade de umidade.

Preparando sementes para plantio

O primeiro passo na preparação do material de plantio é a triagem. Para selecionar as melhores sementes, elas são imersas em uma solução salina e agitadas por alguns minutos. Após 10 minutos, as sementes pequenas e vazias flutuam na superfície, enquanto as boas afundam. As sementes selecionadas são bem enxaguadas com água e secas.

plantando sementes

Se o material foi armazenado em local fresco, ele precisa ser aquecido dentro de uma semana antes do plantio.

Em casa, basta colocar as sementes em sacos de pano e colocá-los ao lado do radiador.

Para evitar a infecção das mudas, desinfete-as. Simplesmente deixe-as de molho em uma solução fraca de permanganato de potássio por 20 minutos. Uma solução de peróxido de hidrogênio a 2-3% aquecida a 40-45 graus Celsius também pode ser usada.

Peculiaridades do cultivo de tomates "de cabeça para baixo"

Ao plantar tomates de cabeça para baixo, várias nuances dessa técnica devem ser levadas em consideração. Ao se deparar com a questão de como cultivar tomates, é importante se familiarizar com os cuidados específicos e o método correto para posicionar os arbustos em suportes verticais.

cultivando tomates de cabeça para baixo

Cuidados com as plantas

Tomates cultivados de cabeça para baixo exigem cuidados constantes, assim como vegetais plantados no solo. A diferença é que são mais fáceis de manter, pois não precisam de estacas. Um único tratamento é suficiente para proteger contra doenças comuns. Um benefício adicional é a quantidade mínima de ervas daninhas que precisam ser removidas regularmente.

Instalando um suporte para um jardim aéreo

Para fixar os recipientes de tomate, eles precisam ser fixados com segurança a uma superfície vertical. Os vasos são amarrados com arame de aço ou corda grossa. Alguns jardineiros usam correntes decorativas para esse fim. Os ganchos para pendurar os recipientes podem ser de alumínio. Ao fixar os recipientes, lembre-se de que as plantas aumentarão significativamente de peso à medida que a colheita amadurece, especialmente se você estiver cultivando variedades de frutos grandes.

cultivando tomates

Irrigação e fertilização de tomates

As plantas devem ser regadas de cima para baixo. Regue conforme o solo nos vasos seca. Evite deixar o solo secar completamente, pois isso causará a morte das raízes e, consequentemente, a morte da planta. O excesso de água pode causar o apodrecimento das plantas. Regue de manhã cedo ou à noite para permitir que a umidade seja absorvida pelo solo antes da exposição à luz solar forte.

A fertilização dos pés de tomate com fertilizantes líquidos é realizada a partir da cesta superior, de forma semelhante à rega.

Outros tipos de fertilizantes podem ser aplicados em qualquer ordem. Fertilize as plantas de 3 a 4 vezes durante a estação. A primeira aplicação é antes do plantio dos tomates, a segunda três semanas após a semeadura e a terceira e quarta aplicações no início da floração e uma semana antes da frutificação esperada.

Colheita

Colher frutas maduras é muito mais fácil do que plantá-las no solo, pois você não precisa se abaixar para colhê-las. Ao colher, puxe ou corte os vegetais com cuidado, pois as plantas plantadas de cabeça para baixo são bastante frágeis e podem ser danificadas.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata