- Vantagens e desvantagens do cultivo de tomates em estufa
- As melhores variedades de tomate para condições de estufa
- Coração de Águia
- Königsberg
- Abakansky
- Cúpulas douradas
- De Barão
- Como selecionar e preparar sementes para germinação
- Escolha
- Preparação
- A época ideal para semear e plantar mudas
- Em uma estufa sem aquecimento
- Em uma sala com aquecimento
- Semeadura e cultivo de mudas
- Tecnologia para plantio de tomates em estufa de policarbonato
- Preparando as instalações
- Preparando o solo para o plantio
- Formando canteiros para plantio
- Transplante de brotos para uma estufa
- Preparando mudas para plantio
- Colhendo mudas
- A que distância as mudas devem ser plantadas?
- Como cuidar de mudas
- Rega
- Cobertura superior
- Amarrando tomates
- Formação
- Beliscando enteados
- Proteção contra doenças e pragas
- Os tomates precisam ser amontoados?
- Segredos do cultivo de tomates em estufa de policarbonato
- Conclusão
Tomates são vegetais comuns cultivados por quase todos os jardineiros. Geralmente, são plantados ao ar livre, mas às vezes são cultivados em ambientes fechados. Antes de começar a cultivar tomates em uma estufa de policarbonato, você precisa entender as especificidades do plantio.
Vantagens e desvantagens do cultivo de tomates em estufa
Cada método de cultivo de hortaliças tem seus prós e contras, que devem ser compreendidos. As vantagens de cultivar tomates em estufas incluem:
- Velocidade de amadurecimento dos frutos. Alguns jardineiros se frustram com o fato de os tomates levarem de 2 a 3 meses para amadurecer. Portanto, para obter uma colheita madura mais cedo, eles plantam tomates em ambientes fechados. Mesmo que não esteja muito quente dentro da estufa, os frutos amadurecerão 20 a 25 dias antes.
- Protegendo as mudas plantadas de quaisquer influências ambientais. Tomates plantados em estufa não serão afetados por chuvas prolongadas, mudanças bruscas de temperatura, ventos fortes ou granizo. Isso garante que os tomates permaneçam ilesos e mantenham sua qualidade comercializável.
- Proteção contra pragas perigosas. Não é segredo que mudas cultivadas em jardins são frequentemente atacadas por insetos. Se você montar uma estufa corretamente, as pragas não conseguirão entrar e atacar seus tomateiros.
- Produtividade. Plantar tomates em estufa aumentará a frutificação várias vezes.
Existem relativamente poucas desvantagens em cultivar hortaliças em estufas. As principais desvantagens são consideradas a dificuldade de construir uma estrutura confiável, bem como o alto custo de construção.
Algumas pessoas ficam desanimadas pelo fato de que as plantas de estufa precisam ser alimentadas com mais frequência e, por isso, se recusam a plantá-las em uma estufa.
As melhores variedades de tomate para condições de estufa
É recomendável familiarizar-se com antecedência com as variedades de tomate que são contraindicadas para cultivo em campo aberto.
Coração de Águia
Uma das variedades de tomate mais produtivas em estufa é o tomate Coração de Águia. Sua característica mais marcante são os frutos oblongos, de um vermelho vivo. Se forem criadas condições ideais de estufa para o cultivo do Coração de Águia, o rendimento por planta será de 12 a 15 quilos.

Königsberg
Esta variedade é classificada como uma hortaliça de crescimento indeterminado, pois pode atingir até dois metros de altura. Jardineiros recomendam amarrar a Königsberg a suportes para evitar que seus caules se quebrem com o peso dos tomates maduros. Os primeiros tomates maduros são colhidos quatro meses após a semeadura. A Königsberg é conhecida por sua alta produtividade, com rendimentos de 15 a 20 quilos de tomates por metro quadrado.
Abakansky
Jardineiros que preferem cultivar tomates de baixo crescimento podem plantar tomate AbakanA altura máxima de seus arbustos é de apenas 65 a 75 centímetros. Durante o cultivo, as mudas produzem frutos, que ficam rosados quando maduros. Cada tomate maduro pesa aproximadamente 300 a 350 gramas, mas em condições de estufa, pode chegar a pesar até 700 a 750 gramas.

Cúpulas douradas
Não é segredo que algumas variedades de tomate são suscetíveis a doenças. Para evitar perdas de produtividade devido a doenças, plante a variedade Zolotye Domey, que é resistente a doenças comuns. Esta é uma planta determinada, com arbustos de 80 a 90 centímetros de altura.
As características distintivas do vegetal incluem seus frutos, que são cobertos por uma casca laranja.
De Barão
De Barão é considerada uma variedade de alto rendimento e maturação tardia. As mudas precisam de suporte, pois atingem até dois metros de altura. As vantagens do De Barão incluem o sabor de tomates maduros e a facilidade de cultivo.

Como selecionar e preparar sementes para germinação
Antes do plantio, é necessário selecionar o material de plantio mais adequado e prepará-lo para o plantio.
Escolha
Existem vários fatores que são levados em consideração ao escolher sementes de tomate:
- Embalagem. A primeira coisa a observar ao comprar sementes é a embalagem em que elas vêm. As sementes devem ser vendidas em sacos bem fechados. É melhor não comprar sementes vendidas em embalagens danificadas ou abertas.
- Altura das mudas a serem cultivadas. Ao escolher o tipo de semente, certifique-se de considerar a altura das plantas que elas atingirão. Neste caso, considere a altura da estufa. Se ela não for muito alta, você precisará selecionar variedades de baixo crescimento.
- Resistência a pragas e doenças. Produtores de vegetais experientes recomendam a compra de vegetais protegidos contra doenças e insetos nocivos. Portanto, ao comprar sementes, escolha embalagens marcadas com as letras P, T e V. Essas letras indicam que as sementes são resistentes a pragas e doenças fúngicas.

Preparação
Para acelerar a germinação das mudas e aumentar sua produtividade, é realizado o preparo pré-semeadura do material de plantio. Durante este procedimento, as sementes:
- Aquecimento. O tratamento térmico é realizado se as sementes foram armazenadas por um longo período em ambientes com temperaturas abaixo de 5 graus Celsius. Durante o aquecimento, as sementes são colocadas em um forno pré-aquecido a 50-55 graus Celsius por 5 a 10 minutos.
- Desinfecção. Para remover todos os patógenos da superfície das sementes, é realizada a desinfecção. Para isso, as sementes são embebidas em uma solução de permanganato de potássio por 10 a 15 minutos, depois embebidas em água e secas.
A época ideal para semear e plantar mudas
Muitas pessoas se perguntam qual é a melhor época para plantar sementes e mudas em uma estufa. Para descobrir isso, é importante determinar a época ideal para o plantio de tomates.

Em uma estufa sem aquecimento
Alguns jardineiros não instalam um sistema de aquecimento em suas estufas, fazendo com que a temperatura interna caia para 2 a 5 graus Celsius. As sementes de tomate são melhor semeadas em temperaturas entre 10 e 12 graus Celsius, portanto, não são plantadas antes de maio. Quando as mudas têm 3 a 4 semanas de idade, são transplantadas para os canteiros.
Em uma sala com aquecimento
Em estufas equipadas com aquecimento, é mais fácil manter a temperatura e, portanto, as sementes de tomate podem ser plantadas em qualquer época do ano.
Semeadura e cultivo de mudas
Produtores de vegetais experientes aconselham cultivar mudas em uma estufa antes de plantar tomates nos canteiros.

A semeadura para o cultivo de mudas de tomate é realizada em várias etapas:
- Escolha do recipiente. Primeiro, selecione os recipientes nos quais as mudas serão cultivadas. Podem ser usados copos plásticos pequenos, caixas de madeira ou caixas de isopor. No entanto, vasos de turfa são os melhores, pois as sementes germinam mais rápido neles.
- Preparo do solo. Ao preparar a mistura de solo, utilize solo fértil com baixa acidez. Para melhorar a fertilidade do solo, são adicionados fertilizantes orgânicos. O solo é misturado com folhas de fungos, cinzas de madeira, turfa e cascas de ovos. Uma pequena quantidade de areia de rio também é adicionada para soltar o solo.
- Plantio. Antes do plantio, o recipiente é preenchido com terra para vasos e, em seguida, são feitos sulcos no solo onde as sementes são plantadas. As sementes são então cobertas com terra e regadas.
As mudas precisam de boa iluminação e, portanto, após o surgimento dos primeiros brotos, os vasos são transferidos para uma janela iluminada. Se as sementes foram plantadas no final do inverno, você terá que instalar lâmpadas fluorescentes perto dos vasos.

As mudas precisam ser cultivadas em solo úmido e, portanto, precisam ser regadas regularmente. Evite usar água muito fria; é melhor aquecê-la à temperatura ambiente antes.
Tecnologia para plantio de tomates em estufa de policarbonato
Quando os brotos desenvolvem as primeiras folhas verdadeiras, as mudas são transplantadas para os canteiros. No entanto, antes disso, é importante entender as especificidades do plantio de tomates.
Preparando as instalações
Antes de plantar as mudas, prepare a estufa. Especialistas recomendam desinfetá-la para eliminar todos os patógenos.

Existem dois métodos de tratamento de estufa:
- Detetores de fumaça de enxofre. Este é o método de desinfecção mais popular e eficaz. O tratamento com fumaça de enxofre ajuda a eliminar todas as bactérias e fungos. Eles também removem o mofo de estufas, que pode se desenvolver devido à alta umidade.
- Cal. Para preparar uma solução de cal, adicione meio quilo de sulfato de cobre e quatro quilos de cal a um recipiente de dez litros de água. Borrife bem as paredes internas da estufa com a solução preparada.
Preparando o solo para o plantio
O solo da estufa requer manutenção cuidadosa, pois perde nutrientes rapidamente. Os produtores de vegetais recomendam remover de 20 a 30 centímetros da camada superficial do solo anualmente e substituí-la por uma nova mistura de solo composta de turfa, húmus, areia e grama.

Para proteção adicional contra insetos, todo o solo é tratado com preparações fungicidas especiais.
Formando canteiros para plantio
O rendimento dos tomates plantados depende em grande parte da qualidade dos canteiros. Estes devem ser preparados uma semana antes do plantio das mudas. Primeiro, demarque a área destinada ao plantio e determine o tamanho dos canteiros. Cada canteiro deve ter cerca de um metro de largura. Deixe um espaçamento de pelo menos 60 a 70 centímetros entre eles para evitar que as plantas façam sombra umas às outras.
Transplante de brotos para uma estufa
O processo de transplante de mudas crescidas consiste em três etapas.

Preparando mudas para plantio
Não é segredo que mudas jovens são frágeis e, portanto, precisam ser preparadas para o transplante. Para isso, interrompa completamente a rega de 7 a 10 dias antes do transplante. Devido à falta de umidade, as mudas perderão a elasticidade e terão menos probabilidade de quebrar.
Colhendo mudas
Para transplantar tomates, você precisa se familiarizar com as técnicas adequadas de transplante. O transplante adequado começa com umedecimento completo do solo nos vasos de mudas. Em seguida, faça um pequeno corte próximo ao caule com o dedo e, em seguida, retire cuidadosamente a muda do solo.

A que distância as mudas devem ser plantadas?
Um padrão de plantio ajudará você a espaçar corretamente as mudas no canteiro. Plante as mudas com espaçamento de 50 a 70 centímetros entre si. Se forem colocadas muito próximas, os tomateiros crescerão mal.
Como cuidar de mudas
Pessoas que plantaram tomates em uma estufa, deve saber como cuidar de vegetais plantados.
Rega
O solo deve ser mantido seco e umedecido de 3 a 4 vezes por semana. Atenção especial deve ser dada à rega durante a formação e o amadurecimento dos frutos. Durante esse período, as mudas são regadas uma vez ao dia.
Após umedecer o solo, os canteiros devem ser soltos com uma enxada para remover a crosta formada.
Cobertura superior
Fertilize os tomates de 3 a 4 vezes por estação. Alguns produtores de vegetais recomendam adicionar fertilizante ao solo a cada 15 dias. É melhor usar fertilizantes com baixo teor de nitrogênio, pois este componente afeta negativamente a produtividade. Para melhorar a frutificação, adicione uma mistura de potássio, superfosfato e esterco de aves ao solo.
Amarrando tomates
Ao cultivar variedades altas de tomate, você precisará amarrá-las a suportes. A primeira estaca é feita quando as plantas atingem 40-50 centímetros. Você pode usar tábuas de madeira comuns ou hastes de metal para suporte.

Formação
Cultivar tomates sem dar forma aos arbustos é impossível, por isso é importante entender como fazê-lo corretamente. Ao dar forma aos arbustos de tomate, um único caule é deixado na planta, que sustentará os brotos laterais que darão os frutos. Portanto, uma semana após o surgimento dos primeiros brotos, remova o excesso de caules da muda.
Beliscando enteados
Especialistas recomendam remover os brotos laterais dos tomates durante a estação de crescimento. Isso aumentará a produtividade e produzirá frutos maiores. Ao remover os brotos laterais, use tesouras de poda ou tesouras de jardim. Quebrar os caules manualmente é contraindicado, pois pode danificar a planta.

Proteção contra doenças e pragas
Para proteger as mudas de doenças, você deve seguir estas recomendações:
- substituir periodicamente a camada superior do solo;
- desinfetar a estufa antes de plantar vegetais;
- Após a colheita, limpe a estufa de restos de plantas;
- Quando os primeiros sintomas da doença aparecerem, livre-se do arbusto infectado.
Os tomates precisam ser amontoados?
Algumas pessoas acreditam que amontoar tomates em estufas é desnecessário, mas isso não é verdade. A amontoa deve ser feita de 2 a 3 vezes por semana para melhorar a penetração de ar e umidade no sistema radicular.

Segredos do cultivo de tomates em estufa de policarbonato
Existem vários segredos para cultivar pés de tomate em uma estufa:
- Para garantir que os tomates produzam melhores frutos e amadureçam mais rápido em estufas, eles são plantados do lado norte para o sul.
- É proibido cultivar tomates na mesma estufa com pepinos, pois eles têm condições de temperatura diferentes.
- Em um canto da estufa, você precisa colocar um balde de verbasco, que libera vapores que destroem patógenos perigosos.
Conclusão
Nem todos os jardineiros têm a oportunidade de plantar tomates ao ar livre, então precisam transplantá-los para estufas. Para colher uma colheita abundante de vegetais cultivados em estufa, você precisa entender as principais nuances do plantio e dos cuidados com o tomate com antecedência.











