- Regras de pouso
- Preparação do material de plantio
- Preparação do solo
- Plantando sementes
- Plantando em estufa
- Preparando a estufa
- Pousar
- Cobertura morta do solo
- Amarrar e beliscar
- Crescimento vertical
- Cultivo horizontal
- Regras para melancias
- Uso de fertilizantes
- Polinização manual e formação de melões
- Colhendo uma colheita deliciosa
- Conclusão
A maioria dos jardineiros cultiva melões em estufas, pois essas condições proporcionam as melhores condições para uma colheita de alta qualidade. A produção de melão ao ar livre é significativamente menor, especialmente nas regiões do norte. Antes de plantar, é importante aprender a cultivar corretamente esse tipo de abóbora.
Regras de pouso
Antes de começar a cultivar melões em uma estufa de policarbonato, você precisa se familiarizar com as regras e características básicas do plantio de sementes.

Preparação do material de plantio
Recomenda-se a preparação prévia das sementes para garantir mudas fortes e saudáveis. Existem três métodos principais de pré-tratamento de sementes:
- Imersão em permanganato de potássio. Uma solução de permanganato de potássio é considerada um desinfetante ideal para praticamente qualquer semente. Ao imergir as sementes, coloque todos os grãos em um recipiente raso com uma solução fraca de permanganato de potássio por 25 minutos.
- Tratamento com ácido bórico. Em vez de manganês, alguns produtores de vegetais usam uma solução de zinco e ácido bórico. Para desinfetar as sementes, elas precisam ser deixadas de molho na solução por cerca de 10 a 15 horas.
- Tratamento térmico. O tratamento térmico de sementes também é frequentemente utilizado. Para isso, as sementes são colocadas em um recipiente com água aquecida a 20 graus Celsius por 24 horas.
Preparação do solo
Ao planejar e criar um plano de plantio de melão, não se esqueça da preparação do solo. Abóboras prosperam em solo fértil, por isso é melhor preparar a mistura de solo com antecedência para o plantio das sementes. Para o cultivo de mudas, escolha solos com baixa acidez, pois isso aumenta a produtividade. Solos leves, que permitem melhor circulação de umidade e ar, também são preferíveis.
Para aumentar a produtividade, o solo é misturado à areia e fertilizantes minerais e orgânicos. Para reduzir a acidez, pode-se adicionar cal ou cinzas de madeira ao solo.
Plantando sementes
Após a conclusão dos preparativos, você pode começar a plantar as sementes. Elas são semeadas na primeira metade da primavera, prontas para serem transplantadas para a estufa no verão.

Para plantar, faça buracos no solo com cerca de 1 a 2 cm de profundidade. Em seguida, plante uma semente em cada buraco e cubra-os com terra. Coloque os recipientes com os melões plantados em uma janela bem iluminada para acelerar o surgimento dos primeiros brotos.
Plantando em estufa
Depois de escolher uma variedade de melão e cultivar mudas, os jardineiros começam a pensar em transplantá-las para uma estufa.
Preparando a estufa
A produtividade do melão depende em grande parte do local de cultivo. Por isso, jardineiros experientes recomendam preparar uma estufa para o plantio das mudas com antecedência. O cultivo desta planta requer uma estufa com mais de dois metros de altura, já o cultivo do melão em estufa exige amarrá-lo a suportes e cultivá-lo verticalmente.

Você também deve considerar a iluminação interna, pois os melões precisam de luz. Recomenda-se instalar lâmpadas fluorescentes ao longo das fileiras com antecedência. Os níveis de umidade também devem ser monitorados. Em condições de alta umidade, os arbustos frequentemente ficam doentes e morrem de doenças fúngicas.
É importante preparar o solo da estufa com antecedência para o plantio das mudas. O solo deve ser cavado a uma profundidade de 15 a 20 cm e fertilizado com fertilizante orgânico, como composto. Alguns jardineiros adicionam fertilizantes minerais ao terreno para aumentar a produtividade.
Pousar
Ao plantar mudas de melão, cave buracos rasos com cerca de 70 a 80 cm de distância. As mudas germinadas são colocadas verticalmente em cada buraco. Em seguida, são cobertas com terra e regadas com água morna.

Cobertura morta do solo
Ao cultivar melões em estufas de policarbonato, muitos produtores de vegetais cobrem o solo com cobertura morta. A cobertura morta costuma ser feita em estufas mal protegidas contra geadas noturnas. A não observância dessa recomendação pode resultar em atraso na frutificação e no amadurecimento inadequado.
Antes de começar a aplicar cobertura morta, é recomendável que você se familiarize com as especificidades desse procedimento.
Para a cobertura morta, use uma cobertura de pedra especial que proteja cada planta de forma confiável. Primeiro, pequenas pedras são colocadas na superfície do solo perto de cada arbusto. Em seguida, várias garrafas de vidro com água são colocadas sobre elas. Elas são colocadas perto das plantas para aquecer o solo e evitar que as mudas jovens congelem. Jardineiros também recomendam cobrir as mudas com filme plástico à noite para proteção adicional.

Se a estufa estiver protegida de forma confiável contra flutuações de temperatura, você poderá evitar completamente a cobertura morta do solo e o uso de filme.
Amarrar e beliscar
A primeira pinçada deve ser feita antes do transplante das mudas para a estufa, quando as primeiras folhas verdadeiras já tiverem surgido. Neste caso, restam apenas o caule principal e os brotos laterais. As pinçadas seguintes dependem do método de cultivo escolhido.
Crescimento vertical
Na maioria das vezes, as mudas em estufas são amarradas e cultivadas verticalmente para economizar espaço. Para amarrar os arbustos, são instalados suportes perto de cada muda, aos quais os caules serão fixados. Isso evita que os arbustos se espalhem e se espalhem pela superfície do solo.

Com este método de cultivo, os arbustos formam um único caule e, portanto, todos os brotos laterais são arrancados. Jardineiros experientes recomendam remover os brotos em excesso quando as mudas atingem dois metros e meio de altura. O procedimento é repetido novamente após 15 a 20 dias.
Cultivo horizontal
Ao usar o método de cultivo horizontal, os jardineiros dispensam a estaqueamento das mudas e permitem que elas se espalhem pelo solo. Nesse caso, os arbustos são formados em dois caules, que se formam após a primeira pinçada. A próxima poda é feita após o surgimento dos primeiros brotos nos arbustos.
Regras para melancias
Ao cultivar abóboras, algumas pessoas raramente regam as plantas, pois elas toleram bem a seca. No entanto, você não deve abandonar completamente a rega das melancias, pois a umidade insuficiente pode reduzir significativamente a produtividade. Jardineiros recomendam umedecer o solo duas vezes por semana. Use água aquecida a 30-35 graus Celsius (95-95 graus Fahrenheit). Evite usar água fria, pois isso danificará as raízes, causando o ressecamento das plantas.

Durante a frutificação, o solo deve ser regado com o dobro de frequência, pois os arbustos absorvem mais umidade durante esse período. A rega também deve ser aumentada durante os dias quentes de verão, quando as altas temperaturas fazem com que o solo seque mais rapidamente.
Ao regar as mudas de abóbora, tome cuidado para não deixar a água pingar na superfície das folhas. Se a água respingar com frequência nas partes aéreas dos arbustos, a planta desenvolverá apodrecimento das raízes e morrerá.
Os melões são mais suscetíveis a doenças fúngicas e apresentam baixo crescimento em condições de alta umidade. Portanto, não é recomendado colocar barris de água dentro da estufa para evitar o aumento da umidade.
Uso de fertilizantes
Muitos jardineiros que nunca cultivaram abóboras se perguntam por que seus ovários estão ficando amarelos. Esse problema geralmente é causado pela insuficiência de micronutrientes no solo. Para tornar o solo mais fértil, recomenda-se a fertilização regular.

Ao cultivar uma planta pela primeira vez, é necessário adicionar fertilizante após o surgimento das primeiras folhas. Para isso, use uma combinação de fertilizantes orgânicos e minerais. Na próxima vez, aplique fertilizante no solo no máximo 10 a 15 dias depois.
Para proteger as mudas de pragas durante o cultivo, soluções à base de cinzas ou sulfato de potássio são adicionadas ao solo. Produtos como Epin e Zircon também são utilizados para esse fim. Para maior eficácia, esses produtos devem ser usados alternadamente.

Polinização manual e formação de melões
A polinização de melões em estufa requer intervenção manual, pois não há insetos dentro de casa para polinizar as plantas. Para fazer isso você mesmo, precisará usar produtos especiais para estimular a formação de frutos. Entre eles, estão o "Ovary" e o "Bud", disponíveis na maioria dos supermercados.
Pulverizar regularmente os arbustos com essas preparações promove a liberação de pólen mesmo em condições desfavoráveis. Para polinizar as mudas, aplique pólen na flor fêmea com um pincel. Este procedimento deve ser realizado apenas no início da manhã.
O desenvolvimento do melão em estufa começa quando as mudas atingem 30-35 cm de altura. Dois brotos principais são deixados em cada planta, dos quais os caules auxiliares são removidos. Durante o desenvolvimento, todos os brotos localizados na base da planta são removidos. Os caules superiores são mantidos, pois são os mais fortes. Os caules excedentes são removidos pelo menos uma vez por mês.

Colhendo uma colheita deliciosa
Melões maduros podem ser colhidos no final do verão e início do outono. Jardineiros desaconselham o adiamento da colheita, pois as geadas começam em muitas regiões no outono, o que pode danificar a colheita. Portanto, é importante preparar um calendário de colheita de abóboras com antecedência para garantir que você esteja colhendo antes que o tempo frio chegue.
Durante a colheita, todos os melões maduros são cuidadosamente separados dos talos. Para determinar a maturação, examine a casca. Se houver listras na superfície formando um padrão semelhante a uma rede, o melão está totalmente maduro.
A colheita é limpa do solo e transferida para a adega para posterior armazenamento e amadurecimento.
Conclusão
Alguns jardineiros preferem cultivar melões em estufas. Antes de fazer isso, é importante se familiarizar com as regras básicas para plantar sementes e cultivar abóboras em estufas.












Para obter uma melhor colheita, recomendo usar um bioativador de crescimento vegetal, o melhor de toda a lista é BioGrowGosto deste produto, os resultados são impressionantes.