- Como é a aparência de um melão quando está em plena floração?
- O que o melão não aceita
- Ar úmido
- Regar com água fria
- Correntes de ar frias e úmidas
- Solos ácidos
- Fertilizantes concentrados
- Métodos de controle
- Por que meus melões não estão dando frutos?
- Flor estéril em melões
- Por que não há tipos de flores "femininas" nos melões?
- Queda de ovário de melão
- Polinização artificial de melão
O melão amarelo, aromático, saudável e delicioso é originário da Rússia, vindo da Ásia quente. Até a Sibéria e os Urais aprenderam a cultivar melões. Dado o curto período de maturação do verão, as estufas são usadas em regiões mais frias. Os melões resultantes são pequenos, mas deliciosos. A única coisa que preocupa os agricultores russos em todos os lugares é por que a fruta floresce, mas produz flores "masculinas" sem ovários, ou por que os melões não dão frutos, e o que fazer a respeito.
No Extremo Oriente, dizem que o melão tem propriedades rejuvenescedoras, tornando as meninas bonitas e os homens desejáveis.
Como é a aparência de um melão quando está em plena floração?
O melão é uma planta anual. Seu caule, com folhas grandes e pentalobadas, atinge de 1,5 a 3 metros de comprimento. Floresce com delicadas flores amarelas.

Ao mesmo tempo, até 8 ovários-frutos aparecem em cada haste.
As flores masculinas abrem primeiro: na 2ª ou 3ª folha em plantas de maturação precoce e na 4ª ou 5ª folha em variedades de maturação tardia. As flores femininas não se formam em brotos de ordem inferior ou são estéreis. Essas inflorescências se formam em brotos de segunda ou terceira ordem, são responsáveis pelo processo de frutificação e florescem por até 30 dias.
A polinização ocorre no início da manhã. Os brotos não polinizados florescem por mais 1 a 2 dias, enquanto os brotos "masculinos" murcham imediatamente por volta da hora do almoço.

Se a maioria das flores ficou estéril e poucas flores femininas se formaram e murcharam rapidamente, vale a pena prestar atenção:
- iluminação insuficiente;
- rega inadequada;
- fertilizantes inadequados.
Cada um desses fatores é discutido em detalhes abaixo.
Para garantir mais ovários de melão, escolha sementes com 2 a 3 anos de idade. As sementes do ano passado não estão maduras o suficiente e produzirão muitas flores "masculinas".
O que o melão não aceita
Cultivar uma colheita abundante de melões será muito mais fácil se você considerar o que não é adequado para um canteiro de melões exigente:
- alta umidade;
- baixas temperaturas e mudanças climáticas repentinas;
- exposição excessiva à luz solar;
- abundância de fertilizantes;
- ervas daninhas no bairro;
- solos ácidos e densos.
Melões, como melões e melancias, prosperam em espaços abertos. Plante com 1 a 1,5 metro de distância.

Ar úmido
O primeiro fator negativo para a frutificação do melão é o clima chuvoso e frio, com temperaturas abaixo de 15 graus Celsius. O excesso de umidade leva ao desenvolvimento de doenças fúngicas, prejudiciais à planta. A umidade pode ser regulada durante o plantio por meio de:
- ventilação de estufas;
- cobrindo locais de pouso com placas de polietileno;
- usando o sistema de aquecimento.
Quando a colheita estiver madura, cubra-a com filme plástico esticado sobre arcos de plástico. Levante o filme ao longo do dia para permitir a entrada de ar fresco. Isso removerá o excesso de umidade, que promove o crescimento de fungos e prejudica a polinização, e preservará a fruta.
Regar com água fria
Não regue em excesso quando os frutos estiverem firmes. Os melões só precisam de água para crescer. Monitore a temperatura da água. A água deve estar morna – 20 °C (68 °F). Uma vez por semana, você pode tratar a planta com água morna (até 40 °C (104 °F)).
Correntes de ar frias e úmidas
Correntes de ar, bem como ar frio e úmido, são as principais causas da perda de safra de melão. As estufas são equipadas com um sistema de ventilação especial, composto por janelas embutidas no teto e portas. As estufas devem ser abertas durante os meses mais quentes.

Ao plantar melões no solo, leve em consideração a rosa dos ventos e selecione locais de plantio protegidos do vento frio do norte.
Solos ácidos
Não é aconselhável plantar em solo ácido ou levemente ácido. Nesse tipo de solo, os melões ficam mais suscetíveis a doenças e pragas, e os frutos serão pequenos ou não darão frutos.
Jardineiros testam a acidez do solo com um dispositivo especial. Se necessário, adicionam cal, fertilizantes alcalinos e pó de dolomita.
Solos férteis para melões são considerados:
- franco-arenoso;
- argiloso.
O solo permite a passagem de ar e não retém umidade no sistema radicular.
Fertilizantes concentrados
Tradicionalmente, os agricultores alimentam suas plantas com fertilizantes nitrogenados após o plantio. No caso dos melões, esse tipo de fertilizante promove o crescimento das folhas e brotos, mas reduz o número de brotos frutíferos.

É importante escolher o fertilizante certo para o seu canteiro de melões, usá-lo com sabedoria e aplicá-lo prontamente. Ao plantar, certifique-se de ter o seguinte:
- húmus (1 litro);
- cinzas (0,25 xícaras);
- preparação química "Zdraven-turbo" (1 colher de chá).
Após a formação dos ovários, aplique apenas dois fertilizantes adicionais, usando infusão de ervas e fosfato monopotássico. Os fertilizantes (naturais ou químicos) devem ser diluídos em bastante água, evitando concentrações excessivas.
A melhor época para plantar melões é de 25 de maio a 6 de junho. Durante esse período, a lua crescente está alinhada com a lua minguante.
Métodos de controle
Mesmo que você crie condições favoráveis para o crescimento do melão, pode ser que não haja frutificação. Isso ocorre porque a planta precisa ser pinçada, caso contrário, produzirá flores estéreis.
O objetivo da pinça é remover o excesso de brotos e direcionar os esforços da planta de melão para a formação de frutos. formar arbustos de melão De acordo com as instruções na embalagem das sementes. Algumas variedades requerem pinçamento acima da quarta folha, outras acima da terceira. Portanto, é necessário seguir as recomendações e, se não estiverem disponíveis, usar o método tradicional.

Para isso, assim que a planta produzir sua quinta folha, belisque o arbusto acima da terceira folha. Isso fará com que brotem brotos de segunda ordem, dos quais os dois superiores permanecem, e o restante é cortado com uma faca afiada. Novos brotos surgirão nos dois restantes, que devem ser beliscados acima da quarta ou quinta folha. Isso resultará na formação de brotos que darão frutos.
Para aumentar o número de ovários, os melões são amarrados a partir do quarto dia de crescimento. Para isso, utiliza-se barbante colocado a uma altura de 2 metros. Os brotos jovens são sustentados por barbante e, à medida que a planta cresce, são amarrados com tiras da esquerda para a direita.
Uma colheita abundante só será alcançada se cada planta não produzir mais do que seis ovários. Os frutos restantes devem ser colhidos à medida que se formam.
25% dos melões são cultivados na China.
Por que meus melões não estão dando frutos?
Ao cultivar melões, as pessoas geralmente encontram um problema: as plantas florescem abundantemente, mas não há ovários.

Existem várias razões pelas quais não há ovários em um melão:
- As flores permanecem sem polinização. A polinização é feita manualmente. A polinização ocorre entre 5h e 6h e meio-dia. Após esse horário, o pólen não é mais adequado para fertilização. As folhas são arrancadas das flores "masculinas" e cuidadosamente aplicadas nas flores "femininas". Em dias ensolarados, os melões são borrifados com mel ou água com açúcar para atrair abelhas e zangões.
- Luz insuficiente. A falta de luz solar faz com que os caules frutíferos "femininos" se formem não no 4º ou 5º dia, mas no 30º dia.
Os melões devem ser treinados para evitar o desenvolvimento de flores estéreis nos brotos da segunda fileira. Para isso, a planta é pinçada.
É importante monitorar, controlar e contar o número de frutos nos brotos de terceira ordem a partir do momento em que os ovários começam a se formar. Um arbusto produz no máximo quatro ovários, e um broto de acácia produz um fruto.
Flor estéril em melões
Mesmo seguindo as recomendações e seguindo as regras de cuidado e cultivo adequado de melões, às vezes ainda aparecem flores estéreis. Vários fatores contribuem para isso: alguns arbustos produzem apenas flores "femininas", outros produzem flores "masculinas" e outros ainda têm ambas, mas ainda produzem flores estéreis.

Quando perguntado o que fazer se você notar uma flor estéril no seu melão, há três respostas:
- Ajuste o número de flores "masculinas"/"femininas"; se as primeiras forem poucas, temperaturas mais altas e menos horas de luz do dia podem ser usadas para atingir esse objetivo.
- A abundância de flores "femininas" e a falta de flores "masculinas" podem ser corrigidas por polinização artificial. Pólen de outros melões, como abóboras, pode ser usado.
- Mas se o arbusto estiver coberto de flores, mas sem frutos, a causa é a falta de insetos polinizadores. A polinização artificial também é uma solução.
Por que não há tipos de flores "femininas" nos melões?
A razão mais comum para a ausência de flores frutíferas é a ausência de brotos de segunda ou terceira ordem. Esses brotos são os que produzem frutos. No entanto, as flores "femininas" aparecem muito mais tarde do que as flores "masculinas", após a 6ª à 30ª folha. Portanto, os melões são pinçados após o aparecimento da 4ª à 6ª folha.
Queda de ovário de melão
Existem vários fatores que explicam por que os ovários do melão se formaram, mas depois caíram repentinamente:
- O ar quente impede a polinização e prejudica a nutrição dos frutos.
- As sementes são plantadas próximas umas das outras.
- Má iluminação, local de pouso escuro.
- Rega insuficiente durante o crescimento.
- Flutuações constantes de temperatura levam à ausência de ovários.
- Solos inadequados ou esgotados.

Polinização artificial de melão
A polinização de melões, caso não haja flores "masculinas" ou insetos polinizadores na plantação, é feita manualmente. É importante aprender a distinguir entre flores "masculinas" e "femininas" na plantação de melão.
Os caules das flores "masculinas" são pequenos e contêm cinco estames. Em seguida, selecione as maiores flores "masculinas", colha as pétalas, coloque-as sobre os estames "femininos" e torça-as levemente. As flores "femininas", localizadas mais perto da raiz, produzem uma colheita maior.
A polinização de melões e cabaças deve ocorrer apenas na primeira metade do dia (antes do meio-dia), pois após esse horário o pólen perde suas propriedades.
O melão leva cerca de 3 a 4 meses para amadurecer e não amadurece completamente depois de colhido no jardim.












Eu também tive esse problema, mas no meu caso, o culpado foi o fertilizante errado. Quando comecei a usar BioGrow, a situação mudou para melhor.
No verão passado, decidi cultivar melões, tudo estava bem até que cresceu demais, havia tantos brotos novos que não consegui removê-los, um milhão de frutas se formaram, tive que cortá-las, em geral é um incômodo cultivar.