Descrição e tecnologia de cultivo da variedade de melão etíope

A grande e doce variedade de melão etíope foi desenvolvida por criadores russos. A planta é perfeitamente adaptada ao nosso clima. Seu nome deriva de sua semelhança com a fruta da África quente. Os melões etíopes são cultivados em terrenos abertos onde quer que a agricultura seja praticada. Em climas temperados, recomenda-se o cultivo de melões por meio de mudas.

Características gerais da variedade Ethiopka

O melão etíope, além de sua aparência incomum, se destaca pelo excelente sabor, aroma leve e facilidade de cuidado.

Histórico de seleção

O nome exótico desta variedade pode levar à ideia de que o melão etíope é originário de climas mais quentes. No entanto, não é bem assim. Os melões eram originalmente cultivados no Afeganistão, Índia, Irã e outros climas mais quentes. No entanto, esta variedade em particular foi desenvolvida por criadores russos para cultivo em climas temperados.

Regiões em crescimento

A variedade etíope é adequada para cultivo em todas as regiões onde a agricultura é desenvolvida. No sul, as sementes são semeadas diretamente em terreno aberto, mas na zona central e em climas mais frios, é melhor cultivar melões por meio de mudas. Nos Urais e na Sibéria, as plantas dão frutos em condições de estufa graças à possibilidade de autopolinização.

variedade etíope

Prós e contras

As vantagens da variedade de melão etíope são:

  • altas taxas de rendimento;
  • maturação precoce;
  • capacidade de autopolinização;
  • excelentes características de sabor das frutas, seu teor de açúcar;
  • excelente aroma de melão;
  • polpa macia e suculenta;
  • os frutos não queimam com o sol e são adequados para cultivo ao ar livre;
  • boa resistência à seca;
  • as plantas toleram bem condições de alta umidade;
  • excelentes qualidades comerciais;
  • a cultura é adequada para transporte de longa distância;
  • pouco exigente em cuidados.

Descrição e tecnologia de cultivo da variedade de melão etíope

O etíope não está isento de certas deficiências:

  • com a falta de luz solar, as plantas crescem e se desenvolvem mal;
  • Se houver ausência prolongada de precipitação ou rega, o sistema radicular do melão pode morrer.

Aparência do arbusto

A descrição da variedade etíope indica que o arbusto tem brotos curtos, porém poderosos, o que lhe dá uma aparência compacta.

Características do feto

Os frutos desta variedade de melão são redondos, pesando de 3 a 5 kg. A casca é amarela, espessa e apresenta um padrão reticular. A superfície do fruto parece ser dividida em segmentos por listras.

A polpa do etíope é branca, suculenta, com um agradável sabor de mel.

melões em crescimento

Composição química e benefícios do melão para a saúde

Graças à sua rica composição química, o melão etíope traz enormes benefícios ao corpo humano. A fruta contém:

  • potássio;
  • fibra;
  • cobre;
  • ácidos orgânicos;
  • vitaminas C, PP e B;
  • vitamina C;
  • ácido fólico.

Pessoas com diabetes devem ter cuidado ao comer melão, pois ele contém açúcar, que é rapidamente absorvido pelo corpo.

Como plantar uma cultura em um terreno

A qualidade e a quantidade da colheita dependem de práticas adequadas de plantio, por isso é importante se familiarizar com algumas das nuances do cultivo de melões etíopes com antecedência.

sementes de melão

Tempo

Os melões na zona de clima temperado são cultivados por meio de mudas. As sementes são semeadas em vasos de turfa ou pequenos recipientes no início de abril. As plantas são transplantadas para o campo aberto quando o solo atinge 10-15 °C e a ameaça de geadas noturnas já passou. Isso geralmente ocorre em meados de maio.

Nas regiões do sul, as sementes são semeadas diretamente em campo aberto, mais perto de meados de abril.

Seleção de um local levando em consideração a rotação de culturas

Os melões devem ser plantados em uma área bem iluminada, protegida do vento e do frio. Evite plantar na sombra. Eles prosperam em solo argiloso com pH neutro. Os melões não crescem em solos encharcados ou argilosos. Não é recomendado plantá-los perto de pepinos ou batatas. Os seguintes são considerados os melhores vizinhos:

  • nabo;
  • rabanete;
  • milho;
  • feijões.

Descrição e tecnologia de cultivo da variedade de melão etíope

Em relação à rotação de culturas, o cominho etíope não deve ser plantado em canteiros previamente cultivados com tomates ou cenouras. No entanto, ele cresce bem em áreas previamente cultivadas com:

  • milho;
  • cebola;
  • alho;
  • leguminosas;
  • repolho.

Preparação de sementes

Antes da semeadura, as sementes de melão são embebidas por 24 horas em uma solução de permanganato de potássio ou ácido bórico em temperatura ambiente. Se essas substâncias não estiverem disponíveis, pode-se usar ácido succínico. Esse procedimento aumenta a germinação. As sementes que flutuam na superfície são descartadas, pois não produzirão brotos.

Padrão e profundidade de semeadura

Encha os vasos destinados ao plantio de melões com uma mistura de solo nutritiva composta por areia e turfa na proporção de 1:9. Plante de 2 a 3 sementes em cada vaso a uma profundidade de 20 mm. Coloque os recipientes em um local aquecido e bem iluminado. Os primeiros brotos devem surgir em até uma semana. Assim que as mudas crescerem, deixe apenas uma muda, a mais forte, em cada vaso.

profundidade de semeadura

Antes de plantar ao ar livre, deixe os melões endurecerem por 1 a 2 semanas. Ao plantar em canteiros, deixe um espaço de 60 cm entre os melões e 75 cm entre as fileiras. A essa altura, o risco de geadas noturnas já deve ter passado completamente.

Nós organizamos o cuidado adequado das plantas

Para obter uma colheita de melões doces e aromáticos, as plantas exigem cuidados adequados, que incluem rega oportuna, fertilização e soltura do solo.

Abrigo temporário

As mudas precisam de cobertura temporária durante as primeiras semanas após o plantio para evitar queimaduras solares e permitir que as folhas se aclimatem. Não há requisitos específicos para o tipo de cobertura, mas é importante lembrar que quanto mais espessa a película utilizada, maior a temperatura sob a cobertura. Melões também devem ser cobertos dessa maneira em regiões com primaveras frias.

Rega

O melão etíope requer rega regular, que deve ser feita pela manhã ou à noite. Use água aquecida pelo sol. Evite que as folhas da planta fiquem molhadas. Os melões não gostam de excesso de umidade, pois pode causar apodrecimento dos frutos.

Cobertura superior

A primeira fertilização é feita duas semanas após o plantio das mudas no canteiro. Durante esse período, adiciona-se verbasco ou nitrato de amônio ao solo sob os arbustos. Quando os brotos começam a se formar, o processo é repetido. Durante a formação dos ovários, adiciona-se sal de potássio e superfosfato, seguindo rigorosamente as doses recomendadas.

brotos de melão

Formação de arbustos

O manejo adequado do melão pode render uma colheita maior. Imediatamente após o plantio em campo aberto, retire o caule principal para garantir que toda a sua energia seja direcionada para a formação dos frutos. Em cada broto, além do broto principal, deixe dois brotos e remova cuidadosamente o restante. Durante a formação dos frutos, deixe no máximo cinco ovários.

Afrouxamento e cobertura morta do solo

Após cada rega ou chuva forte, o solo do canteiro onde a etíope está sendo cultivada deve ser solto. Para evitar a evaporação excessiva da umidade e o crescimento de ervas daninhas, é uma boa ideia cobrir os espaços entre as fileiras e o solo entre os arbustos com cobertura morta. Feno, serragem, palha e agulhas de pinheiro são boas opções para isso.

Fertilizando melões

Doenças da variedade: prevenção e tratamento

A videira etíope possui alta imunidade a doenças comuns, mas a resistência diminui se as práticas de cultivo não forem seguidas. Para manter as plantas saudáveis, inspeções regulares são necessárias e medidas preventivas devem ser tomadas imediatamente ao primeiro sinal de doença.

Oídio

Pequenas manchas brancas que aparecem nos caules e na folhagem indicam uma doença perigosa chamada oídio. Se não for tratada, as folhas se enrolam e secam. O oídio pode ser causado por rotação inadequada de culturas, excesso de umidade ou inconsistências de temperatura. Para tratar a doença, os melões são tratados com uma solução de enxofre imediatamente após a detecção dos primeiros sinais da doença.

Antracose ou cabeça de cobre

Três semanas antes da colheita prevista, não é mais possível usar produtos químicos nos canteiros.

Antracose ou cabeça de cobre

A antracnose é indicada por manchas amarelas ou marrons nas folhas. Com o tempo, a folhagem torna-se quebradiça, começa a secar e cai. Esta doença também causa deformação e apodrecimento dos frutos. Ao detectar os primeiros sinais da doença, todos os resíduos orgânicos ao redor dos arbustos de melão são removidos e o melão etíope é tratado com uma solução de enxofre ou calda bordalesa. Essas medidas são eficazes apenas nos estágios iniciais da doença.

Colheita e armazenamento

A colheita do melão etíope começa em agosto. Os frutos maduros são colhidos preferencialmente em clima seco. Esta variedade se caracteriza por um amadurecimento uniforme. A rega é interrompida completamente uma semana antes da colheita para permitir que os melões acumulem doçura e prolonguem sua vida útil. Frutas amadurecidas em condições de umidade excessiva não podem ser armazenadas por mais de 14 dias.

Se o melão colhido for armazenado, o caule é deixado com cerca de 3 cm de comprimento, em vez de ser cortado na própria fruta, para evitar o apodrecimento. Melões colhidos corretamente têm uma vida útil de no máximo 1 mês. Os melões etíopes são usados ​​não apenas para consumo fresco, mas também para fazer geleias e outras delícias culinárias.

melão etíope

Avaliações da variedade

Jardineiros e produtores de vegetais já experimentaram em primeira mão todas as vantagens e desvantagens da variedade de melão etíope e estão felizes em compartilhar suas impressões.

Dmitry Vladimirovich, um residente de verão novato:

Este ano, plantamos a variedade etíope pela primeira vez; antes, havíamos tentado cultivar a Titovka e a Torpedo. A variedade nos chamou a atenção pela aparência incomum, que lembra mais uma abóbora. É verdade que, devido ao clima temperado, não foi preciso muito esforço para conseguir uma colheita. Os frutos atingiram cerca de 3 kg e estavam perfumados. No entanto, eu, pessoalmente, tive sentimentos mistos quanto ao sabor. Estou mais acostumado ao sabor clássico, e a variedade etíope tem um sabor bastante incomum. Minha esposa e minha filha, no entanto, ficaram encantadas.

Marina Sergeevna, jardineira experiente:

"Planto melões no meu jardim todos os anos, trocando de variedade periodicamente. Este ano, experimentei com 'Ethiopka'. A descrição prometia frutos grandes, mas no meu jardim eles só cresceram até 1,5 kg. No entanto, o sabor era agradavelmente melado e a polpa era doce e aromática. Em um local ensolarado, a colheita levou 85 dias para amadurecer. No ano que vem, plantarei esta variedade novamente e experimentarei técnicas de cultivo; talvez consiga frutos maiores."

Evgeny Alexandrovich, agricultor:

Cultivo melões comercialmente. Cultivo melões etíopes exclusivamente com mudas. As plantas são fáceis de cultivar e a colheita amadurece rápida e uniformemente. Os frutos são saborosos, firmes e agradavelmente aromáticos, além de serem fáceis de transportar. A polpa não é muito suculenta, mas é adequada para todos os tipos de processamento. Até agora, estou completamente satisfeito com esta variedade e com certeza a plantarei no meu jardim.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

  1. Denis

    O melão etíope é delicioso e produtivo, mas há um porém. Não deve estar maduro demais; um melão completamente amarelo já está maduro demais e o sabor é mais ou menos. O melão etíope deve ser colhido quando estiver começando a amarelar nas laterais e com cheiro de melão. Este melão é super saboroso; a polpa não é seca nem lembra batata, e o sabor é excelente. Acredite, eu já comi melões etíopes à vontade.

    Responder

Pepinos

Melão

Batata