O melão caramelo pertence a um grupo de híbridos desenvolvidos para produção comercial de frutas e vendas rápidas ao consumidor. São variedades com tempos de amadurecimento mínimos e resistentes a diversas condições climáticas locais.
Algumas informações sobre a planta
As características e descrição do melão Karamelka são as seguintes:
- O período de crescimento, desde o plantio das mudas até o surgimento dos primeiros frutos, dura de 10 a 60 dias, dependendo das condições climáticas locais. Quando os melões são plantados no sul da Rússia, os frutos amadurecem muito mais rápido do que quando cultivados na Rússia central ou na Sibéria. Em média, o período de crescimento na Rússia dura 50 dias.
- O fruto tem formato elíptico, de coloração amarela vibrante e coberto por nervuras brancas reticuladas. A casca é bem grossa.
- Os primeiros frutos pesam entre 2,7 e 3 kg. Os frutos subsequentes pesam entre 1,7 e 2,4 kg.
- A polpa do melão é quase branca e tem sabor de caramelo. Dentro do fruto, há pequenas câmaras de sementes.

Avaliações de jardineiros que cultivam esta fruta indicam que esta variedade tolera bem alta umidade, calor e seca. É resistente a doenças como fusarium e oídio. Quando cultivada comercialmente, a produção é de 90 toneladas por hectare.
A planta pode ser cultivada em campo aberto ou em estufas. Ao usar uma estufa, os jardineiros podem usar mudas ou semear as sementes diretamente nos canteiros. Recomenda-se deixar uma distância de 0,6 a 0,8 m entre as mudas.

Quando cultivada em estufa, a planta precisará ser sustentada por uma treliça. A estufa deve ser ventilada com frequência para permitir que os insetos polinizadores alcancem as mudas.
Os melões são cultivados ao ar livre em regiões onde os verões são livres de noites frias e grandes oscilações de temperatura. Recomenda-se plantar os melões em um novo local a cada ano, garantindo que o local receba bastante luz solar.
O solo deve ser fertilizado. Em áreas abertas, as plantas são plantadas em sulcos com 0,7 a 0,8 m de distância. Após o surgimento dos primeiros frutos, tábuas limpas são colocadas sob eles para evitar que os melões fiquem em solo descoberto.

Como cultivar mudas você mesmo
Este método de germinação de sementes é usado na Rússia central e em suas regiões do norte. As sementes maiores são selecionadas para o plantio. Elas são embebidas em uma solução de ácido bórico e sulfato de zinco por 11 a 12 horas. Se essas substâncias não estiverem disponíveis, uma solução de permanganato de potássio é usada.

As sementes são endurecidas colocando-as em água morna (38-40 °C), mantendo-as nessa temperatura por 5 a 7 minutos e, em seguida, resfriando o líquido à temperatura ambiente. Em seguida, o recipiente com as sementes é colocado na geladeira, baixando a temperatura para 0 °C. O recipiente é removido e a temperatura da água é elevada novamente para 40 °C. Este procedimento é repetido três vezes.

Em meados de abril, as sementes endurecidas são plantadas em vasos de turfa. O solo é feito com 2 partes de composto orgânico e 1 parte de turfa e 1 parte de turfa. Adicione 1 colher de sopa de superfosfato misturado com cinzas de madeira ao solo resultante.

Plante de 2 a 3 sementes em cada vaso. Assim que os brotos surgirem, selecione as mudas mais fortes. Para proteger as mudas, cubra-as com plástico ou vidro durante os primeiros dias. Transplante as mudas para o jardim somente quando a temperatura do solo estiver acima de 15 °C. Se for plantar as sementes no solo, plante-as a 20-40 mm de profundidade.
Cuidados com plantas e controle de doenças
Os melões são regados uma vez a cada 6 a 7 dias. Em climas quentes ou secos, regue de 2 a 3 vezes a cada 7 a 8 dias. A capina é necessária de 3 a 4 vezes por semana. Os jardineiros devem remover regularmente o excesso de folhas que sombreiam os ovários. As plantas devem ser amontoadas e pinçadas regularmente. O melão deve ser fertilizado com um fertilizante complexo diluído em água. Os melões não gostam de misturas concentradas.

É importante monitorar as plantas em busca de crescimento atrofiado e murcha. Se esses sintomas aparecerem, assim como manchas nas folhas e frutos, ou coloração irregular dos melões, é recomendável tratar os frutos com medicamentos antiestresse.
Quando a fruta fica preta e começa a apodrecer, fertilizantes húmicos devem ser adicionados ao solo para eliminar o problema. Para evitar o apodrecimento ou danos às raízes, solte o solo entre as fileiras de plantas. Se as folhas não estiverem crescendo bem, elas devem ser pulverizadas com um fertilizante complexo. Para evitar a necrose das raízes, fertilize os melões com fertilizantes que contenham potássio.
Se um agricultor notar pragas de jardim, como mosca do melãoSe houver presença de pulgões, lagartas-cortadeiras, ácaros e besouros-clicantes, recomenda-se o uso de pesticidas disponíveis comercialmente para eliminá-los. Se aparecerem lesmas, aplique farinha de cinzas nas raízes da fruta.











Plantei esta variedade no primeiro ano e não me decepcionei. Cultivei as mudas eu mesmo e, ao transplantá-las para o campo aberto, usei um bioativador de crescimento. BioGrowPodemos estar no sul, mas ainda somos a Sibéria. Mesmo assim, com este ativador, levou menos de 50 dias para amadurecer, enquanto a variedade do meu vizinho levou mais tempo. O melão é delicioso, aromático e conserva-se bem graças à sua casca grossa. Com certeza cultivarei esta variedade no ano que vem.